24 de abril de 2014 às 5:48
Página Inicial  ⁄  Dossiês  ⁄  Dossies Desporto  ⁄  Euro 2012  ⁄  Materazzi: "O Ronaldo está a esmagá-los a todos"

Materazzi: "O Ronaldo está a esmagá-los a todos"

Lembram-se dele? Claro que sim. Materazzi, o jogador campeão do mundo pela Itália, fala ao Expresso de Portugal, Ronaldo, Itália, Buffon, Pirlo e, evidentemente, de José Mourinho: "Dá-lhe um abraço por mim, ok?"
Pedro Candeias, enviado ao Euro-2012
Marco Materazzi: "Portugal já é um dos grandes da Europa e do Mundo. Nos últimos dez, doze anos, vocês têm sempre chegado longe nas fases finais"
Marco Materazzi: "Portugal já é um dos grandes da Europa e do Mundo. Nos últimos dez, doze anos, vocês têm sempre chegado longe nas fases finais"
Getty Images
"Para mim foi, José Mourinho é e será sempre o número 1. E um grande amigo meu", diz Marco Materazzi em entrevista ao Expresso Getty Images "Para mim foi, José Mourinho é e será sempre o número 1. E um grande amigo meu", diz Marco Materazzi em entrevista ao Expresso

Marco Materazzi está feliz da vida e ri-se quando atende o telefone: "Vamos lá então falar, já é a quarta vez que me ligas neste Euro!"

A Itália, a sua "squadra do cuore" está nas meias-finais após ter eliminado a Inglaterra. O antigo defesa-central, campeão do mundo em 2006, vê muitas parecenças com a equipa do Mundial da Alemanha e esta que é orientada por Prandelli.

Segue-se uma conversa de parada resposta com Matrix, o tipo durão que chorou nos ombros de José Mourinho depois da conquista pelo Inter de Uma Liga dos Campeões.

Não correu nada mal frente à Inglaterra, pois não?
Foi óptimo! Concordarás comigo que merecíamos ganhar antes de irmos para os penáltis. Mas quando acabou o prolongamento eu percebi que íamos ganhar aos ingleses. 

Não foi o único, os ingleses andam com um histórico triste em penáltis. Também é verdade, mas eu vi que íamos ganhar porque o Buffon está em grande! E dá muita confiança. Tal como o De Rossi e o Pirlo.

E o que me diz daquele penálti à Panenka de Pirlo? Foi uma loucura?
Loucura? Meu amigo, respeito. Aquele homem faz coisas com bola que mais ninguém faz. Tu e eu - bom, eu pelo menos - conseguiríamos bater aquele penálti... mas com a mão. É que ele mexe na bola como se os seus pés fossem mãos. Dizem que é velho? Dá-me vontade de rir. Falam-me de Xavi? Sim, ótimo. Mas para mim o Pirlo não só é o melhor médio do Europeu como também um dos melhores futebolistas do Europeu. Loucura...

Por falar em loucura - e Balotelli?
O que tem Balotelli?

Não lhe parece diferente na Itália?
Não, nem por isso. Está igualzinho ao que sempre foi.

Desculpe, mas visto de fora parece estar mais calmo, menos louco.
Digo-te que está igualzinho ao que sempre foi. Aquele é o Balotelli. Talentoso como sempre.

(...)
Pronto, o Maggio tapou-lhe a boca é verdade (risos) quando marcou aquele golo aos irlandeses.

E agora, os alemães. Está confiante?
Sempre. Esta seleção italiana parece-se com aquela que foi campeã do mundo - e não vou falar do Zidane. Porque sofre muitos poucos golos, está bem arrumada, consistente e forte. O De Rossi é simplesmente espetacular no meio-campo.

Sim, mas e os alemães?
Hmmm... Aposto que preferiam apanhar a Inglaterra. Devem estar cheiinhos de medo de nós. Por exemplo, no último Mundial 2006, vencemos por 2-0 nas meias-finais.

Com um golo de Grosso e outro de Del Piero.
Boa, isso.

Então e entre Portugal e Espanha?
Ui, ui. Vai ser um jogo difícil, porque os espanhóis são fortíssimos no meio-campo. Mas, digo-te, Portugal já é um dos grandes da Europa e do Mundo. Nos últimos dez, doze anos, vocês têm sempre chegado longe nas fases finais. Portugal tem experiência e só uma grande equipa pode estar onde está neste Europeu..

E Cristiano Ronaldo?
Uma má-qui-na! É extraordinário, está a esmagar a concorrência, está a esmagá-los a todos! Se bem que nos primeiros jogo, pareceu-me um bocado irritado e ansioso por não estar a fazer golos. Mas agora que os fez, dio santo, é sempre a correr. Extraordinário.

Grandes elogios. Obrigado pelo tempo Materazzi.
Espera, espera. Não te esqueças de enviar um abraço ao José.

José Mourinho?
Há outro? Ao grande José Mourinho. Para mim foi, é e será sempre o número 1. E um grande amigo meu.

Quer dizer que continua a falar com ele.
Claro que sim.

E do que falam?
Nunca revelo as minhas conversas com os meus amigos! (gargalhada) Se quiseres saber, pergunta-lhe a ele. Ciao.

Comentários 2 Comentar
ordenar por:
mais votados ▼
A bela e a fera
Não dá para esquecer o pranto do Materazzi quando do adeus do Mourinho ao Inter, foi algo lindo, dois homens abraçados e chorando, muito bonito. O choro não é privilégio das mulheres, os homens também choram.
O Materazzi parecia um menino desesperado pela partida de um pai que iria fazer um longa viagem, foi mesmo um momento especial e as lágrimas rolaram tanto lá como aqui.
quei???
esta a esmaga-los a todos????
a Alemanha também? a Dinamarca também??
o fundamentalismo dá nisto....
2 bons jogos contra 2 maus jogos...dá nisto??
chama-se o pensamento único..
é ele..o Messias..o grande..o único...
aleluia meu irmão!!!!
e depois vem com a conversa que é o maior do mundo..
que eu saiba esse é o messi!!!
o messi foi o eleito não o ronaldo..
PUBLICIDADE
Expresso nas Redes
Pub