217
Anterior
Saída da crise divide portugueses
Seguinte
Jerónimo critica "posição titubeante" de Cavaco
Página Inicial   >  Política  >   Paulo Portas e Pires de Lima no Governo

Paulo Portas e Pires de Lima no Governo

O 'novo' Governo terá Portas como vice-primeiro-ministro e o também centrista Pires de Lima na Economia.
|
Paulo Portas e Pires de Lima no Governo

Paulo Portas e António Pires de Lima ficam os dois no Governo, de acordo com a proposta em cima da mesa. Portas será vice-primeiro-ministro e Pires de Lima ministro da Economia.

A coordenação das pastas económicas poderá caber a um ou a outro. Se ficar com o presidente do Conselho Nacional do CDS, Paulo Portas deverá coordenar a reforma do Estado. A ministra das Finanças será Maria Luís Albuquerque.

Nuno Brito, embaixador de Portugal em Washington, é uma hipótese para os Negócios Estrangeiros. Jorge Moreira da Silva, atual número dois do PSD, para o Ambiente, se esta pasta ficar junto com a Energia (que hoje está na Economia). embora o seu nome também tenha sido falado nos bastidores da coligação para MNE.

O desenho final sobre nomes não estará ainda fechado e não constará do acordo que hoje à tarde será anunciado, às 19h30. Tratando-se de um acordo partidário (as direções do PSD e do CDS vão estar juntas) anunciarão apenas os termos do compromisso que ambos os partidos estão dispostos a assumir para garantir estabilidade até 2015.

Além do mais, estando Cavaco Silva ainda à espera de ouvir os partidos - coisa que só acontecerá na segunda e terça-feiras -, a coligação evita antecipar a divulgação do próximo elenco governativo.

(notícia atualizada às 17h10)


Opinião


Multimédia

Tudo o que precisa de saber sobre o ébola, em dois minutos

Porque é que este está a ser o pior surto da história? Como é que os primeiros sintomas se confundem com os de outras doenças? É possível viajar depois de ter contraído o vírus, sem transmitir a doença? E estamos ou não perto de ter uma vacina? O Expresso procurou as respostas a estas e outras dúvidas sobre o ébola.

Vai pagar mais ou menos IRS? Veja as simulações

Reforma do imposto protege quem tem dependentes a cargo, mas pode penalizar os restantes contribuintes. Função pública e pensionistas vão ter mais dinheiro disponível. Veja simulações para vários casos.

Costeletas de borrego com migas de castanhas

Especialista em pratos de confeção acessível, com ingredientes ao alcance de qualquer pessoa, Tiger escolheu a gastronomia como forma de estar na vida. Veja, confecione, desfrute e impressione.

A última viagem do navio indesejado

Construído nos Estaleiros de Viana e pensado para fazer a ligação entre ilhas nos Açores, o Atlântida foi recusado pelo Governo Regional por alegadamente não atingir a velocidade pretendida. Contando com os custos associados à dissolução do contrato, o prejuízo ascendeu a 70 milhões de euros. Foi agora comprado a "preço de saldo", para mudar de nome e ser reconvertido num cruzeiro na Amazónia. Fizemos a última viagem do Atlântida e vamos mostrar-lhe os segredos do navio.

Strogonoff de peixe espada preto

Faz agora cinco anos que o Chefe Tiger, especialista em pratos de confeção acessível e com ingredientes ao alcance de qualquer pessoa, começou esta aventura gastronómica. Veja, confecione, desfrute e impressione.

Caril de banana

Faz agora cinco anos que o Chefe Tiger, especialista em pratos de confeção acessível e com ingredientes ao alcance de qualquer pessoa, começou esta aventura gastronómica. Veja, confecione, desfrute e impressione.

Tem três minutinhos? Vamos explicar-lhe o que muda no orçamento de 350 mil portugueses (e no de muitas empresas)

O novo salário mínimo entrou em vigor. São mais €20 brutos para cerca de 350 mil portugueses (números do Ministério da Segurança Social, porque os sindicatos falam em 500 mil trabalhadores). Mudou o valor, mas também os descontos que as empresas fazem para a Segurança Social. Porque se trata de uma medida que afeta a vida de muitos portugueses, queremos explicar o que se perde e o que se ganha, o que se altera e o que se mantém.

Cantaril com risotto de espargos

Faz agora cinco anos que o Chefe Tiger, especialista em pratos de confeção acessível e com ingredientes ao alcance de qualquer pessoa, começou esta aventura gastronómica. Veja, confecione, desfrute e impressione.

Music fighter: temos Marco Paulo e Bruno Nogueira numa batalha épica

Está preparado para um dos encontros mais improváveis na história da música portuguesa? O humorista Bruno Nogueira e a cantora Manuela Azevedo, dos Clã, pegaram em várias músicas consideradas "pimba" - daquelas que ninguém admite ouvir mas que, no fundo, todos vão dançar assim que começam a tocar - e deram-lhe novos arranjos, num projeto que chegou aos coliseus de Lisboa e do Porto.  "Ninguém, ninguém", de Marco Paulo, tem possivelmente a introdução mais acelerada e frenética do panorama musical português. Mas, no frente-a-frente, quem é o mais rápido? Vai um tira-teimas à antiga?

Dez verdades assustadoras sobre filmes de terror

Este vídeo é como o monstro de "Frankenstein": ganhou vida graças à colagem de partes de alguns dos filmes mais aterrorizantes de sempre. Com uma ratazana mutante e os organizadores do festival de cinema de terror MotelX pelo meio. O Expresso foi à procura das razões que explicam o fascínio pelo terror, com muito sangue (feito de corante alimentar) à mistura. 

A paixão do vinil

Se para muitos o vinil é apenas uma moda que faz parte da cultura do revivalismo vintage, para outros ver o disco girar nunca deixou de ser algo habitual.

Portugal foi herdado, comprado ou conquistado?

Era agosto em Lisboa e, às portas de Alcântara, milhares de homens lutavam por dois reis, participando numa batalha decisiva para os espanhóis e ainda hoje maldita. Aconteceu em agosto de 1580. Mais de 400 anos depois, o Expresso deu-lhe vida, fazendo uma reconstituição do confronto através do recorte e animação digital de uma gravura anónima da época.

O Maradona dos bancos centrais

Dizer que Mario Draghi está a ser uma espécie de Maradona dos bancos centrais pode parecer estranho. Mas não é exagerado. Os jornalistas João Silvestre e Jorge Nascimento Rodrigues explicaram porquê num conjunto de artigos publicado no Expresso em Novembro de 2013 e que venceu em junho deste ano o prémio de jornalismo económico do Santander e da Universidade Nova. O trabalho observa ainda o desempenho de Ben Bernanke no combate à crise, revisita a situação em Portugal e arrisca um ranking dos 25 principais governadores de bancos centrais. Republicamos os artigos num formato especial desenvolvido para a web.

Com Deus na alma e o diabo no corpo

Quem os vê de fora pode pensar que estão possuídos. Eles preferem sublinhar o lado espiritual e terapêutico desta dança - chamam-lhe "krump" e nasceu nos bairros pobres dos Estados Unidos. De Los Angeles para Chelas, em Lisboa, já ajudou a tirar jovens do crime. Ligue o som bem alto e entre com o Expresso no bairro. E faça o teste: veja se consegue ficar quieto.

O Cabo da Roca depois da tragédia que matou casal polaco

Os turistas portugueses e estrangeiros que visitam o Cabo da Roca, em Sintra, continuam a desafiar a vida nas falésias, mesmo depois da tragédia que resultou na morte de um casal polaco, cujos filhos menores estavam também no local. Durante a visita do Expresso, um segurança tentou alertar os turistas para o perigo e refere a morte do casal polaco. O apelo não teve grande efeito. Veja as imagens.


Comentários 217 Comentar
ordenar por:
mais votados
O peso que tem
Passos sabe e Portas sente que presentemente quem tem mais peso no Governo é Portas.
Tem mais peso pela simples razão de ser o CDS a manter o Governo.
Passos está de rastos, a arrogância era só isso, apenas arrogância. Postura de quem é vazio de qualidade e pretende esconder.
Hoje paga com língua de palmo o desprezo que teve para com as várias forças sociais e até com os parceiros do poder! Hoje agacha-se e faz estalar todo o verniz do seu orgulho bacoco.
E Portas
Se pensa assim não pensa mal!
Os gays
E o apparatchik aumenta
Moreira é o contrapeso partidário!!!
Onde
1 ponto. Só não vê quem não quer.
paulo portas e pires de lima no (desgoverno)
Mais boys...
Palhaços absolutistas
Bem, por acaso nao...
Pulhas no governo
Um dos últimos despachos de Vítor Gaspar enquanto ministro das Finanças, assinado no dia em que pediu demissão (segunda-feira) foi uma portaria que força o fundo de reserva da Segurança Social (FEFSS) a comprar até cerca de quatro mil milhões de euros de dívida pública nacional (a preços atuais) nos próximos dois anos e meio, até final de 2015.

A verba acabará por ser um género de almofada caso o Estado tenha problemas adicionais de financiamento ou não consiga completar a reforma do Estado, e tem a vantagem de contribuir para segurar o preço das obrigações e outros títulos de dívida soberana, reduzindo a pressão sobre a subida das respetivas taxas de juro, como aconteceu nesta e nas últimas semanas. Isto acontece justamente numa altura de enorme incerteza em relação ao resto do programa de ajustamento, na sequência das demissões de Gaspar e de Paulo Portas que vieram expor a fratura no Governo PSD/CDS.

A desvantagem, referem especialistas da área ao Dinheiro Vivo, é que desta forma está-se a forçar o Fundo de Estabilização Financeira da Segurança Social (FEFSS) a investir em dívida pública para além do razoável, “não diversificando o suficiente a carteira de investimentos”, ficando assim altamente exposto a cenários mais catastróficos. É o caso de uma nova situação de quase bancarrota, uma reestruturação da dívida ou a saída do país da zona euro

desfalque nos dinheiros dos pensionistas
Concentração nos Jerónimos, 15h.
Concentração nos Jerónimos, 15h.

Manif foi anulada, mas temos a concentração!

Não temos calor, temos ideias frescas, para mandar os irrevogáveis irresponsáveis embora!

O jardim e o Tejo, também ajudam a combater o calor.

Segundo sei, apoiantes do PSD e CDS, que têm vergonha destes governantes, também lá estarão.

Basta de sermos explorados!
Vou á concentração aos Jerónimos, até logo!
Contramão
Que deveres!?!?
Contramão
Mais 33% impostos. Água 23%. Luz 23%...
Consta que foi um granda fiasco, essa concentração
Estavam milhares de pessoas, apesar calor.
OK
A minha opiniao...
Comentários da treta
Sim...
Apesar do calor, uma tarde de luta. Eleições já!!
Eleições para quê?
Pior que uma camada de chatos...
Ir á praia, a fest. gastronomia ou concentrações
Quem pensava que por que o Bolama era impossivel
Pior que passaralho mal-cheiroso
É isso
Caro franciscoisital...
Outro idiota.
Ruido neoliberal (nazi?)
Doente
Respeitar todos, principalmente desconhecidos.
Férias na Sibéria...
E para quando uma manif.para apoiar o gangue??????
Qual gangue?
o gangue dos putos
Acredito que...
O gangue esta sempre em manif. sempre que sai a..
Pois, com os grupelhos...
Ruido neoliberal, e anti-democrático.
Comentários da treta
Ruido.
Ruido.
Comentários da treta
O Portas é maioritário? Ruido.
Comentários da treta
MORREM DE PÉ ...COM O MACHADO NA RAIZ....SECAM
Ruido (nazis?)
Bebam Sagres, esqueçam a Super Bock!
Pires de Lima, acabou de destruir a sua imagem de marca: a Super Bock (coitados dos trabalhadores da Unicer).

Eleições já, e porquê?

Antes de mais, devo salientar, que quem compra dívida portuguesa, são fundos de alto risco.

Precisamente porque temos uma dívida impagável. O que os mercados querem, é que nós paguemos.
Ou seja. Ela pode ser paga, com a desertificação do país, ou com o crescimento.

Com o PS, PSD e CDS, é a desertificação, com o apoio do Draghi.
Com os outros, é o crescimento, sem o Draghi (mas têm que ir votar, e não pode ser em branco).

E quem é o Draghi? É da Goldman Sachs, querem lucro já, sem mais.
E a Europa está a crescer? Não. E vai crescer? Não. Vai manter o Draghi? Não.

Ou seja, os mercados acabarão por ajudar-nos.

De que lado querem estar?
(*) Vai manter o Draghi e o Barroso? Não.
Sagres não!
Passos Coelho e Portas, são alemães...
Nao sao nao...
E já agora ...
Sagres
Peco desculpa
Sabres
Já agora, os números do próximo euromilhões, sabe?
Ruido neoliberal, para meter medo ás pessoas.
Isso mesmo. Poder ao partido !
Dass... muda a cassete!
Ruido.
Ruído só
Ruido (nazi?)
Mmmmeeeeedddddoooo
Respeitar todos, principalmente desconhecidos.
ainda mais meeeeedddddooo
Ruido.
Valente de pacotilha
Sai o partido, então.
Quais partidos? Ruido neoliberal!
Eh lecas
Votar para Que ?
Ruido neoliberal, para desmotivar as pessoas.
Como assim?
Bem à portuguesa.
Distribuidos os lugares, as vozes calaram-se. É preciso tratar da vida, o resto, logo se vê!
Ir á praia, ou a festivais de gastronomia...
Pode resultar melhor
Rapazes vamos lá dividir os "tachos"...
Indiferentes ao País a malta do CDS lá se ocupa em dividir os "tachos"....Como o tempo nem sequer é importante hoje ainda vão resolver so tal Brito fica no MNE.. Mais ridículo!! Será que o Presidente lhes acaba com a brincadeira?? Estes tipos parece que estão num ATL!!!
.
Bom comentário compreendite
.e
Ok!!!
Vejam Bem os Sacrifícios Que o SP Faz,...Por Nós!!! Os Sapinhos que Tem Que Engolir,...Por Nós!!!
Segurem-se:
Li Hoje no CM, que o Apartamento Onde Vive Com A Mulher e Filhas: Não Tem Ar Condicionado!!!
Não Digo mais Nada!!!
Ofereça-lhe um...
E Porque Não???
Urge acabar com a situação dramática de PPC!!
Um andar novo...
ANDARES
Claro...
Um ar condicionado...
Veja bem os sacrifícios que PP faz!!!
Ninguém percebeu o Que Disse!!!
É natural...
Não tem Massa!!!
Não tem "massa" porquê?!
Tatua essa tua bunda de tripeira com o nome dele
Perfeiçoes
O farsola 1 é igual ao sr. silva
Ir á praia, ou a festivais de gastronomia...
a menina não é normal
Só agora é que reparou?
Logo vi
Eu ofereço o ar condicionado, se ele for embora.
Coitado...
Uma questão de transporte....
O CDS era o partido do táxi.
Com esforço e dedicação, Portas conseguiu transformá-lo no partido do mini-bus.
Com toda a sua "actuação" recente, ou muito me engano, ou irá conseguir transformá-lo no partido do riquexó...
Ir á praia, a fest. de gastronomia e concentrações
E os mercados?
Tudo está perfeito mas ainda não percebi em que "pasta" vão ficar os...mercados.
A vida está cada vez mais cara
Nos dias que correm, um cargo de vice-1º custa 2 chumbos do TC.
As moscas mudam
E a trampa continua
Este P. Portas não tem um pingo de credibilidade.
A sua decisão irrevogável, foi pelo cano abaixo.
Como acreditar nesta direita falaciosa e mentirosa.
Agarrados ao poder, envergonham o pior dos políticos.
Querem tudo.
Ministros, vice ministros, com pasta, sem pasta, disto ou daquilo, esta gente rodopia que nem baratas á volta do lixo.
Não têm espinha dorsal, fazem fitas e birras, só porque querem um tacho que lhes dê mais poder.
A direita portuguesa é lamentável, mesquinha e vergonhosa.
São capazes das piores patifarias, só para sentarem o rabo na cadeira do ministério mais próximo de casa.
Estão a marimbar.-se para o país, para as pessoas, para tudo o que não seja o umbigo deles.
Oxalá o presidente acorde da sua mordidela da mosca tsé-tsé, olhe para toda esta canalhisse e ponha-os no sítio deles que é o olho da rua.
Se não fizer isto, será conivente com todos estes putos inconsequentes e birrentos, que daqui por um mês, estarão outra vez no recreio do jardim de infância, aos puxões e aos gritos, porque o outro lhes tirou o brinquedo apetecido.
Eleições, o quanto antes melhor.
Chega desta gente que a maioria dos portugueses não acredita nem os quer no governo.

o pior dos políticos, seria o que abandonava
Repito
fascistas são os marxistas
TINHOSO
Que opções virginiacamacho ?
não assino de cruz
As moscas mudam...
as moscas mudam
sujapolitik corrupto pago para dizer mentiras
apoiar o programa de assistência económica
Os riscos para Portugal cumprir as metas do programa de assistência, permanecem elevados , pois não há consenso social e político , Pires de Lima pode ser uma excelente opção para fazer progressos na economia reduzindo os desequilíbrios, pois as condições económicas extremamente fracas aconselham Pires de Lima no Governo para aumentar o consenso político que deve apoiar o programa de assistência económica e financeira de Portugal aumentando o apetite pelas reformas , vendendo todo o sector empresarial do estado lo livrando-se de um enorme sorvedouro de dinheiros públicos. O estado quer poupar 2 mil milhões de euros , quando os custos operacionais do sector empresarial do Estado representaram 13.321 milhões de euros dos quais 5 mil milhões de euros são em salários dos empregados das empresas do Estado, aonde os encargos adicionais, como horas extraordinárias ou ajudas de custo estão fora de controlo e são para os sindicatos um ponto de honra manter .
Quem esta a financiar estes comentarios?
os seus , quem lhe financia ?
financiar comentários ? ridículo !
baixapolitica deixa de tretas,vai ao duche
baxapolitica djobs for boys
não adianta andar furioso e ameaçar
Animais
Contramão
baxapolitica pago para dizer mentiras
Qual é o interesse?
De Pires de Lima em ir para o governo? Não é empresário? Será esta a altura mais conveniente para misturar ainda mais política e negócios? Hummm
.
MILAGRES E EMBUSTES
A grande incógnita acontecerá, se passados estes dois anos CAVACO RESSUSCITA.
O que vai ver, não lhe vai agradar muito. Ele que tanto agradado andava antes de morrer, quem diria, com Paulo Portas.
Ir á praia, a fest. gastronomia ou concentrações
Como ainda não voltou...
Estiveram milhares de pessoas, apesar do calor.
Com que então..
Com que então...
Á frente do palco, só mesmo o pessoal da CGTP...
Portas 2 - Passos 2
Maria Luis Albuquerque é a Ministra das Finanças. Golo do Passos.
Economia para o CDS, empate do Portas!
Nuno Brito pra MNE, novo golo de Passos.
Vice Primeiro Ministro, para Portas. Restabelecido o empate!
Empate, com sabor a vitória de Portas!
Passos continua sem ganhar!
Comentários 217 Comentar

Últimas


Edição Diária 17.Abr.2014

Leia no seu telemóvel, tablet e computador
PUBLICIDADE

Pub