23 de abril de 2014 às 6:02
Página Inicial  ⁄  Multimédia  ⁄  Infografia  ⁄  "Jazz em Agosto"... o outro lado do jazz

"Jazz em Agosto"... o outro lado do jazz

As muitas faces do jazz desfilaram de 3 a 12 de agosto no "Jazz em Agosto", festival da Fundação Calouste Gulbenkian com direção artística de Rui Neves. Veja aqui os momentos mais marcantes deste ano e a retrospetiva dos últimos 29 anos.
Carlos Paes (infografia e fotoreportagem)

Se os históricos Sunny Murray, Misha Mengelberg e Evan Parker marcam presença, também há lugar para as práticas musicais mais jovens, como Led Bib, trioVD e Ingebrigt Haker Flaten Chicago Sextet. Já amplamente reconhecidos, estão Matthew Shipp Trio e o duo de Marilyn Crispell e Gerry Hemingway.

O jazz "político" está representado pelos Das Kapital e a improvisação nacional pelo Nuova Camerata de Pedro Carneiro e Carlos "Zíngaro". Os "turntablists" unDJMMMNNNRRRG, eRikm e DJ Sniff manipulam os seus discos de jazz, propondo novíssimas sonoridades.






Comentários 5 Comentar
ordenar por:
mais votados ▼
Jazz e política
É verdade que o jazz foi usado como instrumento político, visto como um desafio à ordem de segregação racial e social, assim aproveitado pelos inimigos da América para apontar o dedo às suas inequidades... Outros paradoxalmente - porque da mesma área ideológica - até viam no jazz o materializar e aceitar das segregações, "música de negros pobres para brancos ricos". Por isso rejeitavam-no. Curioso...

Mas tirando este lado de contexto histórico, não percebo bem essa do jazz "político". Quando por exemplo ouvimos a música do agrupamento "Das Kapital" será que as suas notas nos remetem para as obras do charlatão ???
Jazz em Agosto
Trabalho fabuloso! Os meus parabéns.
Não é um festival de Jazz!
Quem diz que é um festival de jazz deve estar a falar de outra coisa. Mas parece um festival do sr. Neves. Os músicos anunciados não têm prémios da categoria de Jazz nos seus CVs. É uma pura fraude dizer que é um festival de Jazz!
Re: Não é um festival de Jazz! Ver comentário
Jazz em agosto 2012
Já tive ocasião de dar os parabéns ao Expresso pela excelente infografia com que marcou o Jazz em Agosto 2012. Agora que o festival deste ano chegou ao fim, renovo os meus parabéns pelo vosso trabalho, os quais são extensivos a Rui Neves pela ótima programação e organização. Oxalá o do próximo ano seja pelo menos tão bom como este, embora talvez fosse desejável a inclusão de alguns músicos mais "tradicionais", para tentar atrair alguns dos amantes de jazz para quem este tipo de música morreu por volta dos anos de 1960.
Comentários 5 Comentar
Pub