Expresso

Siga-nos

Perfil

Perfil

Expresso TV

Vídeo: Prostituição em risco de aumentar com o Mundial

  • 333

O medo que o Mundial-2010 de futebol na África do Sul aumente a transmissão do vírus da sida, leva activistas a pedirem a legalização da profissão mais antiga do mundo.

A prostituição é uma realidade na África do Sul. Em Hillbrow, num subúrbio de Joanesburgo, há mais de 30 de bordéis. Com o Mundial de 2010 à porta, há o medo de que os fãs do futebol procurem as prostitutas e isso faça aumentar a contaminação da SIDA.

Como na maior parte dos países, vender sexo é ilegal. Muitos activistas defendem que isso faz parte do problema. Apesar dos avisos, as pessoas ainda se recusam a usar preservativo. Um estudo revela que 60% de universo de 5 mil em Hillbrow são seropositivos.



Activistas acreditam que se a prostituição for descriminalizada os trabalhadores sexuais teriam melhores direitos e poderiam obrigar os clientes a usar protecção. Os críticos defendem que a legalização não vai impedir a contaminação da SIDA. E vai até aumentar o tráfico de droga, de carne branca e a exploração de crianças.

A profissão mais antiga do mundo continua a dividir opiniões. O maior evento do futebol no próximo ano vem recolocar a questão em debate.