24 de abril de 2014 às 17:08
Página Inicial  ⁄  Dossiês  ⁄  Dossiês Tecnologia e Ciência  ⁄  Guerra Tecnológica  ⁄  Microsoft anuncia novo sistema operativo para smartphones

Microsoft anuncia novo sistema operativo para smartphones

Numa altura em que a Microsoft perde quota de mercado em relação ao mais directos concorrentes, a gigante norte-americana do software promete um telemóvel muito fácil de usar. (Veja o vídeo da demonstração no final do artigo) Clique para visitar o dossiê Guerra Tecnológica.

Lusa
Steve Ballmer, presidente executivo da Microsoft, durante a apresentação do novo Windows Phone 7
Steve Ballmer, presidente executivo da Microsoft, durante a apresentação do novo Windows Phone 7
Alberto Estevez/EPA
Microsoft anuncia novo sistema operativo para smartphones

Dois anos depois da Apple ter revolucionado o mercado com o seu iPhone , que combina um telefone com um iPod, a Microsoft apresentou hoje em Barcelona a nova versão do seu sistema operativo para telemóveis, o Windows Phone 7 (Ex-Windows Mobile), que promete uma integração total com o Zune, o iTunes da Microsoft e com a sua plataforma de videojogos, X-Box, entre outras aplicações.

Ao contrário do que foi avançado por alguns meios de comunicação, a Microsoft vai manter-se fiel ao seu modelo de negócio, continuando a fabricar o software e a vendê-lo aos fabricantes de telemóveis em vez de passar a vender os seus próprios aparelhos. Recorde-se que a Google lançou recentemente um smartphone com marca própria, o Nexus One, que corre o sistema operativo, Android.

Clique para aceder ao índice do GUERRA TECNOLÓGICA

O sistema operativo Windows Mobile terminou o ano de 2009 em quarto lugar no mercado mundial de smartphones, com uma quota de 8,8% em unidades vendidas, uma quebra face aos 13,9% em 2008, indicou a empresa de pesquisa de mercado Canalys.

O Android, da Google, está em quinto lugar, com 4,7%, mas saltou de uma quota de 0,5% em 2008, enquanto o terceiro lugar da Apple, com 15,1%, partiu de uma quota de 9,6%. Também a crescer está o sistema em segundo lugar, o da Blackberry, que subiu para 20,8% de quota (16,5% em 2008).

O sistema operativo mais vendido no mundo, o Symbian, também perdeu quota (passando de 52,4% em 2008 para 47,2% no ano passado).

Três botões e ecrã táctil


Com esta nova versão, a Microsoft impõe um conjunto de características que os fabricantes terão de incluir nos Windows Phones: três botões fixos para as funções home (início), search (pesquisa) e back (voltar), um ecrã de alta resolução com a mesma tecnologia touchscreen do iPhone, uma câmara 5-megapixel e um flash. Os teclados QWERTY em versão hardware serão opcionais.

O êxito do iPhone fez nascer uma série de modelos com ecrãs replectos de pequenos icons para os diferentes programas. Procurando inovar, o Windows Phone 7 centra-se em palavras em que se pode clicar e imagens que se relacionam com os conteúdos. Se se instala no ecrã inicial um programa com a meteorologia, o telefone mostra uma imagem actualizada com as condições de tempo, em vez de um ícone estático no qual tem de se clicar.

As aplicações incluídas têm ligações com os programas e serviços da Microsoft, como o motor de busca e os mapas Bing, sendo que o telefone também poderá ligar-se à conta da Xbox Live do utilizador, permitindo retomar o videojogo onde o tinha deixado na consola lá de casa.

A Microsoft anunciou que está disposta a gastar centenas de milhões de euros em marketing para garantir o sucesso deste produto que deverá chegar ao mercado até ao Natal.

HTC PROMETE WINDOWS PHONE 7 NO ÚLTIMO TRIMESTRE

A HTC, o maior fabricante mundial de smartphones a usar o sistema operativo Windows Mobile e o Android da Google, espera lançar o seu primeiro telefone inteligente equipado com o novo Windows Phone 7 no último trimestre do ano.

"Teremos um smartphone com todas as características do Windows Phone 7 no mercado no quarto trimestre do ano, mas não posso dizer nada mais do que isto", declarou o presidente da HTC (High Tech Computer), Peter Chou, num briefing à margem do Mobile World Congress, que decorre até quinta-feira em Barcelona.

A HTC, que costuma ter acesso aos novos softwares para testá-los nos seus smartphones, também estima que o lançamento do novo sistema operativo Windows Phone 7 - que decorreu hoje em Barcelona - vai motivar esforços adicionais dos fabricantes para desenvolver novas aplicações. O site da Microsoft já disponibiliza centenas de novas aplicações.



Comentários 0 Comentar
PUBLICIDADE
Expresso nas Redes
Pub