Anterior
Avião com destino aos EUA era alvo de atentado da Al-Qaida
Seguinte
Regime açoriano das farmácias é inconstitucional
Página Inicial   >  Atualidade / Arquivo   >   Mário Soares diz que PS deve romper com a troika

Mário Soares diz que PS deve romper com a troika

Antigo Presidente da República diz que a obrigação de cumprir o acordo com a troika chegou ao fim e que o socialista François Hollande pode levar à mudança na Europa.

Soares disse que o PS só tem benefícios em continuar de fora mais tempo
Soares disse que o PS só tem benefícios em continuar de fora mais tempo / Tiago Petinga/Lusa

O fundador do PS e antigo Presidente da República, Mário Soares, defendeu em entrevista ao jornal "i" que é tempo de o PS romper o acordo com a troika, uma vez que austeridade só cria "recessão e desemprego."

Segundo Mário Soares, o PS foi obrigado a cumprir o acordo na altura, porque foi assinado por José Sócrates, mas neste momento já não faz sentido. "Agora que está toda a gente a falar outra linguagem, porque é que o PS deve continuar a ser fiel ao acordo? (...) (O acordo) Pode ir ao ar. Se não for pelo PS, poderá ser pela própria troika que vai ao ar", disse o fundador do PS.

Mário Soares sublinhou ainda que a divisão no seio da troika deverá levar ao fim da atual austeridade.

Alternativa à austeridade


"A troika está dividida. O FMI tem uma posição, o Banco Central Europeu tem outra. Esta mudança vai avolumar a necessidade de se entenderem uns com os outros, e acabarem com a austeridade nos termos drásticos que a exigem", defende na entrevista.

O ex-Presidente da República diz ainda acreditar que François Hollande poderá mudar a situação europeia, até porque os líderes europeus já perceberam que a austeridade por si só não leva a lugar algum.

"Os dirigentes europeus, quase todos já perceberam que reduzir a União Europeia à austeridade e aos equilíbrios financeiros para favorecer os mercados usurários e sem ter em conta a recessão económica e o desemprego avassalador que está a crescer implica que a Europa vai de mal a pior", acrescenta.

Questionado sobre um eventual cenário de eleições a curto prazo, Mário Soares diz não acreditar esperar-se até 2015, embora sublinhe que o PS só terá benefícios em continuar de fora mais tempo.

Recuperar lugar da esquerda europeia


Também hoje, Mário Soares defende num artigo de opinião publicado no "Diário de Notícias" que a esquerda europeia deverá saber aproveitar a crise para resgatar a sua posição do passado. 

"Não sou profeta. Mas espero que a esquerda europeia saiba aproveitar a oportunidade que a crise global, paradoxalmente, lhe oferece, para se refundar (...) e e, em diálogo estreito com o movimento sindical, readquirir, o lugar que teve no ano passado, nos Governos europeus que, infelizmente, para o futuro europeu, tem vindo a perder", escreve.

O fundador do PS afirma ainda que esta é a oportunidade de os socialistas encontrarem uma alternativa à austeridade para sair da atual crise. "É, por isso, que a família socialista - se quiser subsistir ela própria - tem de aproveitar a Oposição em que se encontra, para definir, com clareza , a alternativa que se impõe à austeridade que nos livrará da crise e que pode renovar a sociedade de bem estar", defende Mário Soares.

"Não há dinheiro? Há sempre, desde que haja vontade política para o arranjar", conclui.


Opinião


Multimédia

Cheesecake com manjericão e doce de tomate

Especialista em pratos de confeção acessível, com ingredientes ao alcance de qualquer pessoa, Tiger escolheu a gastronomia como forma de estar na vida. Veja, confecione, desfrute e impressione.

Voámos num F-16

Um piloto da Força Aérea voou com uma câmara GoPro do Expresso e temos imagens inéditas e exclusivas para lhe mostrar num trabalho multimédia.

Salada de salmão com sorvete de manga

Especialista em pratos de confeção acessível, com ingredientes ao alcance de qualquer pessoa, Tiger escolheu a gastronomia como forma de estar na vida. Veja, confecione, desfrute e impressione.

Por faróis nunca dantes navegados

São a salvaguarda dos navegantes, a luz que tranquiliza o mar. Há 48 faróis em Portugal continental e nas ilhas. Este é um acontecimento único: todos os faróis e 1830 km de costa disponíveis num mesmo trabalho. Para entendê-los e vê-los, basta navegar neste artigo.

Parecem casulos onde gente hiberna à espera de ver terra

No Porto de Manaus não há barcos, mas autocarros bíblicos que caminham sobre água. Têm vários andares e estão cheios de camas de rede que parecem casulos onde homens, mulheres e crianças aguardam o destino. E há gente a vender o que houver e tiver de ser junto ao Porto. "Como há Copa, tem por aí muito gringo que vem ter com 'nóis'. E então fica mais fácil vender"

O adeus de Lobo Antunes às aulas de medicina

O neurocirurgião deu terça-feira a sua "Última Lição" no auditório do Instituto de Medicina Molecular da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, na véspera de deixar o seu trabalho no serviço nacional de saúde.

Jaguar volta a fabricar desportivo dos anos 60

Até ao verão será fabricado um número limitado de desportivos Jaguar E-Type Lightweight, seguindo todas as especificações originais, incluindo a continuação do número de série das unidades produzidas em 1963.

"Naquela altura estavam continuamente a acontecer primeiras coisas"

Mais do que uma manifestação, o 'primeiro' 1º de Maio é recordado como a grande festa da Revolução dos Cravos, quando o povo saiu às ruas em massa e a união das esquerdas era um sonho possível. "O 1º de Maio seria mais uma primeira coisa, porque naquela altura estavam continuamente a acontecer primeiras coisas." Foi há 40 anos.

Este trabalho não foi visado por qualquer comissão de censura

Aquilo que hoje é uma expressão anacrónica estava em relevo na primeira página do "República", a 25 de Abril de 1974: "Este jornal não foi visado por qualquer comissão de censura". Quarenta anos depois da Revolução, veja os jornais, ouça os sons e compreenda como decorreu o "dia inicial inteiro e limpo", como lhe chamou Sophia. O Expresso falou ainda com cinco gerações de 40 anos e percorreu a "geografia" das Ruas 25 de Abril de todo o país, falando com quem lá mora. Veja a reportagem multimédia.


Comentários 79 Comentar
ordenar por:
mais votados
O Bochechas não tem Juízo....
É de uma enorme irresponsabilidade este senhor vir a publico falar em romper com acordos firmados com as entidades que ajudaram o nosso país evitar a bancarrota, Mário Soares está a tornar-se numa figura negra no panorama político nacional com estas ideias macabras.

Já há alguns meses que este senhor anda todos os dias na comunicação social a dizer disparates, acha-se no direito de dizer não a austeridade, esquecendo-se que não tem a menor credibilidade já que não abriu a boca no passado perante a Governação criminosa Socialista de José Sócrates que em 6 anos duplicou a dívida pública, deixou o Estado entalado com contratos insustentáveis, destrui a Economia e no final deixou a situação arrastar-se até ao limite chegando-se muito perto da Bancarrota....

Os senhores Socialistas deveriam ter vergonha na cara para virem falar sobre o que seja, deviam estar caladinhos e muitos a ser julgados pela Governação desastrosa que arruinou o país...

É preciso ter muita lata....
Re: O Bochechas não tem Juízo....
Re: O Bochechas não tem Juízo....
Re: O Bochechas não tem Juízo....
O futuro também se faz de esperança!!!
Re: O futuro também se faz de esperança!!!
Re: O futuro também se faz de esperança!!!
Pode aparecer por lá que eu atendo-o!!!
Re: O Bochechas não tem Juízo....
Re: O Bochechas não tem Juízo....
Re: O Bochechas não tem Juízo....
PRISAO COM ELE!!!!
Re: PRISAO COM ELE!!!!
Re: O Bochechas não tem Juízo....
GOSTE-SE DE SOARES OU NÃO ... SOARES TEM RAZÃO ...
Que o caminho seguido até aqui é péssimo, é ...
Que têm que ser encontradas alternativas, têm ...
Que as políticas de austeridade severa, sem mais nada e sempre sobre os mesmos não servem os cidadãos, não servem ...
Que é preciso parar este constante arrancar de dentes, pernas, braços ... e tudo arrancado sem anestesia, sim é preciso ...

Resta virar a mesa ao contrário ... e isso é mais que urgente ...

Mário Soares tem razão ...
pois ... o chinês paga ? não me parece
Re: GOSTE-SE DE SOARES OU NÃO ... SOARES TEM RAZÃO
Mario Soares tem toda a razão
Mario Soares tem toda a razão , a situação na Europa mudou com a eleição de Hollande , não faz sentido o PS estar a apoiar mais o acordo com a troika que é baseado só em austeridade , austeridade fundamentalista essa que está a ser derotada em em eleições em toda a Europa.

Ou o PS rasga depressa o acordo com a troika ou vai caír rapidamente juntamente com este governo que cada vez está mais ultrapassado e isolado pelos acontecimentos.

Este governo depressa vai desaparecer de cena , porque alem de ser um fardo para Portugal , será um fardo e desprezado por Hollande , à velocidade que as coisas estão a mudar , rapidamente este governo vai parecer uma entidade extra-terrestre de tão "out of touche" que vai estar.
Há aquela velha máxima que se vai aplicar como sentença a este governo , quem é bom a destruír , não é bom para construír.

O PS ou interpreta rapidamente os ventos de mudança que sopram na Europa e rasga o acordo com a troika , ou arriscar-se-á a ter o mesmo destino do PASOK grego.
Re: Mario Soares tem toda a razão
Há atitudes asquerosas
Mas também existem pessoas asquerosas.
Vai dormir vai...
E pagamos as contas do estado com o q?

Com os dinheiros da fundação Soares que recebeste da CM Lisboa quando o teu filho lá era presidente?

oreivaivestido.blogspot.pt
Re: Vai dormir vai...
Dizia a minha avó!
Dizia a minha avó: "Que Deus me leve antes de começar a perder o tino".
Já que esta criatura não acredita em Deus o melhor será pedir o mesmo àquele senhor alemão que o anda a obrigar a dizer tanta asneira!
Ainda não há muitos meses afirmava que foi "GRAÇAS" a ele que Sócrates pediu ajuda à troika, agora, que está com o Hollande na barriga, quer rasgar os acordos assinados!
É preciso ter muita lata e muita falta de carácter!
Re: Dizia a minha avó!
O futuro também se constrói de Esperança!!!!
Re: Dizia a minha avó!
Senilidade Dinosáurica
Atendendo ao passado recente de quase banca rota, em que o partido que este dinosauro da política representa, nos deixou, é de uma irresponsabilidade sem limites, as ordens que ele aventa dentro do próprio partido. E não tem classificação posível, o atendimento pronto, que lhe dá José Seguro. Agora, devido ao resultado das eleições Francesas estão cheios de orgulho, num lider da mesma linha que enganou o povo com respeito ao fim da austridade e que não é de todo realista. Quanto ao que proclamam do crescimento da economia, vamos apreciar ver como de repente Hollande vai dar a volta à situação. Mas estou em crer que socialista como é, vai esbanjar para ficar bem na fotografia e depois vem a factura dolorosa, exatamente como em Portugal.
Soares tem consciência do que diz???
Começo pelo fim:
"Não há dinheiro? Há sempre, desde que haja vontade política para o arranjar"

Será que Soares está a falar de si próprio e todos os seus amigos que enriqueceram imensuravelmente durante o periodo em que foram Governo?

Será que vai abdicar das suas 8 reformas?

Ainda há pouco tempo veio para as TVs e jornais anunciar que era o salvador da pátria pois tinha sido ele que tinha convencido Sócrtates a chamar a ajuda externa, após uma violenta discussão.

Agora está a admitir que errou???

Soares fala que a Esquerda Europeia necessita de se refundar... tem toda a razão.

O que não quer dizer que tem de voltar a ser Governo - primeiro têm de se refundar, remodelar e reciclar para depois serem opção Governativa.

Soares já faz de Hollande o seu "mon ami Miterrand"... será que Soares tem plena consciência do pensa e diz?

Será que Soares não tem noção que Portugal não lhe deve vassalagem e o seu tempo já passou?

Até quando é que Soares vai continuar na sua hipocrisia ideológica?

Haja paciência para tanta demagogia política.
O futuro também se constrói de Esperança!!!!
Re: O futuro também se constrói de Esperança!!!!
Viva Soares Viva Zorrinho!!!!!
quero dizer -reint. do exame da 4ª classe!!-
Re: O futuro também se constrói de Esperança!!!!
Se ler bem toda esta história...
Re: Se ler bem toda esta história...
Re: Se ler bem toda esta história...
O que tem a haver o cu com as calças?
Re: Soares tem consciência do que diz???
Re: Soares tem consciência do que diz???
Re: Soares tem consciência do que diz???
Mário Soares PS deve romper com Troika
Até parece o Louçã e o Jerónimo a falar, mas temos de concordar que não é o único a opinar da mesma maneira, mas também, Ventura dos Santos, Ferreira, Medina Carreira e muitos mais. Dá que pensar porque já se viu que isto não está a resultar. O País está a ir ao fundo e o povo a ser reduzido à miséria. Isto já foi tentado noutros Países e deu no mesmo. A Argentina é um exemplo.

viriatoapedrada.blogspot.pt/2012/03/boaventura-sousa-santos-na-sic.html

viriatoapedrada.blogspot.pt/2012/04/austeridade-e-uma-ideia-perigosa-mark.html

viriatoapedrada.blogspot.pt/2012/04/destruicao-da-argentina-o-sonho-de-jose.html
Não sei se deve.....
.... romper com a Troyka pois assinou o memorando.

Agora que as coisas vão mudar, lá isso vão.

E, desejavelmente, deverá ser a Troyka a mudar........
Senilidade ou Socialista?
Comparando com o que diz o António José Seguro, deve ser mesmo Socialistite Aguda. Agora que o Hollande ganhou acham que podem tudo: dar o dito por não dito, rasgar acordos, dizer disparates. Está aberto o periodo da parvoíce. Pode-se dizer tudo.
Re: Senilidade ou Socialista?
RECEITA DE CALOTEIRO PROFISSIONAL.
Incentivar o consumo para anestesiar a populaça.

É a receita dos líderes de esquerda.

A receita é IMPRIMIR DINHEIRO NAS IMPRESSORAS DO BCE.

O Mário Soares dá, implicitamente, esta receita; é normal para quem tem uma "empresa - fundação" com receitas garantidas por subsídios.

É esta a receita da esquerda,

O CRESCIMENTO DOS CALOTES NA EUROPA.
É A MESMA RECEITA QUE É USADA PELOS CAPITALISTAS LADRÕES... ...

LADROAGEM É A PALAVRA DE ORDEM.

"BABOSEIRAS"
O dr.Soares sabe que não se pode gastar o que se não tem.Não sei como é lá na casa dele,mas como está salvaguardado com as politiquices,talvez nunca se preocupasse muito,porque alguém sempre pagava despesa,o partido,o financiador da campanha ,sabe-se lá mais o quê!Pela "face oculta"e outras do género a gente vê quem pagava as facturas a esta gente toda!Por isso é fácil falar de barriga cheia!Esta austeridade que temos é derivada de má governação,negociatas de governantes(PPP,BPN e tantas outras sem investigação).Por isso falar de alto,por despeito por não estar no poder,etc,não fica bem ao "democrata"Soares,o tal que se acha acima do comum dos mortais,o tal que manda a conta do excesso de velocidade para o estado pagar.Assim também eu.....Esta mentalidade tem de mudar.Com ele já nada muda,pois burro velho não aprende línguas,mas ao menos que se deixe de basófias e baboseiras... o PS deixou-se minar pela gatunagem,mas não só o PS,o PSD,o CDS,enfim os ditos partidos ditos democráticos.A realidade hoje já não se encontra representada na Assembleia da Républica.Hoje a consciência cívica exige uma atitude diferente,não estática e não viciada do poder,como as actuais governações,ligadas à alta finança e que só trabalha para ela,através dos actuais políticos,os tecnocratas.Mas primeiro temos que pôr as contas em ordem....Depois é que temos de mudar o conceito da política...
Mário Soares diz que PS deve romper com a troika.
E eu digo que ele devia estar no Cento de Dia a jogar ao dominó, em vez de dizer asneiras...
Re: Mário Soares diz que PS deve romper com a troi
Re: Mário Soares diz que PS deve romper com a troi
Re: Mário Soares diz que PS deve romper com a troi
Re: Mário Soares diz que PS deve romper com a troi
Re: Mário Soares diz que PS deve romper com a troi
Re: Mário Soares diz que PS deve romper com a troi
Re: Mário Soares diz que PS deve romper com a troi
Re: Mário Soares diz que PS deve romper com a troi
Re: Mário Soares diz que PS deve romper com a troi
Re: Mário Soares diz que PS deve romper com a troi
Portugal não esqueceu
O que pretende agora este homem? Não foi ele, após o 25 de Abril o maior aliado dos grandes interesses dos financeiros que hoje arruinam o nosso país? Ou quer agora, à ultima hora, mudar o epitáfio que o povo português já lhe rascunhou, conforme se viu claramente da última vez que se apresentou a votos?
Comentários 79 Comentar

Últimas

Ver mais

Edição Diária 17.Abr.2014

Leia no seu telemóvel, tablet e computador
PUBLICIDADE

Pub