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Pagar ou otimizar para ter mais tráfego

Duas ferramentas úteis para aumentar o tráfego do seu site ou blogue são a publicidade pay-per-click (PPC) e a otimização de motores de busca.

Pagar ou otimizar para ter mais tráfego psdgraphics

Se escolher pagar por tráfego via PPC pode recorrer a Google Adwords, Yahoo Search Marketing ou outros serviços semelhantes. Graças a eles, a sua página pode aparecer no topo da página de resultados de uma pesquisa, com um relevo de "sponsored link". Consoante a popularidade da keyword que quiser usar varia o preço por cada clique no seu anúncio.

Se optar pelo caminho gratuito pode tentar otimizar as pesquisas do Google ou outros motores de busca para que o seu site apareça naturalmente no topo dos resultados. É um processo complexo e algo demoroso mas que pode valer a pena quando começar a colher os frutos do tráfego adicional para o seu site, que ao contrário de PPC não é pago.

Não precisa de optar por apenas um destes caminhos, mas visto que um deles é pago talvez seja bom considerar qual destas ferramentas melhor se aplica ao seu site ou blogue. Faça estas três perguntas:

1 - Qual é o orçamento disponível?


Se os fundos são escassos então opte pela otimização de motores de busca. Se optar por publicidade PPC deve começar com um orçamento de 5 a 10 euros por dia. A grande vantagem deste método é a rapidez com que pode ganhar tráfego. Outro benefício é a proteção contra as mudanças nos algoritmos dos motores de busca - as quais podem fazer o seu site desaparecer do topo dos resultados para uma determinada keyword - que não afetam a posição dos anúncios pelos quais está a pagar.

2 - Qual é o custo médio por clique?


Cada keyword tem um custo médio por cliques, que aumenta quanto mais concorrida for uma determinada keyword. A Google disponibiliza uma ferramenta chamada Traffic Estimator que o ajuda a perceber qual o custo base para uma determinada keyword. Como já foi mencionado, os custos variam consoante a popularidade da keyword, por isso cabe-lhe a si decidir se as vantagens deste método justificarão o custo.

3 - Até que ponto são competitivas as pesquisas na sua área?


No caso de determinadas keywords ou áreas de negócio é quase impossível para uma startup ultrapassar empresas já estabelecidas nos resultados para uma determinada keyword. Nestes casos pagar por tráfego poderá ser a melhor alternativa, se estiver disposto (e tiver os fundos para o fazer).