Siga-nos

Perfil

Expresso

Altos e baixos - Primeiro Caderno

De Jorge Sampaio a Rui Pedro Soares

João Garcia (www.expresso.pt)

Altos... 

Jorge Sampaio, ex-Presidente da República "Não estou nada satisfeito com a qualidade da democracia portuguesa", disse numa entrevista à Antena 1. Acrescentou: "Temos que a requalificar, revitalizar", a começar pelos partidos. Uma reflexão feita na semana que antecede o 25 de Abril e que já mereceu a concordância de Cavaco Silva.

Pinto Monteiro, procurador-geral da República Fica-lhe bem a tentativa, anunciada esta semana, de reconciliar os seus magistrados com a Polícia Judiciária. Mas as contundentes afirmações públicas (a principal das quais feita por um procurador em entrevista ao Expresso, acusando a polícia de recusar algumas investigações) apenas revelam que o mal-estar entre corporações ganhou novas dimensões. Arrisca-se, por isso, a falar sozinho.

  

...e baixos

Inês de Medeiros, deputada Parece que tem as regras, a tradição e o Regimento do seu lado, e por isso o Parlamento vai pagar-lhe uma viagem por semana entre Lisboa (círculo por onde foi eleita) e Paris (onde tem residência). Se quiser justificar o encargo acrescido que representa para os contribuintes, a deputada vai ter de trabalhar muito, e bem.

Rui Pedro Soares, ex-administrador da PT Recusou prestar declarações à comissão parlamentar de inquérito à compra da TVI pela PT. A imagem que deixou é a de quem sabe muito e não pode falar. Calou o que pode ser criminalmente relevante, mas também o que é politicamente importante, assim mostrando que teme os tribunais... mas não só.

Texto publicado na edição do Expresso de 24 de Abril de 2010