Siga-nos

Perfil

Expresso

Sociedade

Parlamento da Saúde: comissão de Saúde Mental avança com pacote simplex

Todos ouviram atentamente e participaram na discussão da comissão de Saúde Mental

Rodrigo Cabrita

O simplex é uma das 58 medidas aprovadas sábado no terceiro plenário do Health Parliament Portugal e constará do documento definitivo que os deputados apresentarão, em finais de junho, com as recomendações para a saúde no país. Até sábado publicamos as propostas das seis comissões que integram o projeto do Expresso, Janssen, Universidade Nova e Microsoft. Hoje é a vez da Saúde Mental

As medidas da comissão de Saúde Mental do Health Parliament Portugal assentam em quatro grandes áreas: emprego, financiamento, inovação e um pacote de medidas simplex.

Na primeira, os objetivos são "contribuir para a integração da pessoa com doença mental no mercado laboral e reforçar benefícios para empresas e indivíduos que apoiem a área da saúde mental".

No caso do financiamento, a comissão advoga a implementação de medidas para a prevenção de doença mental nos primeiros anos de vida e de um modelo colaborativo faseado para o tratamento da depressão, "baseando-se num estudo sobre financiamento em saúde mental, da autoria do Professor Julian Perelman, da Escola Nacional de Saúde Pública".

Quanto à inovação em saúde mental, pretendem avançar com um título de impacto social, o primeiro na área da saúde.

Por fim, um pacote de medidas simplex para uma "maior rapidez de resposta em processos excessivamente burocráticos envolvendo a pessoa com doença mental grave".

As propostas da Comissão estão aqui em lista completa.