Siga-nos

Perfil

Expresso

Vídeo

Álvaro Siza regressou aos bairros sociais construídos na Europa e o Expresso e a SIC estiveram lá para contar como foi

  • 333

Ao longo de quatro meses, o Expresso e a SIC acompanharam Álvaro Siza Vieira numa longa viagem pela Europa. Valdemar Cruz revela este sábado na revista E fragmentos dessa viagem épica. Na SIC Notícias serão exibidos na próxima semana os documentários de Cândida Pinto

É este sábado um dos temas centrais da E, a revista do Expresso. Ao longo de quatro meses, o Expresso e a SIC acompanharam Álvaro Siza no regresso aos bairros de habitação social construídos pelo Pritzker português no Porto (Bouça), Veneza (Giudeca), Haia (Scielderswijk) e Berlim (Schlesisches Tor). São retratos de uma longa viagem a uma arquitetura em diálogo com os moradores e as cidades

Testemunhámos as visitas aos apartamentos, habitados em geral por emigrantes (da Turquia, de Marrocos, da Síria. de Angola, da Sérvia, do Surinam), tentámos perceber como se relacionam com os edifícios. Por outro lado prevalecia a curiosidade de registar o modo como iria agora ver o arquiteto um conjunto de obras marcantes no seu percurso profissional, mas sobre as quais cai já o peso de décadas de existência.

O trabalho de Valdemar Cruz, com fotos de Jordi Burch, regista momentos únicos de uma viagem em determinados momentos tornada épica, até pelo grande esforço exigido a Álvaro Siza. Com uma rara disponibilidade, o arquiteto ouviu os elogios, mas também as queixas dos moradores. Para todos tinha uma resposta. Uma explicação. Uma vontade de contar e falar da arquitetura.

Os quatro documentários da série "Vizinhos", um por cada bairro, assinados por Cândida Pinto, com imagem de Rodrigo Lobo, serão transmitidos a 28 e 29 deste mês e nos dias 4 e 5 de junho.
Os trabalhos realizados pela SIC farão parte da exposição do Pavilhão de Portugal na Bienal de Arquitetura de Veneza, com inauguração marcada para a próxima quarta-feira, dia 25, no Campo di Marte, na ilha da Giudecca. A Bienal decorre até 27 de novembro.