Siga-nos

Perfil

Expresso

Altos e baixos - Primeiro Caderno

De Manoel de Oliveira a Cavaco Silva

João Garcia (www.expresso.pt)

Altos...

Manoel de Oliveira, realizador de cinema O seu mais recente filme foi considerado (tal como os de Miguel Gomes e Pedro Costa) um dos dez melhores do ano pela "New Yorker", uma revista de culto. Com 102 anos recém-completados, continua a acumular prémios.

Jéssica Augusto, atleta Há dez anos foi campeã europeia de corta-mato em juniores e no fim de semana conquistou o título para seniores. Tem os melhores tempos em cinco modalidades desportivas e está de olhos postos no Mundial do próximo ano. Respira confiança: há muito tempo que se sente "uma das melhores da Europa".

...e baixos

Luís Amado, ministro dos Negócios Estrangeiros As revelações do WikiLeaks não provam que o Governo tenha mentido sobre os voos da CIA, mas vieram lançar fortes suspeitas. Amado reagiu bem e de pronto, convocando uma conferência de imprensa, mas vai ter uma enorme dificuldade em demonstrar que, em política, nem sempre o que parece é, ao contrário do que dizia Salazar.

Cavaco Silva, Presidente da República A propósito da lei do financiamento partidário voltou a usar o já gasto expediente do promulgo, mas não presta. Desta vez com uma agravante: põe a sua assinatura num diploma que admite ir aumentar a corrupção. E tão mau é que o próprio Presidente pede, desde já, que se preparem "aperfeiçoamentos".

Texto publicado na edição do Expresso de 18 de dezembro de 2010