Anterior
Avião com destino aos EUA era alvo de atentado da Al-Qaida
Seguinte
Regime açoriano das farmácias é inconstitucional
Página Inicial   >  Atualidade / Arquivo   >   Mário Soares diz que PS deve romper com a troika

Mário Soares diz que PS deve romper com a troika

Antigo Presidente da República diz que a obrigação de cumprir o acordo com a troika chegou ao fim e que o socialista François Hollande pode levar à mudança na Europa.

Soares disse que o PS só tem benefícios em continuar de fora mais tempo
Soares disse que o PS só tem benefícios em continuar de fora mais tempo / Tiago Petinga/Lusa

O fundador do PS e antigo Presidente da República, Mário Soares, defendeu em entrevista ao jornal "i" que é tempo de o PS romper o acordo com a troika, uma vez que austeridade só cria "recessão e desemprego."

Segundo Mário Soares, o PS foi obrigado a cumprir o acordo na altura, porque foi assinado por José Sócrates, mas neste momento já não faz sentido. "Agora que está toda a gente a falar outra linguagem, porque é que o PS deve continuar a ser fiel ao acordo? (...) (O acordo) Pode ir ao ar. Se não for pelo PS, poderá ser pela própria troika que vai ao ar", disse o fundador do PS.

Mário Soares sublinhou ainda que a divisão no seio da troika deverá levar ao fim da atual austeridade.

Alternativa à austeridade


"A troika está dividida. O FMI tem uma posição, o Banco Central Europeu tem outra. Esta mudança vai avolumar a necessidade de se entenderem uns com os outros, e acabarem com a austeridade nos termos drásticos que a exigem", defende na entrevista.

O ex-Presidente da República diz ainda acreditar que François Hollande poderá mudar a situação europeia, até porque os líderes europeus já perceberam que a austeridade por si só não leva a lugar algum.

"Os dirigentes europeus, quase todos já perceberam que reduzir a União Europeia à austeridade e aos equilíbrios financeiros para favorecer os mercados usurários e sem ter em conta a recessão económica e o desemprego avassalador que está a crescer implica que a Europa vai de mal a pior", acrescenta.

Questionado sobre um eventual cenário de eleições a curto prazo, Mário Soares diz não acreditar esperar-se até 2015, embora sublinhe que o PS só terá benefícios em continuar de fora mais tempo.

Recuperar lugar da esquerda europeia


Também hoje, Mário Soares defende num artigo de opinião publicado no "Diário de Notícias" que a esquerda europeia deverá saber aproveitar a crise para resgatar a sua posição do passado. 

"Não sou profeta. Mas espero que a esquerda europeia saiba aproveitar a oportunidade que a crise global, paradoxalmente, lhe oferece, para se refundar (...) e e, em diálogo estreito com o movimento sindical, readquirir, o lugar que teve no ano passado, nos Governos europeus que, infelizmente, para o futuro europeu, tem vindo a perder", escreve.

O fundador do PS afirma ainda que esta é a oportunidade de os socialistas encontrarem uma alternativa à austeridade para sair da atual crise. "É, por isso, que a família socialista - se quiser subsistir ela própria - tem de aproveitar a Oposição em que se encontra, para definir, com clareza , a alternativa que se impõe à austeridade que nos livrará da crise e que pode renovar a sociedade de bem estar", defende Mário Soares.

"Não há dinheiro? Há sempre, desde que haja vontade política para o arranjar", conclui.


Opinião


Multimédia

O papa-medalhas que veio do espaço

O atleta português mais medalhado de sempre, Francisco Vicente, regressou dos campeonatos europeus de veteranos, na Turquia, com novas lembranças ao pescoço. Três de ouro e duas de prata para juntar à coleção. Tem 81 medalhas, uma por cada ano de vida.

Tudo o que precisa de saber sobre o ébola, em dois minutos

Porque é que este está a ser o pior surto da história? Como é que os primeiros sintomas se confundem com os de outras doenças? É possível viajar depois de ter contraído o vírus, sem transmitir a doença? E estamos ou não perto de ter uma vacina? O Expresso procurou as respostas a estas e outras dúvidas sobre o ébola.

United Colors of Gnocchi

Especialista em pratos de confeção acessível, com ingredientes ao alcance de qualquer pessoa, Tiger escolheu a gastronomia como forma de estar na vida. Veja, confecione, desfrute e impressione.

Vai pagar mais ou menos IRS? Veja as simulações

Reforma do imposto protege quem tem dependentes a cargo, mas pode penalizar os restantes contribuintes. Função pública e pensionistas vão ter mais dinheiro disponível. Veja simulações para vários casos.

A última viagem do navio indesejado

Construído nos Estaleiros de Viana e pensado para fazer a ligação entre ilhas nos Açores, o Atlântida foi recusado pelo Governo Regional por alegadamente não atingir a velocidade pretendida. Contando com os custos associados à dissolução do contrato, o prejuízo ascendeu a 70 milhões de euros. Foi agora comprado a "preço de saldo", para mudar de nome e ser reconvertido num cruzeiro na Amazónia. Fizemos a última viagem do Atlântida e vamos mostrar-lhe os segredos do navio.

Strogonoff de peixe espada preto

Faz agora cinco anos que o Chefe Tiger, especialista em pratos de confeção acessível e com ingredientes ao alcance de qualquer pessoa, começou esta aventura gastronómica. Veja, confecione, desfrute e impressione.

Caril de banana

Faz agora cinco anos que o Chefe Tiger, especialista em pratos de confeção acessível e com ingredientes ao alcance de qualquer pessoa, começou esta aventura gastronómica. Veja, confecione, desfrute e impressione.

Tem três minutinhos? Vamos explicar-lhe o que muda no orçamento de 350 mil portugueses (e no de muitas empresas)

O novo salário mínimo entrou em vigor. São mais €20 brutos para cerca de 350 mil portugueses (números do Ministério da Segurança Social, porque os sindicatos falam em 500 mil trabalhadores). Mudou o valor, mas também os descontos que as empresas fazem para a Segurança Social. Porque se trata de uma medida que afeta a vida de muitos portugueses, queremos explicar o que se perde e o que se ganha, o que se altera e o que se mantém.

Cantaril com risotto de espargos

Faz agora cinco anos que o Chefe Tiger, especialista em pratos de confeção acessível e com ingredientes ao alcance de qualquer pessoa, começou esta aventura gastronómica. Veja, confecione, desfrute e impressione.

Music fighter: temos Marco Paulo e Bruno Nogueira numa batalha épica

Está preparado para um dos encontros mais improváveis na história da música portuguesa? O humorista Bruno Nogueira e a cantora Manuela Azevedo, dos Clã, pegaram em várias músicas consideradas "pimba" - daquelas que ninguém admite ouvir mas que, no fundo, todos vão dançar assim que começam a tocar - e deram-lhe novos arranjos, num projeto que chegou aos coliseus de Lisboa e do Porto.  "Ninguém, ninguém", de Marco Paulo, tem possivelmente a introdução mais acelerada e frenética do panorama musical português. Mas, no frente-a-frente, quem é o mais rápido? Vai um tira-teimas à antiga?

Dez verdades assustadoras sobre filmes de terror

Este vídeo é como o monstro de "Frankenstein": ganhou vida graças à colagem de partes de alguns dos filmes mais aterrorizantes de sempre. Com uma ratazana mutante e os organizadores do festival de cinema de terror MotelX pelo meio. O Expresso foi à procura das razões que explicam o fascínio pelo terror, com muito sangue (feito de corante alimentar) à mistura. 

A paixão do vinil

Se para muitos o vinil é apenas uma moda que faz parte da cultura do revivalismo vintage, para outros ver o disco girar nunca deixou de ser algo habitual.

Portugal foi herdado, comprado ou conquistado?

Era agosto em Lisboa e, às portas de Alcântara, milhares de homens lutavam por dois reis, participando numa batalha decisiva para os espanhóis e ainda hoje maldita. Aconteceu em agosto de 1580. Mais de 400 anos depois, o Expresso deu-lhe vida, fazendo uma reconstituição do confronto através do recorte e animação digital de uma gravura anónima da época.

O Maradona dos bancos centrais

Dizer que Mario Draghi está a ser uma espécie de Maradona dos bancos centrais pode parecer estranho. Mas não é exagerado. Os jornalistas João Silvestre e Jorge Nascimento Rodrigues explicaram porquê num conjunto de artigos publicado no Expresso em Novembro de 2013 e que venceu em junho deste ano o prémio de jornalismo económico do Santander e da Universidade Nova. O trabalho observa ainda o desempenho de Ben Bernanke no combate à crise, revisita a situação em Portugal e arrisca um ranking dos 25 principais governadores de bancos centrais. Republicamos os artigos num formato especial desenvolvido para a web.

Com Deus na alma e o diabo no corpo

Quem os vê de fora pode pensar que estão possuídos. Eles preferem sublinhar o lado espiritual e terapêutico desta dança - chamam-lhe "krump" e nasceu nos bairros pobres dos Estados Unidos. De Los Angeles para Chelas, em Lisboa, já ajudou a tirar jovens do crime. Ligue o som bem alto e entre com o Expresso no bairro. E faça o teste: veja se consegue ficar quieto.


Comentários 79 Comentar
ordenar por:
mais votados
O Bochechas não tem Juízo....
É de uma enorme irresponsabilidade este senhor vir a publico falar em romper com acordos firmados com as entidades que ajudaram o nosso país evitar a bancarrota, Mário Soares está a tornar-se numa figura negra no panorama político nacional com estas ideias macabras.

Já há alguns meses que este senhor anda todos os dias na comunicação social a dizer disparates, acha-se no direito de dizer não a austeridade, esquecendo-se que não tem a menor credibilidade já que não abriu a boca no passado perante a Governação criminosa Socialista de José Sócrates que em 6 anos duplicou a dívida pública, deixou o Estado entalado com contratos insustentáveis, destrui a Economia e no final deixou a situação arrastar-se até ao limite chegando-se muito perto da Bancarrota....

Os senhores Socialistas deveriam ter vergonha na cara para virem falar sobre o que seja, deviam estar caladinhos e muitos a ser julgados pela Governação desastrosa que arruinou o país...

É preciso ter muita lata....
Re: O Bochechas não tem Juízo....
Re: O Bochechas não tem Juízo....
Re: O Bochechas não tem Juízo....
O futuro também se faz de esperança!!!
Re: O futuro também se faz de esperança!!!
Re: O futuro também se faz de esperança!!!
Pode aparecer por lá que eu atendo-o!!!
Re: O Bochechas não tem Juízo....
Re: O Bochechas não tem Juízo....
Re: O Bochechas não tem Juízo....
PRISAO COM ELE!!!!
Re: PRISAO COM ELE!!!!
Re: O Bochechas não tem Juízo....
GOSTE-SE DE SOARES OU NÃO ... SOARES TEM RAZÃO ...
Que o caminho seguido até aqui é péssimo, é ...
Que têm que ser encontradas alternativas, têm ...
Que as políticas de austeridade severa, sem mais nada e sempre sobre os mesmos não servem os cidadãos, não servem ...
Que é preciso parar este constante arrancar de dentes, pernas, braços ... e tudo arrancado sem anestesia, sim é preciso ...

Resta virar a mesa ao contrário ... e isso é mais que urgente ...

Mário Soares tem razão ...
pois ... o chinês paga ? não me parece
Re: GOSTE-SE DE SOARES OU NÃO ... SOARES TEM RAZÃO
Mario Soares tem toda a razão
Mario Soares tem toda a razão , a situação na Europa mudou com a eleição de Hollande , não faz sentido o PS estar a apoiar mais o acordo com a troika que é baseado só em austeridade , austeridade fundamentalista essa que está a ser derotada em em eleições em toda a Europa.

Ou o PS rasga depressa o acordo com a troika ou vai caír rapidamente juntamente com este governo que cada vez está mais ultrapassado e isolado pelos acontecimentos.

Este governo depressa vai desaparecer de cena , porque alem de ser um fardo para Portugal , será um fardo e desprezado por Hollande , à velocidade que as coisas estão a mudar , rapidamente este governo vai parecer uma entidade extra-terrestre de tão "out of touche" que vai estar.
Há aquela velha máxima que se vai aplicar como sentença a este governo , quem é bom a destruír , não é bom para construír.

O PS ou interpreta rapidamente os ventos de mudança que sopram na Europa e rasga o acordo com a troika , ou arriscar-se-á a ter o mesmo destino do PASOK grego.
Re: Mario Soares tem toda a razão
Há atitudes asquerosas
Mas também existem pessoas asquerosas.
Vai dormir vai...
E pagamos as contas do estado com o q?

Com os dinheiros da fundação Soares que recebeste da CM Lisboa quando o teu filho lá era presidente?

oreivaivestido.blogspot.pt
Re: Vai dormir vai...
Dizia a minha avó!
Dizia a minha avó: "Que Deus me leve antes de começar a perder o tino".
Já que esta criatura não acredita em Deus o melhor será pedir o mesmo àquele senhor alemão que o anda a obrigar a dizer tanta asneira!
Ainda não há muitos meses afirmava que foi "GRAÇAS" a ele que Sócrates pediu ajuda à troika, agora, que está com o Hollande na barriga, quer rasgar os acordos assinados!
É preciso ter muita lata e muita falta de carácter!
Re: Dizia a minha avó!
O futuro também se constrói de Esperança!!!!
Re: Dizia a minha avó!
Senilidade Dinosáurica
Atendendo ao passado recente de quase banca rota, em que o partido que este dinosauro da política representa, nos deixou, é de uma irresponsabilidade sem limites, as ordens que ele aventa dentro do próprio partido. E não tem classificação posível, o atendimento pronto, que lhe dá José Seguro. Agora, devido ao resultado das eleições Francesas estão cheios de orgulho, num lider da mesma linha que enganou o povo com respeito ao fim da austridade e que não é de todo realista. Quanto ao que proclamam do crescimento da economia, vamos apreciar ver como de repente Hollande vai dar a volta à situação. Mas estou em crer que socialista como é, vai esbanjar para ficar bem na fotografia e depois vem a factura dolorosa, exatamente como em Portugal.
Soares tem consciência do que diz???
Começo pelo fim:
"Não há dinheiro? Há sempre, desde que haja vontade política para o arranjar"

Será que Soares está a falar de si próprio e todos os seus amigos que enriqueceram imensuravelmente durante o periodo em que foram Governo?

Será que vai abdicar das suas 8 reformas?

Ainda há pouco tempo veio para as TVs e jornais anunciar que era o salvador da pátria pois tinha sido ele que tinha convencido Sócrtates a chamar a ajuda externa, após uma violenta discussão.

Agora está a admitir que errou???

Soares fala que a Esquerda Europeia necessita de se refundar... tem toda a razão.

O que não quer dizer que tem de voltar a ser Governo - primeiro têm de se refundar, remodelar e reciclar para depois serem opção Governativa.

Soares já faz de Hollande o seu "mon ami Miterrand"... será que Soares tem plena consciência do pensa e diz?

Será que Soares não tem noção que Portugal não lhe deve vassalagem e o seu tempo já passou?

Até quando é que Soares vai continuar na sua hipocrisia ideológica?

Haja paciência para tanta demagogia política.
O futuro também se constrói de Esperança!!!!
Re: O futuro também se constrói de Esperança!!!!
Viva Soares Viva Zorrinho!!!!!
quero dizer -reint. do exame da 4ª classe!!-
Re: O futuro também se constrói de Esperança!!!!
Se ler bem toda esta história...
Re: Se ler bem toda esta história...
Re: Se ler bem toda esta história...
O que tem a haver o cu com as calças?
Re: Soares tem consciência do que diz???
Re: Soares tem consciência do que diz???
Re: Soares tem consciência do que diz???
Mário Soares PS deve romper com Troika
Até parece o Louçã e o Jerónimo a falar, mas temos de concordar que não é o único a opinar da mesma maneira, mas também, Ventura dos Santos, Ferreira, Medina Carreira e muitos mais. Dá que pensar porque já se viu que isto não está a resultar. O País está a ir ao fundo e o povo a ser reduzido à miséria. Isto já foi tentado noutros Países e deu no mesmo. A Argentina é um exemplo.

viriatoapedrada.blogspot.pt/2012/03/boaventura-sousa-santos-na-sic.html

viriatoapedrada.blogspot.pt/2012/04/austeridade-e-uma-ideia-perigosa-mark.html

viriatoapedrada.blogspot.pt/2012/04/destruicao-da-argentina-o-sonho-de-jose.html
Não sei se deve.....
.... romper com a Troyka pois assinou o memorando.

Agora que as coisas vão mudar, lá isso vão.

E, desejavelmente, deverá ser a Troyka a mudar........
Senilidade ou Socialista?
Comparando com o que diz o António José Seguro, deve ser mesmo Socialistite Aguda. Agora que o Hollande ganhou acham que podem tudo: dar o dito por não dito, rasgar acordos, dizer disparates. Está aberto o periodo da parvoíce. Pode-se dizer tudo.
Re: Senilidade ou Socialista?
RECEITA DE CALOTEIRO PROFISSIONAL.
Incentivar o consumo para anestesiar a populaça.

É a receita dos líderes de esquerda.

A receita é IMPRIMIR DINHEIRO NAS IMPRESSORAS DO BCE.

O Mário Soares dá, implicitamente, esta receita; é normal para quem tem uma "empresa - fundação" com receitas garantidas por subsídios.

É esta a receita da esquerda,

O CRESCIMENTO DOS CALOTES NA EUROPA.
É A MESMA RECEITA QUE É USADA PELOS CAPITALISTAS LADRÕES... ...

LADROAGEM É A PALAVRA DE ORDEM.

"BABOSEIRAS"
O dr.Soares sabe que não se pode gastar o que se não tem.Não sei como é lá na casa dele,mas como está salvaguardado com as politiquices,talvez nunca se preocupasse muito,porque alguém sempre pagava despesa,o partido,o financiador da campanha ,sabe-se lá mais o quê!Pela "face oculta"e outras do género a gente vê quem pagava as facturas a esta gente toda!Por isso é fácil falar de barriga cheia!Esta austeridade que temos é derivada de má governação,negociatas de governantes(PPP,BPN e tantas outras sem investigação).Por isso falar de alto,por despeito por não estar no poder,etc,não fica bem ao "democrata"Soares,o tal que se acha acima do comum dos mortais,o tal que manda a conta do excesso de velocidade para o estado pagar.Assim também eu.....Esta mentalidade tem de mudar.Com ele já nada muda,pois burro velho não aprende línguas,mas ao menos que se deixe de basófias e baboseiras... o PS deixou-se minar pela gatunagem,mas não só o PS,o PSD,o CDS,enfim os ditos partidos ditos democráticos.A realidade hoje já não se encontra representada na Assembleia da Républica.Hoje a consciência cívica exige uma atitude diferente,não estática e não viciada do poder,como as actuais governações,ligadas à alta finança e que só trabalha para ela,através dos actuais políticos,os tecnocratas.Mas primeiro temos que pôr as contas em ordem....Depois é que temos de mudar o conceito da política...
Mário Soares diz que PS deve romper com a troika.
E eu digo que ele devia estar no Cento de Dia a jogar ao dominó, em vez de dizer asneiras...
Re: Mário Soares diz que PS deve romper com a troi
Re: Mário Soares diz que PS deve romper com a troi
Re: Mário Soares diz que PS deve romper com a troi
Re: Mário Soares diz que PS deve romper com a troi
Re: Mário Soares diz que PS deve romper com a troi
Re: Mário Soares diz que PS deve romper com a troi
Re: Mário Soares diz que PS deve romper com a troi
Re: Mário Soares diz que PS deve romper com a troi
Re: Mário Soares diz que PS deve romper com a troi
Re: Mário Soares diz que PS deve romper com a troi
Portugal não esqueceu
O que pretende agora este homem? Não foi ele, após o 25 de Abril o maior aliado dos grandes interesses dos financeiros que hoje arruinam o nosso país? Ou quer agora, à ultima hora, mudar o epitáfio que o povo português já lhe rascunhou, conforme se viu claramente da última vez que se apresentou a votos?
Comentários 79 Comentar

Últimas


Edição Diária 17.Abr.2014

Leia no seu telemóvel, tablet e computador
PUBLICIDADE

Pub