Siga-nos

Perfil

Expresso

Vídeo

Tornado e sismo assustam Açores

  • 333

Um pequeno tornado passou junto à costa da ilha de São Miguel, que também foi abalada por um sismo de magnitude 3,6 na escala de Richter

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) elevou para a laranja o aviso de precipitação, trovoada e vento em duas ilhas açorianas, depois de se ter registado um pequeno tornado junto à costa da ilha de São Miguel.

"Acrescenta-se aviso laranja de vento para as ilhas do grupo oriental [São Miguel e Santa Maria], devido à possibilidade de ocorrência de fenómenos de vento extremo associados à forte instabilidade atmosférica, tendo sido observado na costa sul da ilha de São Miguel um tornado por volta das 13:45 [mais uma hora em Lisboa]", adiantou o IPMA, numa nota de imprensa.

Fonte do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA) disse, em declarações à Lusa, que não se registaram até ao momento danos provocados pelo tornado.

Segundo o meteorologista Carlos Ramalho, da delegação do IPMA nos Açores, o fenómeno durou "minutos" e ocupou uma "área pequena", estimando-se que tenha passado "muito próximo da costa" da ilha de São Miguel.

De acordo com Carlos Ramalho, a forte instabilidade atmosférica que afeta o arquipélago tem originado a formação de "nuvens de desenvolvimento vertical", que têm provocado aguaceiros, granizo e trovoada nas ilhas.

As nove ilhas dos Açores estavam sob aviso amarelo até às 9h de segunda-feira, devido à possibilidade de ocorrência de aguaceiros fortes, granizo e trovoada, mas o IPMA elevou o aviso para laranja nas ilhas do grupo oriental (São Miguel e Santa Maria).

Até às 3h de segunda-feira, o IPMA prevê a ocorrência de trovoada frequente e concentrada, e de aguaceiros localmente fortes e de granizo nestas duas ilhas, emitindo ainda um aviso laranja relativo à rajada máxima de vento.

Sismo não provoca danos

Um sismo de magnitude 3,6 na escala de Richter foi sentido hoje na ilha de São Miguel, sem provocar danos, de acordo com o Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA).

O sismo, registado às 12h05 (mais uma hora em Lisboa), foi sentido pela população da Povoação e de Ponta Delgada, mas não registou danos pessoais ou materiais, de acordo com fonte da Proteção Civil.

Citando o Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA), a Proteção Civil adianta, numa nota de imprensa, que o sismo teve epicentro "a cerca de 19 km a sul sudeste de Ribeira Quente", na ilha de São Miguel.

O SRPCBA acrescentou que vai continuar a "acompanhar o evoluir da situação", com o Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores que emitirá novos comunicados caso seja necessário.