18 de abril de 2014 às 22:01
Página Inicial  ⁄  Dossiês  ⁄  Dossiês Tecnologia e Ciência  ⁄  Especial APDC  ⁄  Passos Coelho: tecnologia não faz milagres (fotogaleria e vídeo)

Passos Coelho: tecnologia não faz milagres (fotogaleria e vídeo)

Primeiro-ministro foi ao congresso da Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das Comunicações, defender o investimento em tecnologia se permitir redesenhar a administração Pública.
Carlos Abreu (www.expresso.pt)







Comentários 12 Comentar
ordenar por:
mais votados ▼
O palanque de Sócrates e o "desenvolvimento"
Sócrates só falava de desenvolvimento,carros pretos,seminários e tudo quanto era show men.Passos Coelho não se envaideça muito com os flashs,caso contrário "isto" pode acabar na mesma.
Re: O palanque de Sócrates e o Ver comentário
Re: O palanque de Sócrates e o Ver comentário
Sr. primeiro-ministro
Passos atrás, siga o exemplo dos anteriores governos. Compare a antiga administração pública com a actual (facilidade de acesso do público através da net, por exemplo) e verá que vale a pena.

Pois é, é preciso descredibilizar tudo aquilo que já foi feito para vender o mesmo peixe... mas muito mais caro.

"Best of 2010-2011" explica melhor
Bem..."A tecnologia não faz milagres",mas...
Possivelmente,"a tecnologia não faz milagres",mas contribui de modo evidente e incontestável para que o conhecimento e a curiosidade humana vão cada vez mais além.

Hoje,o ser humano sem as tecnologias não é ninguém,ou melhor,é insignificante.

As tecnologias acompanhadas da cibernética e da robótuca avançaram e avançam vertiginosamente de tal modo que a inteligência artificial é já também criativa e emotiva cada vez mais,enquanto o ser humano se torna cada vez mais tacanho e mesquinho,porque está incapaz de acompanhar a evolução das tecnologias e da inteligência artificial e,por isso,refugia-se em comportamentos próprios dos Primatas,ou melhor dizendo,do homem da Idade da Pedra.

"A tecnologia não faz milagres",mas a mesquinhez e a miopia menos fazem.

Termino,citando uma frase curiosa de um escritor muito ilustre mas de que não recordo o nome:"quem não acredita em milagres não é realista".
Re: Bem... Ver comentário
Tecnologia na Idade da Pedra Ver comentário
Re: Tecnologia na Idade da Pedra Ver comentário
lol
Então e a tal coisa de passar a utilizar software gratuito na administração pública, aquela lenga lenga toda.. agora já não se ouve falar disso. A tecnologia não faz milagres... ppffff
Isto da tecnologias, tem muitas pontas
... por onde se pode pegar.

Como é obvio, tecnologia por si só, não faz a coisa...mas é um argumento curto.

"Não são as flechas....é o que indio conseguir fazer delas" ou outra analogia do genero.

O que o PM estava a tentar dizer ( na peça ) é que havia que racionalizar o investimento em tecnologia. Existe muito investimento mal feito e em duplicado.

Desse ponto de vista a aposta em sw open source , poderia racionalizar pelo menos os custos.

O outro tipo de investimento seria nos canais online, electronicos ( o chamado eGov) que permitiriam reduzir custos e obter resposta ao processo mais rapidamente

Verdade seja dita que Portugal terá provavelmente um dos melhores eGov do mundo.

A solução do IRS,IRS,IRC é a todos os níveis boa.
( claro que teve um problema de desempenho há dois anos, e isso implicou um investimento adicional em HW..)

O Loja do cidadão é outro exemplo interessante e o Portal do Cidadão/Empresa outro.

O nosso serviços de emissão de CC e de passaporte são dos mais eficientes no mundo.

Há muito mais a melhorar e raccionalizar, provavelmente o melhor aposta seria na continuação do melhoramentode serviços online, na adopção de politicas de utilização de open source. Em termos funcionais no combate à fraude fiscal.

Agora que há muito investimento "mal feito", não haja dúvida. Existe muita ferramenta de produtividade muitas Janelas de última geração que não servem para nada ou ninguem.
...A ganância de querer mais com menos...
A tecnologia é a mãe do desemprego. O mundo andou depressa demais. Eis o resultado...
Tecnologia não substitui inteligência
Tal como o exemplo da russa que se fez injectar com silicone para ficar igual a um desenho animado bem demonstra, a tecnologia, só, não chega: é também preciso juízo para bem a utilizar. A tecnologia pode ser «um problema» ou «uma solução», consoante a capacidade de quem a utiliza.. ou tenta utilizar... Mas nunca pode substituir a inteligência.
PUBLICIDADE
Expresso nas Redes
Pub