21 de abril de 2014 às 10:37
Página Inicial  ⁄  Atualidade / Arquivo   ⁄  Partido de Xanana Gusmão lidera eleições em Timor

Partido de Xanana Gusmão lidera eleições em Timor

Conselho Nacional da Reconstrução de Timor-Leste, do atual primeiro-ministro, Xanana Gusmão, lidera as eleições no país, quando já estão contabilizados mais de 300 mil votos.
Lusa
Contagem dos votos já começou António Amaral/Lusa Contagem dos votos já começou

Mais de 645 mil eleitores timorenses foram hoje chamados às urnas para votar nas terceiras eleições legislativas do país, cujo 10º aniversário da restauração da independência foi celebrado no passado mês de maio.

Segundo resultados provisórios do escrutínio divulgados pelo Secretariado Técnico da Administração Eleitoral e quando estão contados 319.781 votos de um universo de 645.624 eleitores, o Conselho Nacional da Reconstrução de Timor-Leste (CNRT), do atual primeiro-ministro, Xanana Gusmão, lidera a contagem com 111.781 votos.

Em segundo lugar encontra-se a Frente Revolucionária do Timor-Leste Independente (Fretilin, oposição), do antigo primeiro-ministro Mari Alkatiri, com 97.442 votos, seguido do Partido Democrático, do presidente do parlamento nacional Fernando La Sama de Araújo, com 31.193.

Nuno Melo elogia processo eleitoral


O eurodeputado do CDS-PP, Nuno Melo, que chefia uma missão de observação eleitoral de eurodeputados às eleições legislativas de Timor Leste, disse que é "evidente uma estabilização do processo democrático no país".

"Nós estamos sete deputados europeus, visitei algumas mesas de voto e o que me parece muito evidente é uma estabilização do processo democrático em Timor, com mesas de voto muito ordenadas, sem que se tenha registado nenhum incidente", disse Nuno Melo aos jornalistas.

Segundo o eurodeputado português, nota-se no processo eleitoral muita organização e transparência.

 

Comentários 1 Comentar
ordenar por:
mais votados ▼
E o petróleo,Xanana?
Isso é que vocês sãouns cowboys da politica!
PUBLICIDADE
Expresso nas Redes
Pub