Anterior
A primeira página do Expresso Economia
Seguinte
Jardim: país não aguenta mais austeridade
Página Inicial   >  Economia  >   Passos: "É cedo para estar a falar" em mais medidas de austeridade

Passos: "É cedo para estar a falar" em mais medidas de austeridade

Passos Coelho diz que as receitas fiscais abaixo do orçamentado estão a ser analisadas, mas ainda é cedo para pôr o défice em causa e falar em novas medidas de austeridade.
Lusa |
Passos Coelho com Juan Manuel Santos, presidente colombiano
Passos Coelho com Juan Manuel Santos, presidente colombiano / Fredy Builes/Reuters

O primeiro-ministro afirmou hoje que o Governo está a analisar em que medida a quebra de receitas fiscais pode pôr em causa o objetivo do défice, mas que é cedo para falar em novas medidas de austeridade.

Em conferência de imprensa, no final de um encontro com o presidente da Colômbia, em Bogotá, Pedro Passos Coelho defendeu que o facto de os dados da execução orçamental indicarem que as receitas fiscais estão abaixo do orçamentado "não significa, nesta altura, que se deva fazer uma projeção linear para o resto do ano, dizendo que, portanto, o défice está em causa e que sejam precisas novas medidas de austeridade".

O primeiro-ministro acrescentou que o Governo está "a analisar com muita atenção aquilo que se passa do lado da receita, de modo a avaliar em que medida é que pode estar em causa o objetivo do défice" de 4,5% para este ano, reiterando que este vai ser cumprido.

"É cedo, portanto, para estar a falar em quaisquer medidas de austeridade", concluiu.

"Prosseguir a consolidação orçamental pelo lado do controlo da despesa pública"


Antes, Pedro Passos Coelho destacou o facto de a despesa primária estar abaixo do que estava projetado e alegou que o Governo está a cumprir o compromisso de controlar a despesa pública.

"O processo de consolidação orçamental é um processo que tem vicissitudes e tem riscos a que temos de estar atentos. Nós não temos aqui uma ciência exata. Sabemos que estamos no caminho certo. Sabemos que a única forma de mostrar o nosso nível de comprometimento com objetivos que estão traçados é o de prosseguir a consolidação orçamental pelo lado do controlo da despesa pública", considerou.

Segundo o primeiro-ministro, é preciso ter em conta que, "do lado da receita fiscal, existe hoje um reflexo muito direto entre a queda de atividade da economia e a receita que está a ser gerada, e ela não tem as mesmas explicações em todas as variáveis".

"Portanto, é um exercício que vamos fazer com muita serenidade, dizendo aos portugueses que o caminho que está a ser seguido é um caminho coerente e sério e que não existe nenhuma alternativa à consolidação orçamental, e o Governo vai continuar a lutar por ela", rematou.


Opinião


Multimédia

Cantaril com risotto de espargos

Faz agora cinco anos que o Chefe Tiger, especialista em pratos de confeção acessível e com ingredientes ao alcance de qualquer pessoa, começou esta aventura gastronómica. Veja, confecione, desfrute e impressione.

Music fighter: temos Marco Paulo e Bruno Nogueira numa batalha épica

Está preparado para um dos encontros mais improváveis na história da música portuguesa? O humorista Bruno Nogueira e a cantora Manuela Azevedo, dos Clã, pegaram em várias músicas consideradas "pimba" - daquelas que ninguém admite ouvir mas que, no fundo, todos vão dançar assim que começam a tocar - e deram-lhe novos arranjos, num projeto que chegou aos coliseus de Lisboa e do Porto.  "Ninguém, ninguém", de Marco Paulo, tem possivelmente a introdução mais acelerada e frenética do panorama musical português. Mas, no frente-a-frente, quem é o mais rápido? Vai um tira-teimas à antiga?

Dez verdades assustadoras sobre filmes de terror

Este vídeo é como o monstro de "Frankenstein": ganhou vida graças à colagem de partes de alguns dos filmes mais aterrorizantes de sempre. Com uma ratazana mutante e os organizadores do festival de cinema de terror MotelX pelo meio. O Expresso foi à procura das razões que explicam o fascínio pelo terror, com muito sangue (feito de corante alimentar) à mistura. 

A paixão do vinil

Se para muitos o vinil é apenas uma moda que faz parte da cultura do revivalismo vintage, para outros ver o disco girar nunca deixou de ser algo habitual.

Portugal foi herdado, comprado ou conquistado?

Era agosto em Lisboa e, às portas de Alcântara, milhares de homens lutavam por dois reis, participando numa batalha decisiva para os espanhóis e ainda hoje maldita. Aconteceu em agosto de 1580. Mais de 400 anos depois, o Expresso deu-lhe vida, fazendo uma reconstituição do confronto através do recorte e animação digital de uma gravura anónima da época.

O Maradona dos bancos centrais

Dizer que Mario Draghi está a ser uma espécie de Maradona dos bancos centrais pode parecer estranho. Mas não é exagerado. Os jornalistas João Silvestre e Jorge Nascimento Rodrigues explicaram porquê num conjunto de artigos publicado no Expresso em Novembro de 2013 e que venceu em junho deste ano o prémio de jornalismo económico do Santander e da Universidade Nova. O trabalho observa ainda o desempenho de Ben Bernanke no combate à crise, revisita a situação em Portugal e arrisca um ranking dos 25 principais governadores de bancos centrais. Republicamos os artigos num formato especial desenvolvido para a web.

Com Deus na alma e o diabo no corpo

Quem os vê de fora pode pensar que estão possuídos. Eles preferem sublinhar o lado espiritual e terapêutico desta dança - chamam-lhe "krump" e nasceu nos bairros pobres dos Estados Unidos. De Los Angeles para Chelas, em Lisboa, já ajudou a tirar jovens do crime. Ligue o som bem alto e entre com o Expresso no bairro. E faça o teste: veja se consegue ficar quieto.

O Cabo da Roca depois da tragédia que matou casal polaco

Os turistas portugueses e estrangeiros que visitam o Cabo da Roca, em Sintra, continuam a desafiar a vida nas falésias, mesmo depois da tragédia que resultou na morte de um casal polaco, cujos filhos menores estavam também no local. Durante a visita do Expresso, um segurança tentou alertar os turistas para o perigo e refere a morte do casal polaco. O apelo não teve grande efeito. Veja as imagens.

Ó Capitão! meu Capitão! ergue-te e ouve os sinos

Ele foi a nossa ama... desajeitada. Ele foi o professor que nos inspirou no liceu. Ele trouxe alegria, mesmo nas alturas mais difíceis. Ele indicou-nos o caminho na faculdade. Ele ensinou-nos a manter a postura, mas também a quebrar preconceitos. Ele ensinou-nos que a vida é para ser aproveitada a cada instante. Ó capitão, meu capitão, crescemos contigo e vamos ter de envelhecer sem ti. 

Crumble. A sobremesa mais fácil do mundo

Tiger escolheu a gastronomia como forma de estar na vida, especialista em pratos de confeção acessível, com ingredientes ao alcance de qualquer pessoa. Veja, confecione, desfrute e impressione.

Voámos num F-16

Um piloto da Força Aérea voou com uma câmara GoPro do Expresso e temos imagens inéditas e exclusivas para lhe mostrar num trabalho multimédia.

Salada de salmão com sorvete de manga

Especialista em pratos de confeção acessível, com ingredientes ao alcance de qualquer pessoa, Tiger escolheu a gastronomia como forma de estar na vida. Veja, confecione, desfrute e impressione.

Por faróis nunca dantes navegados

São a salvaguarda dos navegantes, a luz que tranquiliza o mar. Há 48 faróis em Portugal continental e nas ilhas. Este é um acontecimento único: todos os faróis e 1830 km de costa disponíveis num mesmo trabalho. Para entendê-los e vê-los, basta navegar neste artigo.

Parecem casulos onde gente hiberna à espera de ver terra

No Porto de Manaus não há barcos, mas autocarros bíblicos que caminham sobre água. Têm vários andares e estão cheios de camas de rede que parecem casulos onde homens, mulheres e crianças aguardam o destino. E há gente a vender o que houver e tiver de ser junto ao Porto. "Como há Copa, tem por aí muito gringo que vem ter com 'nóis'. E então fica mais fácil vender"

O adeus de Lobo Antunes às aulas de medicina

O neurocirurgião deu terça-feira a sua "Última Lição" no auditório do Instituto de Medicina Molecular da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, na véspera de deixar o seu trabalho no serviço nacional de saúde.


Comentários 215 Comentar
ordenar por:
mais votados
Traidor à pátria
É hoje claro que Passos Coelho/PSD/PS não têm como objectivo resolver a crise mas sim arranjar expedientes para extorquir toda a riqueza possível ao povo português.

A resolução do défice não passa pelo aumento de impostos, mas sim pela criação de emprego que não só reduzirá as pessoas dependentes de subsídios, como aumentará as receitas de IRS, IRC e do IVA através do aumento do consumo.

E como é que isto é possível? Simplesmente tornando as empresas mais competitivas reduzindo-lhes os custos com a energia, combustíveis e impostos mais baixos, entre outras medidas. Em particular em áreas deficitárias e também as exportadoras da nossa economia.

O apoio massivo à agricultura e pescas é então prioritário até com isenções de impostos se necessário para reduzir a nossa dependência do estrangeiro. Propriedades a partir de determinada dimensão que não estivessem a produzir, nem apresentassem um plano no sentido da produção e resultados reais seriam apreendidas pelo estado provisoriamente e entregues à exploração de quem estivesse interessado. Seriam dados apoios a todos os proprietários para poderem levar a cabo os projectos.

Criando também um selo oficial dos produtos portugueses saber-se-ia quais os verdadeiramente nacionais.

Mas tudo isto mexe com interesses da banca, EDP e GALP, isto é os futuros patrões destes traidores-à pátria. E por isso é mais fácil roubar tudo quanto puderem ao povo.
...
Re: Traidor à pátria
Re: Traidor à pátria
Re: Traidor à pátria
Traidor à pátria.os que venderam as "colónias"
Re: Traidor à pátria.os que venderam as
Traidor à pátria:são bocas do PS
Re: Traidor à pátria:são bocas do PS
Re: Traidor à pátria:são bocas do PS
Re: Traidor à pátria
Re: Traidor à pátria
Re: Traidor à pátria
Sócrates é traidor à pátria?
Re: Traidor à pátria
Re: Traidor à pátria
Re: Traidor à pátria
Re: Traidor à pátria
Re: Traidor à pátria
Re: Traidor à pátria
Re: Traidor à pátria
Traidor à pátria:Soares calcou a bandeira
Re: Traidor à pátria
Re: Traidor à pátria
Terrorista!
Re: Terrorista!
Re: Terrorista!
Re: Terrorista!
Re: ou cromo ou Terrorista!
Re: ou cromo ou Terrorista!
Re: ou cromo ou Terrorista!
Re: ou cromo ou Terrorista!
Re: ou cromo ou Terrorista!
Re: ou cromo ou Terrorista!
assim se vê a fraqueza do PC
Traidor à Pátria..NÃO...As contas nas Ilhas Cayman
Re: Traidor à Pátria..NÃO...As contas nas Ilhas Ca
NÃO SÃO IGUAIS ...SOCRETINO DA TRETA.
Re: NÃO SÃO IGUAIS ...SOCRETINO DA TRETA.
Ele anda a fazer fretes às multinacionais dos EUA
Com origem nos EUA a Europa foi inundada de valores bolsistas ficticios, seria atacada pelos emissores financeiros norte americanos por forma a disseminarem as suas astronómicas perdas.
    O resultado da operação foi uma gigantesca fraude que fez do suposto salvador, no caso o Goldman Sachs, o operador da derrocada da Grécia e de boa parte da Europa. Levando-se em conta somente os bancos franceses, a aventura grega custou 7 bilhões de euros : o BNP Paribas perdeu 3,2 bilhões, o Crédit Agricole, 1,3 bilhões, a Société Générale, 892 milhões, o BPCE, 921 milhões e o Crédit Mutuel, 359 milhões. Esse foi o custo só para o sistema bancário francês : os povos pagaram e pagarão em sacrifícios e privações muito mais do que isso. No meio desta grande mentira, há um personagem que hoje é central : trata-se de Mario Draghi, o actual presidente do Banco Central Europeu e grande partidário de terminar de uma vez por todas com o modelo social europeu. Draghi é um homem do Goldman Sachs. Entre 2002 e 2005 foi vice-presidente do Goldman Sachs para a Europa e, por conseguinte, estava a par da falsificação de dados sobre as finanças públicas da Grécia. Foi o seu próprio banco que estruturou a falsificação.
   
O esquema é recorrente. Perpretado por empresas financeiras falidas antes da crise e que agora são multimilionárias: sem que se saibam nomes (que decerto são relacionados com a actividade de António Borges como nº2 do Goldman Sachs.
Sócrates levou Portugal à bancarrota!
O A2 Águia só conheço uma , a q esteve na LUZhoje
Re: Sócrates levou Portugal à bancarrota!
Re: Ele anda a fazer fretes às multinacionais dos
Levantar Portugal: a missão do Governo!
Re: Levantar Portugal: a missão do Governo!
Re: Ele anda a fazer fretes às multinacionais dos
Re: Ele anda a fazer fretes às multinacionais dos
Re: Ele anda a fazer fretes às multinacionais dos
Ukrania&Polska, t ilhota c+ dívida a Portugal
Resistente a sua resistência é apreciavel
o Borges ladra n RTP e quer é vende-la
Re: o Borges ladra n RTP e quer é vende-la
Re: Ele anda a fazer fretes às multinacionais dos
anda a fretes aos seus seus ex e futurospatrões
a G Sakas e os Irmãos LImão terão o seu fim!
Resistretas... esqueces-te que foram os Bancos...
Este rapaz...
... que o povo escolheu para P.M. é por mais que nos custe a admitir a imagem do povo português, ignorante mas com o peito cheio de orgulho saloio(tipo selecção) jamais num país civilizado o passos o relvas e o portas fariam parte de um governo.
Re: Este rapaz...
Re: Este rapaz...
Re: Este rapaz...
Re: Este rapaz...
Re: Este rapaz...
Re: Este rapaz...
Re: Este rapaz...
Re: Este rapaz...
Re: Este rapaz...
Re: Este rapaz...
Re: Este rapaz...
Re: Este rapaz...
irmão de quem? ... tu és o socas ... aqui no forum
Re: irmão de quem? ... tu és o socas ... aqui no f
Re: irmão de quem? ... tu és apenas o clone...
Re: irmão de quem? ... tu és o socas ... aqui no f
Re: irmão de quem? ... tu és o socas ... aqui no f
Re: Este rapaz...
Re: Este rapaz...
Re: Este rapaz...
Perdoa-lhes pai
Perdoa-lhes pai, eles não sabem nada de economia, chegaram ao poder à custa de uma carreira feita de esquemas, nada sabendo da vida. Fazem lembrar aqueles Magistrados que são muito bons tecnicamente, tiveram boa formação académica, mas vão julgar e condenar pessoas tendo chumbado na universidade da vida. O Gaspar leu muito, mas também sabe pouco, esteve fora e os cá de dentro, porque tem a mesma visão das coisas, não lhe explicaram que aos trabalhadores que já ganham tão pouco, pouco se lhes pode tirar e que o problema não é de quem trabalha mas passa por uma classe empresarial com pouco nível. Assim não vamos lá e espero que o Povo lhes dê uma resposta com troco a dobrar, para desaparecerem de vez.
QUEM ACREDITA EM PASSOS ??!!! OS "CEGOS" E OS ...
Que não querem ver ...

Passos e a esposa iam a passar no Rossio, onde estava um cego a tocar acordeão ... então a esposa de Passos puxou de uma nota de 50 Euros e deu ao cego. Este, contente com o gesto da senhora, agradeceu-lhe ...
Prontamente Passos disse para a esposa :
- Foste logo dar 50 Euros ao cego ? ...
Responde a esposa de Passos :
- Cala-te ! Se não fossem os "cegos" , tu não eras Primeiro-Ministro ! ...
Re: QUEM ACREDITA EM PASSOS ??!!! OS
Re: QUEM ACREDITA EM PASSOS ??!!! OS
Re: QUEM ACREDITA EM PASSOS ??!!! OS
Re: QUEM ACREDITA EM PASSOS ??!!! OS
Re: QUEM ACREDITA EM PASSOS ??!!! OS
O 25 DE ABRIL FOI FEITO PARA ROUBAR O ESTADO.
Re: QUEM ACREDITA EM PASSOS ??!!! OS
Re: QUEM ACREDITA EM PASSOS ??!!! OS
«É cedo»...
Três meses de novo governo era cedo, seis meses era cedo, nove meses ainda era cedo, um ano começa a ser tarde demais!

Tirando o aumento de impostos e de preços e decretar medidas de austeridade, o que é que este novo governo fez?

Chamo a particular atenção para o facto de o Sócrates já não estar a governar!

Quem governa são estes:

www.youtube.com/watch?v=gNu5BBAdQec

www.youtube.com/watch?v=WdpEXX5tKAw

www.youtube.com/watch?v=1iEU6dk0Gyg
Re: «É cedo»...
Re: «É cedo»...
Re: «É cedo»...
Re: «É cedo»...
Re: «É cedo»...
Re: «É cedo»...
Re: «É cedo»...
NEM É TARDE NEM É CEDO Ó INCOMPETENTE!
Esta politica não leva a nada, só tu é que não vês! Estás a precisar é que o povo que está na miséria, venha todo para a rua, e depois vai-te queixar à Merkle.
Re: Passos: "É cedo para estar a falar" em mais me
Afinal quem foi que disse:

- Como é possível manter um Primeiro Ministro que mente?

viriatoapedrada.blogspot.pt/2012/03/blog-post_22.html

Sempre ouvi dizer que quem semeia ventos se arrisca a colher tempestades. Depois de tantas promessas um ano depois estamos a constatar o País a ir ao fundo e o povo à miséria.

viriatoapedrada.blogspot.pt/2012/04/portugal-beira-da-catastrofe.html

viriatoapedrada.blogspot.pt/2012/03/nova-alcunha-do-governo-e-latinha.html

viriatoapedrada.blogspot.pt/2012/06/bpn-fraude-sem-castigo.htm
SÍTIO GOVERNADO POR LADRÕES !!!

SUBSÍDIOS FÉRIAS E NATAL 2012 - Dec.Lei não foi revogado!

Dec. Lei n.º496/80 de 20 Outubro
Os nossos governantes e a Troika desconhecem isto!!!!
Não tiveram tempo para consultar este decreto-lei uma vez que data de 1980.....
Como pode o Governo Central retirar os subsídios de férias e de Natal se o Decreto Lei nº. 496/80,o qual não foi revogado, no seu artº.17, diz que os mesmos são INALIÉNAVEIS E IMPENHORAVEIS !!!
Faz a tua parte e divulga o máximo que te for possível.
*D. Lei n.º496/80 de 20 Outubro*
*Para que conste os subsídios de natal e de férias são inalianáveis e impenhoráveis.*
*É o que diz o decreto lei, e que eu saiba até ao momento a lei ainda não foi alterada.* *Divulguem pelos vossos contactos para ver se chega a quem deve.*
*Divulga o dl n.º496/80 de 20 de Outubro*
ESTES SENHORES COM ESTAS MEDIDAS ANDAM A APALPAR A NOSSA REACÇÃO. JÁ VIMOS QUE SÃO FRACOS COM OS FORTES E FORTES COM OS FRACOS, SE SENTIREM QUE OS FRACOS SÃO MESMO FRACOS, ENTÃO MEUS AMIGOS, ESTAMOS FEITOS E DEPOIS NÃO SE QUEIXEM.
É UM DIREITO INSCRITO NA CONSTITUIÇÃO QUE NOS ESTÃO A TIRAR E NO FUTURO AOS NOSSOS FILHOS.

POR ISSO: PASSEM E REPASSEM, VAMOS FAZER UM MOVIMENTO NACIONAL ANTES QUE NOS CORTEM ESTES SUBSÍDIOS PARA SEMPRE!!!

QUANDO SE FEZ O 25 DE ABRIL, DIZIA-SE QUE O POVO É QUEM MAIS ORDENA !!! HOJE, QUEM É QUE MAIS ORDENA ???
...
Re: SÍTIO GOVERNADO POR LADRÕES !!!
Re: SÍTIO GOVERNADO POR LADRÕES !!!
O 25 DE ABRIL FOI FEITO PARA ROUBAR O ESTADO.
Vai mas é trabalhar para a estiva meu trafulha...
youtu.be/gNu5BBAdQec
O trafulha diz que a baixa das receitas fiscais
estão a ser analizadas. Nas medidas de austeridade foi para além da Troika porque a culpa é do Estado Social. Dias Loureiro? Duarte Lima? Jorge Coelho?BPN? BPP? Submarinos? Portucale? Freeport? Sucateiros? Empresas publico-privadas com os boys a mamar à grande...................e a população cada vez mais na miséria..............

Re: O trafulha diz que a baixa das receitas fiscai
Eles vivem noutro pais ou planeta
Os nossos governantes e politicos não vivem no mesmo mundo que nós.
Neste momento as PME's não conseguem comprar produtos a 30 dias, a 15, etc.
Os produtores e distribuidores só vendem a pronto pagamento ou melhor, depois da tranferência do pagamento eles enviam os produtos.
As PME's começam a fazer o mesmo aos clientes, nem que seja um simples parafuso, o crédito comercial está finito.
Que economia do sec. XXI funciona assim?
 
Re: Eles vivem noutro pais ou planeta
Re: Eles vivem noutro pais ou planeta
Re: Eles vivem noutro pais ou planeta
Re: Eles vivem noutro pais ou planeta
Re: Eles vivem noutro pais ou planeta
PORQUE OS PM DE PORTUGAL SÃO MENTIROSOS?
O anterior o PINSÓCRATES!
Agora o PINPASSOS!
Ganham-se melhor as guerras pelo estratagema; mas ao povo governa-se melhor pela franqueza.
O povo já não acredita nas promessas dos governantes, porque perdeu a vontade fanática que o levava a acreditar e a ter razões para isso.
Aquele que não conhece a verdade é simplesmente um ignorante, mas aquele que a conhece e diz que é mentira, este é um criminoso.
Enervante....
Esta forma de fazer política enerva qualquer português. CONSUMO cai a pique, logo temos muito menos impostos. RENDIMENTO das famílias cai a pique, logo menio consumo. INVESTIMENTO Público quase desaparece, logo menor perspectiva de emprego igual a menos rendimento disponível, logo mnenos consumo. IMPOSTOS sobem vertiginosamente, logo menos disponibilidade de dinheiro destibnado ao consumo.
Portugal vive governado por incompetentes que ainda não foram capazes de sanar as mordomias, os Chupistas e as sanguessugas que vivem em torno dos dinheiros públicos. Como diz o povo para grandes males grandes remédios, mas para isso é necessário saber por onde pegar.
Para quem ainda não se apercebeu, temos Muito menos trânsito nas estradas o que significa abrandamento da actividade geradora de riqueza.
Para os economistas de algibeira que nos (des)goveranam só uma nota. A riqueza não resulta do dinheiro que se faz, mas da quantidade de movimentos que o mesmo consegue ter ao longo de um determinado perido de tempo. Com 100€ movimentados 10 vezes no mesmo dia eu transformei este valor em 1.000€. Se não existem trocas comerciais então diminui a criação de riqueza. Pior do que isto é que os impostos que pagamos não resultam em aplicações de investimento, mas quase todo é para deitar ao fogo (Despesa não rentável).... Infelizmente somos governados por uma equipa de "Piratas"....
Re: Enervante....
Re: Enervante....
Re: Enervante....
Re: Enervante....
Re: Enervante....
Re: Enervante....
Re: Enervante....
Re: Enervante....
Re: Enervante....
Re: Enervante....
Re: Enervante....
Re: Enervante....
Re: Enervante....
Re: Enervante....
Re: Enervante....
Re: Enervante....
Re: Enervante....
Re: Enervante....
Re: Enervante....
Re: Enervante....
Re: Enervante....
Re: Enervante....
Re: Enervante....
Re: Enervante....
Re: Enervante....
Re: Enervante....
Re: Enervante....
É cedo, é...
São 11h da manhã.
Comentários 215 Comentar

Últimas

Ver mais

Edição Diária 17.Abr.2014

Leia no seu telemóvel, tablet e computador
PUBLICIDADE

Pub