Siga-nos

Perfil

Expresso

  • Acha que dorme o suficiente?

    Estima-se que existam, no mundo, 150 milhões de adultos com problemas de sono. Os portugueses dormem pouco e têm elevados problemas de sonolência durante o dia. A falta de sono é mais importante do que parece, pode estar na origem de vários problemas de saúde. Jornalismo de dados em dois minutos e 59 segundos. Para explicar o mundo

  • Cinco caminhos para reformar ou quebrar a UE

    Desde o referendo britânico de 23 de junho de 2016 que se aprofunda a cisão entre os que defendem uma integração crescente e os que defendem o nacionalismo económico. Junte-se a xenofobia e a falta de solidariedade e está criada a receita do abalo da ordem liberal, que tem promovido a prosperidade do Ocidente. Quando passam 60 anos sobre a assinatura do Tratado de Roma em 25 de março de 1957, o presidente da Comissão Europeia lançou um livro branco com cinco cenários possíveis de reforma para a União do futuro. Até setembro de 2018, 500 milhões de cidadãos e os seus governos vão poder dizer que Europa querem daqui para a frente. Qual é o modo de decidir que vai ser escolhido para as políticas a 27 para gerir migrações, desemprego, dificuldades económicas, alterações climáticas, segurança externa? Jornalismo de dados em dois minutos e 59 segundos. Para explicar o mundo.

  • Se outros calam, contamos nós

    Entre 2014 e finais de 2016, três milhões de iraquianos abandonaram as suas casas e outros 200 mil fugiram da violência, das execuções e violações às mãos do Daesh. E por isso contamos a vida, a coragem, a fuga e a luta daqueles que o Daesh tenta calar. Dois minutos e 59 segundos para explicar a guerra que está a esventrar um país

  • Aves e aviões em rota de colisão?

    É uma das questões a responder antes de se avançar em definitivo para a construção de um novo aeroporto no Montijo, como apoio ao atual aeroporto de Lisboa: que impacto podem ter na segurança dos voos as milhares de aves que passam anualmente pelo estuário do Tejo? E por outro lado, que consequências ambientais pode ter um aeroporto junto de uma das áreas protegidas mais importantes do país?

  • SIC revela relatório que provava falência do GES

    “Nunca fui, nunca pensei ser o dono disto tudo”. Ricardo Salgado fez o anúncio na Comissão Parlamentar de Inquérito, muitos anos depois do rótulo lhe ter sido colado pela primeira vez. A história e os factos desmentem, por isso, o desmentido de Ricardo Salgado.