Anterior
O que se disse da morte de Chávez
Seguinte
Guerra entre as Coreias em risco de reativar-se
Página Inicial   >  Internacional  >   Paulo Portas está em Caracas para o funeral de Chávez

Paulo Portas está em Caracas para o funeral de Chávez

Presidente venezuelano "vai ser embalsamado, como Ho Chi Min, Lenine e Mao Tsé Tung". Ministro dos Negócios Estrangeiros está em Caracas para representar Portugal no funeral de "um amigo de Portugal".
|
Raul Castro em Caracas
Raul Castro em Caracas / EPA

O ministro dos Negócios Estrangeiros, Paulo Portas, chegou, esta quinta-feira, a Caracas onde representará o Estado português no funeral do Presidente venezuelano, Hugo Chávez, marcado para hoje.

Paulo Portas chegou ao Aeroporto Internacional Simón Bolívar de Maiquetía, a 20 quilómetros a norte da capital, pelas 16h locais (20h30 de Lisboa), partindo de seguida para um hotel da capital, onde chegou pelas 19:00 locais (00h30 de sexta-feira em Lisboa), uma viagem demorada devido ao intenso trânsito de Caracas.

O ministro português deverá ser hoje recebido por uma comitiva oficial no hotel pelas 7h30 locais (12h em Lisboa), a qual acompanhá-lo-á até à Academia Militar, onde se encontra em câmara ardente o corpo do mandatário venezuelano.

À chegada, o chefe da diplomacia de Portugal remeteu para hoje eventuais declarações aos jornalistas.

Chávez embalsamado


O vice-Presidente venezuelano, Nicolás Maduro, anunciou na quinta-feira que o corpo de Hugo Chávez "vai ser embalsamado, como Ho Chi Min, como Lenine, como Mao Tsé Tung".

Maduro disse também que após as cerimónias fúnebres, o corpo estará exposto ao público "pelo menos mais sete dias", no Quartel da Montanha, na zona ocidental de Caracas, de onde Chávez comandou o golpe de Estado de 4 de fevereiro de 1992, contra o então Presidente, Carlos Andrés Perez.

Entre as presenças internacionais confirmadas no funeral estão os presidentes do Irão, Mahmud Ahmadinejad, da Guiné-Equatorial, Teodoro Obiang, e da Bielorrússia, Alexandr Lukashenko.

A televisão venezuelana anunciou a chegada, na quinta-feira, de um dos aliados mais próximos de Chávez, o Presidente cubano, Raul Castro. Também estão em Caracas os chefes de Estado do México, Enrique Peña Nieto, do Chile, Sebastián Piñera, e do Brasil, Dilma Rousseff. A comitiva de Rousseff integra igualmente o ex-Presidente brasileiro Luis Inácio Lula da Silva e o ministro dos Negócios Estrangeiros, António Patriota.

Hugo Chávez morreu na terça-feira, em Caracas, quase três meses depois de ter sido operado pela quarta vez a um cancro, a 11 de dezembro de 2012, em Havana, e quase cinco meses depois de ter sido reeleito para o seu terceiro mandato, em 7 de outubro.

Chávez, que morreu com 58 anos, regressou à Venezuela em 18 de fevereiro, ficou internado no Hospital Militar de Caracas e não chegou a tomar posse como Presidente, ficando o lugar assegurado pelo vice-presidente, Nicolás Maduro, numa decisão autorizada pela Justiça venezuelana apesar dos protestos da oposição.

Nicolás Maduro, vice-presidente da Venezuela que assumiu a liderança após a morte de Hugo Chávez, vai ser empossado hoje como presidente interino e dentro de 30 dias deverá convocar eleições.


Opinião


Multimédia

O papa-medalhas que veio do espaço

O atleta português mais medalhado de sempre, Francisco Vicente, regressou dos campeonatos europeus de veteranos, na Turquia, com novas lembranças ao pescoço. Três de ouro e duas de prata para juntar à coleção. Tem 81 medalhas, uma por cada ano de vida.

Tudo o que precisa de saber sobre o ébola, em dois minutos

Porque é que este está a ser o pior surto da história? Como é que os primeiros sintomas se confundem com os de outras doenças? É possível viajar depois de ter contraído o vírus, sem transmitir a doença? E estamos ou não perto de ter uma vacina? O Expresso procurou as respostas a estas e outras dúvidas sobre o ébola.

United Colors of Gnocchi

Especialista em pratos de confeção acessível, com ingredientes ao alcance de qualquer pessoa, Tiger escolheu a gastronomia como forma de estar na vida. Veja, confecione, desfrute e impressione.

Vai pagar mais ou menos IRS? Veja as simulações

Reforma do imposto protege quem tem dependentes a cargo, mas pode penalizar os restantes contribuintes. Função pública e pensionistas vão ter mais dinheiro disponível. Veja simulações para vários casos.

A última viagem do navio indesejado

Construído nos Estaleiros de Viana e pensado para fazer a ligação entre ilhas nos Açores, o Atlântida foi recusado pelo Governo Regional por alegadamente não atingir a velocidade pretendida. Contando com os custos associados à dissolução do contrato, o prejuízo ascendeu a 70 milhões de euros. Foi agora comprado a "preço de saldo", para mudar de nome e ser reconvertido num cruzeiro na Amazónia. Fizemos a última viagem do Atlântida e vamos mostrar-lhe os segredos do navio.

Strogonoff de peixe espada preto

Faz agora cinco anos que o Chefe Tiger, especialista em pratos de confeção acessível e com ingredientes ao alcance de qualquer pessoa, começou esta aventura gastronómica. Veja, confecione, desfrute e impressione.

Caril de banana

Faz agora cinco anos que o Chefe Tiger, especialista em pratos de confeção acessível e com ingredientes ao alcance de qualquer pessoa, começou esta aventura gastronómica. Veja, confecione, desfrute e impressione.

Tem três minutinhos? Vamos explicar-lhe o que muda no orçamento de 350 mil portugueses (e no de muitas empresas)

O novo salário mínimo entrou em vigor. São mais €20 brutos para cerca de 350 mil portugueses (números do Ministério da Segurança Social, porque os sindicatos falam em 500 mil trabalhadores). Mudou o valor, mas também os descontos que as empresas fazem para a Segurança Social. Porque se trata de uma medida que afeta a vida de muitos portugueses, queremos explicar o que se perde e o que se ganha, o que se altera e o que se mantém.

Cantaril com risotto de espargos

Faz agora cinco anos que o Chefe Tiger, especialista em pratos de confeção acessível e com ingredientes ao alcance de qualquer pessoa, começou esta aventura gastronómica. Veja, confecione, desfrute e impressione.

Music fighter: temos Marco Paulo e Bruno Nogueira numa batalha épica

Está preparado para um dos encontros mais improváveis na história da música portuguesa? O humorista Bruno Nogueira e a cantora Manuela Azevedo, dos Clã, pegaram em várias músicas consideradas "pimba" - daquelas que ninguém admite ouvir mas que, no fundo, todos vão dançar assim que começam a tocar - e deram-lhe novos arranjos, num projeto que chegou aos coliseus de Lisboa e do Porto.  "Ninguém, ninguém", de Marco Paulo, tem possivelmente a introdução mais acelerada e frenética do panorama musical português. Mas, no frente-a-frente, quem é o mais rápido? Vai um tira-teimas à antiga?

Dez verdades assustadoras sobre filmes de terror

Este vídeo é como o monstro de "Frankenstein": ganhou vida graças à colagem de partes de alguns dos filmes mais aterrorizantes de sempre. Com uma ratazana mutante e os organizadores do festival de cinema de terror MotelX pelo meio. O Expresso foi à procura das razões que explicam o fascínio pelo terror, com muito sangue (feito de corante alimentar) à mistura. 

A paixão do vinil

Se para muitos o vinil é apenas uma moda que faz parte da cultura do revivalismo vintage, para outros ver o disco girar nunca deixou de ser algo habitual.

Portugal foi herdado, comprado ou conquistado?

Era agosto em Lisboa e, às portas de Alcântara, milhares de homens lutavam por dois reis, participando numa batalha decisiva para os espanhóis e ainda hoje maldita. Aconteceu em agosto de 1580. Mais de 400 anos depois, o Expresso deu-lhe vida, fazendo uma reconstituição do confronto através do recorte e animação digital de uma gravura anónima da época.

O Maradona dos bancos centrais

Dizer que Mario Draghi está a ser uma espécie de Maradona dos bancos centrais pode parecer estranho. Mas não é exagerado. Os jornalistas João Silvestre e Jorge Nascimento Rodrigues explicaram porquê num conjunto de artigos publicado no Expresso em Novembro de 2013 e que venceu em junho deste ano o prémio de jornalismo económico do Santander e da Universidade Nova. O trabalho observa ainda o desempenho de Ben Bernanke no combate à crise, revisita a situação em Portugal e arrisca um ranking dos 25 principais governadores de bancos centrais. Republicamos os artigos num formato especial desenvolvido para a web.

Com Deus na alma e o diabo no corpo

Quem os vê de fora pode pensar que estão possuídos. Eles preferem sublinhar o lado espiritual e terapêutico desta dança - chamam-lhe "krump" e nasceu nos bairros pobres dos Estados Unidos. De Los Angeles para Chelas, em Lisboa, já ajudou a tirar jovens do crime. Ligue o som bem alto e entre com o Expresso no bairro. E faça o teste: veja se consegue ficar quieto.


Comentários 26 Comentar
ordenar por:
mais votados
Embalsamado?!?


"Chávez será embalsamado"

Aproveitem a ideia e façam o mesmo com o Cavaco.

Espera, estão aqui a dizer-me que ele já foi embalsamado.

Portas
Um grande político?
Mas sabem como eu classifico um grande político, um bom FP.
TRÁFICO DE PRINCÍPIOS ...
Escrevia ontem Paulo Gaião ... aqui no Expresso ...

Paulo Portas, viciado num aparente sentido de Estado com que quer justificar o tráfico de princípios, que eram os seus antigamente, também louvou Chávez com entusiasmo.

De tanto contorcionismo, Portas acaba sempre por se morder a si próprio. Há 6 anos, na sequência de mais uma visita de Chávez a Sócrates, o hoje MNE escrevia no jornal "Sol" que o líder venezuelano "quer ser um presidente vitalício", que é "um ditador anunciado e só não vê quem não quer", que "prende opositores" e "fecha televisões".

Tráfico de princípios ... ou as voltas que a vida dá ... acrescento eu ...

O vil metal e a sua importância.
O vil metal e a sua importância.
Tudo normal
Portas a fazer o papel hipócrita da Diplomacia como mandam as regras. Quanto ao Chavez, façam também umas T-shirts como fizeram com o Che; nasceu mais um ídolo para a esquerda folclórica nacional, já podem usar na festa do Avante este ano.
As T-shirts da direita...
Poderão ser...
VIVA!!
Que diferença com os vende pátrias a soldo...
Hugo Chaves um grande ser humano, um patriota
com grande vida interior, ficará no coração de todas as pessoas de bem. Deixa um enorme legado de coragem e dignidade...de amor pelos mais pobres...e o respeito do povo venezuelano e da America latina e de todo o mundo. Estarão presentes no seu funeral 55 chefes de Estado. Será embalsamado e ficará no Museu da Revolução e será construido tambem um grande mausoleu..........

olhá lá! Hugo Chaves...
Caro aparencias
" O NOSSO CAVACO"
Vai ser um problema.
Não quero desejar-lhe a morte de maneira nenhuma mas....
Se o melhor economista Portugues,o homem mais sério Portugues,o homem com mais experiência politica Português,o homem que nunca se engana,o homem que está acima da populaça, que trabalha 10 horas por dia, que tem mais amigos corruptos por metro quadrado em Portugal se fina o que fazer?
Cremado não pode ser já que está mais que queimado pelas agruras da vida...enterrado em local acessível, perigoso, sempre sujeito a visitas indesejadas, na coelha, só se já lá tem um cemitério particular, no panteão acordava a Amália...O que resta ? Embalsemá-lo também e levar para casa?
Complicada esta situação.
Mas vida longa ...sempre nos diverte com as suas tiradas e preocupações diárias no palácio.
Kácus
Rei morto, rei posto!
A propaganda, como em qualquer regime, fará o restante. O bastante é ser imparcial para percebermos as ciladas contidas nas muitas ideias que professamos. E na forma de dominar, sem ser percebida. A mágica está entre nós, mas sequer nos damos por conta, tal a engenhosidade do canto da sereia. É uma questão de fada madrinha, ou sei lá o quê ... Rio Grande
Faraó Chávez
Os festejos fúnebres e o modo faraónico de como querem perpetuar a imagem de Hugo Chávez é mais um exemplo do fenómeno do "culto de personalidade" tão caro à esquerda, (não se conhece líder da extrema-direita embalsamado), gerado em torno da figura do tiranete bolivariano. Um verdadeiro tirano dos tempos modernos, apoiado pela desgraça, que com a principal riqueza do país nas mãos, desapoia o resto da Economia para melhor poder controlar os vários sectores da sociedade venezuelana que lhe podiam fazer frente... num modelo de aparência democrática.

Quanto a Portas... Hipocrisia é prato mais servido em festins diplomáticos (na defesa dos interesses do Estado)... Sempre foi. Qual o espanto ?!... Passa-se todos os dias com políticos de todos os quadrantes.
É óbvio...
O ministro dos Negócios Estrangeiros está em Caracas a cumprir as suas funções, como funcionário público pago pelo Estado ,para isso é pago.Nos funerais dos presidentes de países amigos ou aliados, sempre o Estado tem de estar representado,é óbvio.
PORTAS o IMPARÁVEL
CHEGOU DA CHINA:
E já está na Venezuela...vai passar a perna ao Mama Soares?
Como as coisas são,bastou o homem morrer e de um momento para o outro de ditador passou a "amigo" grande trabalhador pelo seu povo homem vertical e sem rodeios que enfrenta os poderosos sem exitar...enfim dum momento para o outro é só coisas boas no homem,há coisas do carago?
Esat deveria ser a poltica seguida por portugal, c
com paises fora da UE - se possivel sair quato antes da UE e retomar alguns contratos omerciais bilateriais com alguns paises da zona euro - tais como a china, paises africanos norte de africa e palops, venezuela, se mantiver a mesma independencia face aos EUA, brasil e russia.
Que descaramento!...
Este hipocrita, assim como os da sua pacotilha, tem o descaramento de se apresentar no funeral de quem tanto denegriu?!?
Esta gente desde que cheira a dinheiro são capazes de tudo!!!
Não seria preferivel ocuparem-se da correcta sobrevivencia dos Portugueses, em vez de premeditarem diminuir o salario minimo? Serão tão obtusos que recusem a perceber que se as pessoas não tiverem dinheiro suficiente nada poderão comprar!?!
Sem aquilo que faz cantar os ceguinhos, que desafogo terão os comerciantes de Portugal?
O que é que ainda resta para vender, no " quintal à beira-mar "?
Abram os olhos: todos para a DESOBEDIENCIA CIVIL!!!
MAIS UM BURRICALHO COMUNA!!
Volta para a tua pocilga,
Paulo Portas ...a Carpideira
Deveria PP ir ao funeral do Chavez ?
Sim, como representante do estado Português, junto de um País com o qual temos relações diplomáticas, comerciais e especialmente devido aos milhares de portugueses que lá vivem.

Mesmo tendo sido tão critico do "ditador" Chavez , deveria PP estar presente ?
Sim, PP é um representante do estado português, portanto deve estar acima de qq trica ou posição pessoal.
...no entanto, no entanto, logo hoje que a troika está a analizar a famosa proposta do PP para cortar 4MM, logo hoje que a troika resolveu ficar mais uns dias , porque não "gostou" da proposta....
Qual deveria ser a prioridade do PP ? ficar em Portugal a resolver o problema que tem/temos entre mãos.

...Paulo Portas , a Carpideira, optou pelo funeral mais fácil.

Não se esqueçam de ....
Desinfectar os sítios por onde ele passar. Essa personagem vai conspurcar a cerimónia a Chavez.
...
Como homem é sempre lamentar a perda ... uma vida de um comum mortal ... ... mas o que é de facto impressionante ... é a denotação da histeria e o apego a um homem ... adorá-lo como santo e mártir ... misturam-se conceitos ... esmolas...religião...crenças...tendências ...
E os governantes Portugueses tão liberais que eles são ...
 
E, com o prolongamento do luto ... mais uma manobra para as eleições que se irão realizar ...

O que as lavagens cerebrais conseguem fazer?

Comentários 26 Comentar

Últimas


Edição Diária 17.Abr.2014

Leia no seu telemóvel, tablet e computador
PUBLICIDADE

Pub