18 de abril de 2014 às 9:03
Página Inicial  ⁄  Economia  ⁄  Banco  ⁄  Contas  ⁄  Os bancos com os melhores depósitos a prazo

Os bancos com os melhores depósitos a prazo

Se um cliente quiser fazer um depósito tradicional num dos 12 maiores bancos em Portugal vai perceber que o banco com a melhor oferta de juros é o mesmo que tem o spread mínimo no crédito à habitação mais alto do mercado. Clique para visitar o canal Dinheiro
Nuno Alexandre Silva
Em 2009, o valor total de depósitos a prazo constituídos em Portugal por particulares ultrapassava os €116 mil milhões Rui Ôchoa Em 2009, o valor total de depósitos a prazo constituídos em Portugal por particulares ultrapassava os €116 mil milhões

No final de 2009, o valor total de depósitos a prazo constituídos em Portugal por particulares ultrapassava os 116 mil milhões de euros, qualquer coisa como 10,9 mil euros de aforro por cada português se se dividisse o total aplicado em depósitos a prazo no país pelo número de habitantes, actualmente nos 10,6 milhões.

Muito do dinheiro aplicado está no grupo de 12 maiores bancos a operar em Portugal , segundo os recursos captados. Os últimos dados da Associação Portuguesa de Bancos (APB) para os primeiros seis meses de 2009 mostram que a Caixa Geral de Depósitos lidera nos recursos captados, com mais de 62 mil milhões de euros, à frente do Millennium BCP e do Banco Espírito Santo.

Ainda que estes mantenham a liderança da captação dos recursos, outros bancos têm taxas de juro nos depósitos mais generosas, conforme se confirma pela observação dos preçários das instituições. O curioso é perceber que, o banco que oferece a maior taxa de juro nos depósitos a prazo tradicionais, a 1 ano e ao balcão, é o mesmo que apresenta spreads mínimos menos interessantes no crédito à habitação. Se o Finibanco aponta para um spread mínimo de 2,2%, o valor mais elevado entre os 12 maiores bancos em recursos captados, a mesma instituição apresenta juros de 1,50% para um depósito tradicional a taxa fixa para 1 ano no balcão. No campo oposto está o BBVA. O banco espanhol ,que indica que pode conceder empréstimos à habitação com um spread a partir de 0,35%, não vai além de 0,25% de juros para um depósito standard.

Estas são as conclusões que um cliente bancário poderá tirar, partindo de um depósito tradicional de 5000 euros nos 12 maiores bancos a operar em Portugal, mas nos mesmos bancos, há maiores retornos para o dinheiro. Tomados os depósitos a prazo pelo canal de internet até 1 ano, o Barclays, o Banif e o Banco Popular lideram nas ofertas de juros, enquanto a 6 meses, a oferta do Santander Totta e do Finibanco estão muito acima dos juros do mercado.

Comentários 17 Comentar
ordenar por:
mais votados ▼
Atenção, muita atenção....
.... convirá não esquecer o que se passou, ainda há bem pouco tempo, com o BPN, BPP e outros que, se o Governo não interviesse, agora também eram "famosos".

É bom tratar com um Banco como se trata com um stand de vendas de automóveis.

Não compramos um carro a qualquer quiosque. Além da marca, da garantia, da assistência, do valor de venda como usado, queremos saber sempre muito bem com quem lidamos.

E com os Bancos, porque há-de ser diferente. É preciso escolher muito bem e o "preço" não deverá ser a principal razão de escolha. NUNCA......

Bom, mas para além do Banco mais seguro (CGD, sem dúvida) há outras alternativas também interessantes.

Agora, não são todos iguais e, quanto a segurança, há diferenças consideráveis......
Re: Atenção, muita atenção.... Ver comentário
Re: Atenção, muita atenção.... Ver comentário
Re: Atenção, muita atenção.... Ver comentário
Re: Atenção, muita atenção.... Ver comentário
Os bancos com os melhores depósitos a prazo
Por aqui se vê o favor que os bancos nos fazem quando lhes pedimos emprestado, mas também quando nos guardarem o dinheiro e nos dão tais juros.
Quando vou a um Banco fazer u depósito a prazo
pergunto sempre, quanto é que temho que pagar para guardarem o meu dinheiro. Mas falando a sério. O que se passa, quando os bancos pagam 0,5% num depósito a prazo e quando alguém pede um financiamento ou um debito num cartão de credito paga 21%?...Em minha opinião, parece-me que a Mafia foi legalizada...
Re: Quando vou a um Banco fazer u depósito a prazo Ver comentário
Falta o BPN
Que os prazos duram para sempre. Temos uma boa taxa mas nunca a recebemos (nem ao capital)...
Talvez hajam outros bancos como este!...
ui ui
Se eu fosse louco colocaria o meu dinheiro no Finibanco.
E os Certificados de Aforro?
Num momento em que é imperioso fomentar a poupança seria sensato voltar a dignificar os Certificados de Aforro, remunerando adequadamente as pequenas poupanças e voltando a criar uma verdadeira alternativa aos depósitos a prazo, para quem pretende segurança.
O Banco Best é o melhor...
..e nem vem mencionado na lista.

Tem Leilões com a possibilidade de abrir contas a Prazo a 90 dias com 2.25 e de vez em quando até 2.75.
E os Leilões são diários.
Viva
encontrei um depósito de nome "pé de meia"

que aparentemente tem taxas melhores.

http://www.privatbank.pt/...

contudo, não conheço este banco.

Alguém sabe alguma coisa deste banco?

Obrigado!
Re: Viva Ver comentário
assim...
é um banco estrangeiro, portanto, tem suas características próprias:

  - atual sede fica só na capital, nas regiões são apenas promotores
  - oferece sempre altas taxas de juros sobre os depósitos porque casa-matriz permite
  - não oferece cheques, cartões de pagamento, não trabalha com transferências de dinheiro ou com contas de liquidação, porque ainda não ter sido incluído no sistema nacional SIBS
  - dispõe de um sistema de gestão remota de conta– o banco online, Privat Online, que permite realizar pagamentos, consultar o saldo da conta e obter extratos em qualquer local do mundo onde exista acesso à internet
  - é pouco conhecido, não faz muita publicidade
Re: assim... Ver comentário
Os bancos com os melhores depósitos a prazo
Acho imensa piada aos bancos portugueses e não só. Por um lado, vangloriam-se por apresentarem resultados de exploração de milhões, só possível em grande parte, porque investem com o dinheiro dos depósitos dos seus clientes. Em contrapartida remuneram o dinheiro desses mesmos clientes com taxas de juro que são uma vergonha.
PUBLICIDADE
Expresso nas Redes
Pub