131
Anterior
Carta aberta do reitor da Universidade de Lisboa ao primeiro-ministro
Seguinte
Rebentamento de conduta de água em Alcântara cria caos
Página Inicial   >  Atualidade / Arquivo   >  Passos Coelho de férias no Algarve

Passos Coelho de férias no Algarve

O primeiro-ministro voltou a rumar à Manta Rota para duas semanas de repouso com a família. O que faz? Onde vai? Como é recebido? O Expresso foi ver e conta-lhe.
|

Passos Coelho chegou na quarta-feira ao Algarve, na carrinha particular, uma Renault Clio. Ao lado, o corpo de segurança tem um BMW série 3. Atrás, uma Mercedes Vito e mais tarde um jipe Nissan Pathfinder, com GNR à paisana. Ao todo, há pelo menos dez agentes dedicados ao primeiro-ministro.

O cidadão Passos Coelho parece pouco preocupado em manter a distância com os restantes cidadãos, por motivos de segurança. Habitué da Manta Rota, esforça-se por não alterar as rotinas, apesar da pressão mediática. Educadamente, rejeita pedidos de declarações ou entrevistas e segue o seu caminho com a família, como já fazia antes de ascender ao cargo.

Faturas? Não parecem preocupá-lo


"Sim, ele já costumava vir aqui antes. Há quatro anos que vem cá, diz a funcionária de um restaurante sobre a praia. Pedidos especiais? Nada a registar.

"É um cliente absolutamente normal, como qualquer outro, nem mais nem menos". Não pede fatura, mas o sistema, que é certificado, passa-lha na mesma.

Não procura os populares, mas fala com quem o contata e ouve o que o que dizem. Normalmente, são apenas cumprimentos de circunstância, porque as críticas, guardam-nas para os meios de comunicação social.

"Não acho que esteja a fazer um trabalho muito mau, mas não concordo com o aumento bruto dos impostos", diz Henrique Jorge, empresário, que aluga a casa do lado. "O IVA, o IRC, os pagamentos por conta, os cortes nas pensões e nos subsídios", começa a desfiar-se o rol de queixas do vizinho.

Outro morador, o das traseiras, está aqui há 40 anos. Tem uma horta e também lhe custa a criticar o vizinho, pelo menos de princípio. Mas depois, enquanto apanha uma laranja ou rega as abóboras, lá admite que não lhe soube bem deixar de receber os 250 euros e que passaram a 90, por causa da reforma francesa, de quando esteve emigrado. "Mas isso já foi o outro antes", corrige a mulher. "Isso seja o A ou o B, vai dar tudo ao mesmo", acrescenta.

José, ex-gestor hoteleiro, é mais contundente. "Se o visse, pedia-lhe para deixar de sacar. No outro dia, ele disse que o Governo dele ia ficar na História. E vai, mas por ter atirado o país para a ruína", critica.

Sempre à espreita


Passos Coelho abandona a casa e os fotógrafos e as televisões já estão engatilhados. Os seguranças avisam para não disparar, só com autorização do primeiro-ministro, mas Passos dá sinal e permite que os media façam alguma cobertura do passeio até à praia.

Às seis da tarde, a praia está confusa e os toldos não chegam para as encomendas. "São dez euros uma manhã, dez euros à tarde, se for o dia todo são 12,5", explica o rapaz do concessionário. As filas da frente estão cheias e há quem reserve por 15 dias, a uma média de 125 euros.  Mas Passos, não. Estende a toalha na areia, tal como os seguranças que, depois de um mergulho, ficam misturados com o povo e os paparazzi, na procura de mais uma foto do primeiro-ministro a banhos. 

À tardinha, às vezes, vai ao supermercado, onde também se esquece normalmente da fatura. Fica na fila durante 20 minutos, à espera dos outros fregueses. E José Alves, gerente do Algartalhos, diz que não podia ser mais normal. Com uma pequena exceção: cotonetes, só Johnson. O ano passado não havia. "E este ano, de certeza que esteve à procura nos corredores!". José apressa-se a correr aos armazéns para procurar as cotonetes, não vá o primeiro pedir-lhas.

Quem sabe se as cotonetes são para poder ouvir melhor os cumprimentos e as reclamações dos populares, durante as férias espartanas na Manta Rota.


Veja as fotos que Passos Coelho permitu tirar, no passeio até à praia:



Opinião


Multimédia

Edwin. O rapaz que aprendeu a sonhar

O que Edwin sabia sobre a vida era sobreviver. Na cabeça dele não cabiam sonhos e os dias eram passados à procura de comida para ele e para a mãe e para o irmão. A fome espreitava nos cantos da barraca de palha no Quénia e ele escondia-se dela como podia - chupar as pedras era uma forma de a enganar. Mas a sorte dele mudou porque alguém viu nele outra coisa. E tudo começou numa dança. Agora, os mesmos dedos que agarravam as pedras tocam hoje teclas de um piano Bechstein. E os pés dele já não estão nus mas calçados. Com chuteiras. Primeiro no Benfica, agora no Estoril, o miúdo de 15 anos que fala como gente grande descobriu que tinha um sonho: ser futebolista. Como Drogba.

Todas as ilhas têm a sua nuvem

Raul Brandão chamou-lhe 'A Ilha Branca'. Como viajante digo que tem um verde diferente das outras oito que com ela formam o arquipélago dos Açores. É tenra, mansa, repousante e simultaneamente desafiante. Esconde segredos como a lenda da Maria Encantada e um vulcão florestado a meio do século passado que nos transporta para uma dimensão sulfurosa e mágica. Obrigatória para projetos de férias de natureza.

Em três quartos de hora não se esquece só a idade. "Esquece-se o mundo"

Maria do Céu dá três voltas ao lar sempre que pode. Edviges vai a todos os velórios, faz hidroginástica e sopas de letras. António dá um apoio na Igreja e nos escuteiros. Tudo é uma ajuda para passar os dias quando se tornam todos iguais. No Pinhal Interior Sul, a região mais envelhecida da União Europeia, quase um terço da população tem mais de 65 anos. Os mais velhos ficaram, os mais novos partiram.

Profissão: Sniper

O Expresso foi ver como são selecionados, que armas usam, para que missões estão preparados os snipers da Força de Operações Especiais do Exército. São uma elite dentro da elite. Um pelotão restrito. Anónimo. Treinam diariamente com um único objetivo: eliminar um alvo à primeira, mesmo que esteja a centenas de metros. Humano ou material. Sem dramas morais, dizem.

Xarém com conquilhas

Especialista em pratos de confeção acessível, com ingredientes ao alcance de qualquer pessoa, Tiger escolheu a gastronomia como forma de estar na vida. Veja, confecione, desfrute e impressione com esta nova receita.

O que se passa dentro da cabeça dele

O que leva um tipo a quem iam amputando uma perna a regressar ao sítio onde os ossos se desfizeram, uma e outra vez, e testar os limites do seu corpo? Resposta: a busca pelo salto perfeito, que ele diz existir dentro dele e que ele encontrará mais dia menos dia. É a fé e a confiança que o movem e o levam a pular para lá do que é exigido a um campeão olímpico e mundial que não tem mais nada a provar a ninguém - a não ser a ele próprio. Este é um trabalho que publicámos em agosto de 2014, quando o saltador se preparava para os Europeus e falava das metas que tinha traçado para 2015 e 2016: mostrar que não estava acabado. Sete meses depois, provou-o no Europeu de pista coberta em Praga, onde venceu este fim de semana.

Amadeu, que aprendeu o mundo no campo e tinha o coração na ponta dos dedos

Em Portugal, a dedicação à língua mirandesa tem nome próprio: Amadeu Ferreira, o jurista da CMVM que - quando todos diziam que "era uma loucura impossível" - arranjou tempo para traduzir "Os Lusíadas", a "Mensagem", os quatro Evangelhos da Bíblia e ainda duas aventuras do Asterix para uma língua que pertence a um cantinho do nordeste português e é falada por menos de 15 mil pessoas. No final de 2014 deu ao Expresso aquela que viria a ser a sua última entrevista. Morreu no passado domingo e esta quinta-feira foi lançada a sua biografia, "O fio das lembranças", com quase 800 páginas.

Temos 16 imagens que não explicam o mundo, mas que ajudam a compreendê-lo

O júri do World Press Photo queria dar o prémio maior da edição deste ano (e talvez das edição todas) a uma fotografia com "potencial para se tornar icónica". A primeira imagem desta fotogaleria, por ser "esteticamente poderosa" e "revelar humanidade", é o que o júri procurava. A fotografia de um casal homossexual russo, a grande vencedora, é a primeira de 16 imagens de uma seleção onde há Messi desolado, migrantes em condições indignas no Mediterrâneo, a aflição do ébola, mistérios afins e etc - são os contrastes do mundo.

Vamos falar de sexo. Seis portugueses revelam tudo o que lhes dá prazer na cama

Neste primeiro episódio de uma série que vai durar sete semanas, seis entrevistados falam abertamente sobre aquilo que lhes dá mais satisfação na intimidade. Sexo em grupo, sexo na gravidez, prazer sem orgasmo e melhor sexo após a menopausa são alguns dos temas referidos nos testemunhos desta semana. O psiquiatra Francisco Allen Gomes explica ainda a razão de muitas mulheres fingirem o orgasmo. O Expresso e a SIC falaram com 33 portugueses que deram a cara e o testemunho de como são na cama. Ao longo das próximas sete semanas, contamos-lhe tudo.

Elvis. Gostamos ou não gostamos?

Ele não é consensual, mas é incontornável. Dispunha de penteado majestoso e patilha marota, aparentava olhar matador e pose atrevida. E deixou canções: umas fáceis e outras nem tanto, por vezes previsíveis e às vezes inesperadas, ora gentis ora aceleradas. E ele, Elvis, nasceu em janeiro de 1934 - há precisamente 40 anos, ao oitavo dia. Temos quatro textos sobre o artista: Nicolau Santos, Rui Gustavo, Nicolau Pais e João Cândido da Silva explicam o que apreciam, o que toleram e o que não suportam.

A última viagem do navio indesejado

Construído nos Estaleiros de Viana e pensado para fazer a ligação entre ilhas nos Açores, o Atlântida foi recusado pelo Governo Regional por alegadamente não atingir a velocidade pretendida. Contando com os custos associados à dissolução do contrato, o prejuízo ascendeu a 70 milhões de euros. Foi agora comprado a "preço de saldo", para mudar de nome e ser reconvertido num cruzeiro na Amazónia. Fizemos a última viagem do Atlântida e vamos mostrar-lhe os segredos do navio.

Desfile de vedetas

Saiba tudo sobre os modelos concorrentes ao Carro do Ano 2015/Troféu Essilor Volante de Cristal. Conheça o essencial sobre os 20 automóveis participantes nesta iniciativa, da estética, às características técnicas, do preço ao consumo. A apresentação ficará completa no dia 3 de janeiro.

Tudo o que precisa de saber sobre o ébola. Em dois minutos

Porque é que este está a ser o pior surto da história? Como é que os primeiros sintomas se confundem com os de outras doenças? É possível viajar depois de ter contraído o vírus, sem transmitir a doença? E estamos ou não perto de ter uma vacina? O Expresso procurou as respostas a estas e outras dúvidas sobre o ébola.

Desacelerámos a realidade para observar a euforia da liberdade

Ela, Jacarandá, é algarvia. Ele, Katmandu, é espanhol. São linces e agora experimentam a responsabilidade da liberdade: foram soltos esta terça-feira numa herdade alentejana, próxima de Mértola, eles que saíram de centros de reprodução em cativeiro. Foi inédito: nunca tinha acontecido algo assim em Portugal. Estivemos lá e ensaiámos o slow motion.


Comentários 131 Comentar
ordenar por:
mais votados
Os jornalistas é que ficaram defraudados...
É uma chatice Passos Coelho comportar-se como uma pessoa normal.

Se ao menos berrasse, se atirasse com a toalha ao chão, se desse duas cambalhotas no ar, para poder dar um bom título de notícia...

Mas ser uma pessoa normal, é uma seca... e não dá notícias de jeito.

Que aborrecido é ser jornalista num país com um primeiro ministro normal!!!
Boa Carlos
Re: Boa Carlos
Re: Boa Carlos
Re: Boa Carlos
Re: Boa Carlos
Re: Boa Carlos
Re: Boa Carlos
Re: Boa Carlos
Re: Boa Carlos
Re: Boa Carlos
Re: Boa Carlos
Re: Boa Carlos
Re: Boa Carlos
Re: Boa Carlos
Re: Boa Carlos
Re: Boa Carlos
Re: Boa Carlos
Re: Boa Carlos
Re: Boa Carlos
Re: Boa Carlos
Boa também ó Dias
Re: Boa também ó Dias
Re: Boa também ó Dias
Re: Boa também ó Dias
Re: Boa também ó Dias
Re: Boa também ó Dias
Re: Boa também ó Dias
Re: Boa Carlos
Re: Boa Carlos
Re: Boa Carlos
Kem me espreita nas dunas?
Re: Os jornalistas é que ficaram defraudados...
Re: Os jornalistas é que ficaram defraudados...
Re: Os jornalistas é que ficaram defraudados...
Re: Os jornalistas é que ficaram defraudados...
Re: Os jornalistas é que ficaram defraudados...
Re: Os jornalistas é que ficaram defraudados...
E as havaianas?
Re: E as havaianas?
Re: E as havaianas?
Re: E as havaianas?
Re: E as havaianas?
Re: Os jornalistas é que ficaram defraudados...
Re: Os jornalistas é que ficaram defraudados...
Ministro defrauda.
ÚLTIMA HORA ... PASSOS MORDIDO POR 2 CARANGUEJOS
- São manifestações organizadas ... só deu para ver que eram vermelhos ... - Gritou Passos ...

E alguns comentadores aqui exclamaram ...
- São comunistas !!!

E os caranguejos seguiram o seu caminho ... indiferentes a provocações ... e troçando ...

- A este foi bem feito ...

Eram caranguejos justiceiros ...

Re: ÚLTIMA HORA ... PASSOS MORDIDO POR 2 CARANGUEJ
Re: ÚLTIMA HORA ... PASSOS MORDIDO POR 2 CARANGUEJ
Jornalistasd...Jornalistas...

O Expresso foi ver e contar... Por favor !! Não preciso..

Para que se preocuparem com isso... O homem não está de férias?

Então, respeitem o seu descanso... Ou será que o Passos não direito a umas férias?

Entendo, ele é uma figura pública, mas há todos os outros dias do ano para os jornalistas seguir-lhe os Passos... Os passos do Passos ...

Por favor !! Por agora uma trégua!!

Arre ! Como esses jornalistas são chatos, desculpem-me senhores jornalistas mas estou a dispensar esse tipo de lixo mediático... No ritmo em que o Expresso está nem nos sanitários, o Passos poderá estar a vontade...

Como é? Acabou? Quero uma entrevista... Quero saber como obrou...
Re: Jornalistasd...Jornalistas...
Re: Jornalistasd...Jornalistas...
Re: Jornalistasd...Jornalistas...
Re: Jornalistasd...Jornalistas...
Re: Jornalistasd...Jornalistas...
Re: Jornalistasd...Jornalistas...
Este inútil tem direito...
!
A comunicação social e os políticos. Os políticos e a comunicação social. Pôrra que até chateia. Há pouco estava a ver a TV pública (deles para fazer propaganda e nossa para pagar) e disseram que iam fazer ligação a Cantanhede porque anda para lá o seguro a papar mais uns almoços e vender a sua banha de cobra. Disseram que iam ouvor o que ele tinha a dizer sobre a privatização da TAP. Arre pôrra digo eu. Mais umas babuseiras de um político ertencente ao partido que arruinou o País e carregou o POVO de impostos como nunca se viu. Um partido que levou o País ao pântano já em 2002 quando guterres deu à sola. É esta corja que nos entra em casa a toda hora e não nos deixa ver um pouco de TV descansados. Essa escumalha que endividou o País até às orelhas ainda têm a grande lata de vender a sua banha de cobra com o nosso dinheiro via financiamento dos partidos. Que mais estará para nos acontecer???
Re: !
Re: !
O Mário Lino que escreve este fait-divers
De certeza que não é o Mario Lino do "jamais".
Então o pobrezinho do !º vai de renault Clio, enquanto os seguranças vão de BMW e mercedes Vito?
Salazar criava galinhas num galinheiro da residência oficial em S. Bento, onde também morava, e a D. Maria, a governanta, matava-as e depenava-as ali mesmo.
De repente lembrei-me desta história, porque esta pseudo mentalidadezinha do 1º a querer misturar-se com o povo, fingindo fazer parte dele, num lugarejo baratucho do Algarve, é tão ou mais populista que as feiras do Portas.
Ele não entende que estender uma toalha na praia rodeado de 10 seguranças, e GNR, não é normal?
  Ele não entende que ate as próprias pessoas que frequentam aquela praia , acham no mínimo caricata e ridícula esta nova forma de ir a banhos, rodeado de GNR e Seguranças por todo o lado?
Se tem a consciência tão tranquila, que vá á praia, mas sem esse aparato de novo riquismo.
Quem não deve, não teme.
Se tem toda essa segurança, ele tem culpas no cartório.
Então, não seja ridículo, e vá para um sítio mais recatado.
Onde ele e toda a gente possa estar em paz.
Sem a pide na praia.
Ño norte da europa, Suécia, Dinamarca, os políticos incluindo os 1º ministros, fazem uma vida normal na rua ou em qualquer lado sem nenhuma segurança.
Porque têm a consciência tranquila.
Nem quero comparar Portugal com esses países.
Portugal é uma nódoa ao lado deles. Em tudo.
Um novo slogan " Praia segura, é na Manta Rota"
Gostei do seu comentário. Parabens
Re: O Mário Lino que escreve este fait-divers
Re: O Mário Lino que escreve este fait-divers
Re:Parabéns!
Re: O Mário Lino que escreve este fait-divers
Re: O Mário Lino que escreve este fait-divers
O piegas foi para os algarbes
O piegas foi para os algarbes , o que a grande maioria dos portugueses carregada de cortes e de austeridade , nem se pode dar ao luxo de pensar sequer.

Sacrifícios , diga-se nunca foi com ele , é bom é a impôr sacrifícios aos outros , sacrifícios que ele próprio não os consegue fazer.

Mas diga-se a verdade , até a praia da Cruz Quebrada já seria boa demais para ele , por isso optou por fugir para a manta rota.
Re: O piegas foi para os algarbes
Re: O piegas foi para os algarbes
passos-coelho-de-ferias-no-algarve
Que Passos Coelho passe férias no Algarve não é de admirar, que as passe na Manta Rota ou na vivenda do Catroga, do Cavaco, ou de Oliveira e Costa é uma questão de somenos importância para os portugueses. A questão importante é que prometeu antes das eleições aquilo que não está a cumprir e por isso só podemos deduzir que mentiu. Acresce ainda que a política que está a seguir está a levar o País ao fundo e o povo à miséria.

viriatoapedrada.blogspot.pt/2012/05/curriculum-vitae-de-passos-coelho.html

viriatoapedrada.blogspot.pt/2012/07/passos-portugal-no-bom-caminho.html

viriatoapedrada.blogspot.pt/2012/04/portugal-beira-da-catastrofe.html

viriatoapedrada.blogspot.pt/2012/03/blog-post_22.html

viriatoapedrada.blogspot.pt/2012/04/um-ano-depois-da-troika-economico.html
Re: passos-coelho-de-ferias-no-algarve
Re: passos-coelho-de-ferias-no-algarve
?
Alguém sabe explicar por que PPC não foi ao funeral de Eurico de Melo?
Re: ?
Re: ?
Re: ?
Re: ?
Re: ?
Re: ?
Mas que abuso!
Isto é intromissão na vida privada...e uma publicidade desnecessária a um dos poucos sítios que ainda valem a pena no Algarve.

PPC autorizou isto?
A anafadinha mulher autorizou que lhe fotografassem a celulite em fato de banho?

Há limites para o que se pode noticiar e fotografar.
E isto não é notícia para o Expresso.
Casal da Ovelha
Então o homem não podia ir com o companheiro Cavaco para o Casal da Ovelha, ou lá como se chama, aproveitavam reuniam ao pequeno almoço e ao jantar, reduziam o corpo de guarda pessoal a metade e podia ser que o padrinho do BPN/SLN arranjasse por lá uma casita para o Pedro, a bom preço.
Passos Coelho de férias no Algarve!
Está a ter aquilo que milhares de portugueses também mereciam ter, e só não têm por culpa dos politicos deste país!
Re: Passos Coelho de férias no Algarve!
Re: Passos Coelho de férias no Algarve!
REFORMADO ROUBADO POR UM GOVERNO DE LADRÕES !!!


ESTÁ A PASSAR FÉRIAS E A COMER COM O QUE ROUBOU AOS REFORMADOS !!!
Re: REFORMADO ROUBADO POR UM GOVERNO DE LADRÕES !!
Re: REFORMADO ROUBADO POR UM GOVERNO DE LADRÕES !!
Re: REFORMADO ROUBADO POR UM GOVERNO DE LADRÕES !!
Re: REFORMADO ROUBADO POR UM GOVERNO DE LADRÕES !!
Re: REFORMADO ROUBADO POR UM GOVERNO DE LADRÕES !!
Re: REFORMADO ROUBADO POR UM GOVERNO DE LADRÕES !!
Re: REFORMADO ROUBADO POR UM GOVERNO DE LADRÕES !!
Epá !!!
o pessoal pode reavivar a infancia de quando ia aos pardais com fisga !!!! só que desta vez podia a fisga ser carregada com tomates !!! podia ser uma boa diversão entre o banho eo sol !!!
REFORMADO ROUBADO POR UM GOVERNO DE LADRÕES !!!

...ACHO QUE VOU ASSALTAR UM BANCO PARA IR DE FÉRIAS !!!

SE ASSALTAM REFORMADOS E NADA ACONTECE...PORQUE NÃO ???
Re: REFORMADO ROUBADO POR UM GOVERNO DE LADRÕES !!
Re: REFORMADO ROUBADO POR UM GOVERNO DE LADRÕES !!
Re: REFORMADO ROUBADO POR UM GOVERNO DE LADRÕES !!
Re: REFORMADO ROUBADO POR UM GOVERNO DE LADRÕES !!
Re: REFORMADO ROUBADO POR UM GOVERNO DE LADRÕES !!
Re: REFORMADO ROUBADO POR UM GOVERNO DE LADRÕES !!
Re: REFORMADO ROUBADO POR UM GOVERNO DE LADRÕES !!
Re: REFORMADO ROUBADO POR UM GOVERNO DE LADRÕES !!
Re: REFORMADO ROUBADO POR UM GOVERNO DE LADRÕES !!
Que estupidez!
Este tipo de comentários é o reflexo da falta de educação das pessoas! Culparem quem está a apanhar por tabela das trampas desses merdas que meteram o país na desgraça em que ele está! E sim um deles está refugiado em França a curtir a vida! Não digam disparates! Este primeiro ministro mais não pode fazer porque a mafia politica portuguesa não deixa! Tem sido sempre assim mesmo antes do 25 de Abril!
Re: Que estupidez!
Comentários 131 Comentar

Últimas

Ver mais
Receba a nova Newsletter
Ver Exemplo

Pub