25 de abril de 2014 às 8:33
Página Inicial  ⁄  Sociedade  ⁄  Morreu Gerald Laing, o artista da pop inspirado nos famosos

Morreu Gerald Laing, o artista da pop inspirado nos famosos

Gerald Laing, o artista plástico britânico que pintou "estrelas" como Brigitte Bardot e Amy Whinehouse e demonstrou o seu lado crítico com uma série de obras sobre a invasão do Iraque,  morreu no passado dia 23, na Escócia.
Maria Luiza Rolim (www.expresso.pt)agências
Gerald Laing, o pintor que era fã do culto à celebridade Gerald Laing, o pintor que era fã do culto à celebridade

As suas obras podem ser vistas em coleções exibidas na National Gallery, na galeria Tate e no Museu Victoria & Albert em Londres, assim como no Museu de Arte Moderna e no Whitney Museum of American Art, em Nova Iorque. A ex-modelo norte-americana Jerry Hall e a top model britânica Kate Moss são também proprietárias de trabalhos de Gerald Laing, artista plástico britânico que morreu na passada quarta-feira.

Expoente da arte pop, Gerald Laing inspirava-se nos famosos. O seu último trabalho foi retratar a  Amy Whinehouse, falecida este ano, numa homenagem à cantora.

Contemporâneo e amigo de Andy Warhol e Roy Lichtenstein, outros grandes nomes do movimento da arte pop,  o artista nascido em Newcastle-upon-Tyne, no Reino Unido, demonstrou o seu lado mais crítico com uma série de obras sobre a invasão do Iraque, misturando as suas composições cromáticas com reproduções das fotografias de soldados norte-americanos a torturar os presos na prisão de Abu Ghraib, em Bagdade.

Ficou conhecido nos anos 60 por transpor para a tela - a partir de fotografias publicadas em jornais e revistas-, retratos de celebridades , modelos, astronautas, "divas" do cinema e da cultura pop como as "estrelas" da nouvelle vague Brigitte Bardot e Anna Karina. Fez, também, uma escultura do detetive Shlerlock Holmes, em Edimburgo.

O artista esculpiu, ainda, imagens de Luciano Pavarotti e Andy Warhol, tendo assinado diversas obras públicas no Reino Unido, como os dois dragões em bronze que estão instalados numa praça em Londres.

Laing morreu de cancro. Tinha 75 anos.

Comentários 0 Comentar
PUBLICIDADE
Expresso nas Redes
Pub