26
Anterior
Gráfico animado: Mourinho vence Liga dos Campeões
Seguinte
Milito foi a estrela da final
Página Inicial   >  Desporto  >   Mourinho campeão europeu

Mourinho campeão europeu

Inter de Milão venceu a Liga dos Campeões ao derrotar o Bayern  Munique por 2-0, no Estádio Santiago Bernabéu. José Mourinho faz história ao conquistar o campeonato, a Taça de Itália e a Liga dos Campeões na mesma época.
Lusa |
José Mourinho  novamente campeão europeu
José Mourinho novamente campeão europeu / Sedjan Suki/EPA
O Inter de Milão, orientado pelo português José Mourinho, venceu hoje a Liga dos Campeões de futebol, ao derrotar o Bayern de Munique por 2-0, no Estádio Santiago Bernabéu, em Madrid. 

Os golos que garantiram aos pentacampeões italianos a conquista do terceiro título europeu foram apontados pelo argentino Diego Milito, aos 35 e 70 minutos.  

O Inter de Milão não ganhava a principal competição europeia de clubes desde 1965, quando derrotou o Benfica por 1-0, em Milão. 

Sob o comando de Mourinho, que em 2004 tinha sido campeão europeu com o FC Porto, os "nerazurri" conseguiram esta época uma "tripla", depois de terem ganho a Liga e a Taça de Itália. 

O Inter de Milão sucede como campeão europeu ao FC Barcelona, que eliminou nas meias finais. 

17.º título do português


O treinador português José Mourinho conquistou 17.º título da carreira com a vitória do Inter de Milão na edição 2009/10 da Liga dos Campeões em futebol, inscrevendo o nome na história do clube milanês. 

Nunca outro clube italiano tinha conseguido conquistar na mesma época o título europeu, nacional e a taça, uma tripla que Mourinho conseguiu agora para os "nerazzurri", provavelmente em vésperas de seguir outro destino, o Real Madrid. 

De resto, só FC Barcelona (2009), Manchester United (1999), Celtic de Glasgow (1967) e PSV Eindhoven (1988) alcançaram o feito de juntar na mesma temporada os dois maiores títulos internos ao estatuto de campeão da Europa.

Com apenas 47 anos, Mourinho já leva 17 títulos em três clubes - FC Porto, Chelsea e Inter de Milão -, juntando-se à dupla formada pelo austríaco Ernst Happel e o alemão Ottmar Hitzfeld como únicos treinadores que ganharam a Liga dos Campeões por clubes diferentes. 

Happel comandou os holandeses do Feyenoord ao título em 1970, repetindo a façanha, mas desta vez ao serviço do Hamburgo, em 1983. A "saga" de Hitzfeld começou em 1997, quando orientava o Borussia de Dortmund, e prosseguiu em 2001, quando ergueu o troféu com as cores do Bayern de Munique. 

*** Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico *** 


Opinião


Multimédia

Desaparecidos para sempre no Mar do Norte

O dia 15 de novembro já foi feriado, há 90 anos. A razão foi o desaparecimento de Sacadura Cabral algures no Mar do Norte. Depois de fazer mais de oito mil quilómetros de Lisboa ao Rio de Janeiro, o aviador pioneiro não conseguiu completar o voo entre a cidade holandesa de Amesterdão e a capital portuguesa. Ainda hoje, não se sabe o que aconteceu ao companheiro de Gago Coutinho e tio-avô de Paulo Portas, a quem o Expresso pediu um sms.

Os muros do mundo

Novembro relembrou-nos os muros que caem, mas também os que permanecem e os que se expandem. Berlim aproximou-se de si própria há 25 anos, mas há muros que continuam a desaproximar. Esta é a história de sete deles - diferentes, imprevisíveis, estranhos.

Tudo o que precisa de saber sobre o ébola. Em dois minutos

Porque é que este está a ser o pior surto da história? Como é que os primeiros sintomas se confundem com os de outras doenças? É possível viajar depois de ter contraído o vírus, sem transmitir a doença? E estamos ou não perto de ter uma vacina? O Expresso procurou as respostas a estas e outras dúvidas sobre o ébola.

A última viagem do navio indesejado

Construído nos Estaleiros de Viana e pensado para fazer a ligação entre ilhas nos Açores, o Atlântida foi recusado pelo Governo Regional por alegadamente não atingir a velocidade pretendida. Contando com os custos associados à dissolução do contrato, o prejuízo ascendeu a 70 milhões de euros. Foi agora comprado a "preço de saldo", para mudar de nome e ser reconvertido num cruzeiro na Amazónia. Fizemos a última viagem do Atlântida e vamos mostrar-lhe os segredos do navio.

O papa-medalhas que veio do espaço

O atleta português mais medalhado de sempre, Francisco Vicente, regressou dos campeonatos europeus de veteranos, na Turquia, com novas lembranças ao pescoço. Três de ouro e duas de prata para juntar à coleção. Tem 81 medalhas, uma por cada ano de vida.

Terror religioso está a aumentar

Relatório sobre a Liberdade Religiosa é divulgado esta terça-feira em todo o mundo. Dos 196 países analisados, só em 80 não há indícios de perseguições motivadas pela fé.

Vai pagar mais ou menos IRS? Veja as simulações

Reforma do imposto protege quem tem dependentes a cargo, mas pode penalizar os restantes contribuintes. Função pública e pensionistas vão ter mais dinheiro disponível. Veja simulações para vários casos.

Tem três minutinhos? Vamos explicar-lhe o que muda no orçamento de 350 mil portugueses (e no de muitas empresas)

O novo salário mínimo entrou em vigor. São mais €20 brutos para cerca de 350 mil portugueses (números do Ministério da Segurança Social, porque os sindicatos falam em 500 mil trabalhadores). Mudou o valor, mas também os descontos que as empresas fazem para a Segurança Social. Porque se trata de uma medida que afeta a vida de muitos portugueses, queremos explicar o que se perde e o que se ganha, o que se altera e o que se mantém.

Music fighter: temos Marco Paulo e Bruno Nogueira numa batalha épica

Está preparado para um dos encontros mais improváveis na história da música portuguesa? O humorista Bruno Nogueira e a cantora Manuela Azevedo, dos Clã, pegaram em várias músicas consideradas "pimba" - daquelas que ninguém admite ouvir mas que, no fundo, todos vão dançar assim que começam a tocar - e deram-lhe novos arranjos, num projeto que chegou aos coliseus de Lisboa e do Porto.  "Ninguém, ninguém", de Marco Paulo, tem possivelmente a introdução mais acelerada e frenética do panorama musical português. Mas, no frente-a-frente, quem é o mais rápido? Vai um tira-teimas à antiga?

Dez verdades assustadoras sobre filmes de terror

Este vídeo é como o monstro de "Frankenstein": ganhou vida graças à colagem de partes de alguns dos filmes mais aterrorizantes de sempre. Com uma ratazana mutante e os organizadores do festival de cinema de terror MotelX pelo meio. O Expresso foi à procura das razões que explicam o fascínio pelo terror, com muito sangue (feito de corante alimentar) à mistura. 

A paixão do vinil

Se para muitos o vinil é apenas uma moda que faz parte da cultura do revivalismo vintage, para outros ver o disco girar nunca deixou de ser algo habitual.

Portugal foi herdado, comprado ou conquistado?

Era agosto em Lisboa e, às portas de Alcântara, milhares de homens lutavam por dois reis, participando numa batalha decisiva para os espanhóis e ainda hoje maldita. Aconteceu em agosto de 1580. Mais de 400 anos depois, o Expresso deu-lhe vida, fazendo uma reconstituição do confronto através do recorte e animação digital de uma gravura anónima da época.

O Maradona dos bancos centrais

Dizer que Mario Draghi está a ser uma espécie de Maradona dos bancos centrais pode parecer estranho. Mas não é exagerado. Os jornalistas João Silvestre e Jorge Nascimento Rodrigues explicaram porquê num conjunto de artigos publicado no Expresso em Novembro de 2013 e que venceu em junho deste ano o prémio de jornalismo económico do Santander e da Universidade Nova. O trabalho observa ainda o desempenho de Ben Bernanke no combate à crise, revisita a situação em Portugal e arrisca um ranking dos 25 principais governadores de bancos centrais. Republicamos os artigos num formato especial desenvolvido para a web.

Com Deus na alma e o diabo no corpo

Quem os vê de fora pode pensar que estão possuídos. Eles preferem sublinhar o lado espiritual e terapêutico desta dança - chamam-lhe "krump" e nasceu nos bairros pobres dos Estados Unidos. De Los Angeles para Chelas, em Lisboa, já ajudou a tirar jovens do crime. Ligue o som bem alto e entre com o Expresso no bairro. E faça o teste: veja se consegue ficar quieto.

O Cabo da Roca depois da tragédia que matou casal polaco

Os turistas portugueses e estrangeiros que visitam o Cabo da Roca, em Sintra, continuam a desafiar a vida nas falésias, mesmo depois da tragédia que resultou na morte de um casal polaco, cujos filhos menores estavam também no local. Durante a visita do Expresso, um segurança tentou alertar os turistas para o perigo e refere a morte do casal polaco. O apelo não teve grande efeito. Veja as imagens.

Ó Capitão! meu Capitão! ergue-te e ouve os sinos

Ele foi a nossa ama... desajeitada. Ele foi o professor que nos inspirou no liceu. Ele trouxe alegria, mesmo nas alturas mais difíceis. Ele indicou-nos o caminho na faculdade. Ele ensinou-nos a manter a postura, mas também a quebrar preconceitos. Ele ensinou-nos que a vida é para ser aproveitada a cada instante. Ó capitão, meu capitão, crescemos contigo e vamos ter de envelhecer sem ti. 


Comentários 26 Comentar
ordenar por:
mais votados
Parabéns Mourinho!
Fui muito bem representado em Madrid, pois sou daqueles que acham que se não és o melhor, decididamente és dos melhores treinadores do mundo.
Uma vitória indiscutível, com um futebol bastante agradável e toda a equipa em grande plano, no entanto gostaria de salientar a exibição de Milito e não só pelos golos como por uma qualidade técnica só ao alcance de muito poucos.
Aos aziados e maldizentes do nosso burgo, seria desjável que de uma vez por todas dessem o braço a torcer e reconhecessem o valor indíscutível que tens como treinador e uma grande capacidade de liderança e mobilização, características que infelizmentes são pacas neste momento entre nós.
lumosgo 4 pontos?já??isto hoje vai ser uma goleada
La grande INTER!

Grazie mille, Mourinho!
Ci hai fatto vincere il campionato Europeo dopo 45 anni.
Non abbiamo parole per ringraziarti.

Antonio
BA FAN IN CULLO
Re: BA FAN IN CULLO - W MOU!
Re: BA FAN IN CULLO - W MOU!
Re: BA FAN IN CULLO - W MOU!
Re: BA FAN IN CULLO - W MOU!
Bravo Mourinho
Mourinho é dos poucos lusitanos com capacidade e categoria para se impôr, seja onde for.
Tem pedigree, marca que só os grandes campeões têm.
É vaidoso, atiram uns. Petulante, gritam outros. Narcisista, rematam ainda outros. Mas ele ao menos, tem razões objecivas para o ser. Tem trabalho desenvolvido e, acima de tudo resultados concretos.
Quantos e quantos medíocres cá do burgo se pavoneiam com uma arrogância bacoca, quando tudo o que têm para mostrar é francamente mau e são tão fracos, tão fracos, tão fracos, que até dói ser cidadão de um país como Portugal.
Gostaria (acho que todos nós) que em vez de ser através do futebol, nos notabilizássemos noutras áreas de intervenção humana. Não sendo possível, dispensemos ao grande Zé Mário o merecido tributo por tudo o que tem feito pelo futebol e pela visibilidade que tem dado a Portugal.
Perante resultados tão conclusivos, só pode mesmo dizer mal do Mourinho quem é invejoso, despeitado ou pura e simplesmente mal dizente. Mas quanto a estes, coitados, já estão a arder na fogueira que eles próprios atiçaram.
Pedigree?
Mourinho Campeão europeu
Parabéns Mourinho. Penso interpretar a vontade da maior parte dos portugueses que hoje têm motivos para se sentir orgulhosos. Aliás já o disse aqui mais que uma vez que este é o meu grande defeito. Fico assim quando vejo um patriota meu inaltecer o nome deste jardim à beira mar plantado de que tanto gostam os estrangeiros, mas que muitos portugueses tão mal dizem. Fico orgulhoso por Mourinho, mas também por Durão Barroso, Ronaldo, Victor Constâncio, Figo e muitos outros que não aparecem tanto na ribalta mas que nos continuam a prestigiar. Parabéns a todos, mas hoje em especial a Mourinho.
oh zé mourinho, oh zé mourinho!
Deu-me um gozo enorme ao ver o Mister Mourinho vencer mais um troféu em disputa. Sou dos que estão a ser representados pelo mourinho fora deste burgo, infelizmente com muitos invejosos pelos êxitos alcançados (17 TÍTULOS), é obra atendendo à idade do Mister Zé e se for para o Real Madrid (serei seu adepto) estou plenamente confiante que continuará a coleccionar troféus, basta só indicar alguns nomes ainda que pouco sonantes (Milito estava num clube secundário em Dezembro 09). Para os comentadores da RTP1 creio que ficaram com um pouco de azia, já que um deles disse que o Inter tinha feito os golos com os erros do Bayern (quais erros?), o Luís F. Lobo não vai certamente dizer que o Mourinho estacionou o autocarro para ganhar por 2-0, e que jogou feio, e mais não sei o quê de disparates, têm de engolir o sapo. Outro reparo foi a RTP não transmitir mais tempo das festividades após o términus do jogo, e para terminar ouvir um estádio gritar cânticos ao melhor treinador do Mundo é de arrepiar para quem é apaixonado pelo futebol ao mais alto nível, quantos treinadores no mundo têm esse previlégio? Os meus parabéns Mister Mourinho! e a toda a equipa técnica.
A Bandeira Portuguesa nas mãos de Mourinho
Parabéns Mourinho:não se esqueceu de erguer a Bandeira Portuguesa.
Re: A Bandeira Portuguesa nas mãos de Mourinho
Falhou a RTP
Falhou foi a RTP não apresentar a emissão completa.
Mourinho
Mourinho é uma figura controversa e consegue virar tudo e todos contra si.
Aconteceu assim em Inglaterra e na Itália.
Cria problemas com os colegas, com a imprensa e até com os simpatizantes dos clubes que treina.
A isto, porém, responde com VITÓRIAS !
Este e o seu grande MÉRITO!
Um treinador que obriga a que se fale de PORTUGAL!
E tal facto não pode ser ignorado, mas sim elogiado !
Mourinho está a transformar-se num grande "embaixador" de Portugal !
O mesmo se diga de Cristiano Ronaldo, embora em menor escala.
Parabéns José...
Quando chegaste a Inglaterra saiu-te da boca a famosa frase : I am the special one, querias dizer que eras diferente... eu sempre acreditei em ti, sei que és mesmo especial! Bravo a todos os jogadores do Inter, especialmente ao Milito e .. a ti pelas qualidades que te levam a enaltecer o nome de Portugal.. porque nem todos o sabem fazer!
MOU...uma lança portuguesa na europa
primeiro....não vão faltar aqui os comentarios dos pobres coitados que pensam que portugal é alguma coisa ao cimo da terra por ter um treinador de futebol.

segundo...depois vão dizer que o mou é um imigrante que vingou lá fora como se isso fosse uma grande coisa.
Portugal tem milhares de imigrantes que vingaram lá fora.

terceiro....ainda não perceberam que o mou está-se a cagar para portugal assim como o figo??...portanto

por ultimo.....E QUANDO ELE RASGOU A CAMISOLA DO RUI JORGE E DESEJOU-LHE A MORTE EM CAMPO...LEMBRAM-SE??

Patético Mourinha....
Sou um portista que não achava graça a Mourinho... No início... Hoje Sou um Homem Calado... Humilde... Quieto... VOLTE MOURINHO!!!!!
Mourinho e a "tralha" que exportamos para a Europa
José Manuel Durão Barroso é o presidente de uma Comissão Europeia e o Velho Continente mergulhou na sua pior crise desde a II Guerra Mundial;
O José Sócrates insistiu num Tratado de Lisboa ao qual já toda a Europa limpou o traseiro e envergonha-nos com o seu inglês técnico e o espanholês do Cais do Sodré;
O Jorge Sampaio anda a tratar da tuberculose mundial mas não consta que faça algo de positivo;
O António Guterres refugiou-se entre os refugiados e cada vez há mais campos de refúgio;
O Vítor Constâncio não via um número à frente de um boi nos escândalos que o Banco de Portugal não detectou e foi desterrado para afundar ainda mais a Europa;
O Manuel Maria Carrilho deixou o colo da Bárbara Guimarães para andar a filosofar na UNESCO sem qualquer mérito que se veja.
José Mourinho, sim, entrou pela Europa dentro e arrasou com a sua competência, de tal modo que não existe ninguém no Mundo que não saiba quem é e não lhe reconheça o primado do seu trabalho.
O técnico português é a excepção à regra da tralha que os esgotos do PS e do PSD dejectam na Europa.
Re: Mourinho e a
Mpurinho a 1º Ministro , Já !!!
1º Ministro ou Presidente .
Este é que é o SPECIAL ONE e não o TRETAS ONE
Os
meus parabéns, caro compatriota. Ora aqui está um português-modelo, um exemplo a seguir por todos nós, se queremos sair do buraco onde nos enfiaram, se por incompetência, ou conveniência, a História um dia o dirá. Mourinho provou, por a+b, que com muito trabalho, mais umas não sei quantas negas à nossa já compulsiva e tradicional lengalenga de bota-abaixismo que nos tem mantido em permanente apatia e conformismo, some-se a tudo isto mais labor e menos paleio, e assim poderemos, no dia que em que adoptarmos tais atitudes, chegar-nos ao grupo da frente dos países desenvolvidos. Haja trabalho de organização e planeamento responsável, que nós, portugueses, quando motivados pedimos meças a qualquer um...
O maior problema...
...português, é o da falta de lucidez para não se deixar ludibriar por tretas e aldrabões que nos vendem a banha da cobra.
Dizemos mal dos que na verdade são mesmo maus, mas também dos que são bons.
Convivemos muito mal com o sucesso dos outros e por isso, temos sempre a tendência para os desvalorizar.
Mourinho é o exemplo perfeito de que o trabalho compensa. Com trabalho tudo (ou pelo menos quase tudo) se alcança.
Cabe-nos a nós, povo, discernir os bons dos aldrabões, para não sermos sistematicamente enganados por falsos profetas. Portugal atravessa como nunca antes tinha atravessado, uma enorme crise. Não de dinheiro ou bens materiais, mas de valores morais, de trabalho, competência e honestidade. Alguém nos tentou vender (e conseguiu mesmo) que a vida é para ser gozada e não vale a pena cansarmo-nos muito, pois a riqueza pode bater-nos à porta com habilidade e esperteza.
Mourinho, tem mostrado precisamente o contrário. Devíamos observar bem o trajecto deste homem e apurar o nosso sentido de escolha. É que ultimamente, temos escolhido francamente mal.
É verdade que nem todos podemos ser "Mourinhos". Mas se fizermos BEM a parte que nos toca, isto seguramente que andará muito melhor.
Comentários 26 Comentar

Últimas


Pub