18 de abril de 2014 às 9:03
Página Inicial  ⁄  Desporto  ⁄  'Moupad', a nova arma secreta de Mourinho (fotogaleria)

'Moupad', a nova arma secreta de Mourinho (fotogaleria)

Hoje, na meia-final da Liga dos Campeões frente ao Barcelona, José Mourinho já terá uma nova ferramenta à disposição: o "Mourinho Tactical Board", software criado por uma empresa portuguesa.
Mariana Cabral (www.expresso.pt)
Agora Mourinho já não precisa do famoso bloco de notas Angel Martinez/Getty Agora Mourinho já não precisa do famoso bloco de notas

José Mourinho é tão especial, tão especial, tão especial, que não tem um iPad nem um simples tablet, tem um... 'Moupad'. Ok, talvez seja exagero: José Mourinho tem de facto um tablet normal, mas com um software muito especial, chamado "Mourinho Tactical Board" .

Os mais fervorosos adeptos de futebol devem certamente estar recordados do mítico jogo de computador "Championship Manager" (que, atualmente, tem a companhia do 'irmão' "Football Manager"), lançado em 1992 - e que deixou muito boa gente sem dormir noites a fio.

Comparação com "Football Manager" deixa criador a rir


Pois bem, o que José Mourinho e a equipa técnica do Real Madrid têm agora à disposição (em Windows PC, MAC OSx, Linux e Android - variante iPad ainda está em desenvolvimento) é uma espécie de "Football Manager", versão avançada, ainda que um dos criadores do software se ria com a comparação simplista e explique que "o design é essencialmente funcional".

Pedro Araújo é um dos diretores da empresa portuguesa Forward Green, sediada em Barcelos, e um dos criadores do software mais "especial" do mundo, que já está à venda para o público em geral (por €39,95). "Foi a equipa técnica [do Real Madrid] que nos solicitou um software que fosse de encontro às necessidades que eles têm", explica o gestor de 34 anos.

Depois de muito planeamento e reuniões com os treinadores, desde outubro do ano passado, surgiu finalmente o "Mourinho Tactical Board", que já foi destacado pelo jornal espanhol "Marca" como sendo uma das ferramentas de estimação do técnico do Real Madrid.

"Permite trabalhar o posicionamento global tático"


O "Mourinho Tactical Board" não é mais do que uma aplicação de gestão e planeamento tático (como se pode ver na fotogaleria acima), que ultrapassa em larga medida o famoso bloco de notas do técnico português. "Permite trabalhar o posicionamento global tático, lances de bolas paradas e colocar informação sobre a equipa adversária", explica Pedro Araújo.

O programa tem a aprovação de José Mourinho mas pode ser utilizado por qualquer treinador ou adepto. "Quem compra são os treinadores e pessoas ligadas ao futebol e ao desporto, as vendas têm sido razoáveis. Temos vendido em todo o mundo - desde a China aos EUA e ao Sri Lanka".

"O feedback não podia ser mais positivo"


Em Portugal, Pedro Araújo diz desconhecer se o software já é utilizado por alguma equipa profissional. Mas, dado o toque de Midas de José Mourinho, é provável que não demore muito a que tal suceda. "Tudo o que está na aplicação foi pedido e aprovado - por José Mourinho, portanto o feedback não podia ser mais positivo".

Depois de brilhar nos mindgames, Mourinho também se coloca na linha da frente das novas tecnologias. Hoje, às 19h45, na meia-final da Liga dos Campeões... cuidado, Barcelona.



Comentários 7 Comentar
ordenar por:
mais votados ▼
já há a versão para Jesus
Mauperde...
Re: já há a versão para Jesus Ver comentário
Re: já há a versão para Jesus Ver comentário
Re: já há a versão para Jesus Ver comentário
Re: já há a versão para Jesus Ver comentário
Este soft tem um bug
pelos vistos no Real -Barça de ontem o CR9 estava na folha do jogo e o sistema de gestão e planeamento tático do soft esqueceu de integrar o jogador .
Porque vi o jogo inteiro e não vi nada de CR9 a jogar .

Talvez que esses senhores de BARCELOS trabalham em "undergroud" para o BARCELONA ?
Software para dirig. desportivos made in Portugal
Bom, parece que andou por aqui um inquisidor a eliminar comentários incómodos.

O MouPad é um software destinado a treinadores.
Está em desenvolvimento um novo software mais sofisticado e destinado apenas a dirigentes desportivos, o seu nome é “Bimbodabosta - Pad”. Tem funções exclusivas como o N.º de NIB dos árbitros ou uma requintada selecção de “fruta” para entrega ao domicílio, entre outras preciosidades.
PUBLICIDADE
1. JoanaAbreu21 ( 133pts )
2. moncarapacho ( 127pts )
3. Resistente ( 105pts )
4. BrincaNareia ( 102pts )
Expresso nas Redes
Pub