19 de abril de 2014 às 17:14
Página Inicial  ⁄  Blogues  ⁄  100 reféns  ⁄  Mas o segredo de justiça afinal existe?

Mas o segredo de justiça afinal existe?

Para aos mais cépticos em relação ao funcionamento da justiça em Portugal, ficou ontem provado que é possível à justiça guardar um segredo sem este ser violado, sem acabar no Youtube ou ser capa de jornal.
Tiago Mesquita (www.expresso.pt)

1- Com a destruição das escutas do processo Face Oculta nas quais o Primeiro-ministro participava ficou provado que a justiça em Portugal até sabe guardar alguns segredos, não é a porteira coscuvilheira que por aí andavam alguns a propagandear. Já havia quem dissesse que o Ministério Público arquivava as escutas no youtube e que até estava a pensar lançar um programa de rádio com "escutas pedidas". Isto em tom de brincadeira claro está, até porque nada disso aconteceu na realidade, neste ou noutros processos. Ou será que aconteceu?

2 - 80 cd´s com 12 escutas entre Armando Vara e José Sócrates que facilmente seriam tripla platina faleceram após trituração prolongada, óbito confirmado por um Juiz da "Veneza portuguesa", sem que nunca se soubesse o que nelas constava, nem uma linha, virgula ou ponto de exclamação a marcar uma frase mais exaltada que faria certamente as delicias de um qualquer "Sol" de sexta-feira. Nada se soube. Como sempre deveria acontecer. Cabe agora às entidades competentes estudar o processo e aplicá-lo a todos os casos. E temos o problema da violação do segredo de justiça resolvido. Ou terá sido este caso a excepção que confirma a regra?

3 - Todos os que viram as suas conversas telefónicas privadas transcritas na comunicação social devem estar neste momento a perguntar se não haveria mais espaço na gaveta inviolável das escutas que tão eficaz se revelou no caso específico das conversas entre Vara e Sócrates, nela guardadas sem um beliscão durante sete longos meses.

4 - Constata-se desta forma que é possível, até mesmo para a justiça portuguesa, guardar um segredo. Depende apenas da vontade que isto aconteça por parte dos que a integram e deveriam servi-la sempre da mesma forma abnegada e ao mais alto nível como se verificou. Independentemente dos envolvidos. Sem olhar a nomes ou cargos.

É que seria muito chato alguém ficar a pensar que o segredo de justiça só funciona quando convém.

Comentários 19 Comentar
ordenar por:
mais votados ▼
Destruiram os originais..
As cópias continuam "vivinhas da Silva" e á vista de quem as queira ler e/ou ouvir...
Duma penada Noronha Nascimento resolveu problemas a pelo menos 3 pessoas..Sócrates..Armando Vara e Penedos..
Só uma outra pessoa acaba por brilhar nisto..o advogado Sá Fernandes por ter visto o seu requerimento para que as gravações não fossem destruidas indeferido..parece uma contrariedade mas não..
Com a destruição das gravações lá se vai..ou não..matéria que tambem incriminava ou ilibava Penedos..e se havia ou não havia essa matéria tão fundamental ela está..ou não..no lixo..quem prova que estava ou não ?..

Vou contar-vos um segredo
As escutas ordenadas por autoridade judiciária ou administrativa (SIS) são SEMPRE solicitadas à OPERADORA (móvel ou fixa). Ou seja, mes amis, antes sequer de as palavras (faladas ou escritas) serem vistas ou ouvidas pelos ouvidos de um qualquer polícia ou espião, elas são vistas, ouvidas e REGISTADAS pela PT, ZON, TMN, VODAFONE, OTIMUS (não me lembro de mais). Estamos a falar de grandes empresas de comunicações que respondem directa ou indirectamente perante o PODER POLÍTICO e o PODER ECONÓMICO. Estamos a falar de gigantes corporativos que sabem mais de Marketing numa unha que todo o sistema judicial no corpo todo. Estamos a falar de poderosos interesses políticos e económicos que têm uma real e efectiva estratégia de poder e de manipulação do Mercado e da Opinião Pública. Estamos a falar de gigantes empresariais que não têm qualquer problema técnico ou de outra ordem em divulgar escutas na net a partir, sei lá, do Uganda, fornecer sons ou registos, excertos e sound bytes, a parte ou toda a Comunicação Social, a usá-los como forma de pressão ou conforme os interesses da sua CLIENTELA particular.
Em jeito de desabafo dizia-me há tempos um grande amigo inspector chefe da Polícia Judiciária que cada vez que se sabe de um escuta, culpam-se magistrados, polícias, advogados, funcionários, jornalistas e avulsos, mas NUNCA, NINGUÉM fala do MAIS ÓBVIO suspeito: a OPERADORA DE TELEFONE. E mais não disse.

Cumprimentos
Re: Vou contar-vos um segredo Ver comentário
Será isto Justiça?
Quando, quem e como pode ordenar escutas? Eu, por mim não sei responder a estas questões. Mas tenho de ideia de que quando são ordenadas, têm como finalidade esclarecer situações. (falemos das escutas aqui contempladas neste artigo). Foram magistrados que as ordenaram e em segredo se deveriam perpetuar. Mas, deveriam ser utilizadas para esclarecer, culpar ou desculpabilizar quem nelas aparece envolvido.
Destas, sabemos que havia conversas, de Sócrates, Vara e Penedos.... Um triunvirato perfeito.
Por causa das escutas sabe-se que, Vara está de férias bem remuneradas, que Penedos já não é adjunto de Soares, porque este deve também estar de Férias com a mulher (Jurista na Câmara de Lisboa, que ninguém sabe o que lá faz... por esta razão, terá tido possibilidades de acompanhar o Marido) a gozar dos rendimentos obtidos, resultantes da Indemnização choruda que recebeu da PT, pelo facto de deixar de ser Administrador, a 1,5 milhões por ano e a passar a ser empregado que fora.
Os Três Vara, Penedos e Soares são arguidos de um processo.
Havia outro interveniente nas escutas, segundo se sabe. Cabendo-lhe o papel principal..ESSE ERA SÓCRATES.. sabe-se que não é arguido de coisa nenhuma.
As escutas devem manter-se em segredo de Justiça, eu aceito, mas haverá alguém que não se interrogue, sobre o facto dos interlocutores deste processo, serem todos arguidos À EXCEPÇÃO DO CHEFE?
  A JUSTIÇA SÓ PODE TER FEITO UM FAVOR.. VERGONHOSO
Re: Será isto Justiça? Ver comentário
Re: Será isto Justiça? Ver comentário
Re: Será isto Justiça? Ver comentário
Re: Será isto Justiça? Ver comentário
Re: Será isto Justiça? Ver comentário
Re: Será isto Justiça? Ver comentário
Escutas
Acordaram tarde e a más horas para a destruíção das escutas em que foi "apanhado" José Sócrates em telefonemas feitos para o incorruptível Armando Vara, pois elas cada dia que passa alguns jornais "não amigos" como o Sol e o Correio da Manhã vão-se encarregando de divulgar o conteúdo das mesmas.
E, em todas elas, só aparece a voz de José Sócrates:
"Isto é uma infâmia, eu não tenho conhecimento de nada,
dá lá um jeitinho ao nosso amigo proprietário dos jornais
que só dizem bem, eu nem conheço pessoalmente o Figo,
só tomei o pequeno almoço uma vez com ele a propósito de futebol e mais umas ninharias"
De facto José Sócrates, NÃO SABE MESMO NADA DE NADA!
O segredo de justiça
existe. E serve para servir os interesses do costume.
Segredo de justiça é uma farsa
Não existe segredo de justiça, nem nunca existirá enquanto não tivermos uma justiça mais célere e não existir uma penalização para quem o violar.

Concordo com Marinho Pinto quando diz "o segredo de Justiça em Portugal é uma verdadeira farsa. Era bem preferível acabar rapidamente com o segredo de Justiça"
A rua Direita
A destruição das escutas não aquece nem arrefece para todo este processo:
já foi divulgada informação suficiente e todos os dias aparecem factos novos que envolvem o lº.
Quem sai de rastos desta destruição são os titulares de orgãos da Justiça ,por onde o processo andou, e que o transformaram numa telenovela de muito mau gosto.
Pobre Direito a caminhar por tanta rua torta.
Esperança do Seu Ouvinte Mais Encantado
************************************************

... sempre, Esperança...
*****************************

As várias Elites, sempre,
prometem ao Povo
um futuro melhor.

O presente delas está,
sempre, garantido!

Ao Povo resta,
sempre (1),
ter Esperança num
futuro melhor...

We, the people?

A.M.G.

************************************************

Seu Ouvinte Mais Encantado
*****************************

Uma rosa com qualquer outro nome
Jamais terá o mesmo perfume
E perspicaz é o nariz que reconhece
Uma cebola que foi chamada de rosa.

Wendell Johnson
Your Most Enchanted Listener

************************************************
Sem justiça e sem segredo
É a justiça ou a injustiça que temos. Temos o que merecemos.
Eu acredito
Eu acredito que AQUELES cedês foram destruídos. Mas há vida para lá da destruição. Essa vida chama-se... discos rígidos, mas também podes dar pelo nome de "cópias".
Mas isto sou eu a falar, claro...
É a justiça Portuguesa!
Vamos ver se a intercepção do sms de Armando Vara que consta do processo Taguspark/Luís Figo, e que ao que parece confirma que o PM afinal estava a par das negociações de Rui Pedro Soares, para obter o apoio eleitoral de Figo, não vai para essa "pasta" para posterior destruição e mais uma vez todos saírem ilibados.

E os portugueses vão continuar a pensar que a Justiça Portuguesa...

http://www.youtube.com/wa...
Ao que parece não foram completamente destruídas
Ainda há escutas de Sócrates na PJ

http://dn.sapo.pt/inicio/...
PUBLICIDADE
Expresso nas Redes
Pub