Siga-nos

Perfil

Expresso

Expresso TV

Única reserva portuguesa do lobo ibérico está em risco

O Centro de Recuperação do Lobo Ibérico, único em Portugal, pode encerrar por falta de verbas para aquisição do terreno onde se encontra, em Mafra. Conheça a reserva e saiba como pode ajudar a evitar a extinção desta espécie.

Vanessa Sardinha e Fernando Pereira (www.expresso.pt)

O Grupo Lobo corre o risco de perder os 17 hectares que albergam em Mafra oito exemplares destes animais. A situação começou em meados deste ano, quando a fundação suíça, Bernd Thies, pediu 154 mil euros pelo terreno da reserva, que desde há 25 anos é usado gratuitamente para o efeito.  

"Não deixe os lobos sem abrigo" foi o slogan da campanha internacional que decorreu de 25 de julho a 28 de setembro e que permitiu arrecadar já 50 mil euros.  

Agora, o Grupo Lobo tem cinco anos para reunir a restante quantia e garantir o espaço que mantém a continuidade da espécie.  

No portal do Centro de Recuperação do Lobo Ibérico é possível encontrar várias formas de contribuir para esta causa: ligando para o número 760 450 044; fazendo um donativo por transferência bancária; tornando-se sócio; apadrinhando um dos lobos ou, simplesmente, visitando a reserva que - garante quem já o fez - é uma experiência gratificante, com a particularidade de ser low cost, já que a expedição custa no máximo 5 euros.

Saiba como chegar à reserva, bem como outras informações importantes, através do site: http://lobo.fc.ul.pt .