26/05/2012 atualizado às 14:07
Página Inicial » Atualidade » "O que estão a fazer à Grécia é uma vergonha"

"O que estão a fazer à Grécia é uma vergonha"

Ex-Presidente da República Mário Soares considera que a Europa não tem líderes à altura dos tempos.

21:23 Segunda feira, 27 de junho de 2011

O ex-Presidente da República Mário Soares considerou hoje "uma vergonha" o tratamento que as instituições da União Europeia estão a dar à Grécia, dizendo que a Europa não tem líderes à altura dos tempos.

Mário Soares falava aos jornalistas depois de ter apresentado o livro de António José Seguro, candidato à liderança do PS, intitulado "Compromissos para futuro", editado pela Quetzal.

"A Europa é uma vergonha, porque não tem líder à altura da situação. O que estão a fazer à Grécia é uma vergonha, porque a Grécia é a pátria e a inventora da democracia, da ciência e da cultura", considerou o ex-Presidente da República.

Para Mário Soares, neste problema com as dívidas soberanas dos países europeus, "a Grécia deveria ser bem tratada".

"Não vou fazer exceções entre os líderes europeus [responsáveis por esse tratamento]. Aliás, são quase todos conservadores. Não é por acaso que em 27 Estados-membros só dois [líderes políticos] são socialistas", disse.

Já sobre o que devem fazer as forças socialistas europeias na atual conjuntura, Mário Soares deu a seguinte resposta: "Devem quanto antes deitar abaixo os governos conservadores", afirmou.

Faça login pelo Facebook e comente este artigo!
Página 1 de 2    « Anterior  |  Seguinte »
ordenar por:
mais votados ▼
VERGONHA...
Man on the Moon (seguir utilizador), 2 pontos , 21:35 | Segunda feira, 27 de junho de 2011
Vergonha foi o que o líder do seu partido, dito socialista, fez pelo nosso país deixando-nos numa situação quase de bancarrota. Isso sim, uma enorme vergonha que o devia fazer corar de vergonha, dr Soares.
 
 Regras da comunidade
    Re: VERGONHA...    Ver comentário
Marco de Salvaterra (seguir utilizador), 2 pontos , 21:43 | Segunda feira, 27 de junho de 2011
    Pª Manonthemoon    Ver comentário
Nuno Sequeira Costa (seguir utilizador), 1 ponto , 22:32 | Segunda feira, 27 de junho de 2011
    Re: Pª Manonthemoon    Ver comentário
Goodwaves (seguir utilizador), 2 pontos , 22:55 | Segunda feira, 27 de junho de 2011
    Re: Pª Manonthemoon    Ver comentário
Zé Provinciano (seguir utilizador), 1 ponto , 23:42 | Segunda feira, 27 de junho de 2011
    Re: Pª Manonthemoon    Ver comentário
Goodwaves (seguir utilizador), 2 pontos , 1:25 | Terça feira, 28 de junho de 2011
    Re: Pª Manonthemoon    Ver comentário
Zé Provinciano (seguir utilizador), 1 ponto , 15:12 | Terça feira, 28 de junho de 2011
    Re: Pª Manonthemoon    Ver comentário
Goodwaves (seguir utilizador), 2 pontos , 20:33 | Terça feira, 28 de junho de 2011
    Re: Pª Manonthemoon    Ver comentário
Zé Provinciano (seguir utilizador), 1 ponto , 22:51 | Terça feira, 28 de junho de 2011
    Re: Pª Manonthemoon    Ver comentário
Goodwaves (seguir utilizador), 2 pontos , 1:43 | Sexta feira, 1 de julho de 2011
    Re: Pª Manonthemoon    Ver comentário
Zé Provinciano (seguir utilizador), 1 ponto , 11:51 | Sexta feira, 1 de julho de 2011
    Re: Pª Manonthemoon    Ver comentário
Goodwaves (seguir utilizador), 2 pontos , 0:49 | Quarta feira, 6 de julho de 2011
    Re: Pª Manonthemoon    Ver comentário
userEX50677 (seguir utilizador), 1 ponto , 15:37 | Quinta feira, 30 de junho de 2011
    Re: Pª Manonthemoon    Ver comentário
Zé Provinciano (seguir utilizador), 1 ponto , 15:53 | Quinta feira, 30 de junho de 2011
    Re: Pª Manonthemoon    Ver comentário
userEX50677 (seguir utilizador), 1 ponto , 16:11 | Quinta feira, 30 de junho de 2011
    Re: Pª Manonthemoon    Ver comentário
userEX50677 (seguir utilizador), 1 ponto , 15:41 | Quinta feira, 30 de junho de 2011
    Re: Pª Manonthemoon    Ver comentário
100chetass (seguir utilizador), 1 ponto , 8:56 | Terça feira, 28 de junho de 2011
    Os socialistas europeus têm alguma alternativa?    Ver comentário
Alfa Tuga (seguir utilizador), 1 ponto , 23:28 | Segunda feira, 27 de junho de 2011
    Re: Os socialistas europeus têm alguma alternativa    Ver comentário
happylady (seguir utilizador), 1 ponto , 11:17 | Terça feira, 28 de junho de 2011
    Re: VERGONHA...    Ver comentário
furedo (seguir utilizador), 1 ponto , 15:38 | Terça feira, 28 de junho de 2011
Agora já se compreende porque não foi eleito
carlos-carlos (seguir utilizador), 2 pontos , 21:44 | Segunda feira, 27 de junho de 2011

Numa atitude de reconhecimento, alguns portugueses votaram nele, em vez de Cavaco e Alegre, para demonstrar que o ainda admiravam.

Não foram muitos, e acabou por ficar em terceiro, atrás de Alegre.

Achei estranha a postura desses eleitores, embora eu não tenha votado nele.

Agora compreendo tudo.
Soares continua a ser um extremista, dos seus interesses pessoais.
Quando ele diz: "Devem quanto antes deitar abaixo os governos conservadores", está a contrariar aquilo em que diz acreditar: a Democracia.

Por isso o povo achou que já tinha desgovernado o suficiente, preferindo Alegre, e elegendo Cavaco.

Nem sempre concordo com as escolhas do Povo, mas desta dou-lhe razão, e compreendo perfeitamente.
 
 Regras da comunidade
    Re: Agora já se compreende porque não foi eleito    Ver comentário
Marco de Salvaterra (seguir utilizador), 2 pontos , 22:50 | Segunda feira, 27 de junho de 2011
    Re: Agora já se compreende porque não foi eleito    Ver comentário
carlos-carlos (seguir utilizador), 2 pontos , 23:02 | Segunda feira, 27 de junho de 2011
    Re: Agora já se compreende porque não foi eleito    Ver comentário
Marco de Salvaterra (seguir utilizador), 2 pontos , 23:07 | Segunda feira, 27 de junho de 2011
    Re: Agora já se compreende porque não foi eleito    Ver comentário
carlos-carlos (seguir utilizador), 2 pontos , 23:16 | Segunda feira, 27 de junho de 2011
    Re: Agora já se compreende porque não foi eleito    Ver comentário
Marco de Salvaterra (seguir utilizador), 2 pontos , 23:19 | Segunda feira, 27 de junho de 2011
    Re: Agora já se compreende porque não foi eleito    Ver comentário
carlos-carlos (seguir utilizador), 2 pontos , 23:35 | Segunda feira, 27 de junho de 2011
Incompreensível
Nuno Sequeira Costa (seguir utilizador), 2 pontos (Bem Escrito), 22:24 | Segunda feira, 27 de junho de 2011
É uma vergonha o que estão a fazer à Grécia, diz Soares. Mas falta dizer que é outra vergonha o que os governos gregos têm feito com as contas do Estado, com o endividamento brutal, com a falta sistemática a compromissos assumidos, etc. Porque o que CERTO é que numa União de países se é aberto um precedente em que haja um que engana as contas públicas, que se endivida sem parar, que não cumpre compromissos assumidos, então está tudo estragado e vão todos de enfiada entrar num turbilhão de dívidas e de falências.
É verdade que a U.E. não tem lideres políticos à altura das exigências da sua organização no mundo de hoje. E o que a espera com a maior das probabilidades é que acabe por se desfazer, depois do Euro estoirar. No fundo a questão é sempre a mesma: em grandes apertos e cises gigantescas como a que temos vivido, se não há gente capaz de as enfrentar, então o fracasso está à vista, é uma questão de algum tempo.
Mas o grande problema da Grécia não é consequência directa e exclusiva desta enorme crise. Apenas esta o agudizou e acelerou.
 
 Regras da comunidade
    Re: Incompreensível    Ver comentário
carlos-carlos (seguir utilizador), 2 pontos , 23:05 | Segunda feira, 27 de junho de 2011
Sr. Soares
caprylm56 (seguir utilizador), 2 pontos , 22:30 | Segunda feira, 27 de junho de 2011
Pergunto porque foi proibido a publicação do livro Contos Proibidos de Rui Mateus?
Vergonha tenho eu do que o PS tem feito ao país.
 
 Regras da comunidade
    Re: Sr. Soares    Ver comentário
carlos-carlos (seguir utilizador), 2 pontos , 22:38 | Segunda feira, 27 de junho de 2011
    Re: Sr. Soares    Ver comentário
caprylm56 (seguir utilizador), 2 pontos , 22:48 | Segunda feira, 27 de junho de 2011
    Re: Sr. Soares    Ver comentário
Marco de Salvaterra (seguir utilizador), 2 pontos , 22:56 | Segunda feira, 27 de junho de 2011
    Re: Sr. Soares    Ver comentário
caprylm56 (seguir utilizador), 2 pontos , 23:02 | Segunda feira, 27 de junho de 2011
    Re: Sr. Soares    Ver comentário
Goodwaves (seguir utilizador), 2 pontos , 22:56 | Segunda feira, 27 de junho de 2011
    Re: Sr. Soares    Ver comentário
Marco de Salvaterra (seguir utilizador), 2 pontos , 22:52 | Segunda feira, 27 de junho de 2011
    Re: Sr. Soares    Ver comentário
caprylm56 (seguir utilizador), 2 pontos , 22:56 | Segunda feira, 27 de junho de 2011
    Re: Sr. Soares    Ver comentário
GRIMALDI (seguir utilizador), 1 ponto , 9:38 | Terça feira, 28 de junho de 2011
Fora do tempo
moncarapacho (seguir utilizador), 2 pontos , 22:52 | Segunda feira, 27 de junho de 2011
Tem a desculpa da muita idade e de alguma frustação pelo resultado alcançado nas eleições de 2006, quando forçou Sócrates a apoiar a sua candidatura. Já aí demonstrou que estava fora do tempo e tinha uma noção errada do apoio popular.

Este argumento de que a Grécia tem algo a ver com a Grécia antiga é uma tentativa de nos confundir.

A UE tem tido uma paciência de Job, com as omissões e irresponsabilidades gregas e não há nenhum lider europeu que vá arriscar o seu governo, embarcando num empréstimo sem condições, contra a sua própria opinião pública.
Os gregos estão falidos e só falta passar certidão. Quem tiver lá algum enterrado, já lhe pode dizer adeus......
 
 Regras da comunidade
    Re: Fora do tempo    Ver comentário
leitorAtento10 (seguir utilizador), 1 ponto , 5:54 | Terça feira, 28 de junho de 2011
!
Desiludido... (seguir utilizador), 2 pontos , 22:54 | Segunda feira, 27 de junho de 2011
Não é vergonha o que a Grécia tem feito ao mentir à U. E. e martelar a contas todas. Quase o mesmo que outro querido lider fez cá em Portugal.
Quanto a líderes houve um na Europa eté dia 6 de Junho, mas o POVO correu com ele. Mas vai ficar para a história como o maior mentiroso de sempre.
 
 Regras da comunidade
Os farsantes e nós, os palhaços...
CM84 (seguir utilizador), 2 pontos , 23:17 | Segunda feira, 27 de junho de 2011
Ouvi Carvalho da Silva dizer algo semelhante: “é necessário respeito com a Grécia pelo passado glorioso”

Se isto fosse dito por alguém de direita, faria parte do anedotário nacional. É algo espectável de ser ouvido de D. Duarte Nuno, referenciando alguma aristocrata família em dificuldade.

Faltando os argumentos políticos, mesmo fantasiosos, Mário Soares, partindo do princípio que não pensamos (tem alguma razão), bota o chavão mais conservador e reaccionário que se conhece: os pergaminhos de uma nação (até Hitler procurou na imaginária Thule as origens da raça ariana e demonstração pelo passado, da supremacia do povo alemão. Agora, um velho socialista apresenta argumentos semelhantes, como fundamentos das suas teses.)

Podemos dramatizar considerando que todas as ideologias têm um ponto comum, ou limitar-mo-nos a pensar que é conversa de arqueologia política, própria de múmias paralíticas

Temos que avisar os nossos descendentes que têm que alimentar os gregos, com todas as suas loucuras, porque são originários de uma família queque. E como resolução dos nossos problemas, temos que procurar uma nação com passado menos glorioso que o nosso: para satisfazer os nossos caprichos

Para Mário Soares, é politicamente correcto e socialista, considerar que os povos são iguais, mas há uns mais iguais que outros.

Primeiro a desgraça, depois a farsa. Os farsantes, mesmo velhinhos já cá estão (sempre cá estiveram), só temos que alinhar para que o espectáculo continue
 
 Regras da comunidade
    Re: Os farsantes e nós, os palhaços...    Ver comentário
Alfa Tuga (seguir utilizador), 1 ponto , 23:36 | Segunda feira, 27 de junho de 2011
    Re: Os farsantes e nós, os palhaços...    Ver comentário
CM84 (seguir utilizador), 2 pontos , 0:01 | Terça feira, 28 de junho de 2011
Merkel/Sarkozy, dupla inepta
Zé Provinciano (seguir utilizador), 2 pontos (Interessante), 23:52 | Segunda feira, 27 de junho de 2011
Soares tem razão. O atual duo que conduz a UE, Merkel/Sarkozy, nunca foi tão inapto. É confrangedora a sua inépcia. Nem de longe nem de perto se assemelham a outra dupla, mas esta de luxo, Kohl/Mitterrand.
 
 Regras da comunidade
Memória de caracol!
Miguel Lifôro (seguir utilizador), 1 ponto , 21:51 | Segunda feira, 27 de junho de 2011
Será que este senhor já está esquecido do apoio que deu ao pior ministro da história portuguesas? Já se esqueceu, já se perdoou dos danos causados a Portugal?

No meio destas histórias de divídas publicas, só não entendo porque ainda não colocaram a ministra francesa das finanças a liderar o FMI. Quem poderia ser se não ela , depois do enorme empurrão que Sarkozy lançou a Strauss?

Portugal situa-se como o principal elo que mantem unida a corrente eurpeia. Quem diria. É pena os outros países estarem-nos a passar a factura da crise. Emprestam-nos dinheiro, é verdade, mas os juros que pagamos ajudam a minimizar as perdas deles e a sobecarregar as nossas contas.

Enfim, seja o que Deus quizer.
 
 Regras da comunidade
A Europa tem um problema de liderança
jose carlos silva (seguir utilizador), 1 ponto , 21:54 | Segunda feira, 27 de junho de 2011
Neste mundo existem os mandantes. Como tal faz o que eu mando, Senão...! É muito, mesmo muito grave, o que se está a passar na Zona Euro.
 
 Regras da comunidade
    Re: A Europa tem um problema de liderança    Ver comentário
Alfa Tuga (seguir utilizador), 1 ponto , 23:42 | Segunda feira, 27 de junho de 2011
Grécxia antiga e Grécia moderna
Entrelinhas (seguir utilizador), 1 ponto , 22:22 | Segunda feira, 27 de junho de 2011
"A Europa é uma vergonha, porque não tem líder à altura da situação. O que estão a fazer à Grécia é uma vergonha, porque a Grécia é a pátria e a inventora da democracia, da ciência e da cultura",

A História da Grécia moderna inicia-se em 1832, após cerca de 4 séculos de domínio Turco
 
 Regras da comunidade
    Re: Grécxia antiga e Grécia moderna    Ver comentário
carlos-carlos (seguir utilizador), 2 pontos , 23:09 | Segunda feira, 27 de junho de 2011
Um Homem Preplexo
amos (seguir utilizador), 1 ponto , 22:26 | Segunda feira, 27 de junho de 2011
Mário Soares ainda há poucos dias afirmava nenhum dos candidatos a líder do PS, agora está numa acção de apoio a um dos canditados. Quando ouço este senhor, membro por imerência do Conselho de Estado, apetece-me afirmar, com alguém disse, porque não te calas para bem de todos nós.
      A nação portuguesa agradece.
 
 Regras da comunidade
    Re: Um Homem Preplexo    Ver comentário
carlos-carlos (seguir utilizador), 2 pontos , 23:07 | Segunda feira, 27 de junho de 2011
    Re: Um Homem Preplexo    Ver comentário
amos (seguir utilizador), 1 ponto , 5:59 | Terça feira, 28 de junho de 2011
Vergonha?
redcell (seguir utilizador), 1 ponto , 23:07 | Segunda feira, 27 de junho de 2011
Vergonha é o que líderes chamados Socialistas fizeram durante os últimos 20 anos aos paises europeus. Como é possível estas pessoas (Soares e companhia) continuem a ter voz neste mundo nosso que está a ruir...entre outras muitas razões, por causa deles e as suas políticas erradas de dar tudo a todos... Estamos a chegar ao fundo. Depois é apenas uma coisa, cujo nome ninguém quer pronunciar.
 
 Regras da comunidade
    Re: Vergonha?    Ver comentário
Zé Provinciano (seguir utilizador), 1 ponto , 0:01 | Terça feira, 28 de junho de 2011
    Re: Vergonha?    Ver comentário
redcell (seguir utilizador), 1 ponto , 0:07 | Terça feira, 28 de junho de 2011
    Re: Vergonha?    Ver comentário
Zé Provinciano (seguir utilizador), 1 ponto , 0:13 | Terça feira, 28 de junho de 2011
    Re: Vergonha?    Ver comentário
Adrian B (seguir utilizador), 1 ponto , 8:33 | Terça feira, 28 de junho de 2011
este homem esta senil
ricardodavid77 (seguir utilizador), 1 ponto , 3:23 | Terça feira, 28 de junho de 2011
foi importante no seu tempo é verdade mas desde ha alguns anos que so diz barbaridades. ja ninguem se lembra que este senhor tem uma fundaçao de que nada serve? haja coragem de lhe cortar o dinheiro. mas nao e so este senhor a dizer barbaridades, um monte de leitores deste espaço ainda vem acenar com a periferia do país, que foi arrastado pela grecia e o diabo a quatro como se nao houvessem dezenas de países no mundo com piores condiçoes geográficas que passam perfeitamente incolumes a esta crise. haja paciencia!!!
 
 Regras da comunidade
E a Portugal também.....
happylady (seguir utilizador), 1 ponto , 11:04 | Terça feira, 28 de junho de 2011
.....o aumento dos juros da divida, sem justificação, já que o país foi considerado "bom aluno" na Europa, as medidas impostas pela Troika, "castigando" os cidadãos, e não os que causaram a crise, são uma injustiça , e uma vergonha.É triste verificar que quando se trata de exercer o poder não há diferença entre socialistas e conservadores, quem trabalha e paga impostos perde sempre, porque o problema está nas leis, e no sistema em que vivemos e deveria ser repensado, para dar outras respostas aos problemas, porque a austeridade permanente, não resolve nada, pelo contrário, estamos mais pobres, endividados, com o desemprego a aumentar.
 
 Regras da comunidade
Página 1 de 2    « Anterior  |  Seguinte »
PUB
 
Email
O Expresso no
PUB




Manifesto Contra uma Europa sem Europeus
11:46 Sábado, 26 de maio de 2012, 1
Isabel Jonet lidera 247 bancos alimentares na Europa
10:08 Sábado, 26 de maio de 2012, 2
Bloco de Esquerda prepara saída de Louçã
10:05 Sábado, 26 de maio de 2012, 26
Cozinhar com canábis
10:00 Sábado, 26 de maio de 2012, 2
Morreu o pai do comando à distância
20:07 Quarta feira, 23 de maio de 2012, 8
Freeport: Sócrates ameaça processar quem invocar o seu nome
19:23 Terça feira, 22 de maio de 2012, 143
E a celebridade mais poderosa do mundo é...
19:57 Segunda feira, 21 de maio de 2012,
Novas tragédia e polémica na família Kennedy
14:12 Domingo, 20 de maio de 2012, 7
Leia aqui toda a informação das últimas 24 horas | últimos 2 dias |  anterior »
MBA
IAB