25 de abril de 2014 às 2:49
Página Inicial  ⁄  Atualidade / Arquivo   ⁄  Mónaco em dia de casamento real

Mónaco em dia de casamento real

Casamento civil terá lugar na Sala do Trono do palácio real, pelas 17h locais. Embaixador português em Paris representa o Estado português.

Lusa
Alberto II e Charlene Wittstock à chegada ao concerto dos Eagles, ontem à noite
Alberto II e Charlene Wittstock à chegada ao concerto dos Eagles, ontem à noite
Francois Mori/AP

O pequeno principado do Mónaco vai assistir hoje ao casamento civil do príncipe Alberto II, de 53 anos, com a ex-nadadora sul-africana Charlene Wittstock, de 33.

O casamento civil terá lugar na Sala do Trono do palácio real, pelas 17h locais (16h em Lisboa). Segundo a agência France Presse, os noivos irão depois saudar os cidadãos a partir de uma varanda do palácio.

A cerimónia religiosa vai realizar-se no sábado.

Cerca de 1500 jornalistas estão acreditados para a cobertura do evento. Os festejos vão ser transmitidos em direto por 50 estações televisivas mundiais. No Mónaco foram instalados oito ecrãs gigantes.

O embaixador português em França e igualmente acreditado no Mónaco, Francisco Seixas da Costa, será o representante do Estado português na cerimónia.

Jean-Michel Jarre anima a festa


A soprano Renée Fleming e o tenor Andrea Bocelli irão cantar na cerimónia religiosa. Ainda hoje, haverá um concerto gratuito do francês Jean-Michel Jarre, com uma audiência prevista de mais de 100.000 pessoas.

O Mónaco tem pouco mais de 35.600 habitantes.

A repercussão turística que o casamento está a ter no principado não foi quantificada, mas desde que foi anunciado em junho de 2010, as competições que decorrem no enclave, como o Master Series de Montecarlo em ténis ou o Grande Prémio de Fórmula 1, alcançaram uma venda de bilhetes histórica, de acordo com o Turismo do Mónaco.

Rumores ensombram cerimónia


O casamento está contudo a ser ensombrado por rumores na imprensa francesa, que a casa real do Mónaco tem negado com veemência.

A três dias do casamento, o palácio desmentiu, em comunicado, as "falsas alegações publicadas" na terça-feira no site da revista francesa "L'Express" sobre Charlene Wittstock.

A revista afirma que a noiva sul-africana de Alberto "quis interromper os preparativos do casamento e voltar" ao seu país, sem explicar os motivos.

Na quinta-feira, Thierry Lacoste, advogado de Alberto II, desmentiu formalmente outras notícias segundo as quais o príncipe teria assumido secretamente a paternidade de um terceiro filho. O príncipe monegasco já tem dois filhos, de 7 e 19 anos, nascidos de ligações anteriores.
Comentários 1 Comentar
ordenar por:
mais votados ▼
Real?
De certeza que não!
Esta família não pertence a nenhuma casa real.
PUBLICIDADE
Expresso nas Redes
Pub