131
Anterior
Carta aberta do reitor da Universidade de Lisboa ao primeiro-ministro
Seguinte
Rebentamento de conduta de água em Alcântara cria caos
Página Inicial   >  Atualidade / Arquivo   >   Passos Coelho de férias no Algarve

Passos Coelho de férias no Algarve

O primeiro-ministro voltou a rumar à Manta Rota para duas semanas de repouso com a família. O que faz? Onde vai? Como é recebido? O Expresso foi ver e conta-lhe.
|

Passos Coelho chegou na quarta-feira ao Algarve, na carrinha particular, uma Renault Clio. Ao lado, o corpo de segurança tem um BMW série 3. Atrás, uma Mercedes Vito e mais tarde um jipe Nissan Pathfinder, com GNR à paisana. Ao todo, há pelo menos dez agentes dedicados ao primeiro-ministro.

O cidadão Passos Coelho parece pouco preocupado em manter a distância com os restantes cidadãos, por motivos de segurança. Habitué da Manta Rota, esforça-se por não alterar as rotinas, apesar da pressão mediática. Educadamente, rejeita pedidos de declarações ou entrevistas e segue o seu caminho com a família, como já fazia antes de ascender ao cargo.

Faturas? Não parecem preocupá-lo


"Sim, ele já costumava vir aqui antes. Há quatro anos que vem cá, diz a funcionária de um restaurante sobre a praia. Pedidos especiais? Nada a registar.

"É um cliente absolutamente normal, como qualquer outro, nem mais nem menos". Não pede fatura, mas o sistema, que é certificado, passa-lha na mesma.

Não procura os populares, mas fala com quem o contata e ouve o que o que dizem. Normalmente, são apenas cumprimentos de circunstância, porque as críticas, guardam-nas para os meios de comunicação social.

"Não acho que esteja a fazer um trabalho muito mau, mas não concordo com o aumento bruto dos impostos", diz Henrique Jorge, empresário, que aluga a casa do lado. "O IVA, o IRC, os pagamentos por conta, os cortes nas pensões e nos subsídios", começa a desfiar-se o rol de queixas do vizinho.

Outro morador, o das traseiras, está aqui há 40 anos. Tem uma horta e também lhe custa a criticar o vizinho, pelo menos de princípio. Mas depois, enquanto apanha uma laranja ou rega as abóboras, lá admite que não lhe soube bem deixar de receber os 250 euros e que passaram a 90, por causa da reforma francesa, de quando esteve emigrado. "Mas isso já foi o outro antes", corrige a mulher. "Isso seja o A ou o B, vai dar tudo ao mesmo", acrescenta.

José, ex-gestor hoteleiro, é mais contundente. "Se o visse, pedia-lhe para deixar de sacar. No outro dia, ele disse que o Governo dele ia ficar na História. E vai, mas por ter atirado o país para a ruína", critica.

Sempre à espreita


Passos Coelho abandona a casa e os fotógrafos e as televisões já estão engatilhados. Os seguranças avisam para não disparar, só com autorização do primeiro-ministro, mas Passos dá sinal e permite que os media façam alguma cobertura do passeio até à praia.

Às seis da tarde, a praia está confusa e os toldos não chegam para as encomendas. "São dez euros uma manhã, dez euros à tarde, se for o dia todo são 12,5", explica o rapaz do concessionário. As filas da frente estão cheias e há quem reserve por 15 dias, a uma média de 125 euros.  Mas Passos, não. Estende a toalha na areia, tal como os seguranças que, depois de um mergulho, ficam misturados com o povo e os paparazzi, na procura de mais uma foto do primeiro-ministro a banhos. 

À tardinha, às vezes, vai ao supermercado, onde também se esquece normalmente da fatura. Fica na fila durante 20 minutos, à espera dos outros fregueses. E José Alves, gerente do Algartalhos, diz que não podia ser mais normal. Com uma pequena exceção: cotonetes, só Johnson. O ano passado não havia. "E este ano, de certeza que esteve à procura nos corredores!". José apressa-se a correr aos armazéns para procurar as cotonetes, não vá o primeiro pedir-lhas.

Quem sabe se as cotonetes são para poder ouvir melhor os cumprimentos e as reclamações dos populares, durante as férias espartanas na Manta Rota.


Veja as fotos que Passos Coelho permitu tirar, no passeio até à praia:



Opinião


Multimédia

Os assassínios, as execuções, as decapitações são as imagens mais chocantes de uma propaganda cada vez mais sofisticada. É a Jihad, que recruta guerrilheiros no ocidente para matar e morrer na Síria. O Expresso seguiu as pisadas de cinco jiadistas portugueses, mostrando quem são e como foram convertidos e radicalizados. E como lutam, como foram morrer - e como já haverá arrependidos com medo de fugir. Reportagem em Londres, no café onde viam jogos de futebol, na universidade onde estudavam e na mesquita onde rezavam. Autoridades e especialistas em terrorismo estão alerta sobre este pequeno mas perigoso grupo, onde corre sangue português - e de onde escorre sangue por Alá.

Desacelerámos a realidade para observar a euforia da liberdade

Ela, Jacarandá, é algarvia. Ele, Katmandu, é espanhol. São linces e agora experimentam a responsabilidade da liberdade: foram soltos esta terça-feira numa herdade alentejana, próxima de Mértola, eles que saíram de centros de reprodução em cativeiro. Foi inédito: nunca tinha acontecido algo assim em Portugal. Estivemos lá e ensaiámos o slow motion.

Geração Z

Mais rápidos, mais capazes, mais solitários, os Z vivem agarrados aos ecrãs, pensam com a ajuda da internet e estão permanentemente preocupados com a bateria do telemóvel. Que geração é esta que nasceu com a viragem do século?

Desaparecidos para sempre no Mar do Norte

O dia 15 de novembro já foi feriado, há 90 anos. A razão foi o desaparecimento de Sacadura Cabral algures no Mar do Norte. Depois de fazer mais de oito mil quilómetros de Lisboa ao Rio de Janeiro, o aviador pioneiro não conseguiu completar o voo entre a cidade holandesa de Amesterdão e a capital portuguesa. Ainda hoje, não se sabe o que aconteceu ao companheiro de Gago Coutinho e tio-avô de Paulo Portas, a quem o Expresso pediu um sms.

Os muros do mundo

Novembro relembrou-nos os muros que caem, mas também os que permanecem e os que se expandem. Berlim aproximou-se de si própria há 25 anos, mas há muros que continuam a desaproximar. Esta é a história de sete deles - diferentes, imprevisíveis, estranhos.

Tudo o que precisa de saber sobre o ébola. Em dois minutos

Porque é que este está a ser o pior surto da história? Como é que os primeiros sintomas se confundem com os de outras doenças? É possível viajar depois de ter contraído o vírus, sem transmitir a doença? E estamos ou não perto de ter uma vacina? O Expresso procurou as respostas a estas e outras dúvidas sobre o ébola.

A última viagem do navio indesejado

Construído nos Estaleiros de Viana e pensado para fazer a ligação entre ilhas nos Açores, o Atlântida foi recusado pelo Governo Regional por alegadamente não atingir a velocidade pretendida. Contando com os custos associados à dissolução do contrato, o prejuízo ascendeu a 70 milhões de euros. Foi agora comprado a "preço de saldo", para mudar de nome e ser reconvertido num cruzeiro na Amazónia. Fizemos a última viagem do Atlântida e vamos mostrar-lhe os segredos do navio.

O papa-medalhas que veio do espaço

O atleta português mais medalhado de sempre, Francisco Vicente, regressou dos campeonatos europeus de veteranos, na Turquia, com novas lembranças ao pescoço. Três de ouro e duas de prata para juntar à coleção. Tem 81 medalhas, uma por cada ano de vida.

Terror religioso está a aumentar

Relatório sobre a Liberdade Religiosa é divulgado esta terça-feira em todo o mundo. Dos 196 países analisados, só em 80 não há indícios de perseguições motivadas pela fé.

Vai pagar mais ou menos IRS? Veja as simulações

Reforma do imposto protege quem tem dependentes a cargo, mas pode penalizar os restantes contribuintes. Função pública e pensionistas vão ter mais dinheiro disponível. Veja simulações para vários casos.

Tem três minutinhos? Vamos explicar-lhe o que muda no orçamento de 350 mil portugueses (e no de muitas empresas)

O novo salário mínimo entrou em vigor. São mais €20 brutos para cerca de 350 mil portugueses (números do Ministério da Segurança Social, porque os sindicatos falam em 500 mil trabalhadores). Mudou o valor, mas também os descontos que as empresas fazem para a Segurança Social. Porque se trata de uma medida que afeta a vida de muitos portugueses, queremos explicar o que se perde e o que se ganha, o que se altera e o que se mantém.

Music fighter: temos Marco Paulo e Bruno Nogueira numa batalha épica

Está preparado para um dos encontros mais improváveis na história da música portuguesa? O humorista Bruno Nogueira e a cantora Manuela Azevedo, dos Clã, pegaram em várias músicas consideradas "pimba" - daquelas que ninguém admite ouvir mas que, no fundo, todos vão dançar assim que começam a tocar - e deram-lhe novos arranjos, num projeto que chegou aos coliseus de Lisboa e do Porto.  "Ninguém, ninguém", de Marco Paulo, tem possivelmente a introdução mais acelerada e frenética do panorama musical português. Mas, no frente-a-frente, quem é o mais rápido? Vai um tira-teimas à antiga?

Dez verdades assustadoras sobre filmes de terror

Este vídeo é como o monstro de "Frankenstein": ganhou vida graças à colagem de partes de alguns dos filmes mais aterrorizantes de sempre. Com uma ratazana mutante e os organizadores do festival de cinema de terror MotelX pelo meio. O Expresso foi à procura das razões que explicam o fascínio pelo terror, com muito sangue (feito de corante alimentar) à mistura. 

A paixão do vinil

Se para muitos o vinil é apenas uma moda que faz parte da cultura do revivalismo vintage, para outros ver o disco girar nunca deixou de ser algo habitual.

Portugal foi herdado, comprado ou conquistado?

Era agosto em Lisboa e, às portas de Alcântara, milhares de homens lutavam por dois reis, participando numa batalha decisiva para os espanhóis e ainda hoje maldita. Aconteceu em agosto de 1580. Mais de 400 anos depois, o Expresso deu-lhe vida, fazendo uma reconstituição do confronto através do recorte e animação digital de uma gravura anónima da época.

O Maradona dos bancos centrais

Dizer que Mario Draghi está a ser uma espécie de Maradona dos bancos centrais pode parecer estranho. Mas não é exagerado. Os jornalistas João Silvestre e Jorge Nascimento Rodrigues explicaram porquê num conjunto de artigos publicado no Expresso em Novembro de 2013 e que venceu em junho deste ano o prémio de jornalismo económico do Santander e da Universidade Nova. O trabalho observa ainda o desempenho de Ben Bernanke no combate à crise, revisita a situação em Portugal e arrisca um ranking dos 25 principais governadores de bancos centrais. Republicamos os artigos num formato especial desenvolvido para a web.


Comentários 131 Comentar
ordenar por:
mais votados
Os jornalistas é que ficaram defraudados...
É uma chatice Passos Coelho comportar-se como uma pessoa normal.

Se ao menos berrasse, se atirasse com a toalha ao chão, se desse duas cambalhotas no ar, para poder dar um bom título de notícia...

Mas ser uma pessoa normal, é uma seca... e não dá notícias de jeito.

Que aborrecido é ser jornalista num país com um primeiro ministro normal!!!
Boa Carlos
Re: Boa Carlos
Re: Boa Carlos
Re: Boa Carlos
Re: Boa Carlos
Re: Boa Carlos
Re: Boa Carlos
Re: Boa Carlos
Re: Boa Carlos
Re: Boa Carlos
Re: Boa Carlos
Re: Boa Carlos
Re: Boa Carlos
Re: Boa Carlos
Re: Boa Carlos
Re: Boa Carlos
Re: Boa Carlos
Re: Boa Carlos
Re: Boa Carlos
Re: Boa Carlos
Boa também ó Dias
Re: Boa também ó Dias
Re: Boa também ó Dias
Re: Boa também ó Dias
Re: Boa também ó Dias
Re: Boa também ó Dias
Re: Boa também ó Dias
Re: Boa Carlos
Re: Boa Carlos
Re: Boa Carlos
Kem me espreita nas dunas?
Re: Os jornalistas é que ficaram defraudados...
Re: Os jornalistas é que ficaram defraudados...
Re: Os jornalistas é que ficaram defraudados...
Re: Os jornalistas é que ficaram defraudados...
Re: Os jornalistas é que ficaram defraudados...
Re: Os jornalistas é que ficaram defraudados...
E as havaianas?
Re: E as havaianas?
Re: E as havaianas?
Re: E as havaianas?
Re: E as havaianas?
Re: Os jornalistas é que ficaram defraudados...
Re: Os jornalistas é que ficaram defraudados...
Ministro defrauda.
ÚLTIMA HORA ... PASSOS MORDIDO POR 2 CARANGUEJOS
- São manifestações organizadas ... só deu para ver que eram vermelhos ... - Gritou Passos ...

E alguns comentadores aqui exclamaram ...
- São comunistas !!!

E os caranguejos seguiram o seu caminho ... indiferentes a provocações ... e troçando ...

- A este foi bem feito ...

Eram caranguejos justiceiros ...

Re: ÚLTIMA HORA ... PASSOS MORDIDO POR 2 CARANGUEJ
Re: ÚLTIMA HORA ... PASSOS MORDIDO POR 2 CARANGUEJ
Jornalistasd...Jornalistas...

O Expresso foi ver e contar... Por favor !! Não preciso..

Para que se preocuparem com isso... O homem não está de férias?

Então, respeitem o seu descanso... Ou será que o Passos não direito a umas férias?

Entendo, ele é uma figura pública, mas há todos os outros dias do ano para os jornalistas seguir-lhe os Passos... Os passos do Passos ...

Por favor !! Por agora uma trégua!!

Arre ! Como esses jornalistas são chatos, desculpem-me senhores jornalistas mas estou a dispensar esse tipo de lixo mediático... No ritmo em que o Expresso está nem nos sanitários, o Passos poderá estar a vontade...

Como é? Acabou? Quero uma entrevista... Quero saber como obrou...
Re: Jornalistasd...Jornalistas...
Re: Jornalistasd...Jornalistas...
Re: Jornalistasd...Jornalistas...
Re: Jornalistasd...Jornalistas...
Re: Jornalistasd...Jornalistas...
Re: Jornalistasd...Jornalistas...
Este inútil tem direito...
!
A comunicação social e os políticos. Os políticos e a comunicação social. Pôrra que até chateia. Há pouco estava a ver a TV pública (deles para fazer propaganda e nossa para pagar) e disseram que iam fazer ligação a Cantanhede porque anda para lá o seguro a papar mais uns almoços e vender a sua banha de cobra. Disseram que iam ouvor o que ele tinha a dizer sobre a privatização da TAP. Arre pôrra digo eu. Mais umas babuseiras de um político ertencente ao partido que arruinou o País e carregou o POVO de impostos como nunca se viu. Um partido que levou o País ao pântano já em 2002 quando guterres deu à sola. É esta corja que nos entra em casa a toda hora e não nos deixa ver um pouco de TV descansados. Essa escumalha que endividou o País até às orelhas ainda têm a grande lata de vender a sua banha de cobra com o nosso dinheiro via financiamento dos partidos. Que mais estará para nos acontecer???
Re: !
Re: !
O Mário Lino que escreve este fait-divers
De certeza que não é o Mario Lino do "jamais".
Então o pobrezinho do !º vai de renault Clio, enquanto os seguranças vão de BMW e mercedes Vito?
Salazar criava galinhas num galinheiro da residência oficial em S. Bento, onde também morava, e a D. Maria, a governanta, matava-as e depenava-as ali mesmo.
De repente lembrei-me desta história, porque esta pseudo mentalidadezinha do 1º a querer misturar-se com o povo, fingindo fazer parte dele, num lugarejo baratucho do Algarve, é tão ou mais populista que as feiras do Portas.
Ele não entende que estender uma toalha na praia rodeado de 10 seguranças, e GNR, não é normal?
  Ele não entende que ate as próprias pessoas que frequentam aquela praia , acham no mínimo caricata e ridícula esta nova forma de ir a banhos, rodeado de GNR e Seguranças por todo o lado?
Se tem a consciência tão tranquila, que vá á praia, mas sem esse aparato de novo riquismo.
Quem não deve, não teme.
Se tem toda essa segurança, ele tem culpas no cartório.
Então, não seja ridículo, e vá para um sítio mais recatado.
Onde ele e toda a gente possa estar em paz.
Sem a pide na praia.
Ño norte da europa, Suécia, Dinamarca, os políticos incluindo os 1º ministros, fazem uma vida normal na rua ou em qualquer lado sem nenhuma segurança.
Porque têm a consciência tranquila.
Nem quero comparar Portugal com esses países.
Portugal é uma nódoa ao lado deles. Em tudo.
Um novo slogan " Praia segura, é na Manta Rota"
Gostei do seu comentário. Parabens
Re: O Mário Lino que escreve este fait-divers
Re: O Mário Lino que escreve este fait-divers
Re:Parabéns!
Re: O Mário Lino que escreve este fait-divers
Re: O Mário Lino que escreve este fait-divers
O piegas foi para os algarbes
O piegas foi para os algarbes , o que a grande maioria dos portugueses carregada de cortes e de austeridade , nem se pode dar ao luxo de pensar sequer.

Sacrifícios , diga-se nunca foi com ele , é bom é a impôr sacrifícios aos outros , sacrifícios que ele próprio não os consegue fazer.

Mas diga-se a verdade , até a praia da Cruz Quebrada já seria boa demais para ele , por isso optou por fugir para a manta rota.
Re: O piegas foi para os algarbes
Re: O piegas foi para os algarbes
passos-coelho-de-ferias-no-algarve
Que Passos Coelho passe férias no Algarve não é de admirar, que as passe na Manta Rota ou na vivenda do Catroga, do Cavaco, ou de Oliveira e Costa é uma questão de somenos importância para os portugueses. A questão importante é que prometeu antes das eleições aquilo que não está a cumprir e por isso só podemos deduzir que mentiu. Acresce ainda que a política que está a seguir está a levar o País ao fundo e o povo à miséria.

viriatoapedrada.blogspot.pt/2012/05/curriculum-vitae-de-passos-coelho.html

viriatoapedrada.blogspot.pt/2012/07/passos-portugal-no-bom-caminho.html

viriatoapedrada.blogspot.pt/2012/04/portugal-beira-da-catastrofe.html

viriatoapedrada.blogspot.pt/2012/03/blog-post_22.html

viriatoapedrada.blogspot.pt/2012/04/um-ano-depois-da-troika-economico.html
Re: passos-coelho-de-ferias-no-algarve
Re: passos-coelho-de-ferias-no-algarve
?
Alguém sabe explicar por que PPC não foi ao funeral de Eurico de Melo?
Re: ?
Re: ?
Re: ?
Re: ?
Re: ?
Re: ?
Mas que abuso!
Isto é intromissão na vida privada...e uma publicidade desnecessária a um dos poucos sítios que ainda valem a pena no Algarve.

PPC autorizou isto?
A anafadinha mulher autorizou que lhe fotografassem a celulite em fato de banho?

Há limites para o que se pode noticiar e fotografar.
E isto não é notícia para o Expresso.
Casal da Ovelha
Então o homem não podia ir com o companheiro Cavaco para o Casal da Ovelha, ou lá como se chama, aproveitavam reuniam ao pequeno almoço e ao jantar, reduziam o corpo de guarda pessoal a metade e podia ser que o padrinho do BPN/SLN arranjasse por lá uma casita para o Pedro, a bom preço.
Passos Coelho de férias no Algarve!
Está a ter aquilo que milhares de portugueses também mereciam ter, e só não têm por culpa dos politicos deste país!
Re: Passos Coelho de férias no Algarve!
Re: Passos Coelho de férias no Algarve!
REFORMADO ROUBADO POR UM GOVERNO DE LADRÕES !!!


ESTÁ A PASSAR FÉRIAS E A COMER COM O QUE ROUBOU AOS REFORMADOS !!!
Re: REFORMADO ROUBADO POR UM GOVERNO DE LADRÕES !!
Re: REFORMADO ROUBADO POR UM GOVERNO DE LADRÕES !!
Re: REFORMADO ROUBADO POR UM GOVERNO DE LADRÕES !!
Re: REFORMADO ROUBADO POR UM GOVERNO DE LADRÕES !!
Re: REFORMADO ROUBADO POR UM GOVERNO DE LADRÕES !!
Re: REFORMADO ROUBADO POR UM GOVERNO DE LADRÕES !!
Re: REFORMADO ROUBADO POR UM GOVERNO DE LADRÕES !!
Epá !!!
o pessoal pode reavivar a infancia de quando ia aos pardais com fisga !!!! só que desta vez podia a fisga ser carregada com tomates !!! podia ser uma boa diversão entre o banho eo sol !!!
REFORMADO ROUBADO POR UM GOVERNO DE LADRÕES !!!

...ACHO QUE VOU ASSALTAR UM BANCO PARA IR DE FÉRIAS !!!

SE ASSALTAM REFORMADOS E NADA ACONTECE...PORQUE NÃO ???
Re: REFORMADO ROUBADO POR UM GOVERNO DE LADRÕES !!
Re: REFORMADO ROUBADO POR UM GOVERNO DE LADRÕES !!
Re: REFORMADO ROUBADO POR UM GOVERNO DE LADRÕES !!
Re: REFORMADO ROUBADO POR UM GOVERNO DE LADRÕES !!
Re: REFORMADO ROUBADO POR UM GOVERNO DE LADRÕES !!
Re: REFORMADO ROUBADO POR UM GOVERNO DE LADRÕES !!
Re: REFORMADO ROUBADO POR UM GOVERNO DE LADRÕES !!
Re: REFORMADO ROUBADO POR UM GOVERNO DE LADRÕES !!
Re: REFORMADO ROUBADO POR UM GOVERNO DE LADRÕES !!
Que estupidez!
Este tipo de comentários é o reflexo da falta de educação das pessoas! Culparem quem está a apanhar por tabela das trampas desses merdas que meteram o país na desgraça em que ele está! E sim um deles está refugiado em França a curtir a vida! Não digam disparates! Este primeiro ministro mais não pode fazer porque a mafia politica portuguesa não deixa! Tem sido sempre assim mesmo antes do 25 de Abril!
Re: Que estupidez!
Comentários 131 Comentar

Últimas


Edição Diária 17.Abr.2014

Leia no seu telemóvel, tablet e computador

PUBLICIDADE

Pub