Siga-nos

Perfil

Expresso

A semana

A semana, por Martim Silva

Martim Silva (www.expresso.pt)

Polónia

QUEDA DE AVIÃO. A morte brutal de Lech Kaczynski e vários outros altos responsáveis polacos num acidente aéreo na Rússia comoveu o mundo. O funeral será amanhã, domingo, e contará com a presença de Barack Obama, Angela Merkel e Nicolas Sarkozy, entre outros. Do lado português irá Luís Amado. Ontem, ainda havia filas de 10 horas para prestar a última homenagem ao Presidente. Nos últimos dias, a escolha do local para o enterrar, a catedral de Wawel, em Cracóvia, onde estão reis e heróis polacos, já levantou polémica.

Presidenciais

Depois do murro na mesa de Manuel Alegre, continua o incómodo socialista com a candidatura presidencial do poeta. Debaixo de cada pedra aparece um socialista, ora a defender o apoio a Alegre ora a distanciar-se. Um bico-de-obra.

Taguspark

Figo fica de fora. Mas entre os três acusados do caso Taguspark/Figo, temos um ex-governante do PS, João Carlos Silva, e um ex-colaborador de José Sócrates.

Hungria

A direita chega ao poder e, mais significativo, e neste caso preocupante, é que o partido de extrema-direita fica em terceiro lugar nas eleições.

Igreja

O secretário de Estado do Vaticano, empenhado em não deixar adormecer uma polémica que só prejudica a Igreja Católica, veio esta semana dizer que o problema não é a relação entre o celibato e a pedofilia mas entre a homossexualidade e a pedofilia.

CEO no TOP

Zeinal Bava, o presidente-executivo da PT, e António Mexia, líder da EDP, foram esta semana reconhecidos como os melhores Chief Executive Officer (CEO) europeus nas respectivas áreas.

Cimpor

Uma das maiores cimenteiras do país teve mexidas no topo. Entrou Castro Guerra, ex-secretário de Estado de Sócrates, para a presidência. O longo braço do Estado continua bem oleado...

China

TERRAMOTO. A distância pode atenuar a comoção, mas as imagens são impressionantes. Um sismo de grau 6,9 na escala de Richter provocou mais de 500 mortos e 900 feridos em Qinghai, na China, numa região pouco populosa do país e já próxima do Tibete.

Reino Unido

INÉDITO. Foi o primeiro debate televisivo na história do Reino Unido entre candidatos a primeiro-ministro. Brown aguentou, Cameron, o favorito para lhe suceder, esteve ao seu nível, mas a surpresa chamou-ze Nick Clegg, o líder dos liberais-democratas.

Texto publicado na edição do Expresso de 17 de Abril de 2010