Anterior
A Disney tem o Professor Pardal. Portugal tem o Professor Queiroz
Seguinte
Os filhos do Cristiano são só dele. Os golos do Ronaldo é que são nossos
Página Inicial   >  Blogues  >  100 reféns  >   O que Ronaldo nunca dirá: "Vão perguntar ao José Mourinho!"

O que Ronaldo nunca dirá: "Vão perguntar ao José Mourinho!"

Mourinho veio a terreiro defender a birra de Cristiano. Entende-se. Mas se as frases tivessem sido "vão perguntar ao José Mourinho" e "Ó Zé assim não ganhamos" outro galo cantaria. O galo "Speciale".
|

Mourinho jamais em tempo algum admitiria que um jogador pusesse em causa uma substituição operada por si no decorrer de uma partida. Muito menos da forma que Ronaldo fez. No entanto veio defender em público o jogador. Entende-se. Vai ser seu jogador no Real e não convém levantar ondas antes de chegarem as marés vivas.

Toda a gente sabe que Mourinho não admite indisciplina nas equipas que treina e normalmente reduz os (super) egos das vedetas com quem trabalha a um quadradinho de plástico no banco de suplentes. Este último episódio entre Ronaldo e Queiroz com Mourinho dificilmente aconteceria. E a acontecer seria a última birra deste jogador no seio da equipa.

Se Ronaldo se saísse com um "Ó Zé, assim não ganhamos!" era bem provável que a resposta pronta fosse "Ó Cristiano vai lá abaixo ao balneário ver se eu estou lá sentado. E se por um acaso não me encontrares espera lá por mim um bocadinho. Aproveita e vai tirando os terços brancos do cacifo".

Cristiano dirigiu-se a Queiroz como nunca faria com Mourinho. Despeito e Respeito. E o segundo conquista-se. É o trabalho principal do treinador. De um líder. A diferença entre Mourinho e Queiroz é mesmo essa. O Primeiro é um líder nato. O segundo não, Queiroz é o eterno Professor. E a liderança inquestionável traz tudo: o respeito, o afinco, a admiração e o sucesso. E tudo isto precipita a equipa para bons resultados. A especialidade de José: vencer.

E isto só acontece porque o reconhecido ego de Mourinho é normalmente maior do que o somatório dos egos de todos os jogadores das equipas que treina. O Inter, o Porto, o Chelsea e agora o Real são as "equipas de Mourinho". E não as equipas de Deco, Drogba, Eto´o, Cristiano ou outro qualquer. A credibilidade de Mourinho enquanto treinador é incomensurável. O seu nome sobrepõe-se ao nome de qualquer jogador dos planteis que treina. Dilui os nomes e forma um grupo como um pintor mistura as tintas da próxima obra de arte. 

Com Mourinho os craques transformam-se em peças de um puzzle que o próprio arquitetou. Uma peça que teime em não encaixar não tem futuro. Tenha esta peça o nome, peso, manias ou o valor atribuído que tiver. Não serve para equipa. De nada serve sozinha. Não serve para Mourinho. Mourinho cria vencedores e não vedetas.

Tenho por isso a certeza que a atitude e rendimento de Ronaldo no próximo Europeu, em campo e fora dele, serão bem diferentes desta amostra fraca que tivemos oportunidade de ver neste Mundial 2010. Ou não se chamasse Mourinho o seu próximo treinador. A equipa do Real vai dexar de ser Ronaldo e mais dez e vai passar a ser José e mais onze. E por muito que custe ao Cristiano, isto é a melhor coisa que lhe podia ter acontecido nesta fase da carreira.


Opinião


Multimédia

Cheesecake com manjericão e doce de tomate

Especialista em pratos de confeção acessível, com ingredientes ao alcance de qualquer pessoa, Tiger escolheu a gastronomia como forma de estar na vida. Veja, confecione, desfrute e impressione.

Voámos num F-16

Um piloto da Força Aérea voou com uma câmara GoPro do Expresso e temos imagens inéditas e exclusivas para lhe mostrar num trabalho multimédia.

Salada de salmão com sorvete de manga

Especialista em pratos de confeção acessível, com ingredientes ao alcance de qualquer pessoa, Tiger escolheu a gastronomia como forma de estar na vida. Veja, confecione, desfrute e impressione.

Por faróis nunca dantes navegados

São a salvaguarda dos navegantes, a luz que tranquiliza o mar. Há 48 faróis em Portugal continental e nas ilhas. Este é um acontecimento único: todos os faróis e 1830 km de costa disponíveis num mesmo trabalho. Para entendê-los e vê-los, basta navegar neste artigo.

Parecem casulos onde gente hiberna à espera de ver terra

No Porto de Manaus não há barcos, mas autocarros bíblicos que caminham sobre água. Têm vários andares e estão cheios de camas de rede que parecem casulos onde homens, mulheres e crianças aguardam o destino. E há gente a vender o que houver e tiver de ser junto ao Porto. "Como há Copa, tem por aí muito gringo que vem ter com 'nóis'. E então fica mais fácil vender"

O adeus de Lobo Antunes às aulas de medicina

O neurocirurgião deu terça-feira a sua "Última Lição" no auditório do Instituto de Medicina Molecular da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, na véspera de deixar o seu trabalho no serviço nacional de saúde.

Jaguar volta a fabricar desportivo dos anos 60

Até ao verão será fabricado um número limitado de desportivos Jaguar E-Type Lightweight, seguindo todas as especificações originais, incluindo a continuação do número de série das unidades produzidas em 1963.

"Naquela altura estavam continuamente a acontecer primeiras coisas"

Mais do que uma manifestação, o 'primeiro' 1º de Maio é recordado como a grande festa da Revolução dos Cravos, quando o povo saiu às ruas em massa e a união das esquerdas era um sonho possível. "O 1º de Maio seria mais uma primeira coisa, porque naquela altura estavam continuamente a acontecer primeiras coisas." Foi há 40 anos.

Este trabalho não foi visado por qualquer comissão de censura

Aquilo que hoje é uma expressão anacrónica estava em relevo na primeira página do "República", a 25 de Abril de 1974: "Este jornal não foi visado por qualquer comissão de censura". Quarenta anos depois da Revolução, veja os jornais, ouça os sons e compreenda como decorreu o "dia inicial inteiro e limpo", como lhe chamou Sophia. O Expresso falou ainda com cinco gerações de 40 anos e percorreu a "geografia" das Ruas 25 de Abril de todo o país, falando com quem lá mora. Veja a reportagem multimédia.


Comentários 26 Comentar
ordenar por:
mais votados
O PROBLEMA;DO CR,É APENAS MUITOS MILHÕES,QUE LHE S
...quem naseu pobrezinho;e até talvez tenha passado ainda muita fome..???E que me parece;que até nasceu por lá na ilha do jardim,ou a ilkha da madeira;e que nasceu lá numa favela;ou numa casa bem pobrezinha;e quando o dinheiro sobe á cabeça;o rsultado;é este.. até quando.>???O PROBLEMA DO CR,É APENAS MUITOS MILHÕES,E CLARO,QUANDO UMA PESSOA QUE NASCEU E VIVEU ATÉ COMEÇAR A TER FAMA; GLÓRIA E $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$,MUITO;AOS MILHÕES;A ARROGÂNCIA;E AS VAIDADES SE APOSSAM DAS PESSOAS;COMO É O CASO DO CR;E AÍ ESTÁ MAIS UMA PESSOA;QUE SE CONSIDERA DONA DO MUNDO..oU SEJA;O SATANÁZ,SE APODERA DAS PESSOAS;QUANDO,A MAIORIA DELAS;NÃO PENSA;QUE UM DIA DESTES;TUDO CÁ FICA NA TERRA.Então,era bom;que pessoas como o cr,tivessem apoios de alguém;que já passaram por casos idênticos;e que afinal,tudo é do mundo;e cá neste mundo;vamos cá deixar tudo..NÃO LEVAMOS NADA;PARA A SEPULTURA..ATÉ QUANDO AS PESSOAS;ACORDAM.>??CPTS..SARAMAGO II.
Re: O PROBLEMA;DO CR,É APENAS MUITOS MILHÕES,QUE L
Re: O PROBLEMA;DO CR,É APENAS MUITOS MILHÕES,QUE L
Re: O PROBLEMA;DO CR,É APENAS MUITOS MILHÕES,QUE L
Re: O PROBLEMA;DO CR,É APENAS MUITOS MILHÕES,QUE L
Ronaldo é um excelente jogador mas...
.... como homem deixa muito a desejar.

Como lider, então, não existe.

Menino mimado, com o dinheiro a "subir-lhe à cabeça", evidencia bem uma infância com limitações e, parace cada vez mais evidente, mais um falhaço da famosa Academia.

Há tempos um ex-dirigente do SCP dizia referente ao Simão: - saímo-nos bem a formar o futebolista e mal no que toca ao ser humano.

Se nos lembrarmos de algumas atitudes "mercenárias" do Figo (até "vender-se" a um politico"), juntando o Simão e agora este, é legítimo, no mínimo, questionar os métodos da citada Academia......
Está muito convencido!
Mas eu não estou tão certo assim, é mais fácil sair o treinador de uma equipa (mesmo que se chame Mourinho) do que sair um jogador e mais ainda quando se trata da vedeta da equipa ou se fôr amigo do presidente, o próprio Mourinho já sentiu isso na pele.
O que desejo é que haja um bom entendimento entre os dois e que cada um cumpra o papel que lhe cabe desempenhar.
Se alguem o estivesse a prejudicar, não reclamava?
Foi o que Ronaldo fez, com a saída de Hugo Almeida os defesas centrais da Espanha ficaram mais livres e isso deu-lhes a possibilidade de marcarem em cima o Ronaldo, e este como sabe precisa de espaço para poder aplicar a sua velocidade e assim desenvolver as suas jogadas, o que de resto já estava prejudicado pela forma como o bloco Português estava a defender, muito baixo.
Quanto ao chamar-lhe Carlos, será você capaz de me dizer qual é o nivel da relação pessoal entre os dois? Quem lhe garante que não se tratem por tu? Afinal foram muitos anos juntos essa afinidade pode mesmo existir, pense nisso.
Re: Está muito convencido!
Por certo, tambem teve chefes
Re: Por certo, tambem teve chefes
Claro que concordo
Re: Claro que concordo
Re: Está muito convencido!
Quer saber porque é que ele
Re: Quer saber porque é que ele
Viu o jogo?
Claro que vi o jogo
Golo!
Acertada análise, mesmo com gralhas ortográficas.
Que bem escrito!
PS. As gralhas ortográficas chamam-se "Acordo Ortográfico".
Ah, pois é ...
Ah, pois é, se o CR ZERO tivesse o atrevimento de dizer "Oh zé asi no ganamos", naquele castelhano das Puertas del Sol, o "entrenador" José Mourinho, arranjava maneira de colocal o moço outra vez nos Andorinhas e a desfilar no Carnaval do Funchal de braço dado com o ti Alberto João.
A diferença
Por falar em Mourinho
Espero que ele tenha visto o jogo entre a Alemanha e a Argentina, para a prender como se joga à bola.
Parabens à Alemanha que é uma verdadeira máquina a jogar à bola.
Só 3 perguntas
Como tudo indica que Carlos Queiroz se vai manter como seleccionados, pois para sair a FPF teria de desembolsar cerca de 5M€, que não tem, as minhas perguntas para ele são:

- Porque é que o capitão da selecção deixou de ser o jogador mais internacional?

- Tal como o seu contrato com a FPF também achou que o ataque devia estar/ser "blindado"? (É que praticamente não se viu!)

- Como vai continuar, e conta com todos os que sintam que a camisola lhes serve, que volta vai dar para no Europeu2012 termos uma selecção vencedora?

...
3 respostas
Dá Deus nozes...
Ronaldo só sabe jogar a bola. A educação passa-lhe ao lado. Presunçoso, como qualquer português rico e sem cultura, lá vai tratando da sua vida, humilhando até os colegas, que muito se devem sentir com o seu protagonismo negativo, pois quer fazer tudo sozinho, como se os outros lá não estivessem.
A ver vamos
Falta ver se o Gardiola e o Barcelona vao deixar as coisas acontecer. Esper que o Real Madrid continue a apanhar bailes de bola do Barca porque eles tem equipa e tem jogadores e jogam futebol e dao espectaculo.... e.... e... e.... o Real tens uns Galos ou Galacticos ou que raio que passam o tempo a fazer publicidade... O Barca vai jogando futebol e isso que queremos ver e nao revistas cor de rosa nos campos de futebol.
Comentários 26 Comentar

Últimas

Quem é Carlos Moedas?

Leia um retrato do novo comissário europeu de Portugal em Bruxelas, feito durante a campanha ...

Ver mais

Edição Diária 17.Abr.2014

Leia no seu telemóvel, tablet e computador
PUBLICIDADE

Pub