24 de abril de 2014 às 16:39
Página Inicial  ⁄  Atualidade / Arquivo   ⁄  Melbourne é a melhor cidade para viver

Melbourne é a melhor cidade para viver

A cidade australiana volta a ser eleita pelo segundo ano consecutivo.
(www.expresso.pt)
Melbourne é a melhor cidade para viver

Pelo segundo ano consecutivo, Melbourne, na Austrália, foi eleita a melhor cidade do mundo para viver.

Para a prestigiada revista "Economist Intelligence Unit", autora do ranking Global Liveability Report, a Austrália é mesmo um país de eleição, colocando quatro cidades no top 10: Melbourne, Adelaide, Sydney e Perth.

O Canadá consegue colocar três - Vancouver, Toronto e Calgary - e a Europa faz-se representar nos lugares cimeiros pela capital austríaca, Viena, que ocupa o segundo lugar.

A tabela, publicada todos os anos, resulta da pontuação atribuída em cinco categorias: estabilidade; cuidados de saúde; cultura e ambiente; educação; e infraestruturas.

A capital do Bangladesh, Daca, ocupa a pior posição das 140 cidades analisadas.

Comentários 5 Comentar
ordenar por:
mais votados ▼
Melbourne, 1 bela cidade entre muitas australianas
A cidade de Melbourne é realmente uma linda e tranquila cidade australiana.

Não a conheço com pormenor, mas aquilo que vi nos poucos dias que lá estive, deu para perceber porque é que esta cidade foi premiada.

Mas na Austrália todas as cidades, tendo naturalmente as suas características, são limpas, bem organizadas, amigáveis, seguras e respiram um ar de modernidade que espanta.
Melbourne
É crença antiga que cada cidade tem os seus anjos, pelo que Melbourne também tem os seus, estando entre eles muitos dos seus arquitectos e um enorme leque de outras pessoas que ao longo do tempo têm contribuído para que esta cidade mostre hoje ao mundo a fantástica riqueza do seu “espírito” incorporado nas suas instituições. A cidade tem uma maravilhosa disposição e nela abundam os espaços verdes; as instituições académicas e de investigação médica proliferam e o clima humano é simplesmente fantástico. Por outro lado, e mal-grado o facto de a Austrália ser um dos países mais secularizados do mundo, é de realçar o contributo das diversas igrejas cristãs, tanto na história como no presente. Como católico, alegro-me com a chegada a Melbourne de uma importante relíquia de São Francisco Xavier no âmbito da celebração do “Year of Grace” proclamado pela Conferência Episcopal Australiana para 2012-13, tanto mais que a secularidade não impede que em Melbourne germinem fantásticas sementes de Esperança. Para além de ser em 2012 a cidade que no mundo tem as melhores condições de vida, a mim interessa-me igualmente sublinhar ter sido em Melbourne que nasceu Mary MacKillop, a primeira Santa canonizada da Austrália.
Quatro austalianas nas 10+...
Visão tiveram os britânicos quando há séculos enviaram para a Australia a "nata" da sua sociedade...
Toronto Penalizada pelas Infraestruras
Vale a pena aceder à tabela classificativa.
Nas cinco categorias, a cidade de Toronto é a única com nota máxima em quatro, tendo também nota mínima em infraestruturas (89.3, comparado com 100 para Melbourne, Wien, Sydney e Perth).
Há 40 anos Toronto era modelo a copiar em rede de transportes urbanos e estradas. Hoje ..... modelo a evitar, em termos relativos.
E Chaves?
Se não está na lista devia estar no top ten.
PUBLICIDADE
Expresso nas Redes
Pub