26/05/2012 atualizado às 19:31
Página Inicial » Blogues » Henrique Raposo, A Tempo e a Desmodo » Os monárquicos

Os monárquicos

As comemorações ocas dos 100 anos da República tiveram um efeito inesperado: o movimento monárquico está mais forte. Eis uma pequena entrevista com um membro da direção da Causa Real.

Henrique Raposo (www.expresso.pt)
8:00 Sexta feira, 8 de outubro de 2010

No mainstream português, o monárquico é um bicho semi-fascista que come democratas ao pequeno-almoço, enquanto se prepara para cantar um faduncho reacionário. Mais: neste mito, os monárquicos pensam todos da mesma maneira, como se fossem comunistas-que-vestem-de-azul. Como é óbvio, os monárquicos de carne e osso não são bem assim. Para compreender melhor esta realidade, resolvi fazer uma pequena entrevista com um membro da direção da Causa Real, João Távora, um dos bloggers mais civilizados da nossa praça.

É impressão minha, ou o movimento monárquico ganhou força nos últimos anos? (Pelo menos, nas redes sociais já são um pequeno exército).

Sim, parece-me que a monarquia ganhou fôlego com o centenário da república . Depois, a Causa Real presidida pelo Paulo Teixeira Pinto trouxe algum pragmatismo, e a direção da Real Associação de Lisboa, que tomou posse há 18 meses, começou a usar as vantagens da Internet e algum profissionalismo na estratégia de comunicação. E, claro, tudo isto deve ser enquadrado na actual degradação da situação política, que tem revitalizado um pouco a nossa (pobre) Causa. Mas, por outro lado, temos limitações muito concretas: a Causa Real e as Reais Associações, não se constituindo como forças políticas de governação, não elegendo autarcas, deputados ou presidentes (apesar do forte suporte social que detêm), sem aspirações a serem clientes da república, lutam com enormes dificuldades de financiamento e patrocínio por parte dos grandes lobbies e empresas.

Não deixa de ser curioso: este crescimento é feito sem o PPM (Partido Popular Monárquico). Esse partido está morto?

O PPM atingiu uma completa insignificância nacional enquanto partido, o que é uma vergonha para a memória de alguns dos seus fundadores. Mas o facto é que esse partido é um contrassenso, dado que a instituição real é suprapartidária: não se pode exigir aos numerosos simpatizantes da monarquia em Portugal que se unam à volta de um mesmo partido, quando a única causa que os une é a fórmula da chefia do Estado (e talvez as cores da bandeira nacional). No resto, divergem em quase tudo, desde a política e a economia até aos costumes.

Por vezes, tenho a impressão de que os monárquicos de hoje repetem o erro dos republicanos de 1910. Ou seja, acham que basta trocar de regime (o rei no lugar do presidente) para que tudo fique melhor. Não acha que muita gente tem esta ilusão?

Concordo que há esse perigo: não nego a evidência de que os grandes males de que Portugal padece são profundos, e estão a montante da forma do regime. Os portugueses continuam viciados no assistencialismo e pouco atreitos a responsabilidades, parecem conformados com um medíocre destino cuja perspetiva não passa do amanhã. Cabe aos monárquicos, dentro das instituições existentes do sistema, estar a favor da mudança e do futuro do país, usando a liberdade que esta república, apesar de tudo, proporciona. Eu defendo a criação dos núcleos monárquicos dentro dos partidos, mas eles têm muito medo de descentrar as "agendas". Só assim se entende como diversas personalidades políticas simpatizantes da monarquia e dispersas pelos vários partidos, algumas de grande craveira e capacidade de influência, sejam tão prudentes na afirmação das suas convicções monárquicas.

Mas ainda há outro perigo: os monárquicos para quem a Causa não faz sentido sem uma colagem a uma ideologia política, normalmente ultraconservadora e que mistura outras vertentes como a religião e valores existenciais. Isso reduziria o sonho a um nicho de patuscos. São planos que urge separar!

Tem a noção de que, aos olhos da grande maioria das pessoas, esses "patuscos" são os "monárquicos"?

Tenho a noção de que há um grande trabalho de comunicação a fazer. O preconceito e a ignorância são barreiras muito difíceis de se ultrapassar. Não se resolve numa geração, só com muito trabalho, sobriedade e coerência. Necessitávamos como de pão para a boca de uma nova geração de grandes referências intelectuais, como aquelas que tivemos no século XX.

Faça login pelo Facebook e comente este artigo!
Página 1 de 2    « Anterior  |  Seguinte »
ordenar por:
mais votados ▼
Profundamente estúpido...
Samm (seguir utilizador), 4 pontos (Interessante), 9:34 | Sexta feira, 8 de outubro de 2010
Os monárquicos são aqueles "bichos estranhos" quem andam por aí, normalmente abastados e com "pedigree genealógico".

Por entre a formalidade e altivez forçada e disfarçada, apenas conseguem dizer que "as monarquias da Europa" são bastante mais desenvolvidas que Portugal.

Dizer que a Grã-Bretanha, a Suécia ou a Bélgica são mais desenvolvidas que nós por serem monarquias, para além de profundamente estúpido, seria o mesmo que dizer que se eu vestir um fato e gravata, sou melhor pessoa, mais educada e culta.
Já agora, se em vez de termos Rei, tivessemos um Sheik ou um Sultão, o mais provável é, espontaneamente, aparecer petróleo em Portugal, não?
 
 Regras da comunidade
    Re: Profundamente estúpido...    Ver comentário
Portugal2013 (seguir utilizador), 2 pontos , 18:49 | Sexta feira, 8 de outubro de 2010
    Re: Profundamente estúpido...    Ver comentário
Portugal2013 (seguir utilizador), 1 ponto , 18:51 | Sexta feira, 8 de outubro de 2010
    Re: Profundamente estúpido...    Ver comentário
Heinkel (seguir utilizador), 1 ponto , 23:21 | Sábado, 9 de outubro de 2010
    Re: Profundamente estúpido...    Ver comentário
woodbeatcool (seguir utilizador), 1 ponto , 11:16 | Sexta feira, 8 de outubro de 2010
    Re: Profundamente estúpido...    Ver comentário
cmatias (seguir utilizador), 1 ponto , 14:40 | Sexta feira, 8 de outubro de 2010
    Re: Profundamente estúpido...    Ver comentário
Heinkel (seguir utilizador), 1 ponto , 23:24 | Sábado, 9 de outubro de 2010
    Aqui vai um ponto.    Ver comentário
Amarulas (seguir utilizador), 1 ponto , 17:51 | Sexta feira, 8 de outubro de 2010
    Re: Profundamente estúpido...    Ver comentário
voxpopuly (seguir utilizador), 1 ponto , 14:32 | Sábado, 9 de outubro de 2010
    Re: Profundamente estúpido...    Ver comentário
MudemAcassete (seguir utilizador), 1 ponto , 17:39 | Sábado, 9 de outubro de 2010
    Re: Profundamente estúpido...    Ver comentário
voxpopuly (seguir utilizador), 2 pontos , 20:02 | Sábado, 9 de outubro de 2010
    Re: Profundamente estúpido...    Ver comentário
MudemAcassete (seguir utilizador), 1 ponto , 20:26 | Sábado, 9 de outubro de 2010
    Re: Profundamente estúpido...    Ver comentário
voxpopuly (seguir utilizador), 1 ponto , 22:00 | Sábado, 9 de outubro de 2010
    Re: Profundamente estúpido...    Ver comentário
MudemAcassete (seguir utilizador), 1 ponto , 22:07 | Sábado, 9 de outubro de 2010
    Re: Profundamente estúpido...    Ver comentário
voxpopuly (seguir utilizador), 1 ponto , 10:39 | Segunda feira, 11 de outubro de 2010
    Re: Profundamente estúpido...    Ver comentário
MudemAcassete (seguir utilizador), 1 ponto , 21:48 | Segunda feira, 11 de outubro de 2010
    Re: Profundamente estúpido...    Ver comentário
MudemAcassete (seguir utilizador), 1 ponto , 20:30 | Sábado, 9 de outubro de 2010
    Re: Profundamente estúpido...    Ver comentário
voxpopuly (seguir utilizador), 1 ponto , 22:31 | Sábado, 9 de outubro de 2010
    Re: Profundamente estúpido...    Ver comentário
MudemAcassete (seguir utilizador), 1 ponto , 20:33 | Sábado, 9 de outubro de 2010
    profundamente nada.....    Ver comentário
voxpopuly (seguir utilizador), 1 ponto , 22:56 | Sábado, 9 de outubro de 2010
    Re: profundamente nada.....    Ver comentário
MudemAcassete (seguir utilizador), 1 ponto , 23:12 | Sábado, 9 de outubro de 2010
    Re: profundamente nada.....    Ver comentário
voxpopuly (seguir utilizador), 1 ponto , 11:09 | Segunda feira, 11 de outubro de 2010
    Re: profundamente nada.....    Ver comentário
MudemAcassete (seguir utilizador), 1 ponto , 21:44 | Segunda feira, 11 de outubro de 2010
    Re: Profundamente estúpido...    Ver comentário
Heinkel (seguir utilizador), 1 ponto , 23:52 | Sábado, 9 de outubro de 2010
    Re: Profundamente estúpido...    Ver comentário
voxpopuly (seguir utilizador), 1 ponto , 11:21 | Segunda feira, 11 de outubro de 2010
    Re: Profundamente estúpido...    Ver comentário
Heinkel (seguir utilizador), 1 ponto , 23:43 | Sábado, 9 de outubro de 2010
    Re: Profundamente estúpido...    Ver comentário
voxpopuly (seguir utilizador), 1 ponto , 11:26 | Segunda feira, 11 de outubro de 2010
    Re: Profundamente estúpido...    Ver comentário
Heinkel (seguir utilizador), 1 ponto , 13:55 | Segunda feira, 11 de outubro de 2010
    Re: Profundamente estúpido...    Ver comentário
voxpopuly (seguir utilizador), 1 ponto , 14:24 | Segunda feira, 11 de outubro de 2010
    Re: Profundamente estúpido...    Ver comentário
Heinkel (seguir utilizador), 1 ponto , 15:15 | Segunda feira, 11 de outubro de 2010
    Re: Profundamente estúpido...    Ver comentário
voxpopuly (seguir utilizador), 1 ponto , 17:58 | Segunda feira, 11 de outubro de 2010
    Re: Profundamente estúpido...    Ver comentário
MudemAcassete (seguir utilizador), 1 ponto , 22:08 | Segunda feira, 11 de outubro de 2010
    Re: Profundamente estúpido...    Ver comentário
Heinkel (seguir utilizador), 1 ponto , 11:23 | Terça feira, 12 de outubro de 2010
    Re: Profundamente estúpido...    Ver comentário
voxpopuly (seguir utilizador), 1 ponto , 17:40 | Sexta feira, 15 de outubro de 2010
Alto lá! Vamos a contas "Reais"...
CM84 (seguir utilizador), 4 pontos (Divertido), 11:04 | Sexta feira, 8 de outubro de 2010
Se os tipos da Causa Real garantirem que pagam tudo, eu "topo".

Atenção, que é pagar mesmo tudo: o Rei; a famelga; a Côrte; as mordomias; as viagens; etc.

Sim, sei que me vão chamar "vendido", e a República que me desculpe pois o problema não é ideológico...

... é mesmo dinheiro.

PS. Rei ou Presidente, é como o Tiririca: pior não fica

 
 Regras da comunidade
    Re: Alto lá! Vamos a contas    Ver comentário
ADATHOR (seguir utilizador), 1 ponto , 14:40 | Sexta feira, 8 de outubro de 2010
    Re: Alto lá! Vamos a contas    Ver comentário
CM84 (seguir utilizador), 2 pontos , 15:12 | Sexta feira, 8 de outubro de 2010
    Re: Alto lá! Vamos a contas    Ver comentário
Heinkel (seguir utilizador), 1 ponto , 0:10 | Domingo, 10 de outubro de 2010
    Re: Alto lá! Vamos a contas    Ver comentário
CM84 (seguir utilizador), 3 pontos , 0:59 | Domingo, 10 de outubro de 2010
    Re: Alto lá! Vamos a contas    Ver comentário
Heinkel (seguir utilizador), 1 ponto , 13:23 | Segunda feira, 11 de outubro de 2010
As "caçadas" dos reis e o Povo na miséria
águiadois (seguir utilizador), 3 pontos (Bem Escrito), 9:14 | Sexta feira, 8 de outubro de 2010
O rigor jornalistico mandaria escrever que as ciomemorações dos 1OO anos Republica tiveram um mérito: houve muita informação histórica sobre o que se passou, os média corresponderam , as Escolas e a sua comunidade interessou-se pelo tema.
Em tempo de crise o que se fez não pareceu mal e o que importa mesmo agora é aprofundar os valores republicanos,levá-los´`a pratica e não abandonar o Povo.
Não abandonar o Povo- como fez a monarquia e os seus monarcas que passavam mais tempo nas caçadas do que propriamente a pensar nas Escolas,Hospitais ou Justiça Social.
 
 Regras da comunidade
    Re: As    Ver comentário
Heinkel (seguir utilizador), 1 ponto , 0:43 | Domingo, 10 de outubro de 2010
A Causa Monárquica e o Ninho de Patuscos
José Telhado (seguir utilizador), 3 pontos (Interessante), 9:57 | Sexta feira, 8 de outubro de 2010
Sempre me fez impressão a atitude dos monárquicos que tentam esconder a nossa História.

Em 1908 o tal regime que eles tanto apregoam era um lodaçal onde já nem eles próprios queriam viver.

É por esse motivo que encontramos quase todos os monárquicos a conspirar contra o João Franco e Sua Magestade D.Carlos.

Poder-se-á dizer com justiça que a vitória da República se deve em parte aos monárquicos que estavam fartos dos erros do Rei e da ditadura de João Franco.

Passados 100 anos vêm os tais patuscos contar estórias de adormecer para iletrados e há ainda um Raposinho que lhes dá a mão com objetivos não muito definidos.

Caro Patusco Raposo: o seu ódio a José Sócrates já era sobejamente conhecido mas talvez deva explicar melhor o seu ataque irracional à República e aos republicanos, porque como diz o nosso povo pelo andar da carruagem se vê quem vai lá dentro e você não pode e não deve disfarçar por muito mais tempo.
 
 Regras da comunidade
    Re: A Causa Monárquica e o Ninho de Patuscos    Ver comentário
Heinkel (seguir utilizador), 1 ponto , 0:02 | Domingo, 10 de outubro de 2010
Monárquicos mais fortes ...
BrincaNareia (seguir utilizador), 3 pontos (Divertido), 11:54 | Sexta feira, 8 de outubro de 2010
e de peito feito. Ei diria até que não lhes cabe um bago de arroz no ônhofe, desde que um monárquico fez a revisão da Constituição Portuguesa a pedido do PSD.

Contentamento redobrado, sabedores que o homem de Massamá não meteu os pés nas comemorações da República.

Só alegrias menino Henri !!

 
 Regras da comunidade
    Re: Monárquicos mais fortes ...    Ver comentário
Lonet (seguir utilizador), 3 pontos , 0:52 | Sábado, 9 de outubro de 2010
    Re: Monárquicos mais fortes ...    Ver comentário
BrincaNareia (seguir utilizador), 2 pontos , 3:57 | Terça feira, 12 de outubro de 2010
    Re: Monárquicos mais fortes ...    Ver comentário
Lonet (seguir utilizador), 2 pontos , 9:56 | Terça feira, 12 de outubro de 2010
    Re: Monárquicos mais fortes ...    Ver comentário
Heinkel (seguir utilizador), 1 ponto , 0:50 | Domingo, 10 de outubro de 2010
    Re: Monárquicos mais fortes ...    Ver comentário
José Telhado (seguir utilizador), 2 pontos , 12:04 | Sexta feira, 8 de outubro de 2010
    Re: Monárquicos mais fortes ...    Ver comentário
Goodwaves (seguir utilizador), 2 pontos , 12:11 | Sexta feira, 8 de outubro de 2010
Os monárquicos
Toni 2 (seguir utilizador), 2 pontos , 10:06 | Sexta feira, 8 de outubro de 2010
Se este País ainda fosse monárquico era bem capaz de estar a discutir se o TGV devia ter uma locomotiva puxada por burros ou cavalos. O Rei andaria de charrete e os seus subditos nobres de cavalo enquanto o povo de burro ou a pé.
 
 Regras da comunidade
O problema de Portugal não é Monarquia versus...
exrei (seguir utilizador), 2 pontos (Interessante), 11:40 | Sexta feira, 8 de outubro de 2010
…república! O problema de Portugal é individualismo e cultura Estado dependente versus espírito empreendedor, sentido de responsabilidade colectiva!

Para mudar Portugal é preciso mudar as mentalidades dos seus dez milhões de habitantes! Uma nova “release” de software precisa-se em todas estas cabeças, ou o “rectângulo” nunca mais descola!

Se não tivesses acontecido a 1ª “República”, eu não tenho dúvida de que, pelo menos, não estaríamos pior do que estamos. E, com grande probabilidade, estaríamos até melhor. Isto porque, muito provavelmente, não teriam acontecido as grandes destruições de valor que o país sofreu com a 1ª república, o Salazarismo e o PREC! E que estamos hoje a pagar bem caro!

Note-se que as monarquias que subsistiram acabaram por se adaptar às novas realidades, que mais não fosse para sobreviver! E acabaram por adoptar e pôr em prática os ideais republicanos! Bem mais do que esta “república das bananas” em que vivemos! Os resultados são bem visíveis!

Adepto dos ideias republicanos, confesso que a única coisa que não gosto nas monarquia moderna é aquela história da sucessão real! Numa monarquia com rei eleito até era capaz de alinhar!Mas como disse no início, essa não é a questão fundamental!
 
 Regras da comunidade
EM TERRA DE CEGOS
aldrabado (seguir utilizador), 1 ponto , 9:43 | Sexta feira, 8 de outubro de 2010
Em terra de cegos, quem tem um olho é rei! Diz o povo na sua imensa sabedoria. Quer isto dizer que aplaude/anseia por governação monárquica? Creio que não! porque desconhece a causa e, sobretudo, porque lhe repugna que alguém reclame privilégios por nascimento! Pela minha parte, o facto do lamento do entrevistado sobre não receberem patrocínios dos grandes lobbies e empresas, é mais do que suficiente para a rejeição! Afinal não passam de mais uns tantos à procura de tachos e prebendas perdidas.... (poderão dizer-me que tachos não, pois já os têm nos partidos e regime actual. Concordo!)
 
 Regras da comunidade
Em tempos de crise,
filipe@rio (seguir utilizador), 1 ponto , 10:59 | Sexta feira, 8 de outubro de 2010
movimentos anti-regime tornam-se mais fortes, mas não necessariamente, expressivos ou maioritários. Não se pode confundir descontentamento à situação política actual, com a vontade de mudar, neste caso, para um regime monárquico, no qual, acredito, a maioria dos portugueses não se revê, principalmente no que concerne aos direitos adquiridos à nascença ou por "mandato divino", digamos assim.
 
 Regras da comunidade
Abaixo a herança de cargos políticos
woodbeatcool (seguir utilizador), 1 ponto , 11:01 | Sexta feira, 8 de outubro de 2010
Parece-me completamente descabido e anti-democrático a herança de cargos políticos. As recordações do feudalismo devem ficar onde pertencem: no passado.
 
 Regras da comunidade
O rei vai nu
BispodeBraga (seguir utilizador), 1 ponto , 11:04 | Sexta feira, 8 de outubro de 2010
A qualidade do expresso no seu máximo.
Somos então presenteados por uma entrevista de um blogger monárquico assumido o menino Henrique Raposos a entrevistar outro fanático e apoiante dos sangues azul, tudo isto na altura das comemorações da república. Conclusão que se pode tirar é que numa república democrática todo o bicho esquisito tem tempo de antena por mais pateta que seja.
P:S- Já agora não me importava de viver numa monarquia desde que eu fosse o rei e vá lá o menino raposo podia ser o meu escravo nº 15 que é o que tem as funções de me bajular que para isso acho que o menino é bom.
 
 Regras da comunidade
fado do embuçado
aldegalense (seguir utilizador), 1 ponto , 11:32 | Sexta feira, 8 de outubro de 2010
a avaliar os comentários aqui publicados que são manifestações notórias da falta de educação generalizada a população portuguesa, a única solução possível seria a nossa integração no Reino de Espanha... ganhamos a monarquia e bons governantes... o pior é que do lado de lá da fronteira também não andam muito contentes... lá também descuraram a educação (boa) dos tempos de Franco... a ambos os estados falta a autoridade, o rigor e o espírito de serviço à Pátria que existiu noutros tempos, os da fidalguia que deu brado nas touradas...
 
 Regras da comunidade
...
juxpot (seguir utilizador), 1 ponto , 11:38 | Sexta feira, 8 de outubro de 2010
Como um estado de direito evoluído pressupõe que todos nasçam e tenham direitos iguais perante a lei, como numa democracia decente os cidadãos devem ser livres de escolher quem comanda os destinos do país, a República é, de longe, um sistema mais positivo que a monarquia.

Há quem tente trazer a terreiro, de forma espúria, a questão de os actuais problemas de Portugal se deverem à matriz republicana do país. Não confundamos as coisas: a crise que Portugal atravessa, deve-se, antes, à gritante falta de ética republicana que os protagonistas políticos em Portugal, de há muitos anos a esta parte, vão padecendo no seu trabalho público...
 
 Regras da comunidade
Monarquia faça-se um referendo.
tegx (seguir utilizador), 1 ponto , 12:55 | Sexta feira, 8 de outubro de 2010
Antes de mais digo que sou monárquico, por convicção não tenho linhagem, nem me preocupa quem a tenha, e nasci depois do 25 de Abril, e os meus pais até tiveram acções pró-activas no 25 de Abril, por isso tenho o direito de dizer o que penso da República.
Assim pelo o pouco que li sobre os 100 anos deste regime, á partida não tem legitimidade em Portugal, pelo seguinte:
1º Em Abril de 1910 a quando das eleições parlamentares o partido repúblicano a elegeu 14 deputados dos 235 deputados parlamentares e só conseguio maioria na camâra de Lisboa;
2º Em 1908 os repúblicanos mataram D. Carlos I e o principe D. Luiz, e o rei foi proclamado nas cortes no parlamento num Estado de Direito, e o assassinato do Chefe de estado foi no mínimo por dois carbonários uma fácção da maçonária do Afonso Costa e de outros.
3º Como em 1908 Portugal já era um Estado de Direito foi instaurado um processo pelo Ministério Público, para apurar quem foi os responsáveis por este hómicidios, imagine-se 1910 já estáva com concluido o apuramento dos responsáveis pelos magistrados do Ministério Público, e hoje pergunto aos repúblicanos onde pára esse processo..
4º Como morreu D. Manuel II 1932 um homem que gozava de prefeita saúde e morre de edema de glote e o seu corpo em poucas horas fica completamente decomposto, impedindo a sua autópsia!!!!
5º( E já agora os inquéritos da morte do General Humbero Delgado e do PM Sá Carneiro)?
 
 Regras da comunidade
    Re: Monarquia faça-se um referendo.    Ver comentário
MudemAcassete (seguir utilizador), 1 ponto , 17:44 | Sábado, 9 de outubro de 2010
    Re: Monarquia faça-se um referendo.    Ver comentário
MudemAcassete (seguir utilizador), 1 ponto , 22:59 | Sábado, 9 de outubro de 2010
Monarquia faça-se um referendo
tegx (seguir utilizador), 1 ponto , 13:16 | Sexta feira, 8 de outubro de 2010
6º Desde de 1910 até hoje têm havido assassinatos políticos, mortes de concidadãos em manifestações, centenas de soldados mortos inúltilmente ao serviço do regime, conspirações políticas, corrupção na sociedade sob a égie repúblicana, tomadas de decisões políticas sem ouvir o povo (adesão UE, Euro, privatizações de empresas como Galp, EDP, envio de tropas para o Iraque, Afeganistão, "e já agora quem mandou vender ouro da reserva nacional")
Por isso por outras não aceito ser governado num regime que me foi imposto sem ser legitimado por todos...
Não aceito ser governado por este rega bofe de desgoverno, não aceito que me tirem as oportunidades de singrar na vida, com este sofuco de impostos, e outros malabarismos de mentiras, quero dizer não a uma República sanguinária, que destruiu a minha identidade de ser português, que me deixou na mercê dos estrangeiros, quero dizer não esta corrupção que ninguém parece se importar...
 
 Regras da comunidade
    Re: Monarquia faça-se um referendo    Ver comentário
JPOSR (seguir utilizador), 1 ponto , 16:05 | Sexta feira, 8 de outubro de 2010
    referendos fazem sentido?    Ver comentário
numars (seguir utilizador), 1 ponto , 2:16 | Sábado, 9 de outubro de 2010
    referendo???    Ver comentário
voxpopuly (seguir utilizador), 1 ponto , 15:23 | Sábado, 9 de outubro de 2010
    Re: referendo???    Ver comentário
MudemAcassete (seguir utilizador), 1 ponto , 23:31 | Sábado, 9 de outubro de 2010
    esta muito saido da casca....    Ver comentário
voxpopuly (seguir utilizador), 1 ponto , 11:35 | Segunda feira, 11 de outubro de 2010
    Re: esta muito saido da casca....    Ver comentário
MudemAcassete (seguir utilizador), 1 ponto , 21:37 | Segunda feira, 11 de outubro de 2010
    nao percebeu..paciencia    Ver comentário
voxpopuly (seguir utilizador), 1 ponto , 11:51 | Quarta feira, 13 de outubro de 2010
    Re: nao percebeu..paciencia    Ver comentário
MudemAcassete (seguir utilizador), 1 ponto , 18:40 | Quarta feira, 13 de outubro de 2010
    "perolas a porcos".....de novo nao percebeu    Ver comentário
voxpopuly (seguir utilizador), 1 ponto , 20:54 | Sexta feira, 15 de outubro de 2010
    Re:    Ver comentário
MudemAcassete (seguir utilizador), 1 ponto , 21:51 | Sexta feira, 15 de outubro de 2010
    Re:    Ver comentário
MudemAcassete (seguir utilizador), 1 ponto , 22:01 | Sexta feira, 15 de outubro de 2010
    tanta estoria para que?    Ver comentário
voxpopuly (seguir utilizador), 1 ponto , 23:57 | Domingo, 17 de outubro de 2010
    Vejo com que o debate tem sido caloroso    Ver comentário
tegx (seguir utilizador), 1 ponto , 13:33 | Segunda feira, 18 de outubro de 2010
    Re: A questão do referendo    Ver comentário
tegx (seguir utilizador), 1 ponto , 13:55 | Segunda feira, 18 de outubro de 2010
    Re: Vejo com que o debate tem sido caloroso    Ver comentário
voxpopuly (seguir utilizador), 1 ponto , 15:02 | Segunda feira, 18 de outubro de 2010
    Re: Vejo com que o debate tem sido caloroso    Ver comentário
tegx (seguir utilizador), 1 ponto , 19:37 | Terça feira, 19 de outubro de 2010
    Re: Vejo com que o debate tem sido caloroso    Ver comentário
voxpopuly (seguir utilizador), 1 ponto , 12:37 | Quarta feira, 20 de outubro de 2010
    Re: tanta estoria para que?    Ver comentário
MudemAcassete (seguir utilizador), 1 ponto , 13:53 | Segunda feira, 18 de outubro de 2010
    Re: Monarquia faça-se um referendo    Ver comentário
Nunograca20 (seguir utilizador), 1 ponto , 17:26 | Sábado, 9 de outubro de 2010
Página 1 de 2    « Anterior  |  Seguinte »
PUB
 
Email
O Expresso no
Arquivo
PUB




O sexo dos anjos pornográficos
8:11 Sexta feira, 25 de maio de 2012, 49
A cara de pau do PS e de Seguro
8:01 Quinta feira, 24 de maio de 2012, 40
UGT e CGTP, traineiras ou porta-aviões?
8:00 Quarta feira, 23 de maio de 2012, 47
Um patinho chamado Miguel Relvas
8:00 Terça feira, 22 de maio de 2012, 61
Hollande é fofo (mas a realidade também)
7:59 Segunda feira, 21 de maio de 2012, 41
Mas os gregos querem o quê?
8:00 Sexta feira, 18 de maio de 2012, 85
A vingança das feias
8:21 Quinta feira, 17 de maio de 2012, 60
Hollande ganhou por quinzeazero
8:00 Quarta feira, 16 de maio de 2012, 79
Então, o Paulo Macedo não era mau?
8:00 Terça feira, 15 de maio de 2012, 43
Adam Smith queimaria esta malta
8:00 Segunda feira, 14 de maio de 2012, 47
Leia aqui toda a informação das últimas 24 horas | últimos 2 dias |  anterior »
MBA
IAB