17 de abril de 2014 às 19:26
Página Inicial  ⁄  Multimédia  ⁄  Fotogalerias  ⁄  O melhor bairro do Porto é...

O melhor bairro do Porto é...

O Expresso foi tentar saber qual o melhor bairro do Porto para viver.

Neste trabalho, o Expresso colocou bairrismos e emoções à parte e falou com especialistas. Feita uma seleção de 7 bairros (ficaram obviamente muitos de fora), elaborámos critérios e colocámos jornalistas no terreno para fazer uma análise o mais objetiva possível.

Eis o resultado, em imagens:


Comentários 4 Comentar
ordenar por:
mais votados ▼
Sobre la sensación.
Un canto
infinito y una
dulce poesía
donde vive
el pasado
y una hoja
regresa regalando
el amor.

Francesco Sinibaldi
Bairro ou zona?
O Expresso não retractou o melhor bairro portuense para se viver, mas sim a melhor zona. Por tudo e mais um pouco a Foz é a zona com melhor qualidade de vida, mas não é por morarem lá os "granfinos", o dinheiro não faz as pessoas. A Foz esta juntinho ao litoral, pertinho do mar com muito de bom para desporto e lazer, tem uma arquitectura que rivaliza entre o moderno e o antigo que produz uma beleza distinta, é uma zona tranquila. Agora o melhor bairro para se viver é Ramalde do Meio, os blocos todos têm sotão a abarrotar de pombos e rolas, quem aguentar com o cheiro para os caçar pode fazer uma arrozada brutal e convidar todos os jornalistas do Expresso para almoçar e jantar que chega [Brincadeira]. O melhor bairro para viver? Não faço ideia. No Porto o conceito de Bairro é mesmo bairro em toda a extensão da palavra. Talvez o Bessa Leite ou Rainha Dª Leonor.
Praça da Alegria
Numa cidade de grandes guetos e contrastes, considero de péssimo gosto uma aventura noticiosa desta. Além da ignorancia demonstrada sobre o burgo, na tentativa de imitar algo mais válido, nem um recurso a dados economicos, vias de comunicação ou algo que valesse mais do que um desenrasque fotográfico.
  Há poucas semanas fizeram menção á Baixa, que vive o embaraço de antigos moradores e o fracasso da reabilitação, exceptuando a comercial, que podem agradecer ao edil, contra a movida da noite, da bebedeira.A Baixa é moda, reluz no seu apogeu turistico, mas não encobre a pobreza da cidade. Voces, aí na redacção, muito menos. Como se atrevem a tocar na cidade desta forma? Queriam o lugar do Viegas numa revista de viagens? O que foi isto?!
  Aqui, conceito de bairro aplica-se á pobreza e marginalidade resultante do alojamento da classe trabalhadora e do consequente abandono destes pelo poder politico e económico. Até Rio, que trouxe mais respeito e dignidade ao povo da cidade. Sim porque aqui moram as gentes do Porto, não nos feudos de familias estrangeiras, brasonadas e variadas élites que, durante décadas chamaram a si o melhor da cidade e do suor das suas gentes.
  Se queriam um artigo estilizado, fossem coerentes e, ao usar a palavra bairro podiam, pelo menos ter ido a um, são chiquéérrimos, tipo a Linha. Chatice ir para o meio de gente pobre...Especialistas??? Fiquem-se aí pela Trafaria e parem de branquear a nossa identidade.
Próximo destino: Porto

A próxima vez que virei a Portugal de ferias, penso que vou escolher O Porto como estância de Verão tanto mais que fica frente ao mar.

PUBLICIDADE
Expresso nas Redes
Pub