Anterior
Face Oculta: Mário Lino em tribunal para clarificar contradições
Seguinte
Face Oculta: Tribunal ouve testemunhas de defesa em outubro
Página Inicial   >  Dossiês  >  Dossies Atualidade  >  Face Oculta  >   MP quer processar Mário Lino por falsas declarações

MP quer processar Mário Lino por falsas declarações

Mário Lino arrisca até 5 anos de prisão, mas o juiz do processo Face Oculta remete a decisão para altura posterior do julgamento. Clique para visitar o Dossiê Face Oculta
Lusa |
Mário Lino à entrada apara a sessão de hoje no Tribunal de Aveiro, onde deu por assente que a conversa com Manuel Godinho assentou em queixas genéricas do empresário sobre alegadas perseguições da Refer
Mário Lino à entrada apara a sessão de hoje no Tribunal de Aveiro, onde deu por assente que a conversa com Manuel Godinho assentou em queixas genéricas do empresário sobre alegadas perseguições da Refer / Paulo Novais/Lusa

O Ministério Público de Aveiro pediu hoje a instauração de um processo-crime contra o ex-ministro Mário Lino, por alegada falsidade de testemunho no processo 'Face Oculta'.

Clique para aceder ao índice do Dossiê Face Oculta

O procurador Marques Vidal pediu que fosse extraída uma certidão para o efeito e o juiz Raul Cordeiro remeteu uma decisão para altura posterior.

O crime em questão é punível com prisão até cinco anos.

Ao requerer a extração de certidão, o procurador Marques Vidal invocou divergências naquilo que o ex-ministro disse, ao longo das diversas fases do processo, sobre o teor da conversa que manteve, no seu gabinete, com o sucateiro Manuel Godinho.

Antes de o Ministério Público avançar com este requerimento, o antigo titular da pasta das Obras Públicas ouviu a parte final da gravação sobre o que dissera a respeito do processo Face Oculta no Tribunal Central de Instrução Criminal (TCIC).

As alegadas discrepâncias de depoimentos assinaladas pelo procurador de Aveiro reportam-se aos contactos de Mário Lino com o presidente da Refer, Luís Pardal, sobre Manuel Godinho, principal arguido do processo Face Oculta, e com o próprio sucateiro de Ovar.

Mário Lino não se lembra de uma terceira conversa


Na última quinta-feira, Mário Lino confirmou que recebeu Manuel Godinho mas, ao contrário do referido em instrução, nada disse sobre supostas alusões de Manuel Godinho a um acórdão da Relação do Porto favorável às suas empresas e que se relacionava com o processo Carril Dourado, sobre furto de carris na linha do Tua.

Já hoje, Mário Lino deu por assente que a conversa com Godinho, no seu gabinete, assentou em queixas genéricas do empresário sobre alegadas perseguições da Refer. E acrescentou que terá havido referência a conflitos judiciais opondo as partes, mas sem uma alusão concreta, explícita ou implícita, ao 'Carril Dourado'.

Convidado a fixar se falou duas ou três vezes com o presidente da Refer, para que este recebesse o sucateiro, o ex-ministro disse não se lembrar de uma terceira conversa, mas admitiu-a. "Poderão ter ocorrido três conversas com o engenheiro Pardal sobre este assunto. Mas não me lembro", afirmou.

Em contraste com este tom cauteloso, Mário Lino foi perentório, nesta sua reinquirição, a reiterar que nunca recebeu pressões do ex-ministro e ex-administrador bancário Armando Vara, bem como do consultor Lopes Barreira, a favor do sucateiro de Ovar.

O ex-ministro recordou, por outro lado, que avançou com uma queixa-crime contra Ana Paula Vitorino, que foi sua secretária de Estado, por alegadas afirmações caluniosas em fases anteriores deste processo.

Ex-ministro não faloiu aos jornalistas


Durante a fase de instrução, a ex-secretária de Estado dos Transportes disse ter sido abordado pelo então ministro para resolver o conflito existente entre a Refer e o grupo de Manuel Godinho, alegando que as empresas do sucateiro eram "amigas do PS".

Mário Lino escusou-se a falar aos jornalistas, antes e depois de entrar na sala de audiências, mesmo quando questionado sobre outras matérias, como o facto de ser um dos citados numa queixa do Automóvel Clube de Portugal contra antigos governantes socialistas, por supostas gestão danosa na negociação dos contratos das SCUT, autoestradas nas quais se circulava sem pagar portagem.

O processo Face Oculta está relacionado com uma alegada rede de corrupção, que teria como objetivo o favorecimento do grupo empresarial do sucateiro Manuel Godinho nos negócios com empresas do sector empresarial do Estado e privadas.

Depois de Mário Lino terminar o seu depoimento, o tribunal começou a ouvir, a requerimento da defesa do arguido Armando Vara, um ex-assessor do Ministério das Obras Públicas, Pedro Abreu.

 


Opinião


Multimédia

Portugal foi herdado, comprado ou conquistado?

Era agosto em Lisboa e, às portas de Alcântara, milhares de homens lutavam por dois reis, participando numa batalha decisiva para os espanhóis e ainda hoje maldita. Aconteceu em agosto de 1580. Mais de 400 anos depois, o Expresso deu-lhe vida, fazendo uma reconstituição do confronto através do recorte e animação digital de uma gravura anónima da época.

A paixão do vinil

Se para muitos o vinil é apenas uma moda que faz parte da cultura do revivalismo vintage, para outros ver o disco girar nunca deixou de ser algo habitual.

Com Deus na alma e o diabo no corpo

Quem os vê de fora pode pensar que estão possuídos. Eles preferem sublinhar o lado espiritual e terapêutico desta dança - chamam-lhe "krump" e nasceu nos bairros pobres dos Estados Unidos. De Los Angeles para Chelas, em Lisboa, já ajudou a tirar jovens do crime. Ligue o som bem alto e entre com o Expresso no bairro. E faça o teste: veja se consegue ficar quieto.

O Cabo da Roca depois da tragédia que matou casal polaco

Os turistas portugueses e estrangeiros que visitam o Cabo da Roca, em Sintra, continuam a desafiar a vida nas falésias, mesmo depois da tragédia que resultou na morte de um casal polaco, cujos filhos menores estavam também no local. Durante a visita do Expresso, um segurança tentou alertar os turistas para o perigo e refere a morte do casal polaco. O apelo não teve grande efeito. Veja as imagens.

Ó Capitão! meu Capitão! ergue-te e ouve os sinos

Ele foi a nossa ama... desajeitada. Ele foi o professor que nos inspirou no liceu. Ele trouxe alegria, mesmo nas alturas mais difíceis. Ele indicou-nos o caminho na faculdade. Ele ensinou-nos a manter a postura, mas também a quebrar preconceitos. Ele ensinou-nos que a vida é para ser aproveitada a cada instante. Ó capitão, meu capitão, crescemos contigo e vamos ter de envelhecer sem ti. 

Crumble. A sobremesa mais fácil do mundo

Tiger escolheu a gastronomia como forma de estar na vida, especialista em pratos de confeção acessível, com ingredientes ao alcance de qualquer pessoa. Veja, confecione, desfrute e impressione.

Voámos num F-16

Um piloto da Força Aérea voou com uma câmara GoPro do Expresso e temos imagens inéditas e exclusivas para lhe mostrar num trabalho multimédia.

Salada de salmão com sorvete de manga

Especialista em pratos de confeção acessível, com ingredientes ao alcance de qualquer pessoa, Tiger escolheu a gastronomia como forma de estar na vida. Veja, confecione, desfrute e impressione.

Por faróis nunca dantes navegados

São a salvaguarda dos navegantes, a luz que tranquiliza o mar. Há 48 faróis em Portugal continental e nas ilhas. Este é um acontecimento único: todos os faróis e 1830 km de costa disponíveis num mesmo trabalho. Para entendê-los e vê-los, basta navegar neste artigo.

Parecem casulos onde gente hiberna à espera de ver terra

No Porto de Manaus não há barcos, mas autocarros bíblicos que caminham sobre água. Têm vários andares e estão cheios de camas de rede que parecem casulos onde homens, mulheres e crianças aguardam o destino. E há gente a vender o que houver e tiver de ser junto ao Porto. "Como há Copa, tem por aí muito gringo que vem ter com 'nóis'. E então fica mais fácil vender"

O adeus de Lobo Antunes às aulas de medicina

O neurocirurgião deu terça-feira a sua "Última Lição" no auditório do Instituto de Medicina Molecular da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, na véspera de deixar o seu trabalho no serviço nacional de saúde.

Jaguar volta a fabricar desportivo dos anos 60

Até ao verão será fabricado um número limitado de desportivos Jaguar E-Type Lightweight, seguindo todas as especificações originais, incluindo a continuação do número de série das unidades produzidas em 1963.

"Naquela altura estavam continuamente a acontecer primeiras coisas"

Mais do que uma manifestação, o 'primeiro' 1º de Maio é recordado como a grande festa da Revolução dos Cravos, quando o povo saiu às ruas em massa e a união das esquerdas era um sonho possível. "O 1º de Maio seria mais uma primeira coisa, porque naquela altura estavam continuamente a acontecer primeiras coisas." Foi há 40 anos.

Este trabalho não foi visado por qualquer comissão de censura

Aquilo que hoje é uma expressão anacrónica estava em relevo na primeira página do "República", a 25 de Abril de 1974: "Este jornal não foi visado por qualquer comissão de censura". Quarenta anos depois da Revolução, veja os jornais, ouça os sons e compreenda como decorreu o "dia inicial inteiro e limpo", como lhe chamou Sophia. O Expresso falou ainda com cinco gerações de 40 anos e percorreu a "geografia" das Ruas 25 de Abril de todo o país, falando com quem lá mora. Veja a reportagem multimédia.


Comentários 30 Comentar
ordenar por:
mais votados
Mário Lino foi atraiçoado pela memória.
Mário Lino não mentiu, foi apenas atraiçoado de novo pela sua memória selectiva; já o tinha sido depois de um famoso "jamais" pronunciado em francês.
Re: Mário Lino foi atraiçoado pela memória.
Re: Mário Lino foi atraiçoado pela memória.
Re: Mário Lino foi atraiçoado pela memória.
Re: Mário Lino foi atraiçoado pela memória.
Re: Mário Lino foi atraiçoado pela memória.
OS VÍRUS DO MEU PAÍS ...
(do latim virus, "veneno" ou "toxina")

Os Linos, os Varas, os Loureiros, as Faces Ocultas, os BPN's ... e mais muito mais ...

Eles representam a maior diversidade biológica de Portugal ... sendo mais diversos que bactérias, plantas, fungos e animais juntos ...

Não havia Portugal de estar doente ...

Re: OS VÍRUS DO MEU PAÍS ...
Lino & Pino, Pino & Lino como dizia o Hugo Chavez
com ar de gozo :-)
Mario Lino pode vir a ser constituido arguido por tráfico de influências? Só contaram pra você...
A "postura mafiosa" deste ex-ministro das obras públicas de Sócrates é tal que a ex secretária de estado das obras públicas até teve de pedir protecção policial. Em causa esteve a enorme pressão de que foi alvo por parte de Mario Lino para demitir o então administrador da Refer que não estava em sintonia com o "negócio da sucata" e não ia cá em "robalos"...
Este ex-ministro foi tb o tal do aeroporto na OTA custasse o que custasse. Só após muita pressão da sociedade civil é que "virou o bico ao prego".
De qualquer das formas este mega processo Face Oculta vai ser mais outro que não vai dar em nada de concreto no que respeita à criminização ou punição de responsáveis políticos, como aliás é habitual nesta espécie de democracia. A montanha vai mais uma vez parir um ratinho...
Re: Lino & Pino, Pino & Lino como dizia o Hugo Cha
Re: Lino & Pino, Pino & Lino como dizia o Hugo Cha
MAIS UM EPISODIO DOS SOCIALISTAS DE SOCRATES
será que é isto a ética republicana?
E as declaraçoes de Passos Coelho na campanha
eleitoral o que foi?......................
Re: E as declaraçoes de Passos Coelho na campanha
MP quer processar Mário Lino
De estranhar ou talvez não que se fale tanto na Comunicação Social sobre o julgamento da Face Oculta e também do Freeport e tão pouco no julgamento que está também a decorrer do BPN, onde há dezasseis arguidos, que sem se saber porque cargas de água foram dispensados de comparecer em Tribunal. Mais palavras para quê, pois cada um deve tirar daí as devidas conclusões, mas se não é parece ser para desviar as atenções daquilo que é verdadeiramente importante. Como diria Catroga:- Preocupam-se com os pentelhos e esquecem o que na verdade interessa. Tapar o Sol com a peneira não é seguramente a melhor maneira de negar a sua existência. Fazer cortinas de fumo nem sempre se consegue o desejado. Deitar areia para os olhos nem sempre se consegue a cegueira. Não sendo interessante não deixa de ser preocupante.

viriatoapedrada.blogspot.pt/2012/05/diga-socrates-e-tudo-se-resolvera.html

viriatoapedrada.blogspot.pt/2012/03/bpn-maior-burla-de-sempre-em-portugal.html

viriatoapedrada.blogspot.pt/2012/04/bpn-3-anos-subsidio-ferias-e-natal_30.html?utm_ source=BP_recent

viriatoapedrada.blogspot.pt/2012/02/operacao-face-oculta-com-rabo-de-fora.html

viriatoapedrada.blogspot.pt/2012/02/isto-dava-um-filme.html

viriatoapedrada.blogspot.pt/2012/03/o-clan-duarte-lima-e-o-polvo-laranja.html
E ainda faltam aqueles que...
Re: E ainda faltam aqueles que...
???????
Re: E ainda faltam aqueles que...
ESTÃO COM AS MÃOS NA MASSA?
Então aproveitem e vejam quem cortou à tesourada o processo aonde estava o nome do filósofo, e procedam em conformidade!
Loucuras
Estamos no tempo as loucuras, alguma vez o MP iria processar o Sr. pingo Lino, jamais.
Economias de Escala
Usem economias de escala e aproveitem para processá-lo por tudo o que mentiu nos ultimos 5 anos, enquanto Ministro. E pelos negócios que fez ruinosos para o Estado. E já agora por aqueles que não fez porque alguem o travou a tempo. Como, por exemplo, o aeroporto. O qual para ele seria localizado onde houvesse mais "amigos do PS".
"BOA PIADA"
Dizer ou alvitrar que o ML arrisca 5 anos é a mesma coisa que dizer que o ok teleseguro e o filosofo frances vão casar.......
Só para rir .
Arrisca 5 anos ou mais talvez meio século 50 fica mais engraçado ainda.
heheheheheheheheheehe
kácus
Re:
Eu tambem me arrisco...
...a ganhar o Euromilhoes.

Como disse certa vez Sir Alex Ferguson (se bem que a outro proposito) "That's never going to happen".

TC
o xuxialista não mente
ora vejamos na aurea do seu reinado o dito cujo referindo-se ao possivel aeroporto em alcochete ele afirmou lá "jamais"
depois veio a dizer sim é lá.
esta ave rara não mente
Re: MP quer processar Mário Lino por falsas declar
Infelizmente toda a gente sabe que no final nada vai acontecer...

possivelmente ainda o vão ter de idminizar pelo seu bom nome ser posto em causa...

mesmo que ele fosse condenado, seria outro Isaltino... ja toda a egnte sabe qual é a estratégia.... e alei ainda não se alterou...
Ex-ministro não faloiu aos jornalistas
Tamanha a pressa de um jornalismo básico para fabricar noticias que os erros passam ao lado de toda a gente...o que importa é 'A BOMBA', continuamos na caça a Sócrates e com Cavaco e Cº a passar pelos pingos da chuva !!!!!!
areia para o olho!!!
5 anos?? mas esta gente pensa que somos todos pacóvios??
isto é tudo um circo... só para entreter os camelos....
ninguém condena ninguém...
eles dormem todos na mesma cama..comem do mesmo prato..e serve-se da mesma prostituta!!
com todas as letras digo: A JUSTIÇA PORTUGUESA É UMA MERDA!!!!! NÃO SERVE ABSOLUTAMENTE PARA NADA!!!
NADA!!!
há países da América latina e da Ásia que são mais evoluídos que portugal... mesmo em justiça.
aqui em vens de irmos para a frente...recuamos em quase tudo...estamos a ficar mais pobres, mais burros, mais ignorantes...
chamar a isto um pais é um milagre!!
Comentários 30 Comentar

Últimas

O ébola como sintoma

Além de uma doença, o ébola é um sintoma de subdesenvolvimento - mas isso não é motivo para ...

Ver mais

Edição Diária 17.Abr.2014

Leia no seu telemóvel, tablet e computador
PUBLICIDADE

Pub