49
Anterior
O "político" e o "politiqueiro"
Seguinte
O Estado deve despedir funcionários
Página Inicial   >  Blogues  >  A Tempo e a Desmodo  >   Passos vs Rangel: ainda não acabou

Passos vs Rangel: ainda não acabou

Ao contrário do que seria expectável, Passos Coelho não esmagou no congresso do PSD. Paulo Rangel anulou Aguiar Branco, e, agora, a reviravolta ainda é possível.

|

I. Antes do congresso do PSD, dizia-se que Mafra seria uma espécie de passeio para Passos Coelho. A maioria dos congressistas eram passistas, dizia-se. Porém, Mafra não foi um passeio para Passos Coelho. Longe disso. Aliás, ontem, o nervosismo parecia instalado nas hostes passistas. O primeiro discurso não correu nada bem a Passos Coelho, e correu bem a Paulo Rangel. Se o pavilhão estava tomado por passistas, isso não se notou: Paulo Rangel empolgou ali boa parte do povo laranja. E nunca foi assobiado, ao contrário de Passos Coelho. Lá fora, falava-se com passistas e com rangelistas, em igual medida. Aliás, fica a ideia de que o povo laranja está mesmo dividido ao meio (50%/50%)

II. Aguiar Branco foi anulado. Por completo. É um homem competente e sério, mas não tem a garra e o brilho para um jogo destes. Não foi apoiado por nenhum dos seus barões. Ou seja, Paulo Rangel venceu esse duelo dentro da ala anti-Passos Coelho. E agora o voto útil pode ainda fazer mossa na frota passistas. Muitas pessoas que iriam votar Aguiar Branco vão agora votar Paulo Rangel. E, acima de tudo, há uma coisa que pode fazer mossa em Passos Coelho: os votos da Madeira. São uns 5 mil militantes que, em princípio entregarão os seus votos a Paulo Rangel. Com os votos da Madeira e com o voto útil dos apoiantes de Aguiar Branco, a reviravolta ainda é possível.

III. Passos Coelho anda a fazer campanha há dois anos. Passos Coelho é o favorito, mas depois do congresso do PSD ficámos a saber uma coisa: no mínimo, já não vai haver goleada; no máximo, poderá haver reviravolta. 


Opinião


Multimédia

Lombinho de porco com broa e batata a murro

Especialista em pratos de confeção acessível, com ingredientes ao alcance de qualquer pessoa, Tiger escolheu a gastronomia como forma de estar na vida. Veja, confecione, desfrute e impressione.

Desaparecidos para sempre no Mar do Norte

O dia 15 de novembro já foi feriado, há 90 anos. A razão foi o desaparecimento de Sacadura Cabral algures no Mar do Norte. Depois de fazer mais de oito mil quilómetros de Lisboa ao Rio de Janeiro, o aviador pioneiro não conseguiu completar o voo entre a cidade holandesa de Amesterdão e a capital portuguesa. Ainda hoje, não se sabe o que aconteceu ao companheiro de Gago Coutinho e tio-avô de Paulo Portas, a quem o Expresso pediu um sms.

Os muros do mundo

Novembro relembrou-nos os muros que caem, mas também os que permanecem e os que se expandem. Berlim aproximou-se de si própria há 25 anos, mas há muros que continuam a desaproximar. Esta é a história de sete deles - diferentes, imprevisíveis, estranhos.

Tudo o que precisa de saber sobre o ébola. Em dois minutos

Porque é que este está a ser o pior surto da história? Como é que os primeiros sintomas se confundem com os de outras doenças? É possível viajar depois de ter contraído o vírus, sem transmitir a doença? E estamos ou não perto de ter uma vacina? O Expresso procurou as respostas a estas e outras dúvidas sobre o ébola.

A última viagem do navio indesejado

Construído nos Estaleiros de Viana e pensado para fazer a ligação entre ilhas nos Açores, o Atlântida foi recusado pelo Governo Regional por alegadamente não atingir a velocidade pretendida. Contando com os custos associados à dissolução do contrato, o prejuízo ascendeu a 70 milhões de euros. Foi agora comprado a "preço de saldo", para mudar de nome e ser reconvertido num cruzeiro na Amazónia. Fizemos a última viagem do Atlântida e vamos mostrar-lhe os segredos do navio.

O papa-medalhas que veio do espaço

O atleta português mais medalhado de sempre, Francisco Vicente, regressou dos campeonatos europeus de veteranos, na Turquia, com novas lembranças ao pescoço. Três de ouro e duas de prata para juntar à coleção. Tem 81 medalhas, uma por cada ano de vida.

Terror religioso está a aumentar

Relatório sobre a Liberdade Religiosa é divulgado esta terça-feira em todo o mundo. Dos 196 países analisados, só em 80 não há indícios de perseguições motivadas pela fé.

Vai pagar mais ou menos IRS? Veja as simulações

Reforma do imposto protege quem tem dependentes a cargo, mas pode penalizar os restantes contribuintes. Função pública e pensionistas vão ter mais dinheiro disponível. Veja simulações para vários casos.

Tem três minutinhos? Vamos explicar-lhe o que muda no orçamento de 350 mil portugueses (e no de muitas empresas)

O novo salário mínimo entrou em vigor. São mais €20 brutos para cerca de 350 mil portugueses (números do Ministério da Segurança Social, porque os sindicatos falam em 500 mil trabalhadores). Mudou o valor, mas também os descontos que as empresas fazem para a Segurança Social. Porque se trata de uma medida que afeta a vida de muitos portugueses, queremos explicar o que se perde e o que se ganha, o que se altera e o que se mantém.

Music fighter: temos Marco Paulo e Bruno Nogueira numa batalha épica

Está preparado para um dos encontros mais improváveis na história da música portuguesa? O humorista Bruno Nogueira e a cantora Manuela Azevedo, dos Clã, pegaram em várias músicas consideradas "pimba" - daquelas que ninguém admite ouvir mas que, no fundo, todos vão dançar assim que começam a tocar - e deram-lhe novos arranjos, num projeto que chegou aos coliseus de Lisboa e do Porto.  "Ninguém, ninguém", de Marco Paulo, tem possivelmente a introdução mais acelerada e frenética do panorama musical português. Mas, no frente-a-frente, quem é o mais rápido? Vai um tira-teimas à antiga?

Dez verdades assustadoras sobre filmes de terror

Este vídeo é como o monstro de "Frankenstein": ganhou vida graças à colagem de partes de alguns dos filmes mais aterrorizantes de sempre. Com uma ratazana mutante e os organizadores do festival de cinema de terror MotelX pelo meio. O Expresso foi à procura das razões que explicam o fascínio pelo terror, com muito sangue (feito de corante alimentar) à mistura. 

A paixão do vinil

Se para muitos o vinil é apenas uma moda que faz parte da cultura do revivalismo vintage, para outros ver o disco girar nunca deixou de ser algo habitual.

Portugal foi herdado, comprado ou conquistado?

Era agosto em Lisboa e, às portas de Alcântara, milhares de homens lutavam por dois reis, participando numa batalha decisiva para os espanhóis e ainda hoje maldita. Aconteceu em agosto de 1580. Mais de 400 anos depois, o Expresso deu-lhe vida, fazendo uma reconstituição do confronto através do recorte e animação digital de uma gravura anónima da época.

O Maradona dos bancos centrais

Dizer que Mario Draghi está a ser uma espécie de Maradona dos bancos centrais pode parecer estranho. Mas não é exagerado. Os jornalistas João Silvestre e Jorge Nascimento Rodrigues explicaram porquê num conjunto de artigos publicado no Expresso em Novembro de 2013 e que venceu em junho deste ano o prémio de jornalismo económico do Santander e da Universidade Nova. O trabalho observa ainda o desempenho de Ben Bernanke no combate à crise, revisita a situação em Portugal e arrisca um ranking dos 25 principais governadores de bancos centrais. Republicamos os artigos num formato especial desenvolvido para a web.

Com Deus na alma e o diabo no corpo

Quem os vê de fora pode pensar que estão possuídos. Eles preferem sublinhar o lado espiritual e terapêutico desta dança - chamam-lhe "krump" e nasceu nos bairros pobres dos Estados Unidos. De Los Angeles para Chelas, em Lisboa, já ajudou a tirar jovens do crime. Ligue o som bem alto e entre com o Expresso no bairro. E faça o teste: veja se consegue ficar quieto.

O Cabo da Roca depois da tragédia que matou casal polaco

Os turistas portugueses e estrangeiros que visitam o Cabo da Roca, em Sintra, continuam a desafiar a vida nas falésias, mesmo depois da tragédia que resultou na morte de um casal polaco, cujos filhos menores estavam também no local. Durante a visita do Expresso, um segurança tentou alertar os turistas para o perigo e refere a morte do casal polaco. O apelo não teve grande efeito. Veja as imagens.

Ó Capitão! meu Capitão! ergue-te e ouve os sinos

Ele foi a nossa ama... desajeitada. Ele foi o professor que nos inspirou no liceu. Ele trouxe alegria, mesmo nas alturas mais difíceis. Ele indicou-nos o caminho na faculdade. Ele ensinou-nos a manter a postura, mas também a quebrar preconceitos. Ele ensinou-nos que a vida é para ser aproveitada a cada instante. Ó capitão, meu capitão, crescemos contigo e vamos ter de envelhecer sem ti. 


Comentários 49 Comentar
ordenar por:
mais votados
Qual a posição deles depois de serem eleitos
acerca da mordaça imposta aos militantes?
O Tribunal Constitucional deve pronunciar-se
Porque num Estado de Direito e numa Democracia, não deve ser permitido que num Sindicato, num Grupo Desportivo, numa qualquer empresa comercial e muito menos num partido politico tenham Estatutos que de qualquer forma possam impedir ou restringr a liberdade de expressão dos seus membros...Portanto os militantes do PSD devem ser libertados da mordaça aprovada no seu Congresso. Agora, todos os candidatos à liderança se manifestaram contra, antes de serem eleitos, mas seria bom saber-se qual a posição daquele que depois fôr eleito. Será que depois lhe faz jeito a mordaça nos militantes?
 
Re: Qual a posição deles depois de serem eleitos
Meu caro Netcoment. Não misture as coisas e não
Marcelo.o explicador
Os votos da Madeira não são favas contadas:Jardim perdõa a Sócrates e não desculpa Passos Coelho que,em Congresso e á vista de toda a gente lho solicita?
O PSD precisa de se libertar da estratégia da actual direcção politica e de que Paulo Rangel faz parte.
A escolha das listas para deputados do PSD foram vergonhosamente censuradas e listas apresentadas por várias distritais cortadas de cima a baixo.E deu no que deu,com responsabilidade directa para Ferreira Leite e conselheiros.
O PSD tem que se libertar,sob pena de continuar a ficar debaixo da pata de muitos interesses que o levaram a esta situação.
Passos Coelho,no Congresso,falou de Constâncio,do Pec, de Sócrates ,do BPP,e não se pôs de cócoras em relação a Cavaco Silva.
A hora é das bases: romper com as teias que uma série de barões montaram no PSD é a palavra de ordem.
E Marcelo que se defina:ou morre comentador ou regressa á politica:não pode ser é as duas coisas ao mesmo tempo.
Re: Marcelo.o explicador
Chiiuuu!!!...
Henrique Raposo
Henrique Raposo igual a si próprio. Continua a ser um apoiante dos rangelistas.
Mas vámos desmontar os seus argumentos, um por um.
1º-Não pode tomar o nuvem por Juno.
2º- Menos de mil congressistas, não é a mesma coisa que 40 mil votantes.
3º. Pedro P. Coelho, foi assobiado por uns tantos "rangelistas", injustamente, quando mostrava um acto de humildade, só que teve uma resposta "MALCRIADA", no mínimo, por parte de A. J. Jardim, quando se foi sentar ao lado de P. Rangel-
4º. Quanto a vencedores e a vencidos, há opiniões diversas.
5º- Rui Rio, declarou, que este congresso em nada alterava o sentido de voto da maioria dos militantes
6º-Como pode garantir que os 5 mil votantes da Madeira têm todos direito a voto ?
Não se esqueça, de que na última vez, se a memória não me atraiçoa, votaram pouco mais de mil.
E quem lhe garante que todos votam no seu preferido P.R ?
7º- Ser um bom tribuno não significa que seja o melhor.
A discursos de retórica são preferíveis idéias claras e não mudanças de opinião.
8º- Como explicar a mudança de opinião de P. Rangel, no caso da duração do congresso ?
9º- Quem lhe garante que A. Branco, não vai aumentar a sua votação à custa dos rangelistas, ao contrário do que prevê ?
6º- A reviravolta de que fala e deseja é representada pelos mais de 40 mil votantes e não por mil congressistas !
7º- No meu caso, por exemplo, o que se passou no congresso em nada alterou o meu sentido de voto.
Eu revejo-me em mim próprio e em mais ninguém.
Re: Henrique Raposo
PSD
Não cometo a injustiça de ignorar o excelente lider parlamentar, que foi Paulo Rangel.
Há que lhe fazer essa justiça.
Só que desta vez, se sair vencedor, não vai estar no Parlamento, tal como Pedro Passos Coelho que foi escorraçado por si e pelos seus apoiantes, como a actual direcção e o famigerado Pacheco Pereira, que também está do seu lado.
Mas, caro Paulo Rangel, o apoio de Pacheco Pereira é um presente envenenado !
Veja lá se ele se atreveu a usar da palavra no congresso...
É que ele sabe que eu sei que ele sabe, que iria ser alvo de uma enorme PATEADA!
Sobre ser um bom tribuno, isto voltando à crónica de Henrique Raposo, apenas lhe quero recordar o caso de António Guterres, a quem Vasco P. Valente apelidou e com grande propriedade de "PICARETA FALANTE "!
E o que foi a sua governação ?
Não fugiu, quando se apercebeu que o País estava num Pântano ?
Portanto, não valorize tantos os bons tribunos e desvalorize
aqueles que possuiem piores dotes oratórios...
Não cometa tal erro de avaliação.
Bem dito..
Re: Bem dito..
Re: Bem dito..
Passos vs Rangel ainda não acabou
Pela atitude antidemocrática no Congresso tenho alguma dificuldade em comentar. Pedro P. Coelho se chegar à toca, vão-lhe lançar todos os gatos e cães em cima. Tem logo um grande problema que vai dividir o partido em dois, ou seja um na Assembleia que ele não vai dominar e outro fora que até admito lhe possa ser fiel. Foi por tal facto que MFL não o convidou para Deputado. Nos parlamentares do PSD ainda há veneno suficiente para matar os coelhos todos da quinta. Compreendo agora a opinião negativa que tem dele Rui Rio. Rangel é portador de uma nódoa do Parlamento Europeu, que a Oposição e os portugueses, se for eleito não esquecerão. Primeiro pelas afirmações descabidas que roçam a insensatez e até o amor Pátrio,depois pela atitude que teve para o seu antigo chefe Aguiar Branco que não se pode chamar de honestidade. Sobra Aguiar Branco que com todos os problemas ainda me parece dos quatro ou melhor dos três o mais sensato e com sentido de Estado, mas que não é o suficiente para ser Líder de um partido que mais parece uma alcateia, ou um saco de gatos como preferirem. Por este andar da carruagem e por mais que nos custe não se vislumbra alternância de coisa nenhuma. Aliás melhores condições teve Marques Mendes e Luis F. Meneses e foi o que se viu, para não falar já de Marcelo R. de Sousa além de outros. Seja qual for o vencedor não acredito que se mantanha no poleiro, mais tempo que qualquer um dos outros que o antecederam. Podemos começar já a pensar em quem lhe vai suceder.
Re: Passos vs Rangel ainda não acabou
Re: Passos vs Rangel ainda não acabou
A ASFIXIA MARCANTE DO CONGRESSO IMPOSTA PSL

PSL propôs o Congresso, arranjou as assinaturas e deixou a sua MARCA indelével, instituiu num partido que na sua sigla diz-se PSD, mas que impôs a MORDAÇA, ou seja a LEI DA ROLHA, portanto nada tem de DEMOCRATA.

Esta é a principal MARCA DO CONGRESSO de que PSL foi promotor.

Militantes do PSD leiam esta citação e meditem:

"Não se pode pensar em movimento radical, forte e vivo, onde não haja controvérsia. A unanimidade absoluta só existe nos cemitérios."

Joseph Stalin

Até ESTALINE admitia a controvérsia.

Mas quem melhor do que PSL, para impedir qualquer militante de criticar as orientações da direcção do partido.

O grave não foi só ele propor, foi ser aceite por uma maioria de militantes do partido PPD/PSD.

Ao que chegou o PPD/PSD.

Re: A ASFIXIA MARCANTE DO CONGRESSO IMPOSTA PSL
Re: A ASFIXIA MARCANTE DO CONGRESSO IMPOSTA PSL
Obrigado Henrique Raposo!!!
Este é um dos locais do Expresso que me mostra o como não é apenas na politica que não estão os melhores.
É mais fácil encontrar entre os comentadores (ou com diz a Rosa Engeitada os “desabafadores”, ou seja aqueles que escrevem desabafos) qualidade que entre alguns dos jornalistas deste jornal claramente não há!!!
Quero destacar a Espada de Damocles e o Ano 1933 não por serem os únicos com qualidade, mas por serem dois de pólos opostos a Espada de Damocles com o qual por norma estou de acordo e o Ano 1933 com o qual por norma não estou.
Como poderão confirmar eu até troco mais comentários com o Durruti Blak, como qual politicamente por norma nem estou de acordo e sobre outros temas parece que só concordamos em discordar.

PS. Não destaquei outro (Brilhantina) com o qual até troco mail’s a nível pessoal e que conheci aqui, pois não seria serio da minha parte destacar mais com os quais concordo do que aqueles com os quais discordo. Essa é também a razão porque outros ficam de fora.
Re: Obrigado Henrique Raposo!!!
Reviravolta?
Não há reviravolta nenhuma: os dois, Paulo Rangel e Passos Coelho, encontram-se empatados nas intenções de voto dos militantes PSD. Basta Aguiar Branco desistir para Rangel ganhar. Mas se o não fizer, Rangel continua com 50% chances de poder ganhar.
Não é uma reviravolta
Mas é uma "semi-revolta" que não consigo conter em relação aos comentários, ou coluna, ou como queiram chamar a qualquer artigo deste auto-declamado cronista. Este Sr. que tem de ser parente próximo de alguém com algum interesse neste jornal, deixou de chatear todo o santo dia com artigos sobre José Sócrates para fazer campanha a favor de Paulo Rangel. O que aqui está todos os dias não é um espaço de crónica política. É de campanha eleitoral permanente... E é triste que assim seja
Re: Não é uma reviravolta
Re: Não é uma reviravolta
UM MILITANTE DISSE-ME QUE A COISA ESTÁ 40% - 40%
NÃO SOU DO PSD

MAS A COISA INTERESSA-ME PORQUE É PRECISO CORRER COM ESTES MALANDROS

OS SOCIALISTAS SOCRÁTICOS QUE AFUNDARAM O PAÍS NESTES 15 ANOS(- 2,5)

O PAULO RANGEL ESCOLHEU O ASSUNTO MAIS IMPORTANTE PARA PORTUGAL

O ENDIVIDAMENTO COM UMA EXCELENTE ABORDGEM

"LIBERTAR O FUTURO"

FOI ALIÁS NESTE ASSUNTO , O ENDIVIDAMENTO QUE OS SOCIALISTAS AGORA SOCRÁTICOS

MAIS AFUNDARAM O PAÍS

O ENDIVIDAMENTO EM

1995 ERA DE 10% DO PIB

HOJE

2010 É 113% DO PIB ( 11 VEZES MAIS)

QUANTO A FACTOS NÃO HÁ ARGUMENTOS

ACRESCE QUE O PADRINHO GRANDE IRMÃO, O CHEFE SOCATAS

ESTÁ EM TODAS , SUSPEITAS , SUSPEITAS E MAIS SUSPEITAS

COMO É QUE QUALQUER PAÍS PODE SER GOVERNADO POR UM GAJO

TÃO , TÃO QUEIMADO

TÃO , TÃO SEM CREDIBILIDADE

QUANTO A SONDAGENS ESTAMOS FALADOS

O JORNALISMO AMIGO



PS 41% AHAHAHAHAH

PSD 33%

CDS 10%

COMO A BATOTA DO COSTUME É DAR MAIS 10% AO PS E TIRAR AO CDS

EU LEIO

PS 37%

PSD 33%

CDS 14%

VAMOS AGORA À SONDAGEM DO LAGARTÃO DA EUROSONDAGEM

COSTUMA SER MAIS SÉRIO

PS 36%

PSD 26%

CDS 15%

A MÉDIA DAS DUAS É

PS 36% (SEM 20% INDECISOS ) ....30%

PSD 29% (SEM 20% INDECISOS)....24%

CDS 14% (SEM 20% INDECISOS)....11%

O PS AGUENTA-SE , TALVEZ PORQUE AINDA NÃO HÁ LIDERANÇA NO PSD

O CDS SOBE , NÃO SERÁ ESTRANHO O TRABALHO DE 2 GRANDES MULHERES , ASSUNÇÃO CRISTAS E CECÍLIA MEIRELES

A MAIS IMPORTANTE CONCLUSÃO É QUE O PSD E O CDS JUNTOS TÊM 43% E MAIS DE 5% SOBRE O PS

  ...
R. UM MILITANTE ...c/claustrofobia só o engana...
Re: ERRATA
EUROSONDAGEM/SIC/EXPRESSO DESTE MÊS.
Re: UM MILITANTE DISSE-ME QUE A COISA ESTÁ 40% - 4
Re: UM MILITANTE DISSE-ME QUE A COISA ESTÁ 40% - 4
O ENDIVIDAMENTO CRESCEU COM O PS 11 VEZES, CHATO!
????
O EÇA PROFETA?? TERÁ TIDO UMA VISÃO DO SOCATAS
CITO

"OS POLITICOS COMO AS FRALDAS TÊM QUE SER MUDADOS REGULARMENTE PELAS MESMAS RAZÕES

MUDAR A MERDA"

AGORA É QUE PERCEBO PORQUE É QUE TUDO ISTO ME

CHEIRA MAL DESDE ALGUM TEMPO

HEIL PADRINHO GRANDE IRMÃO , CHEFE SOCATAS

TANTA FALTA FAZ POR AÍ UM EÇA DE QUEIROZ
A coisa tem...
... um mérito (outro não lho encontro) implicitamente faz uma declaração de interesses.

Os outros continuam "isentos e apartidários" para ingês ver...
Re: A coisa tem...
Ainda mexe
Entrei nesta casa do Expresso, e, ao meio-dia, o Henry Fox não botava discurso. Como é que aparece agora, às 2 da tarde, a arengar sobre o Congresso do PSD realizado no Palácio do Ministro dos Santos, em Mafra? O Henry anda desorientado ou dormiu até tarde? Talvez por andar a dormir é que não charla sobre a "asfixia democrática" da Velha Senhora, que, a partir d'agora, fica plasmada nos estatutos do partido: Quem criticar a direcção do partido é banido, expulso do PSD. Vive-se numa asfixia democrática, sem dúvida.
Após o congresso estou convicto que.....
Não vai ser o Pedro, o Paulo, o Zé e muito menos o Barros a ganhar o PSD, vai ser o Angelo. Eu até reparei que o Eng.º estava bastante sorridente e voltou, como um bom filho, à casa do papá. Mas como está com a força toda vai tomar conta da casa, da quinta e da vinha e vai colocar o papá num lar (vulgo PPD). Pensava eu que uma mudança seria benéfica para o país mas não estou a ver aonde é que a mesma poderá ser proveitosa. Um Eng.º de árabes ou um Eng.º de aterros e sucatas? Fica a questão para quemme saiba responder...
Quem lhe disse isso?
Meu caro Raposo, quem lhe disse que Passos Coelho ia passear a Mafra e ia esmagar P. Rangel? Só de facto quem percebe pouco de politica poderia ter uma opinião dessas. Aliás, hoje em dia qualquer um faz comentários politicos sem perceber nada do assunto, é como no futebol. Com jornalistas assim, é muito fácil ouvirem-se asneiras, o que não dá mais do que para rir.
Comentários 49 Comentar

Últimas


Pub