Siga-nos

Perfil

Expresso

  • Políticos presos e não presos políticos

    Expresso Longo

    Henrique Monteiro

    Um político preso não tem de ser um preso político. Nunca estes foram acusados de vigarices, de malbaratar dinheiros públicos. Podemos confundir Mandela com o ex-Presidente do Brasil, ou a ex-Presidente da Coreia do Sul e tantos outros políticos que depois ou durante a passagem pelo poder se veem a braços com a justiça? É isto e muito mais - o perigo de guerra com as ameaças americanas e russas, iranianas e israelitas; o otimismo de Centeno e o pessimismo de um sportinguista, além da nova prostituição japonesa. Ah! E recomendações de livros e música em mais um Expresso Longo

  • Expresso Longo

    Henrique Monteiro

    Temos contingente de Defesa que chegue para as nossas necessidades? Conseguimos criar espírito de corpo? Pomos jovens de diferentes origens em contato? Integramos os imigrantes? Alguém ainda sabe a razão de ser do Hino de Portugal? Quem conhece os seus deveres constitucionais?

  • Para que serve uma greve na Função Pública?

    Expresso Longo

    Henrique Monteiro

    Das greves atuais às descritas por Zola, passando por filmes como “Há Lodo no Cais” ou “F.I.S.T.” e Jimmy Hoffa, mas com muito mais para refletir – desde a verdade à necessidade de cabinas telefónicas, passando por táxis aéreos e a Ópera de Palermo e o curso de Feliciano. Há de tudo, como sempre

  • Eles estão a matar a liberdade… aos poucos

    Expresso Longo

    Henrique Monteiro

    Depois de pensarmos que o mundo ia ser uma beleza, após o fim da guerra fria, olhamos à volta e vemos um filme de terror. Xi Jinping, Kim Jon-Un, Rodrigo Duterte, Narendra Modi, os Ayatollhas do Irão, os do costume no Médio-Oriente, Putin na Rússia, os extremistas na Europa, com as eleições de domingo em Itália a não prometerem nada de bom, Trump nos EUA, Temer no Brasil, tendo como sucessores prováveis ou um condenado ou um fascista, Maduro... Enfim, o que aí vai de gente diferente que tem em comum o desprezo pela liberdade e pelo seu espírito. Mas neste Longo fala-se de muita coisa. Também de Marcelo, de Costa, de Rio, de reformas, de carros elétricos e a diesel, de hospitais inteligentes, de falta de papel higiénico, de mamas descaídas e de livros e música e ideias. É ler!

  • Elina Marlene e Bruno Miguel: dois nomes para lembrarmos de nos esquecer

    Expresso Longo

    Henrique Monteiro

    O populismo e a demagogia - raízes históricas e frases para sempre. O adeus de Passos, o encontro de Rio com Costa, o lóbi de Barroso, coisas sérias como a guerra na Síria e novidades da medicina, além de estranhezas da ciência. Cafés a fecharam, as emissões de carbono dos carros elétricos e uma inédita aterragem de emergência. Querem mais? Neste Expresso Longo há ainda dois livros recomendados, uma peça de teatro, uma ópera e uma exposição. Vamos lá a isto!

  • Foi Carnaval, e já houve quem levasse a mal

    Expresso Longo

    Henrique Monteiro

    A história do Carnaval em poucas linhas, a questão de se assumir ou não a homossexualidade e a importância ou falta dela que essas escolha tem para a política; a corrupção em diversos países, a ascensão dos Ciudadanos em Espanha, o défice americano o nosso crescimento de 2,7%, melhor desde 2000, os nossos impostos, os milagres de Lourdes, as malvadezas de gente da Oxfam e ainda Jorge Amado, Érico Veríssimo e Vargas Llosa. Tem que ler!