A entrevista que interessa: Malik explica porque deixou os One Direction (envolve caminhos desviantes, diz ele)

Anterior
Vídeo: Momento hilariante de José Sócrates em Nova Iorque
Seguinte
Não dá para trocar os mineiros chilenos pelo Governo português?
Página Inicial   >  Blogues  >  100 reféns  >  Os popós de luxo dos senhores das Águas de Portugal

Os popós de luxo dos senhores das Águas de Portugal

Já conhecíamos o Senhor dos anéis. Agora, numa altura em que o Senhor deve andar a vender os anéis, ficámos a conhecer os Senhores das Águas de Portugal. E um estranho fetiche por popós topo de gama. Gastam que se fartam.
|

Este é um daqueles casos que só veio a público porque tudo o que é em demasia acaba por feder. E a água choca sente-se à distância. Resumindo: foi notícia porque apesar das muitas viaturas que as Águas de Portugal (AdP) já possuía para uso de quadros intermédios e gestores em 2010, e tendo em conta a conjuntura em que nos encontramos, estes senhores continuaram a renovar a frota como se fossem correr o Dakar.

E como água não lhes falta, preferiram gastar dinheiro em equipamento automóvel para enfrentar o deserto em que nos encontramos. Foram 34! Novos veículos topo de gama só este ano. BMW´s, Renault, Citroen, etc. À escolha do freguês que a "besta" do contribuinte paga, mesmo que não tenha dinheiro para trocar a sua própria viatura. São 400 o número de automóveis em que os senhores das águas se passeiam. E este valor não inclui veículos de trabalho, piquete etc. Estamos a falar apenas dos veículos para os altos quadros usarem como entenderem. Não será um bocadito para o exagerado? Imoral? Absurdo? Vergonhoso?

O Ministério das Finanças e o do Ambiente acharam que sim (depois de ter ser noticiado, obviamente) e ordenaram a suspensão de "imediato, em todo o universo de empresas pertencentes ao Grupo Águas de Portugal, o plano de renovação da frota automóvel", abrindo, no entanto, uma porta para "situações excepcionais de carácter urgente e inadiável, susceptíveis de comprometer a eficácia do desempenho operacional da empresa". (fonte DN, citando a Lusa)

Mais hilariante é o gasto em gasolina e na manutenção de viaturas. Atente-se: segundo relatório de 2009 só com o popó do Presidente da AdP foi gasta a módica quantia de 12 734 euros, acrescem 2805 euros em combustível. Juntando os valores gastos pelos 5 vogais, dá um total de 71,5 mil euros. Segundo o Correio da manhã "só um dos vogais teve um gasto em combustível de 7186 euros". Que maravilha. Deve ter sido um grande Dakar. Provavelmente ainda fez uma perninha no Mundial de todo o terreno de Marrocos.

A AdP usou, só em 2009, 955 mil euros das garantias estatais de 1,47 milhões. Mostra bem a saúde financeira da Empresa. Mas para além deste tipo de regalias, popós, telemóveis, gasolinas, nunca esquecer que a maioria das chefias das empresas públicas tem um vencimento superior a 4 mil euros/mês. E são tantos os chefes. Milhares. Se virarmos uma empresa pública de pernas para o ar eles caem como os trocos do bolso de um arrumador. E normalmente aumentam órgãos sociais enquanto cortam nos trabalhadores (é ir ver ao relatório).

E com tudo isto o Ministro das Finanças ainda tem a lata de dizer no Parlamento que não sabe onde cortar? Olhe Sr. Ministro corte na "mama" instalada em tudo o que é empresa pública. Só aí tem muito que cortar.


Opinião


Multimédia

Edwin. O rapaz que aprendeu a sonhar

O que Edwin sabia sobre a vida era sobreviver. Na cabeça dele não cabiam sonhos e os dias eram passados à procura de comida para ele e para a mãe e para o irmão. A fome espreitava nos cantos da barraca de palha no Quénia e ele escondia-se dela como podia - chupar as pedras era uma forma de a enganar. Mas a sorte dele mudou porque alguém viu nele outra coisa. E tudo começou numa dança. Agora, os mesmos dedos que agarravam as pedras tocam hoje teclas de um piano Bechstein. E os pés dele já não estão nus mas calçados. Com chuteiras. Primeiro no Benfica, agora no Estoril, o miúdo de 15 anos que fala como gente grande descobriu que tinha um sonho: ser futebolista. Como Drogba.

Em três quartos de hora não se esquece só a idade. "Esquece-se o mundo"

Maria do Céu dá três voltas ao lar sempre que pode. Edviges vai a todos os velórios, faz hidroginástica e sopas de letras. António dá um apoio na Igreja e nos escuteiros. Tudo é uma ajuda para passar os dias quando se tornam todos iguais. No Pinhal Interior Sul, a região mais envelhecida da União Europeia, quase um terço da população tem mais de 65 anos. Os mais velhos ficaram, os mais novos partiram.

Profissão: Sniper

O Expresso foi ver como são selecionados, que armas usam, para que missões estão preparados os snipers da Força de Operações Especiais do Exército. São uma elite dentro da elite. Um pelotão restrito. Anónimo. Treinam diariamente com um único objetivo: eliminar um alvo à primeira, mesmo que esteja a centenas de metros. Humano ou material. Sem dramas morais, dizem.

Xarém com conquilhas

Especialista em pratos de confeção acessível, com ingredientes ao alcance de qualquer pessoa, Tiger escolheu a gastronomia como forma de estar na vida. Veja, confecione, desfrute e impressione com esta nova receita.

O que se passa dentro da cabeça dele

O que leva um tipo a quem iam amputando uma perna a regressar ao sítio onde os ossos se desfizeram, uma e outra vez, e testar os limites do seu corpo? Resposta: a busca pelo salto perfeito, que ele diz existir dentro dele e que ele encontrará mais dia menos dia. É a fé e a confiança que o movem e o levam a pular para lá do que é exigido a um campeão olímpico e mundial que não tem mais nada a provar a ninguém - a não ser a ele próprio. Este é um trabalho que publicámos em agosto de 2014, quando o saltador se preparava para os Europeus e falava das metas que tinha traçado para 2015 e 2016: mostrar que não estava acabado. Sete meses depois, provou-o no Europeu de pista coberta em Praga, onde venceu este fim de semana.

Amadeu, que aprendeu o mundo no campo e tinha o coração na ponta dos dedos

Em Portugal, a dedicação à língua mirandesa tem nome próprio: Amadeu Ferreira, o jurista da CMVM que - quando todos diziam que "era uma loucura impossível" - arranjou tempo para traduzir "Os Lusíadas", a "Mensagem", os quatro Evangelhos da Bíblia e ainda duas aventuras do Asterix para uma língua que pertence a um cantinho do nordeste português e é falada por menos de 15 mil pessoas. No final de 2014 deu ao Expresso aquela que viria a ser a sua última entrevista. Morreu no passado domingo e esta quinta-feira foi lançada a sua biografia, "O fio das lembranças", com quase 800 páginas.

Temos 16 imagens que não explicam o mundo, mas que ajudam a compreendê-lo

O júri do World Press Photo queria dar o prémio maior da edição deste ano (e talvez das edição todas) a uma fotografia com "potencial para se tornar icónica". A primeira imagem desta fotogaleria, por ser "esteticamente poderosa" e "revelar humanidade", é o que o júri procurava. A fotografia de um casal homossexual russo, a grande vencedora, é a primeira de 16 imagens de uma seleção onde há Messi desolado, migrantes em condições indignas no Mediterrâneo, a aflição do ébola, mistérios afins e etc - são os contrastes do mundo.

Vamos falar de sexo. Seis portugueses revelam tudo o que lhes dá prazer na cama

Neste primeiro episódio de uma série que vai durar sete semanas, seis entrevistados falam abertamente sobre aquilo que lhes dá mais satisfação na intimidade. Sexo em grupo, sexo na gravidez, prazer sem orgasmo e melhor sexo após a menopausa são alguns dos temas referidos nos testemunhos desta semana. O psiquiatra Francisco Allen Gomes explica ainda a razão de muitas mulheres fingirem o orgasmo. O Expresso e a SIC falaram com 33 portugueses que deram a cara e o testemunho de como são na cama. Ao longo das próximas sete semanas, contamos-lhe tudo.

Elvis. Gostamos ou não gostamos?

Ele não é consensual, mas é incontornável. Dispunha de penteado majestoso e patilha marota, aparentava olhar matador e pose atrevida. E deixou canções: umas fáceis e outras nem tanto, por vezes previsíveis e às vezes inesperadas, ora gentis ora aceleradas. E ele, Elvis, nasceu em janeiro de 1934 - há precisamente 40 anos, ao oitavo dia. Temos quatro textos sobre o artista: Nicolau Santos, Rui Gustavo, Nicolau Pais e João Cândido da Silva explicam o que apreciam, o que toleram e o que não suportam.

A última viagem do navio indesejado

Construído nos Estaleiros de Viana e pensado para fazer a ligação entre ilhas nos Açores, o Atlântida foi recusado pelo Governo Regional por alegadamente não atingir a velocidade pretendida. Contando com os custos associados à dissolução do contrato, o prejuízo ascendeu a 70 milhões de euros. Foi agora comprado a "preço de saldo", para mudar de nome e ser reconvertido num cruzeiro na Amazónia. Fizemos a última viagem do Atlântida e vamos mostrar-lhe os segredos do navio.

Desfile de vedetas

Saiba tudo sobre os modelos concorrentes ao Carro do Ano 2015/Troféu Essilor Volante de Cristal. Conheça o essencial sobre os 20 automóveis participantes nesta iniciativa, da estética, às características técnicas, do preço ao consumo. A apresentação ficará completa no dia 3 de janeiro.

Tudo o que precisa de saber sobre o ébola. Em dois minutos

Porque é que este está a ser o pior surto da história? Como é que os primeiros sintomas se confundem com os de outras doenças? É possível viajar depois de ter contraído o vírus, sem transmitir a doença? E estamos ou não perto de ter uma vacina? O Expresso procurou as respostas a estas e outras dúvidas sobre o ébola.

Desacelerámos a realidade para observar a euforia da liberdade

Ela, Jacarandá, é algarvia. Ele, Katmandu, é espanhol. São linces e agora experimentam a responsabilidade da liberdade: foram soltos esta terça-feira numa herdade alentejana, próxima de Mértola, eles que saíram de centros de reprodução em cativeiro. Foi inédito: nunca tinha acontecido algo assim em Portugal. Estivemos lá e ensaiámos o slow motion.


Comentários 33 Comentar
ordenar por:
mais votados
O Governo é "cego".
Um Governo que governe bem e acabe com esta roubalheira nacional: é isso que o País precisa.
De cima a baixo estas mordomias milionárias tem que acabar.
Mas será que o Governo é cego?
Será que o Governo é cego ?..
MAS ISTO FOI SUSPENSO PELO GOVERNO!!!!!!!!!!!!
Vocês..isso é muita gente..
Re: MAS ISTO FOI SUSPENSO PELO GOVERNO!!!!!!!!!!!!
Re: O Governo PSD/CDS seria assim:
É!
Re: O Governo é
Res-pon-sa-bi-li-za-ção!!!
Não fosse o caso de serem todos "amigos", bastaria que fosse inspeccionada as contas destas empresas e responsabilizar directamente o presidente.

No meio deste "circo" de carros de luxo, não há responsáveis pelo dinheiro que se gasta? Pela enorme e desnecessária quantidade de quadros superiores?

Será que não têm tomates de demitir e responsabilizar quem gasta desta maneira o nosso dinheiro?
Caso o pretendam, que os façam nas suas empresas privadas, não com o nosso dinheiro...
SOS: Precisa-se de gente séria!
Uma auditoria aos gastos dos gestores públicos, das empresas públicas, diria mesmo de todo o aparelho do Estado. Numa palavra, de todo o universo em que haja dinheiros públicos.

Para haver rigor e equidade nos sacrifícios, o Estado deve e tem de dar o exemplo.

Portugal precisa com urgência de pessoas sérias, é aqui que está o grande problema!

Descoberto o escândalo...que se segue?
A notícia chocou o sacrificado país.
Para já, foram suspensas novas aquisições e o presidente não será reconduzido.

E?

Continuam os 380 carritos+gasolina+via verde a circular, sem mais medidas?
Plafonds para gastos não há?
Devolução dos popós e recuperação de algum investimento?

Parece que fica por aqui.
Ou seja, safaram-se uns quantos (380), o presidente deve levar uma indeminização... e para a próxima aprendam a fazer as coisas sem serem descobertos.

Isto só acontece porque nós deixamos!
Deviam oferecer-nos uns meses de água grátis para compensar!
Mamões rima com ladrões
A ladroagem estava à espreita e instalou-se em tudo o que é empresa pública, recebem chorudos ordenados à custa de quem trabalha e pouco recebe, são premiados com milionários prémios de gestão só porque os prejuízos foram inferiores ao previsto. A ser verdade o que escreve o autor, os visados já deveriam estar presos o que refere não é razoável nem admissível, ou melhor é num país onde os mamões se alimentam da mesma teta dos ladrões que nomeiam para estes cargos.
O mais chocante de tudo isto...
é que só se impediu mais um gasto clientelista porque as bestas foram apanhadas com as "calças em baixo".

O odioso é saber que o Tribunal de Contas teria achado correcto o processo de aquisição de mais 34 viaturas para estes aguadeiros...afinal, os senhores juizes percebem muito bem o que isso é, sabem muito bem como é necessário gastar o nosso dinheiro assim, pois, também, há tempos tiveram direito a uns "BMWzitos" de nada...

O que esta cambada não contou foi com os media...

Não sabem onde cortar? Comecem a cortar umas cabeças e metade do problema fica resolvido...
Detalhando a notícia...

Pedro Serra assumiu a presidência do grupo Águas de Portugal (AdP) em Maio de 2005, sucedendo a Poças Martins. No seu relatório, o Tribunal de Contas considerou que o Grupo AdP vive em situação económico-financeira "débil", afirmando mesmo que há empresas em "risco iminente" e que urge uma reestruturação imediata do sector.

Na auditoria que fez ao grupo -que integra 65 empresas - o Tribunal refere que a AdP Internacional, a AdP Serviços, a AdP Formação e a Reciclamas apresentam "graves problemas estruturais, situações patrimoniais deficitárias e inviabilidade económico-financeira dos seus negócios"

O senhor Pedro Serra deve ser demitido pelo Sócrates... Como exemplo... Para ter moral quando fala em aumento de impostos.
Pois é ... Pedro Serra...

"Mais hilariante é o gasto em gasolina e na manutenção de viaturas. Atente-se: segundo relatório de 2009 só com o popó do Presidente da AdP foi gasta a módica quantia de 12 734 euros, acrescem 2805 euros em combustível..."

Mas o popó não é novo? Gasta tanto em manutenção ?

Re: Pois é ... Pedro Serra...
Re: Pois é ... Pedro Serra...
Portugal só é deficiente
Em gestores sérios e com capacidade de civismo.
Solução - "3 juizes isentos"
Liberdade total a esses 3 juizes, façam as leis para que funcionem,e cumpram-na, CORRUPÇÃO 100 anos de cadeia efectiva, acabem-se com a mama dos partidos, financiem-se eles mesmos,ou acabem-se os partidos ponham-se gestores e paguem-lhes bem , que será sempre muito menos que o que se paga pelas derrapagens etc.
a boa vida
Juntam-se uns quantos amigos e gastam em boas vidas, grandes luxos tudo à conta do contribuinte. Você que está a ler vá trabalhar para pagar...
Que saudades de 1789
Se estivessemos nessa época, por muito menos se cortaram muitas cabeças ...
Cambada de bandidos
alta clilindrada & topo de gama
Não posso defender nem condenar a renovação desta ou de qualquer outra frota automóvel do estado porque não sei quais os custos de manutenção da actual frota nem o custo da nova. Fazê-lo (defender ou condenar) sem ter esta informação é pura demagogia...

Mas concordo que, nos tempos que correm, isso será necessariamente mal visto, logo é de evitar!

Sempre que se fala em frotas automóveis há 2 expressões que são usadas por todos os jornalistas: "alta cilindrada" e "topo de gama". O 1º é subjectivo, o 2º não o é! Apesar disso os nossos jornalistas insistem em rotular qualquer carro como sendo de "alta cilindrada" e "topo de gama"... ou é por desconhecimento ou é por ignorância.

Exemplos, para as marcas de viaturas referidas por este jornalista: o "topo de gama" da BMW é o série 7, da Renault é o Vel Satris e da Citroen é o C6. É destes modelos que estamos a falar?
Ninguém, no ser perfeito juízo e sem estar de má fé, acredita que uma empresa tem uma frota inteira de "topois de gama"!
Re: alta clilindrada & topo de gama
Re: alta clilindrada & topo de gama
Re: alta clilindrada & topo de gama
somatório
O propósito da compra é grave. Mais grave porque só não passou do 'propósito' a propósito do conhecimento público antecipado. Mais grave porque, como em outros (e tantos...) semelhantes exemplos, o Governo ia assinar de cruz. A gravidade aumenta quando o mesmo Governo se limita a dizer 'é pá, não é porreiro comprares agora, pá!...' e, honrada é éticamente, tão simplesmente não questiona a validade (e necessidade) desse maralhal. E, já agora, não deixa também de ser grave quando, do 'lado de cá', se fala de marcas, de valores, de gasolinas, e, pudicamente, se omite o nome desses salafrários!...
Puxem o autoclismo, porra!...
Re: somatório
Cor exclusiva
Fui à Mercedes na semana passada. Contou-me o vendedor que tinham acabado de sair para as AdP dois Mercedes classe E 350 (224 cavalos), sendo que dentro da parafernália de extras, tinham inclusive escolhido uma cor exclusiva.

Palavras para quê? O meu sonho era ser boy!
Re: Cor exclusiva
Re: Cor exclusiva
Re: Cor exclusiva
Comentários 33 Comentar

Últimas

Ver mais
Receba a nova Newsletter
Ver Exemplo

Pub