Siga-nos

Perfil

Expresso

Expresso TV

"Pare, Escute, Olhe": o livro (vídeo)

Mais do que um trabalho documental sobre a linha do Tua, "Pare, Escute, Olhe" é um grito de revolta sobre o anunciado desaparecimento de locais, gentes e tradições.

Pedro Neves (www.expresso.pt)

O livro é um outro olhar sobre os impactos negativos que a barragem vai trazer à região

O livro é um outro olhar sobre os impactos negativos que a barragem vai trazer à região

Leonel de Castro

Durante quase três anos, Leonel de Castro e Jorge Laiginhas percorreram a pé e de comboio montes e vales, visitaram aldeias e vilas ignoradas e desertificadas, locais onde cresceram e que conheceram. "É um grito de alerta aos nossos governantes que poderiam fazer muito melhor. Mais do que tudo, é um acto de justiça, porque Trás-os-Montes tem dado muito mais ao país centralista de Lisboa do que o país tem dado a Trás-os-Montes", explica o jornalista Jorge Laiginhas.

"Trás-os-Montes está praticamente abandonado, as pessoas fugiram para as cidades em busca de empregos", conta Leonel de Castro. O livro, que tem o mesmo nome do documentário de Jorge Pelicano e a fotografia que lhe serve de cartaz, é um outro olhar sobre os impactos negativos que a barragem vai trazer à região.

O Expresso assistiu, conversou com os autores e mostra-lhe algumas imagens e textos do livro "Pare, Escute, Olhe", à venda nas livrarias.