Siga-nos

Perfil

Expresso

Morte, ressurreição, passado e futuro

Imagem de “Crucificação de Cristo” (1594) , de Jan Brueghel “O Velho”

getty

Uma reflexão sobre a morte e a vida e a interdependência entre as duas. Da sabedoria antiga para a moderna, com recomendações culturais e personagens de hoje que podiam ser do tempo da Paixão de Cristo.

Depois de amanhã celebra-se a paixão de Cristo, sucessão de acontecimentos que relatam a sua via sacra em direção ao Gólgota, ou Calvário, onde foi crucificado, até à sua ressurreição ao terceiro dia - entre Sexta-feira Santa e o Domingo de Páscoa. A época, cujo nome vem do hebraico Pessach (passagem por cima ou por alto), que no calendário judaico se celebra entre a noite desta sexta até sábado, dia 7 de Abril, começou por comemorar a saída dos judeus do Egito, quando há cerca de 3500 anos o anjo da morte (décima praga do Egito) matou todos os primogénitos, salvo as crianças judias cujos pais tinham preventivamente assinalado os umbrais das portas com sangue do cordeiro.

Para continuar a ler o artigo, clique AQUI
(acesso gratuito: basta usar o código que está na capa da revista E do Expresso. pode usar a app do Expresso - iOS e android - para fotografar o código e o acesso será logo concedido)