17 de abril de 2014 às 10:31
Página Inicial  ⁄  Dossiês  ⁄  Dossies Atualidade  ⁄  Mineiros soterrados  ⁄  Mineiros chilenos resgatados na próxima semana

Mineiros chilenos resgatados na próxima semana

Resgate dos 33 mineiros chilenos, soterrados desde 5 de agosto, está para muito breve. Todos os cuidados estão a ser tomados para que a operação decorra sem problemas na mina de San José.
Jorge Fonte (www.expresso.pt)
A escavadora T-130 é a responsável pela esperança que as famílias têm em ver os mineiros resgatados já na próxima semana
A escavadora T-130 é a responsável pela esperança que as famílias têm em ver os mineiros resgatados já na próxima semana
Aliosha Marquez/AP Photo
As câmaras de estações televisivas de todo o mundo demonstram a enorme cobertura mediática dada ao resgate dos mineiros chilenos Luis Hidalgo/Reuters As câmaras de estações televisivas de todo o mundo demonstram a enorme cobertura mediática dada ao resgate dos mineiros chilenos

As equipas de resgate têm feito um rápido progresso e poderão chegar já na próxima semana aos 33 mineiros chilenos soterrados desde 5 de agosto.

A escavadora T-130, denominada de "Plano B", é uma das três máquinas envolvidas nos trabalhos e em 16 horas escavou mais de 50 metros, estando agora a apenas 100 do local onde os mineiros estão presos.

Estas notícias foram vistas com grandes expectativas pelas famílias dos mineiros, que têm assim um prazo mais definido para o resgate.

Trabalhos delicados


Contudo, as escavações entram agora numa fase delicada. As operações estão paradas desde a meia-noite e irão retomar a uma velocidade lenta, já que a escavadora vai estar a apenas um metro de distância para um corredor à parte da mina de San José.

Os mineiros, que estão soterrados há mais de dois meses, serão removidos um a um, através de um habitáculo desenhado para este propósito, com um diâmetro de pouco mais de meio metro.

Óculos especiais para evitar danos na vista


Por forma a evitar danos oculares que poderão ser provocados pela exposição ao sol após dois meses na escuridão, cada mineiro receberá uns óculos especiais de proteção.

"O benefício (dos óculos) é que eles filtram a luz do sol. Não causam nenhum tipo de problema", contou ontem Alejandro Pino, gerente regional da Associação Chilena de Segurança (ACHS).

Os óculos "permitem a adaptação gradual do olho à luminosidade, depois de um longo tempo na penumbra ou com pouca luz", disse ainda Pino que acrescentou que os óuclos "protegem contra todos os raios ultravioleta, contra todos os graus de luzas que há e contra luzes muito fortes".

Estes óculos especiais foram doados por uma empresa americana e estão avaliados no mercado em 450 dólares a unidade (cerca de 320€).

A ACHS é uma entidade privada encarregada de administrar o Seguro Social contra Riscos de Acidentes de Trabalho no Chile.

Quando os 33 homens chegarem à superfície, o que se espera possa acontecer já na próxima semana, serão atendidos num hospital de campanha, instalado nas imediações da mina. De seguida podem reunir-se com os familiares e, posteriormente, serão levados para o hospital da região vizinha Copiapó.

Comentários 5 Comentar
ordenar por:
mais votados ▼
Se existe Deus
que os abencoe
Já foram "abençoados" Ver comentário
Re: Já foram Ver comentário
Este tuga Ver comentário
Re: Este tuga Ver comentário
PUBLICIDADE
Expresso nas Redes
Pub