19 de abril de 2014 às 12:30
Página Inicial  ⁄  Desporto  ⁄  Mourinho campeão europeu

Mourinho campeão europeu

Inter de Milão venceu a Liga dos Campeões ao derrotar o Bayern  Munique por 2-0, no Estádio Santiago Bernabéu. José Mourinho faz história ao conquistar o campeonato, a Taça de Itália e a Liga dos Campeões na mesma época.
Lusa
José Mourinho  novamente campeão europeu Sedjan Suki/EPA José Mourinho novamente campeão europeu
O Inter de Milão, orientado pelo português José Mourinho, venceu hoje a Liga dos Campeões de futebol, ao derrotar o Bayern de Munique por 2-0, no Estádio Santiago Bernabéu, em Madrid. 

Os golos que garantiram aos pentacampeões italianos a conquista do terceiro título europeu foram apontados pelo argentino Diego Milito, aos 35 e 70 minutos.  

O Inter de Milão não ganhava a principal competição europeia de clubes desde 1965, quando derrotou o Benfica por 1-0, em Milão. 

Sob o comando de Mourinho, que em 2004 tinha sido campeão europeu com o FC Porto, os "nerazurri" conseguiram esta época uma "tripla", depois de terem ganho a Liga e a Taça de Itália. 

O Inter de Milão sucede como campeão europeu ao FC Barcelona, que eliminou nas meias finais. 

17.º título do português


O treinador português José Mourinho conquistou 17.º título da carreira com a vitória do Inter de Milão na edição 2009/10 da Liga dos Campeões em futebol, inscrevendo o nome na história do clube milanês. 

Nunca outro clube italiano tinha conseguido conquistar na mesma época o título europeu, nacional e a taça, uma tripla que Mourinho conseguiu agora para os "nerazzurri", provavelmente em vésperas de seguir outro destino, o Real Madrid. 

De resto, só FC Barcelona (2009), Manchester United (1999), Celtic de Glasgow (1967) e PSV Eindhoven (1988) alcançaram o feito de juntar na mesma temporada os dois maiores títulos internos ao estatuto de campeão da Europa.

Com apenas 47 anos, Mourinho já leva 17 títulos em três clubes - FC Porto, Chelsea e Inter de Milão -, juntando-se à dupla formada pelo austríaco Ernst Happel e o alemão Ottmar Hitzfeld como únicos treinadores que ganharam a Liga dos Campeões por clubes diferentes. 

Happel comandou os holandeses do Feyenoord ao título em 1970, repetindo a façanha, mas desta vez ao serviço do Hamburgo, em 1983. A "saga" de Hitzfeld começou em 1997, quando orientava o Borussia de Dortmund, e prosseguiu em 2001, quando ergueu o troféu com as cores do Bayern de Munique. 

*** Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico *** 

Comentários 26 Comentar
ordenar por:
mais votados ▼
Parabéns Mourinho!
Fui muito bem representado em Madrid, pois sou daqueles que acham que se não és o melhor, decididamente és dos melhores treinadores do mundo.
Uma vitória indiscutível, com um futebol bastante agradável e toda a equipa em grande plano, no entanto gostaria de salientar a exibição de Milito e não só pelos golos como por uma qualidade técnica só ao alcance de muito poucos.
Aos aziados e maldizentes do nosso burgo, seria desjável que de uma vez por todas dessem o braço a torcer e reconhecessem o valor indíscutível que tens como treinador e uma grande capacidade de liderança e mobilização, características que infelizmentes são pacas neste momento entre nós.
lumosgo 4 pontos?já??isto hoje vai ser uma goleada Ver comentário
La grande INTER!

Grazie mille, Mourinho!
Ci hai fatto vincere il campionato Europeo dopo 45 anni.
Non abbiamo parole per ringraziarti.

Antonio
BA FAN IN CULLO Ver comentário
Re: BA FAN IN CULLO - W MOU! Ver comentário
Re: BA FAN IN CULLO - W MOU! Ver comentário
Re: BA FAN IN CULLO - W MOU! Ver comentário
Re: BA FAN IN CULLO - W MOU! Ver comentário
Bravo Mourinho
Mourinho é dos poucos lusitanos com capacidade e categoria para se impôr, seja onde for.
Tem pedigree, marca que só os grandes campeões têm.
É vaidoso, atiram uns. Petulante, gritam outros. Narcisista, rematam ainda outros. Mas ele ao menos, tem razões objecivas para o ser. Tem trabalho desenvolvido e, acima de tudo resultados concretos.
Quantos e quantos medíocres cá do burgo se pavoneiam com uma arrogância bacoca, quando tudo o que têm para mostrar é francamente mau e são tão fracos, tão fracos, tão fracos, que até dói ser cidadão de um país como Portugal.
Gostaria (acho que todos nós) que em vez de ser através do futebol, nos notabilizássemos noutras áreas de intervenção humana. Não sendo possível, dispensemos ao grande Zé Mário o merecido tributo por tudo o que tem feito pelo futebol e pela visibilidade que tem dado a Portugal.
Perante resultados tão conclusivos, só pode mesmo dizer mal do Mourinho quem é invejoso, despeitado ou pura e simplesmente mal dizente. Mas quanto a estes, coitados, já estão a arder na fogueira que eles próprios atiçaram.
Pedigree? Ver comentário
Mourinho Campeão europeu
Parabéns Mourinho. Penso interpretar a vontade da maior parte dos portugueses que hoje têm motivos para se sentir orgulhosos. Aliás já o disse aqui mais que uma vez que este é o meu grande defeito. Fico assim quando vejo um patriota meu inaltecer o nome deste jardim à beira mar plantado de que tanto gostam os estrangeiros, mas que muitos portugueses tão mal dizem. Fico orgulhoso por Mourinho, mas também por Durão Barroso, Ronaldo, Victor Constâncio, Figo e muitos outros que não aparecem tanto na ribalta mas que nos continuam a prestigiar. Parabéns a todos, mas hoje em especial a Mourinho.
oh zé mourinho, oh zé mourinho!
Deu-me um gozo enorme ao ver o Mister Mourinho vencer mais um troféu em disputa. Sou dos que estão a ser representados pelo mourinho fora deste burgo, infelizmente com muitos invejosos pelos êxitos alcançados (17 TÍTULOS), é obra atendendo à idade do Mister Zé e se for para o Real Madrid (serei seu adepto) estou plenamente confiante que continuará a coleccionar troféus, basta só indicar alguns nomes ainda que pouco sonantes (Milito estava num clube secundário em Dezembro 09). Para os comentadores da RTP1 creio que ficaram com um pouco de azia, já que um deles disse que o Inter tinha feito os golos com os erros do Bayern (quais erros?), o Luís F. Lobo não vai certamente dizer que o Mourinho estacionou o autocarro para ganhar por 2-0, e que jogou feio, e mais não sei o quê de disparates, têm de engolir o sapo. Outro reparo foi a RTP não transmitir mais tempo das festividades após o términus do jogo, e para terminar ouvir um estádio gritar cânticos ao melhor treinador do Mundo é de arrepiar para quem é apaixonado pelo futebol ao mais alto nível, quantos treinadores no mundo têm esse previlégio? Os meus parabéns Mister Mourinho! e a toda a equipa técnica.
A Bandeira Portuguesa nas mãos de Mourinho
Parabéns Mourinho:não se esqueceu de erguer a Bandeira Portuguesa.
Re: A Bandeira Portuguesa nas mãos de Mourinho Ver comentário
Falhou a RTP
Falhou foi a RTP não apresentar a emissão completa.
Mourinho
Mourinho é uma figura controversa e consegue virar tudo e todos contra si.
Aconteceu assim em Inglaterra e na Itália.
Cria problemas com os colegas, com a imprensa e até com os simpatizantes dos clubes que treina.
A isto, porém, responde com VITÓRIAS !
Este e o seu grande MÉRITO!
Um treinador que obriga a que se fale de PORTUGAL!
E tal facto não pode ser ignorado, mas sim elogiado !
Mourinho está a transformar-se num grande "embaixador" de Portugal !
O mesmo se diga de Cristiano Ronaldo, embora em menor escala.
Parabéns José...
Quando chegaste a Inglaterra saiu-te da boca a famosa frase : I am the special one, querias dizer que eras diferente... eu sempre acreditei em ti, sei que és mesmo especial! Bravo a todos os jogadores do Inter, especialmente ao Milito e .. a ti pelas qualidades que te levam a enaltecer o nome de Portugal.. porque nem todos o sabem fazer!
MOU...uma lança portuguesa na europa
primeiro....não vão faltar aqui os comentarios dos pobres coitados que pensam que portugal é alguma coisa ao cimo da terra por ter um treinador de futebol.

segundo...depois vão dizer que o mou é um imigrante que vingou lá fora como se isso fosse uma grande coisa.
Portugal tem milhares de imigrantes que vingaram lá fora.

terceiro....ainda não perceberam que o mou está-se a cagar para portugal assim como o figo??...portanto

por ultimo.....E QUANDO ELE RASGOU A CAMISOLA DO RUI JORGE E DESEJOU-LHE A MORTE EM CAMPO...LEMBRAM-SE??

Patético Mourinha....
Sou um portista que não achava graça a Mourinho... No início... Hoje Sou um Homem Calado... Humilde... Quieto... VOLTE MOURINHO!!!!!
Mourinho e a "tralha" que exportamos para a Europa
José Manuel Durão Barroso é o presidente de uma Comissão Europeia e o Velho Continente mergulhou na sua pior crise desde a II Guerra Mundial;
O José Sócrates insistiu num Tratado de Lisboa ao qual já toda a Europa limpou o traseiro e envergonha-nos com o seu inglês técnico e o espanholês do Cais do Sodré;
O Jorge Sampaio anda a tratar da tuberculose mundial mas não consta que faça algo de positivo;
O António Guterres refugiou-se entre os refugiados e cada vez há mais campos de refúgio;
O Vítor Constâncio não via um número à frente de um boi nos escândalos que o Banco de Portugal não detectou e foi desterrado para afundar ainda mais a Europa;
O Manuel Maria Carrilho deixou o colo da Bárbara Guimarães para andar a filosofar na UNESCO sem qualquer mérito que se veja.
José Mourinho, sim, entrou pela Europa dentro e arrasou com a sua competência, de tal modo que não existe ninguém no Mundo que não saiba quem é e não lhe reconheça o primado do seu trabalho.
O técnico português é a excepção à regra da tralha que os esgotos do PS e do PSD dejectam na Europa.
Re: Mourinho e a Ver comentário
Mpurinho a 1º Ministro , Já !!!
1º Ministro ou Presidente .
Este é que é o SPECIAL ONE e não o TRETAS ONE
Os
meus parabéns, caro compatriota. Ora aqui está um português-modelo, um exemplo a seguir por todos nós, se queremos sair do buraco onde nos enfiaram, se por incompetência, ou conveniência, a História um dia o dirá. Mourinho provou, por a+b, que com muito trabalho, mais umas não sei quantas negas à nossa já compulsiva e tradicional lengalenga de bota-abaixismo que nos tem mantido em permanente apatia e conformismo, some-se a tudo isto mais labor e menos paleio, e assim poderemos, no dia que em que adoptarmos tais atitudes, chegar-nos ao grupo da frente dos países desenvolvidos. Haja trabalho de organização e planeamento responsável, que nós, portugueses, quando motivados pedimos meças a qualquer um...
O maior problema...
...português, é o da falta de lucidez para não se deixar ludibriar por tretas e aldrabões que nos vendem a banha da cobra.
Dizemos mal dos que na verdade são mesmo maus, mas também dos que são bons.
Convivemos muito mal com o sucesso dos outros e por isso, temos sempre a tendência para os desvalorizar.
Mourinho é o exemplo perfeito de que o trabalho compensa. Com trabalho tudo (ou pelo menos quase tudo) se alcança.
Cabe-nos a nós, povo, discernir os bons dos aldrabões, para não sermos sistematicamente enganados por falsos profetas. Portugal atravessa como nunca antes tinha atravessado, uma enorme crise. Não de dinheiro ou bens materiais, mas de valores morais, de trabalho, competência e honestidade. Alguém nos tentou vender (e conseguiu mesmo) que a vida é para ser gozada e não vale a pena cansarmo-nos muito, pois a riqueza pode bater-nos à porta com habilidade e esperteza.
Mourinho, tem mostrado precisamente o contrário. Devíamos observar bem o trajecto deste homem e apurar o nosso sentido de escolha. É que ultimamente, temos escolhido francamente mal.
É verdade que nem todos podemos ser "Mourinhos". Mas se fizermos BEM a parte que nos toca, isto seguramente que andará muito melhor.
PUBLICIDADE
1. JoanaAbreu21 ( 133pts )
2. moncarapacho ( 127pts )
3. BrincaNareia ( 104pts )
4. Resistente ( 104pts )
Expresso nas Redes
Pub