Siga-nos

Perfil

Expresso

Fotogaleria

Nascimento Rodrigues: retratos de uma vida política

Henrique Nascimento Rodrigues foi deputado, ministro, dirigente do PSD, presidente do Conselho Económico e Social, Provedor de Justiça. Morreu um "homem impoluto" e que arriscou dar o seu "contributo para tornar Portugal um País melhor".

Durante as últimas três décadas, Nascimento Rodrigues foi uma presença constante, mas sempre discreta na história política nacional. "Social democrata de gema", como a ele se referiu o fundador do PSD, Francisco Pinto Balsemão, foi "pai" do sindicalismo social-democrata e teve nas áreas sociais e do emprego o seu maior empenho. Foi ministro do Trabalho do VII Governo Constitucional, consultor da OIT e presidiu ao Conselho Económico e Social.

Uma "carreira impoluta" marca a vida deste homem, disse Balsemão. Ele, que resistiu até ao fim, ocupando o lugar de Provedor de Justiça, muito para além do que a saúde o permitia. Bateu com a porta, em Junho passado, farto de esperar por um entendimento parlamentar entre os dois maiores partidos portugueses, que o obrigou a permanecer mais um ano no cargo do que o seu mandato permitia.

Para Pedro Passos Coelho, o novo líder social democrata, Nascimento Rodrigues deu "um grande contributo para tornar Portugal um País melhor". Cavaco Silva reconhece o "homem político que se destacou em todas as funções que exerceu pela sua estatura moral".