8
Anterior
Um crossover familiar generoso em espaço
Seguinte
317 km/hora... e um euromilhões
Página Inicial   >  Economia  >  Carros  >   O charme discreto da "Missão Impossível"
CARRO DA SEMANA

O charme discreto da "Missão Impossível"

O novo coupé BMW 640d xDrixe tem tração às quatro rodas, dispara dos zero aos 100 km/hora em 5,2 segundos. Tem charme e é "irmão" do descapotável usado no filme "Missão Impossível". Mas o seu preço "queima".
|

A elegância e a fluidez aerodinâmica das linhas do 640d xDrive distinguem o novo coupé topo de gama da BMW, cuja motorização a diesel alia o melhor de dois mundos: por um lado, tem um funcionamento extremamente eficiente com consumos moderados e, por outro, disponibiliza uma elevada potência com o gigantesco binário que transmite às suas quatro rodas motrizes. Ou seja, é bonito, não gasta muito e tem imensa força a baixas rotações. Todos estes ingredientes juntos tornam o 640d xDrive num automóvel verdadeiramente explosivo, com um desempenho brilhante. O seu "irmão" descapotável foi protagonista do último filme "Missão impossível". Porém, a sua principal desvantagem é ser tão caro.

O novo BMW coupé da Série 6 foi o primeiro a receber a nova geração de motores diesel biturbo, com 3 litros de cilindrada, que na versão do 640d debitam uma potência de 313 cavalos às 4400 rotações.

Dimensões mais generosas


Em relação à versão anterior, este coupé Série 6 tem dimensões mais generosas, mas não perdeu agilidade. Na realidade, ficou mais comprido 5 mm, e mais largo 39 mm. A manutenção de um comportamento dinâmico e enérgico deve-se ao reforço das suas características desportivas, que foi conseguido pela BMW depois de ter descido o centro de gravidade deste modelo, que, em relação à geração anterior, ficou 5 milímetros mais baixo.

Com dimensões mais generosas, o Coupé 640d também ganha em habitabilidade, embora o acesso aos dois lugares traseiros sofra as limitações de um veículo de apenas duas portas, que exige o rebatimento das costas dos bancos da frente.Além disso, é impossível passar de um lugar para outro na traseira pois estão separados pelo volumoso túnel da transmissão.

Bagageira com 460 litros


Comparativamente com a versão descapotável - que foi divulgada no último filme "Missão Impossível" -, a bagageira do coupé tem mais 160 litros que a da versão cabrio, dispondo de um total de 460 litros, o que é suficiente para acomodar toda a bagagem de quatro tripulantes.

Ao nível das soluções mecânicas, o Coupé 640d está equipado com o sistema xDrive que gere a tração integral de forma inteligente, repartindo a potência em 40% para o eixo dianteiro e 60% para o eixo traseiro.

A sua suspensão também dispõe de uma gestão eletrónica que aumenta ou diminui a firmeza, consoante sejam selecionados os dois modos Confort ou os modos desportivos, que controlam o amortecimento dinâmico em circulação.

Evolução do 635d


Quanto ao motor, o desenvolvimento que a BMW deu ao bloco diesel "TwinPower" de 3000 centímetros cúbicos do 640d, com 313 cavalos, constitui uma melhoria notória face ao comportamento do anterior 635d.

O 640d xDrive assegura acelerações dignas de um desportivo potente, com 5,2 segundos dos 0 aos 100 km/hora - o que é ligeiramente melhor que o desempenho do 640d sem tração integral, que faz dos 0 aos 100 km/hora em 5,3 segundos, segundo informação da marca.

Tal como em outros modelos da BMW, a velocidade máxima está limitada eletronicamente aos 250 km/hora. Para um carro com 313 cavalos, os consumos observados, de 7,9 litros aos 100 km em estrada e autoestrada revelam um elevado nível de eficiência mecânica, embora sejam superiores aos valores referidos pela marca.

Uma nota positiva tem de ser dada à caixa automática de oito velocidades, que também no 640d se mostra irrepreensível.



Opinião


Multimédia

O papa-medalhas que veio do espaço

O atleta português mais medalhado de sempre, Francisco Vicente, regressou dos campeonatos europeus de veteranos, na Turquia, com novas lembranças ao pescoço. Três de ouro e duas de prata para juntar à coleção. Tem 81 medalhas, uma por cada ano de vida.

Tudo o que precisa de saber sobre o ébola, em dois minutos

Porque é que este está a ser o pior surto da história? Como é que os primeiros sintomas se confundem com os de outras doenças? É possível viajar depois de ter contraído o vírus, sem transmitir a doença? E estamos ou não perto de ter uma vacina? O Expresso procurou as respostas a estas e outras dúvidas sobre o ébola.

United Colors of Gnocchi

Especialista em pratos de confeção acessível, com ingredientes ao alcance de qualquer pessoa, Tiger escolheu a gastronomia como forma de estar na vida. Veja, confecione, desfrute e impressione.

Vai pagar mais ou menos IRS? Veja as simulações

Reforma do imposto protege quem tem dependentes a cargo, mas pode penalizar os restantes contribuintes. Função pública e pensionistas vão ter mais dinheiro disponível. Veja simulações para vários casos.

A última viagem do navio indesejado

Construído nos Estaleiros de Viana e pensado para fazer a ligação entre ilhas nos Açores, o Atlântida foi recusado pelo Governo Regional por alegadamente não atingir a velocidade pretendida. Contando com os custos associados à dissolução do contrato, o prejuízo ascendeu a 70 milhões de euros. Foi agora comprado a "preço de saldo", para mudar de nome e ser reconvertido num cruzeiro na Amazónia. Fizemos a última viagem do Atlântida e vamos mostrar-lhe os segredos do navio.

Strogonoff de peixe espada preto

Faz agora cinco anos que o Chefe Tiger, especialista em pratos de confeção acessível e com ingredientes ao alcance de qualquer pessoa, começou esta aventura gastronómica. Veja, confecione, desfrute e impressione.

Caril de banana

Faz agora cinco anos que o Chefe Tiger, especialista em pratos de confeção acessível e com ingredientes ao alcance de qualquer pessoa, começou esta aventura gastronómica. Veja, confecione, desfrute e impressione.

Tem três minutinhos? Vamos explicar-lhe o que muda no orçamento de 350 mil portugueses (e no de muitas empresas)

O novo salário mínimo entrou em vigor. São mais €20 brutos para cerca de 350 mil portugueses (números do Ministério da Segurança Social, porque os sindicatos falam em 500 mil trabalhadores). Mudou o valor, mas também os descontos que as empresas fazem para a Segurança Social. Porque se trata de uma medida que afeta a vida de muitos portugueses, queremos explicar o que se perde e o que se ganha, o que se altera e o que se mantém.

Cantaril com risotto de espargos

Faz agora cinco anos que o Chefe Tiger, especialista em pratos de confeção acessível e com ingredientes ao alcance de qualquer pessoa, começou esta aventura gastronómica. Veja, confecione, desfrute e impressione.

Music fighter: temos Marco Paulo e Bruno Nogueira numa batalha épica

Está preparado para um dos encontros mais improváveis na história da música portuguesa? O humorista Bruno Nogueira e a cantora Manuela Azevedo, dos Clã, pegaram em várias músicas consideradas "pimba" - daquelas que ninguém admite ouvir mas que, no fundo, todos vão dançar assim que começam a tocar - e deram-lhe novos arranjos, num projeto que chegou aos coliseus de Lisboa e do Porto.  "Ninguém, ninguém", de Marco Paulo, tem possivelmente a introdução mais acelerada e frenética do panorama musical português. Mas, no frente-a-frente, quem é o mais rápido? Vai um tira-teimas à antiga?

Dez verdades assustadoras sobre filmes de terror

Este vídeo é como o monstro de "Frankenstein": ganhou vida graças à colagem de partes de alguns dos filmes mais aterrorizantes de sempre. Com uma ratazana mutante e os organizadores do festival de cinema de terror MotelX pelo meio. O Expresso foi à procura das razões que explicam o fascínio pelo terror, com muito sangue (feito de corante alimentar) à mistura. 

A paixão do vinil

Se para muitos o vinil é apenas uma moda que faz parte da cultura do revivalismo vintage, para outros ver o disco girar nunca deixou de ser algo habitual.

Portugal foi herdado, comprado ou conquistado?

Era agosto em Lisboa e, às portas de Alcântara, milhares de homens lutavam por dois reis, participando numa batalha decisiva para os espanhóis e ainda hoje maldita. Aconteceu em agosto de 1580. Mais de 400 anos depois, o Expresso deu-lhe vida, fazendo uma reconstituição do confronto através do recorte e animação digital de uma gravura anónima da época.

O Maradona dos bancos centrais

Dizer que Mario Draghi está a ser uma espécie de Maradona dos bancos centrais pode parecer estranho. Mas não é exagerado. Os jornalistas João Silvestre e Jorge Nascimento Rodrigues explicaram porquê num conjunto de artigos publicado no Expresso em Novembro de 2013 e que venceu em junho deste ano o prémio de jornalismo económico do Santander e da Universidade Nova. O trabalho observa ainda o desempenho de Ben Bernanke no combate à crise, revisita a situação em Portugal e arrisca um ranking dos 25 principais governadores de bancos centrais. Republicamos os artigos num formato especial desenvolvido para a web.

Com Deus na alma e o diabo no corpo

Quem os vê de fora pode pensar que estão possuídos. Eles preferem sublinhar o lado espiritual e terapêutico desta dança - chamam-lhe "krump" e nasceu nos bairros pobres dos Estados Unidos. De Los Angeles para Chelas, em Lisboa, já ajudou a tirar jovens do crime. Ligue o som bem alto e entre com o Expresso no bairro. E faça o teste: veja se consegue ficar quieto.


Comentários 8 Comentar
ordenar por:
mais votados
'O sonho comanda a vida...' e que orienta o sonho?
Eis um mundo de ilusão...

Bem sei que à vida também faz falta a ilusão, ter sonhos,...'o sonho comanda a vida'.

Mas ter os pés bem assentes na terra, também é fundamental para ser ter uma vida consistente.

É que há muita gente que passam os dias 'a voar' e não descem à terra...
Mais uma análise extremamente relevante...
...para a grande maioria dos portugueses. Vamos todos trabalhar 40 anos, sem gastar um tusto para poder comprar este pópó que custa 137 mil euros. Ainda não consegui perceber se o jornalista está mais interessado em conduzir pópós porreiros ou se quer prestar um serviço aos leitores. Se tivermos em conta os últimos artigos, estou mais inclinado para o jornalista que gosta de conduzir pópós caros.
Re: Mais uma análise extremamente relevante...
Re: Mais uma análise extremamente relevante...
Re: Mais uma análise extremamente relevante...
A poesia
...leva a que se cometa o erro de escrever "motorização a diesel". Ou ainda "quatro tripulantes".

Senhor jornalista, seja assertivo e correcto por favor, ou então saia da frente. Pois só assim o Expresso evitará descer mais ainda ao nível de Pasquim.

O carro não torce muito, mas é rijo que nem marfim, como habitualmente nos BM.
Bom carro...
...para o Relvas e seus muchachos.
Semelhancas
este carro e' parecido com o carro do socialista Jaime Gama entao presidente da AR.
Comentários 8 Comentar

Últimas


Edição Diária 17.Abr.2014

Leia no seu telemóvel, tablet e computador
PUBLICIDADE

Pub