Siga-nos

Perfil

Expresso

  • O que apareceu, permaneceu e desapareceu das 10.808 palavras de ano novo de Cavaco

    Sociedade

    Raquel Albuquerque

    A mensagem de ano novo de Cavaco Silva é a nona desde o início dos seus mandatos como Presidente da República. Desde então, e numa média de onze minutos por mensagem, Cavaco utilizou um total de 10.808 palavras para antecipar os novos anos - "futuro" foi dos termos mais repetidos. Ao longo dos últimos dias, o Expresso escreveu a história de nove números distintos - esta sexta-feira, publicamos o último artigo. E o número é 10.808

  • A lógica de abordar o problema

    Sociedade

    Maria João Bourbon

    São 150 milhões de euros que o Governo disponibiliza para o fundo "Portugal Inovação Social", destinado a apoiar projetos e instituições de empreendedorismo social. Há uma plataforma, Iniciativa para a Economia Cívica, que quer candidatar-se a este fundo e revolucionar a forma de abordar problemas da sociedade. E há ainda o caso do Fundão, que se junta a esta plataforma, para ir ainda mais longe no seu plano de inovação local. O Expresso continua a contar diariamente a história de um número - hoje é 150.000.000.

  • Este era um sítio de moinhos, de vento, ninguém queria vir para aqui

    Sociedade

    Maria João Bourbon e André de Atayde

    Há um certo lema, "Honra os teus avós", que serviu um homem e uma família. Alfredo Roque Gameiro, um dos maiores aguarelistas portugueses do seu tempo, proclamava-o. Agora, no ano em que se comemora o 150º aniversário do seu nascimento, é um dos netos que cumpre o lema. Recorda o avô e histórias de família, na intimidade de uma casa onde o artista viveu (e onde uma exposição olha para a sua vida e obra). O Expresso continua a contar diariamente a história de um número - hoje é 150.

  • Acredite-se ou não, é bom ter mais oito

    Sociedade

    Raquel Albuquerque

    Diogo Ortega criou uma empresa em Portugal depois de a avó se ter enganado a tomar um comprimido e Dick Stroud escreveu um livro no Reino Unido sobre as várias oportunidades de negócio para responder às necessidades da população mais velha. Em três décadas, a esperança média de vida em Portugal aumentou oito anos e as estimativas apontam para o envelhecimento da população se vá acentuar. Durante os próximos dias, o Expresso conta a história de um número - hoje é 8.

  • Não é submissão nem absorção

    Sociedade

    Maria João Bourbon

    Desde que chegou ao Vaticano, Francisco já realizou seis viagens fora de Itália. Em quase todas, procurou erguer pontes entre realidades diferentes: chegou estrangeiro e saiu amigo. Durante os próximos dias, o Expresso conta a história de um número - hoje é 6.

  • A lenda 53 mil

    Sociedade

    Raquel Albuquerque

    Esta é uma história sobre descabeçadores e ronqueadores, sobre prodígios e milagres, sobre atum e o Ramirez (que se confundiram). E temos conservas, indústria que em 2013 exportou 53 mil toneladas - um número só equiparável ao de 1923. Durante os próximos dias, o Expresso conta a história de um número - hoje é 53.000.

  • Cancela, o homem do mistério 765

    Sociedade

    Maria João Bourbon

    Ele, que é galego, dispõe de 765 exemplares de 27 países do guia Michelin. Fomos descobrir o mistério que é este homem e os guias dele - há relatos de guerra, estrelas que não caem do céu, afirmações visionárias e listas telefónicas. Durante os próximos dias, o Expresso vai contar a história de um número - hoje é 765.

  • Os long days dos 1.211

    Sociedade

    Raquel Albuquerque

    Os 1.211 portugueses que se inscreveram na Ordem dos Enfermeiros no Reino Unido em 2013 representam um número cinco vezes mais alto do que há quatro anos. Os enfermeiros saem de Portugal já com vaga assegurada e algumas vezes com o voo e o primeiro mês de alojamento. João Pereira é um deles. Voltar a Portugal? Só num "cenário utópico". Durante os próximos 10 dias, o Expresso vai contar a história de um número  - hoje é 1.211.