178
Anterior
Portugal e Irlanda apontam o dedo à Grécia em reunião do Eurogrupo
Seguinte
Perdas da banca espanhola são o triplo do resgate a Portugal
Página Inicial   >  Economia  >  OCDE arrasa metas de Vítor Gaspar

OCDE arrasa metas de Vítor Gaspar

A OCDE diz que a economia portuguesa está pior do que o Governo anunciou e que o défice orçamental será superior às metas do ministro das Finanças
|

As metas do défice orçamental anunciadas pelo ministro das Finanças, Vítor Gaspar - de 4,5% em 2012 e 3% em 2013 - podem estar comprometidas caso se confirmem as previsões desfavoráveis da  OCDE  para a evolução da economia em Portugal - mais pessimista que o Governo.

Estas previsões da OCDE implicariam que os portugueses "apertassem" ainda mais o cinto.É que a OCDE estima que  o Produto Interno Bruto (PIB) português caia 3,2% em 2012 e ainda diz que no próximo ano continuará a cair 0,9%.

Ou seja, as previsões da OCDE terão reflexos negativos ao nível do défice orçamental, que assim ficaria acima dos valores anunciados pelo ministro das Finanças, Vítor Gaspar, podendo disparar para 4,6% do PIB ainda este ano e para 3,5% em 2013.





Opinião


Multimédia

Edwin. O rapaz que aprendeu a sonhar

O que Edwin sabia sobre a vida era sobreviver. Na cabeça dele não cabiam sonhos e os dias eram passados à procura de comida para ele e para a mãe e para o irmão. A fome espreitava nos cantos da barraca de palha no Quénia e ele escondia-se dela como podia - chupar as pedras era uma forma de a enganar. Mas a sorte dele mudou porque alguém viu nele outra coisa. E tudo começou numa dança. Agora, os mesmos dedos que agarravam as pedras tocam hoje teclas de um piano Bechstein. E os pés dele já não estão nus mas calçados. Com chuteiras. Primeiro no Benfica, agora no Estoril, o miúdo de 15 anos que fala como gente grande descobriu que tinha um sonho: ser futebolista. Como Drogba.

Em três quartos de hora não se esquece só a idade. "Esquece-se o mundo"

Maria do Céu dá três voltas ao lar sempre que pode. Edviges vai a todos os velórios, faz hidroginástica e sopas de letras. António dá um apoio na Igreja e nos escuteiros. Tudo é uma ajuda para passar os dias quando se tornam todos iguais. No Pinhal Interior Sul, a região mais envelhecida da União Europeia, quase um terço da população tem mais de 65 anos. Os mais velhos ficaram, os mais novos partiram.

Profissão: Sniper

O Expresso foi ver como são selecionados, que armas usam, para que missões estão preparados os snipers da Força de Operações Especiais do Exército. São uma elite dentro da elite. Um pelotão restrito. Anónimo. Treinam diariamente com um único objetivo: eliminar um alvo à primeira, mesmo que esteja a centenas de metros. Humano ou material. Sem dramas morais, dizem.

Xarém com conquilhas

Especialista em pratos de confeção acessível, com ingredientes ao alcance de qualquer pessoa, Tiger escolheu a gastronomia como forma de estar na vida. Veja, confecione, desfrute e impressione com esta nova receita.

O que se passa dentro da cabeça dele

O que leva um tipo a quem iam amputando uma perna a regressar ao sítio onde os ossos se desfizeram, uma e outra vez, e testar os limites do seu corpo? Resposta: a busca pelo salto perfeito, que ele diz existir dentro dele e que ele encontrará mais dia menos dia. É a fé e a confiança que o movem e o levam a pular para lá do que é exigido a um campeão olímpico e mundial que não tem mais nada a provar a ninguém - a não ser a ele próprio. Este é um trabalho que publicámos em agosto de 2014, quando o saltador se preparava para os Europeus e falava das metas que tinha traçado para 2015 e 2016: mostrar que não estava acabado. Sete meses depois, provou-o no Europeu de pista coberta em Praga, onde venceu este fim de semana.

Amadeu, que aprendeu o mundo no campo e tinha o coração na ponta dos dedos

Em Portugal, a dedicação à língua mirandesa tem nome próprio: Amadeu Ferreira, o jurista da CMVM que - quando todos diziam que "era uma loucura impossível" - arranjou tempo para traduzir "Os Lusíadas", a "Mensagem", os quatro Evangelhos da Bíblia e ainda duas aventuras do Asterix para uma língua que pertence a um cantinho do nordeste português e é falada por menos de 15 mil pessoas. No final de 2014 deu ao Expresso aquela que viria a ser a sua última entrevista. Morreu no passado domingo e esta quinta-feira foi lançada a sua biografia, "O fio das lembranças", com quase 800 páginas.

Temos 16 imagens que não explicam o mundo, mas que ajudam a compreendê-lo

O júri do World Press Photo queria dar o prémio maior da edição deste ano (e talvez das edição todas) a uma fotografia com "potencial para se tornar icónica". A primeira imagem desta fotogaleria, por ser "esteticamente poderosa" e "revelar humanidade", é o que o júri procurava. A fotografia de um casal homossexual russo, a grande vencedora, é a primeira de 16 imagens de uma seleção onde há Messi desolado, migrantes em condições indignas no Mediterrâneo, a aflição do ébola, mistérios afins e etc - são os contrastes do mundo.

Vamos falar de sexo. Seis portugueses revelam tudo o que lhes dá prazer na cama

Neste primeiro episódio de uma série que vai durar sete semanas, seis entrevistados falam abertamente sobre aquilo que lhes dá mais satisfação na intimidade. Sexo em grupo, sexo na gravidez, prazer sem orgasmo e melhor sexo após a menopausa são alguns dos temas referidos nos testemunhos desta semana. O psiquiatra Francisco Allen Gomes explica ainda a razão de muitas mulheres fingirem o orgasmo. O Expresso e a SIC falaram com 33 portugueses que deram a cara e o testemunho de como são na cama. Ao longo das próximas sete semanas, contamos-lhe tudo.

Elvis. Gostamos ou não gostamos?

Ele não é consensual, mas é incontornável. Dispunha de penteado majestoso e patilha marota, aparentava olhar matador e pose atrevida. E deixou canções: umas fáceis e outras nem tanto, por vezes previsíveis e às vezes inesperadas, ora gentis ora aceleradas. E ele, Elvis, nasceu em janeiro de 1934 - há precisamente 40 anos, ao oitavo dia. Temos quatro textos sobre o artista: Nicolau Santos, Rui Gustavo, Nicolau Pais e João Cândido da Silva explicam o que apreciam, o que toleram e o que não suportam.

A última viagem do navio indesejado

Construído nos Estaleiros de Viana e pensado para fazer a ligação entre ilhas nos Açores, o Atlântida foi recusado pelo Governo Regional por alegadamente não atingir a velocidade pretendida. Contando com os custos associados à dissolução do contrato, o prejuízo ascendeu a 70 milhões de euros. Foi agora comprado a "preço de saldo", para mudar de nome e ser reconvertido num cruzeiro na Amazónia. Fizemos a última viagem do Atlântida e vamos mostrar-lhe os segredos do navio.

Desfile de vedetas

Saiba tudo sobre os modelos concorrentes ao Carro do Ano 2015/Troféu Essilor Volante de Cristal. Conheça o essencial sobre os 20 automóveis participantes nesta iniciativa, da estética, às características técnicas, do preço ao consumo. A apresentação ficará completa no dia 3 de janeiro.

Tudo o que precisa de saber sobre o ébola. Em dois minutos

Porque é que este está a ser o pior surto da história? Como é que os primeiros sintomas se confundem com os de outras doenças? É possível viajar depois de ter contraído o vírus, sem transmitir a doença? E estamos ou não perto de ter uma vacina? O Expresso procurou as respostas a estas e outras dúvidas sobre o ébola.

Desacelerámos a realidade para observar a euforia da liberdade

Ela, Jacarandá, é algarvia. Ele, Katmandu, é espanhol. São linces e agora experimentam a responsabilidade da liberdade: foram soltos esta terça-feira numa herdade alentejana, próxima de Mértola, eles que saíram de centros de reprodução em cativeiro. Foi inédito: nunca tinha acontecido algo assim em Portugal. Estivemos lá e ensaiámos o slow motion.


Comentários 178 Comentar
ordenar por:
mais votados
ÚLTIMA HORA ... MIGUEL RELVAS AMEAÇA ...
Divulgar vida pessoal de todos os elementos da OCDE ... se continuarem a fazer previsões desfavoráveis com números catastróficos para a economia portuguesa e para aqueles a quem lhes sai do lombo ... o povão ...

Passos e Gaspar incentivam Relvas e dizem- lhe ... " É mesmo assim Relvas ... vai- te a eles ..."

E eu digo ... estamos F....ritos ...
LOL - O torquemada de Tomar Relvas
Teodora Cardoso do BdP
a ver se alguém me responde...
Re: a ver se alguém me responde...
Re: a ver se alguém me responde...
Re: a ver se alguém me responde...
Re: a ver se alguém me responde...
Re: a ver se alguém me responde...
Vejam lá se aprendem alguma coisa com o
ÚLTIMA HORA : O RELVAS é a eminência Parda !
Re: ÚLTIMA HORA ... MIGUEL RELVAS AMEAÇA ...
Infelizmente.....
.... a cena repete-se, somos demasiado "optimistas".

O que é preocupante é que o "efeito Sócrates" está a acabar e, depois disso, o que é que esta rapaziada vai dizer para justificar os seus insucessos.

A desculpa ainda não a conhecemos, a receita já é velha, mais austeridade........
Re: Infelizmente.....
Re: Infelizmente.....
Re: Infelizmente.....
Re: Infelizmente.....
Re: Infelizmente.....
Re: Infelizmente.....
Re: Infelizmente.....
Re: Infelizmente.....
Re: Infelizmente.....
Re: Infelizmente.....
Re: Infelizmente.....
Re: Infelizmente.....
Re: Infelizmente.....
Re: Infelizmente.....
Re: Infelizmente.....
Re: Infelizmente.....
Re: Infelizmente.....
Re: Infelizmente.....
Re: Infelizmente.....
Re: Infelizmente.....
Re: Infelizmente.....
Re: Infelizmente.....
Re: Infelizmente.....
Re: Infelizmente.....
Re: Infelizmente.....
Re: Infelizmente.....
Re: Infelizmente.....
'OCDE arrasa metas de Vítor Gaspar
Esta é mais uma instituição que parece contrariar o governo. Aqui é no entanto preciso alguma cautela. As previsões de recessão para este ano, sendo de 3.2% são 0.1% melhores do que as que foram assumidas por largos meses no principio destes ano e que foram usadas como referência na elaboração do orçamento retificativo: 3.3%. Este valor é consideravelmente pior que o previsto no orçamento deste ano (-2.8%... é por isso que é cómica esta citação "Até agora, tirando o desemprego, o governo acertou."), mas não deixa de ser o valor com que se assume a persecução dos objetivos. Ou seja, se a recessão for menos grave do que a usada nas contas, como é que isso pode pôr em causa o défice deste ano? E reparem que para a Europa, a recessão prevista nunca deixou de ser -3.3%.

Mais preocupante parece ser a previsão de recessão no próximo ano... e essa não estava prevista (tem sido público o PR a ter esperanças que o países recomece crescer lá para o fim do ano).

Porquê então esta sensação de que o governo está em maus lençóis?

Porque julgo que no documento de estratégia e orçamento que enviaram a Bruxelas este ano, aparecem lá previsões muito mais otimistas do que as que deram voz até agora. A estas, Bruxelas e a OCDE tem respondido até agora, "não senhor, não acreditamos". E é isso que não compreendo, se as decisões foram tomadas em função de números pessimistas, porquê arriscar prever agora números otimistas onde pelos vistos ninguém acredita?

Alguém explica?
Faço minhas as palavras de Goodwaves
Re: Faço minhas as palavras de Goodwaves
Re: Faço minhas as palavras de Goodwaves
Re: Faço minhas as palavras de Goodwaves
Re: Faço minhas as palavras de Goodwaves
Re: Faço minhas as palavras de Goodwaves
Re: Faço minhas as palavras de Goodwaves
Re: Faço minhas as palavras de Goodwaves
Re: Faço minhas as palavras de Goodwaves
Re:Nao e agradavel a O.C.D.E. chamar mentiroso ao
Re: Re:Nao e agradavel a O.C.D.E. chamar mentiros
Re:A CLIENTELA ESTA A AUMENTAR
Re: Re:A CLIENTELA ESTA A AUMENTAR
Re: Re:A CLIENTELA ESTA A AUMENTAR
Re: Re:Nao e agradavel a O.C.D.E. chamar mentiros
Re: Faço minhas as palavras de Goodwaves
Re: Faço minhas as palavras de Goodwaves
Re: Faço minhas as palavras de Goodwaves
Re: 'OCDE arrasa metas de Vítor Gaspar
Re: 'OCDE arrasa metas de Vítor Gaspar
Re: 'OCDE arrasa metas de Vítor Gaspar
Já não há paciência para aturar Passos, Gaspar e
Relvas e Macedo. Aliás todos eles....
youtu.be/WdpEXX5tKAw

youtu.be/1iEU6dk0Gyg

youtu.be/K8J8smRM7UA

youtu.be/_Lii0lDGGbI

youtu.be/xcNOHwfPIv4

Relembrando alguns slogans

Nós sabemos ao que vamos.

Nós somos a solução.

O problema é endógeno, a causa chama-se Sócrates.
Re: Relembrando alguns slogans
Relembrando alguns slogans
CALMA!
A OCDE tem sido perita em errar nas previsões...

Para já, os números da economia são maus mas apenas ligeiramente maus.

Pode ser que a coisa se componha!
Não se esqueçam que vêm aí as férias...
Há muito português que deixou de comer para ter dinheiro para esturrar nas férias!!
Pode ser que o gastem cá dentro...
Re: CALMA!
Re: CALMA!
Re: CALMA!
Re: CALMA!
Re: CALMA!
Re: CALMA!
tomem lá atenção
Dirijo-me aos que tentam branquear a atuação deste Governo, atribuindo a culpa exclusivamente a Sócrates: em primeiro lugar, concordo que o sacana deu cabo do país, e não foi por falta de avisos. Só que ele nunca quis ouvir ninguém e passava o tempo a manipular factos e dados, para que a banda continuasse a passar; em segundo lugar, nunca lhe dei o meu voto; mas não temos a certeza do que aconteceria se o PEC IV tivesse sido aprovado, como parecia ser a vontade das instituições europeias e do FMI; o certo é que foi a crise política que se lhe seguiu que trouxe a troika, pelo que não vale andar agora a dizer que foi o anterior governo que assinou o memorando; quanto ao atual governo, também não é por não ter sido avisado que embarcou nesta política de austeridade sem medir as consequências, quando toda a gente sabe que a austeridade desmedida traz recessão e vice-versa. Portanto, este responsável por não ter apoiado, ainda que racionalmente, uma política de crescimento, e ter decidido cortar a eito dando cabo da economia. São governantes impreparados, incompetentes, mentirosos, manipuladores e autoritários, que vêm a governação como um trampolim para outros voos. E quem se lixa somos nós.
A mentira do cangalheiro
Estas previsoes vem demonstrar a mentira da dupla cangalheiro/gasparzinho ,quando forem corridos , Portugal tera o dobro do desemprego e da divida de que quanto assaltaram o pote...
Re: A mentira do cangalheiro
oCDE arrasa
aldrabices deste governo.

Previsões?
Coitadinhos do Paços, do Gaspar e utyros que tais.

Caneiro com eles.
São os "amigos" de Sócrates
na OCDE,que agora quase vira partido politico.
Re: São os
Re: São os
Re: São os
14:17 não conduza.
Re: 14:17 não conduza.
Re: 14:17 não conduza.
Re: 14:17 não conduza.
Re: 14:17 não conduza.
Re: 14:17 não conduza.
e o aguiadois é do largo...
Re: São os
Re: São os
Re: São os
Re: São os
Re: São os
Re: São os
Re: São os
Re: São os
Re: São os
Re: São os
Re: São os
Re: São os
Re: São os
Re: São os
Re: São os
Re: São os
Re: São os
Re: São os
Re: São os
Re: São os
Re: São os
Re: São os
Re: São os
Re: São os
precisamos mesmo da ocde?
será que é preciso vir a OCDE para tirar conclusões que estavam à vista de todos?
esta politica só está a servir para tirarem direitos aos trabalhadores.
Quanto a relançar a economia...mais depressa lançamos o relvas às urtigas....
OCDE arrasa metas de Vitor Gaspar
Isto não é surpresa nenhuma, para muitos que não se cansaram de avisar o que ia suceder e além de outros cito somente duas pessoas, ou seja Medina Carreira e Ferreira Leite. No entanto o rapazola a quem calhou cair-lhe do Céu aos trambolhões ser primeiro ministro, continuou insistindo que custe o que custar, mas também que não precisamos de mais tempo e de mais dinheiro. A verdade é como o azeite pode demorar, mas acaba por vir ao de cima mais dia menos dia. Pode enganar-se todos durante algum tempo, mas é impossível enganar todos durante o tempo todo.

viriatoapedrada.blogspot.pt/2012/05/victor-gaspar-e-medina-carreira.html

viriatoapedrada.blogspot.pt/2012/04/austeridade-e-uma-ideia-perigosa-mark.html

viriatoapedrada.blogspot.pt/2012/04/citigroup-pib-portugues-devera-recuar.html

viriatoapedrada.blogspot.pt/2012/05/blog-post.html
Para as lavadeiras laranja
Re: Para as lavadeiras laranja
Re: OCDE arrasa metas de Vitor Gaspar
Goodwaves, continuo a gabar-lhe a paciência...
Re: Goodwaves, continuo a gabar-lhe a paciência...
Re: OCDE arrasa metas de Vitor Gaspar
Re: OCDE arrasa metas de Vitor Gaspar
OCDE arrasa metas de Vítor Gaspar
Agora é que o monocórdico fica " a rezar" mais o Sr. dos Passos!
Salários dos membros do governo aumentam
Políticos ganham mais em salários

  Os políticos obtiveram um aumento remuneratório médio mensal dez vezes superior à média dos funcionários da Administração Central: entre salário e suplementos, o rendimento médio mensal dos membros do Governo e dos deputados cresceu de 5370 euros, em Outubro de 2011, para 5661 euros, em Janeiro deste ano, uma subida de 5,4%. Já o ganho médio de todos os trabalhadores da Administração Central registou, no mesmo período, um aumento de 0,5%, com o vencimento recebido no final do mês a subir de 1745 euros para 1754 euros.
Os dados da Síntese Estatística do Emprego Público, que foram divulgados esta semana pelo Ministério das Finanças, revelam que os representantes do poder legislativo, no Parlamento, e de órgãos executivos, no Governo, recebem no final do mês, através dos suplementos remuneratórios e das despesas de representação, um montante bastante superior ao salário base médio mensal. Com um ordenado base mensal de 4 015 euros, os políticos recebem em média mais 1646 euros em complementos salariais. E é assim que, no final do mês, a remuneração total média atinge 5661 euros.

...

www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/nacional/politica/politicos-ganham-mais-em-sala rios

Austeridade e flexibilidade salarial e laboral , como sempre , são só para os mesmos de sempre.

Re: Salários dos membros do governo aumentam
Conclusão:
Comentários 178 Comentar

Últimas

Ver mais
Receba a nova Newsletter
Ver Exemplo

Pub