1
Anterior
Vale e Azevedo: emitido novo mandado de detenção europeu
Seguinte
A 1 de abril, Passos Coelho disse que não iria cortar subsídios... (vídeo)
Página Inicial   >  Atualidade / Arquivo   >   Mónaco em dia de casamento real

Mónaco em dia de casamento real

Casamento civil terá lugar na Sala do Trono do palácio real, pelas 17h locais. Embaixador português em Paris representa o Estado português.

Lusa |
Alberto II e Charlene Wittstock à chegada ao concerto dos Eagles, ontem à noite
Alberto II e Charlene Wittstock à chegada ao concerto dos Eagles, ontem à noite / Francois Mori/AP

O pequeno principado do Mónaco vai assistir hoje ao casamento civil do príncipe Alberto II, de 53 anos, com a ex-nadadora sul-africana Charlene Wittstock, de 33.

O casamento civil terá lugar na Sala do Trono do palácio real, pelas 17h locais (16h em Lisboa). Segundo a agência France Presse, os noivos irão depois saudar os cidadãos a partir de uma varanda do palácio.

A cerimónia religiosa vai realizar-se no sábado.

Cerca de 1500 jornalistas estão acreditados para a cobertura do evento. Os festejos vão ser transmitidos em direto por 50 estações televisivas mundiais. No Mónaco foram instalados oito ecrãs gigantes.

O embaixador português em França e igualmente acreditado no Mónaco, Francisco Seixas da Costa, será o representante do Estado português na cerimónia.

Jean-Michel Jarre anima a festa


A soprano Renée Fleming e o tenor Andrea Bocelli irão cantar na cerimónia religiosa. Ainda hoje, haverá um concerto gratuito do francês Jean-Michel Jarre, com uma audiência prevista de mais de 100.000 pessoas.

O Mónaco tem pouco mais de 35.600 habitantes.

A repercussão turística que o casamento está a ter no principado não foi quantificada, mas desde que foi anunciado em junho de 2010, as competições que decorrem no enclave, como o Master Series de Montecarlo em ténis ou o Grande Prémio de Fórmula 1, alcançaram uma venda de bilhetes histórica, de acordo com o Turismo do Mónaco.

Rumores ensombram cerimónia


O casamento está contudo a ser ensombrado por rumores na imprensa francesa, que a casa real do Mónaco tem negado com veemência.

A três dias do casamento, o palácio desmentiu, em comunicado, as "falsas alegações publicadas" na terça-feira no site da revista francesa "L'Express" sobre Charlene Wittstock.

A revista afirma que a noiva sul-africana de Alberto "quis interromper os preparativos do casamento e voltar" ao seu país, sem explicar os motivos.

Na quinta-feira, Thierry Lacoste, advogado de Alberto II, desmentiu formalmente outras notícias segundo as quais o príncipe teria assumido secretamente a paternidade de um terceiro filho. O príncipe monegasco já tem dois filhos, de 7 e 19 anos, nascidos de ligações anteriores.

Opinião


Multimédia

Cheesecake com manjericão e doce de tomate

Especialista em pratos de confeção acessível, com ingredientes ao alcance de qualquer pessoa, Tiger escolheu a gastronomia como forma de estar na vida. Veja, confecione, desfrute e impressione.

Voámos num F-16

Um piloto da Força Aérea voou com uma câmara GoPro do Expresso e temos imagens inéditas e exclusivas para lhe mostrar num trabalho multimédia.

Salada de salmão com sorvete de manga

Especialista em pratos de confeção acessível, com ingredientes ao alcance de qualquer pessoa, Tiger escolheu a gastronomia como forma de estar na vida. Veja, confecione, desfrute e impressione.

Por faróis nunca dantes navegados

São a salvaguarda dos navegantes, a luz que tranquiliza o mar. Há 48 faróis em Portugal continental e nas ilhas. Este é um acontecimento único: todos os faróis e 1830 km de costa disponíveis num mesmo trabalho. Para entendê-los e vê-los, basta navegar neste artigo.

Parecem casulos onde gente hiberna à espera de ver terra

No Porto de Manaus não há barcos, mas autocarros bíblicos que caminham sobre água. Têm vários andares e estão cheios de camas de rede que parecem casulos onde homens, mulheres e crianças aguardam o destino. E há gente a vender o que houver e tiver de ser junto ao Porto. "Como há Copa, tem por aí muito gringo que vem ter com 'nóis'. E então fica mais fácil vender"

O adeus de Lobo Antunes às aulas de medicina

O neurocirurgião deu terça-feira a sua "Última Lição" no auditório do Instituto de Medicina Molecular da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, na véspera de deixar o seu trabalho no serviço nacional de saúde.

Jaguar volta a fabricar desportivo dos anos 60

Até ao verão será fabricado um número limitado de desportivos Jaguar E-Type Lightweight, seguindo todas as especificações originais, incluindo a continuação do número de série das unidades produzidas em 1963.

"Naquela altura estavam continuamente a acontecer primeiras coisas"

Mais do que uma manifestação, o 'primeiro' 1º de Maio é recordado como a grande festa da Revolução dos Cravos, quando o povo saiu às ruas em massa e a união das esquerdas era um sonho possível. "O 1º de Maio seria mais uma primeira coisa, porque naquela altura estavam continuamente a acontecer primeiras coisas." Foi há 40 anos.

Este trabalho não foi visado por qualquer comissão de censura

Aquilo que hoje é uma expressão anacrónica estava em relevo na primeira página do "República", a 25 de Abril de 1974: "Este jornal não foi visado por qualquer comissão de censura". Quarenta anos depois da Revolução, veja os jornais, ouça os sons e compreenda como decorreu o "dia inicial inteiro e limpo", como lhe chamou Sophia. O Expresso falou ainda com cinco gerações de 40 anos e percorreu a "geografia" das Ruas 25 de Abril de todo o país, falando com quem lá mora. Veja a reportagem multimédia.


Comentários 1 Comentar
ordenar por:
mais votados
Real?
De certeza que não!
Esta família não pertence a nenhuma casa real.
Comentários 1 Comentar

Últimas

Ver mais

Edição Diária 17.Abr.2014

Leia no seu telemóvel, tablet e computador
PUBLICIDADE

Pub