Anterior
Pires de Lima admite convidar Vítor Gaspar para Conselho Nacional do CDS-PP
Seguinte
Governo de Malta demite-se depois de perder votação do Orçamento para 2013
Página Inicial   >  Atualidade / Arquivo   >   Olaias no top 10 das mais bonitas estações do Metro mundiais

Olaias no top 10 das mais bonitas estações do Metro mundiais

A seleção é da "Impact your World", da CNN, e Portugal está representado com a estação das Olaias. Nesta lista não há um vencedor. Todos os espaços são considerados espetaculares.

Históricas, de inspiração romântica ou ultramodernas, na lista onde constam as dez mais bonitas estações de Metropolitano há lugar para todo o tipo de arquiteturas. Os países representados são vários, também, com Portugal a merecer uma referência, graças à estação das Olaias.

Este top 10 não distingue lugares, pelo que não há medalhas de ouro ou de prata. Qualquer das dez estações seleccionadas pela secção "Impact your world", da CNN, consta na lista por mérito próprio, e a ordenação é aleatória.

Veja aqui as estações eleitas:



Opinião


Multimédia

Cheesecake com manjericão e doce de tomate

Especialista em pratos de confeção acessível, com ingredientes ao alcance de qualquer pessoa, Tiger escolheu a gastronomia como forma de estar na vida. Veja, confecione, desfrute e impressione.

Voámos num F-16

Um piloto da Força Aérea voou com uma câmara GoPro do Expresso e temos imagens inéditas e exclusivas para lhe mostrar num trabalho multimédia.

Salada de salmão com sorvete de manga

Especialista em pratos de confeção acessível, com ingredientes ao alcance de qualquer pessoa, Tiger escolheu a gastronomia como forma de estar na vida. Veja, confecione, desfrute e impressione.

Por faróis nunca dantes navegados

São a salvaguarda dos navegantes, a luz que tranquiliza o mar. Há 48 faróis em Portugal continental e nas ilhas. Este é um acontecimento único: todos os faróis e 1830 km de costa disponíveis num mesmo trabalho. Para entendê-los e vê-los, basta navegar neste artigo.

Parecem casulos onde gente hiberna à espera de ver terra

No Porto de Manaus não há barcos, mas autocarros bíblicos que caminham sobre água. Têm vários andares e estão cheios de camas de rede que parecem casulos onde homens, mulheres e crianças aguardam o destino. E há gente a vender o que houver e tiver de ser junto ao Porto. "Como há Copa, tem por aí muito gringo que vem ter com 'nóis'. E então fica mais fácil vender"

O adeus de Lobo Antunes às aulas de medicina

O neurocirurgião deu terça-feira a sua "Última Lição" no auditório do Instituto de Medicina Molecular da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, na véspera de deixar o seu trabalho no serviço nacional de saúde.

Jaguar volta a fabricar desportivo dos anos 60

Até ao verão será fabricado um número limitado de desportivos Jaguar E-Type Lightweight, seguindo todas as especificações originais, incluindo a continuação do número de série das unidades produzidas em 1963.

"Naquela altura estavam continuamente a acontecer primeiras coisas"

Mais do que uma manifestação, o 'primeiro' 1º de Maio é recordado como a grande festa da Revolução dos Cravos, quando o povo saiu às ruas em massa e a união das esquerdas era um sonho possível. "O 1º de Maio seria mais uma primeira coisa, porque naquela altura estavam continuamente a acontecer primeiras coisas." Foi há 40 anos.

Este trabalho não foi visado por qualquer comissão de censura

Aquilo que hoje é uma expressão anacrónica estava em relevo na primeira página do "República", a 25 de Abril de 1974: "Este jornal não foi visado por qualquer comissão de censura". Quarenta anos depois da Revolução, veja os jornais, ouça os sons e compreenda como decorreu o "dia inicial inteiro e limpo", como lhe chamou Sophia. O Expresso falou ainda com cinco gerações de 40 anos e percorreu a "geografia" das Ruas 25 de Abril de todo o país, falando com quem lá mora. Veja a reportagem multimédia.


Comentários 36 Comentar
ordenar por:
mais votados
Estação de Olaias - um caos de feia
Como é possivel? sempre que ali passo penso como foi possivel fazer uma estação tão feia..... sempre "despida" e sem alma...

Se querem uma relamente original e com uma atmosfera fantástica é a estação do PARQUE na linha azul
Re: Estação de Olaias - um caos de feia
Re: Estação de Olaias - um caos de feia
Re: Estação de Olaias - um caos de feia
Re: Estação de Olaias - um caos de feia
Estação das Olaias é espectacular!
São de notícias como estas que os Portugueses precisam!
Primeiro porque é inteiramente justa a atribuição. Depois, talvez os Portugueses comecem a perceber melhor porque estamos em crise e endividados: óptimas vias de comunicação que não existiam, diminuição das incontáveis filas de trânsito que, pelo menos os lisboetas e os portuenses tinham de aguentar todos os dias, escolas secundarias completamente remodeladas, que estavam a cair de podres, túneis, pontes, rotundas, ciclovias, etc, etc, etc. Há alguma aldeia, vila, cidade que possa dizer honestamente que não teve melhoramentos? Ah!pois, agora há que pagar...
Re: Estação das Olaias é espectacular!
Re: Estação das Olaias é espectacular!
Re: Estação das Olaias é espectacular!
Re: Estação das Olaias é espectacular!
Re: Estação das Olaias é espectacular!
Re: Estação das Olaias é espectacular!
Re: Estação das Olaias é espectacular!
Re: Estação das Olaias é espectacular!
Re: Estação das Olaias é espectacular!
Re: Estação das Olaias é espectacular!
Descalabro total???
Re: Descalabro total???
BRILHANTE
Re: BRILHANTE
Re: Estação das Olaias é espectacular!
Re: Estação das Olaias é espectacular!
Re: Estação das Olaias é espectacular!
Re: Estação das Olaias é espectacular!
Não nos cansamos...
Sempre que lá passo, e passo por lá tanta vez desde a sua inauguração, não me canso de lá passar...
Um Tomás Taveira de luxo, uma autêntica preciosidade!
Re: Não nos cansamos...
Re: Não nos cansamos...
O Metro é uma empresa "rica"!
É por estas e por outras que as empresas públicas estão endividadas! Com o dinheiro dos outros eu faço maravilhas! Até devia haver um prémio para os ordenados escandalosos que existem nestas empresas.
APEADEIROS
Será que foram às do Metro de Moscovo? Qualquer de todas as outras ao lado delas, são apeadeiros engraçadinhos...
Não sei se concordo mas....
Não sei se concordo, acho que temos estações com muito mais personalidade e originalidade, como já foi mencionado aqui a estação do Parque. As restantes parecem na sua maioria WC's grandes sem as respectivas sanitas e lavatorios.

Mas todas as estações cá de Lisboa sofrem do mesmo abandono em todos os aspectos, especialmente no que toca a manutenção de elevadores e escadas rolantes.
E apesar de cá em Portugal só termos estações extremamente simples por norma com 1 linha ou 2 no maximo e 2 ou 4 saidas no maximo e mesmo assim falham redondamente na respectiva sinalização e indicações, é curioso ver turistas perdidos as voltas numa estação minuscula de 2 saidas e 1 unica linha.

De resto para quem viu as fotos e não conhecia, tentem procurar online mais fotos da estações russas que são simplesmente colossais e unicas em todo o mundo e aparentemente bastante desconhecidas do publico em geral.

As estações de Viena tem um exterior lindo, algumas curiosamente até se parecem com construções tipicas de templos chineses no seu exterior, mas todas são completamente banais e desinteressantes no interior infelizmente.

Re: Não sei se concordo mas....
¡Bravo!
Me gusta esta noticia, que reenviaré a varios amigos portugueses, que solo ven miseria y tristeza en Portugal. Se equivocan. a vez que yo he hablado de estaciones como la de Olaias, mis amigos se han reido... pero ya ven... estaban equivocados. Acabo de estar, por ejemplo, en Murcia, una ciudad horrorosa, con gente desagradabilísima; ¡cuánto pensé en Lisboa, en Portugal, de gente amable! Ese es un patrimonio, otro más, que ojalá no pierdan los portugueses.
Re: ¡Bravo!
Re: Olaias no top 10 das mais bonitas estaç
Correndo o risco de ser contrariado por todos os que estão aqui a comentar vou no entanto dar a minha opinião.
O metro de Lisboa é uma obra essencial para a cidade, essencial para a mobilidade na cidade, como qualquer grande obra, tem de ter custos, mas poderá dar ainda mais proveitos económicos.
Em lisboa foi dada preferência à beleza das estações (como é caso do noticia) e não há sua funcionalidade. A verdade é que o metro tem uma dúvida brutal, pois fazer estações bonitas é mais caro do que fazer estações funcionais, e passageiros nada. A estação em causa parece um palácio, mas quantas pessoas lá passam por dia? justifica-se? claro que não!
O metro é suposto ser prático para trabalhadores, turistas e cidadãos em geral, não é suposto ser monumento, monumentos temos muitos e bem bonitos.
É por estas coisas que o país está falido.
Podem discordar se quiserem, mas eu tenho o direito à minha opinião.
Re: Olaias no top 10 das mais bonitas estaç
Estação bonita!
Esta e muitas outras e mesmo algumas do Porto que são muito bonitas, o problema é o custo, quem pagou, quem paga! ninguem vem a portugal gastar dinheiro ou dinamizar a economia porque a estação de metro é mais ou menos bonita sendo que muitas vezes um pequeno pormenor é um horror de custo.
Comentários 36 Comentar

Últimas

Pobres de nós

O facto da pobreza ser fundamentalmente relacional ...

Ver mais

Edição Diária 17.Abr.2014

Leia no seu telemóvel, tablet e computador
PUBLICIDADE

Pub