20 de abril de 2014 às 9:22
Página Inicial  ⁄  Atualidade / Arquivo   ⁄  Memorial de Martin Luther King erguido em Washington (vídeo)

Memorial de Martin Luther King erguido em Washington (vídeo)

Monumento icónico em honra de Martin Luther King Jr. será inaugurado em Washington a 28 de agosto.
Ana C. Oliveira (www.expresso.pt)
Martin Luther King Jr. ficou conhecido por defender os direitos civis dos negros nos EUA Win McNamee/Getty Images Martin Luther King Jr. ficou conhecido por defender os direitos civis dos negros nos EUA
Martin Luther King Jr., pastor e ativista dos direitos civis nos EUA, está agora solidamente representado num memorial de pedra erguido em Tidal Basin, Washington. A seu lado, encontram-se os memoriais dos antigos Presidentes norte-americanos Franklin Roosevelt, Abraham Lincoln e Thomas Jefferson.

Conhecido pela sua luta em prol dos direitos civis dos negros nos Estados Unidos da América, Martin Luther King Jr. também defendia a não-violência e o amor ao próximo, convicções que lhe valeram o Prémio Nobel da Paz em 1964.

O monumento, que custou cerca de 120 milhões de dólares (83 milhões de euros), demorou 15 anos a ser construído e será inaugurado no próximo dia 28. Esta data comemora o 48.º aniversário do famoso discurso proferido em Washinton por Luther King Jr. em defesa dos direitos civis nos EUA, e do qual ficou para a história a célebre frase "I have a dream".


A estátua, com 10 metros de altura, representa Martin Luther King Jr. de braços cruzados ao peito, segurando um papel. No muro construído em redor podem ler-se 14 das mais importantes frases que marcaram a sua vida como ativista político. "Fora da montanha de desespero está uma pedra de esperança" é uma delas, proferida em 1963 no célebre discurso da Marcha sobre Washington.

A inauguração da obra deverá contar com cerca de 250 mil pessoas e será precedida por cinco dias de festividades que incluem concertos e uma gala. Personalidades como o Presidente Barack Obama e os artistas Stevie Wonder e Aretha Franklin também estarão presentes na inauguração.


Veja aqui o vídeo de um excerto do discurso de Martin Luther King Jr. em 1963 (em inglês)


Comentários 3 Comentar
ordenar por:
mais votados ▼
não gostei
MLK encostado a uma parede, com traços pouco definidos, é de um extremo mau gosto. Pelo que fez, e pela dimensão do seu significado, merecia uma escultura com a mesma escala da estátua da liberdade.
No mínimo...
Está morto!
E, agora, pode ser considerado um herói, pois não oferece perigo latente... Rio Grande
Hipocrisia?
Será que MLK preferia o monumento ou a igualdade por que lutou?
Essa sonho de MLK, ainda está longe de ser realidade
PUBLICIDADE
Expresso nas Redes
Pub