24 de abril de 2014 às 4:13
Página Inicial  ⁄  Economia  ⁄  Arte  ⁄  Museu Hermitage de São Petersburgo chega ao Prado

Museu Hermitage de São Petersburgo chega ao Prado

É hoje inaugurada a exposição "O Hermitage no Prado" - Coleção do Museu Hermitage de São Petersburgo vai estar no Museu do Prado em Madrid até 25 de março de 2012.

A exposição "O Hermitage no Prado" é hoje inaugurada no Museu do Prado, em Madrid, e constitui a maior mostra mundial da coleção do museu de São Petersburgo no exterior.

Dos retratos setecentistas de Pedro I e de Catarina a Grande ao minimalismo modernista do "Quadro negro" de Kazimir Malevich, sem esquecer a representação da pintura espanhola, a exposição constitui uma das mais representativas das coleções do Hermitage.

Organizada no âmbito do Ano Espanha-Rússia 2011, a mostra é comissariada por Sviatovslav Savatev, diretor adjunto do Hermitage, e Gabriele Finaldi, diretor adjunto do Museu do Prado, e recria, tanto quanto possível, as próprias salas do museu de São Petersburgo.

Para o diretor do museu espanhol, Miguel Zugaza, a tentativa de levar a cada uma das cidades - Madrid e São Petersburgo - uma seleção representativa de cada um dos seus museus, tem paralelo em resumir em poucas linhas as romances de Miguel de Cervantes ("As aventuras de D. Quixote") ou de Leão Tolstoi ("Guerra e paz").

Zugaza procurou, por isso, "os fragmentos mais intensos e profundos" do Hermitage, que define como "o grande teatro do mundo", no qual se encontram algumas das obras mais importantes da arte universal: "A exposição é um imenso 'traveling' pela história da arte".

Comentários 0 Comentar
PUBLICIDADE
Expresso nas Redes
Pub