19
Anterior
Brain Cap: um boné para transformar os pensamentos em movimento
Seguinte
Passos regressa hoje ao Parlamento para segundo debate quinzenal
Página Inicial   >  Atualidade / Arquivo   >   Maria João Rodrigues preterida na OCDE

Maria João Rodrigues preterida na OCDE

Primeiro-ministro belga candidata-se de surpresa ao cargo e afasta a pretensão portuguesa.
|
A indicação de Ives Leterme para o cargo é vista como um meio de pressão de resolver o problema da Bélgica
A indicação de Ives Leterme para o cargo é vista como um meio de pressão de resolver o problema da Bélgica / Oliver Weiken/EPA

Maria João Rodrigues já não é candidata a secretária-geral adjunta da OCDE, soube o Expresso. O primeiro-ministro interino da Bélgica, Ives Leterme, anunciou ontem ao fim da tarde de surpresa a sua candidatura, avançando em comunicado que será ele o nome proposto àquele cargo pelo secretário-geral da organização, Angel Gurria.

Maria João, professora e ex-ministra e actualmente conselheira junto das instituições europeias, havia sido convidada a apresentar a sua candidatura ainda na Primavera passada, com o apoio expresso dos dois governos portugueses. Até segunda-feira à tarde era dada como a favorita entre os oito candidatos.

Mas a candidatura de Leterme veio alterar a situação, já que foi dada preferência à experiência política - uma novidade numa organização de perfil essencialmente técnico. A sua indicação para o cargo é vista como um meio de pressão de resolver o problema da Bélgica, que mantém um Governo interino há mais de um ano, mas a imprensa belga é fortemente crítica da atitude de Leterme, que qualifica como "uma fuga".

Explicações do secretário-geral


Curiosamente, o próprio Angel Gurria está hoje de visita a Portugal, tendo previsto encontrar-se com o Presidente da República e o ministro dos Negócios Estrangeiros. Será ocasião para explicar o volte-face ocorrido. Até hoje, Portugal, que é país fundador da OCDE, nunca ocupou um cargo de alto-relevo na organização. Actualmente, o posto mais elevado que detém é o de chefe de divisão. 

Formalmente, Ives Leterme concorre ao cargo de secretário-geral adjunto (há quatro ao todo, sempre um americano, um japonês e dois europeus), mas terá ainda que ser proposto ao Conselho da OCDE, que se reunirá na próxima sexta-feira. O Conselho agrega os embaixadores dos 34 países membros da organização.

A Organização de Cooperação e Desenvolvimento Económico é uma organização internacional de estudos económicos, cujos países membros, desenvolvidos na sua maioria, têm em comum um sistema de governo democrático e uma economia de mercado. A organização agrupa 750 peritos altamente qualificados nos seus centros de investigação em Paris e publica análises, previsões e recomendações de política em várias áreas.


Opinião


Multimédia

Portugal foi herdado, comprado ou conquistado?

Era agosto em Lisboa e, às portas de Alcântara, milhares de homens lutavam por dois reis, participando numa batalha decisiva para os espanhóis e ainda hoje maldita. Aconteceu em agosto de 1580. Mais de 400 anos depois, o Expresso deu-lhe vida, fazendo uma reconstituição do confronto através do recorte e animação digital de uma gravura anónima da época.

A paixão do vinil

Se para muitos o vinil é apenas uma moda que faz parte da cultura do revivalismo vintage, para outros ver o disco girar nunca deixou de ser algo habitual.

Com Deus na alma e o diabo no corpo

Quem os vê de fora pode pensar que estão possuídos. Eles preferem sublinhar o lado espiritual e terapêutico desta dança - chamam-lhe "krump" e nasceu nos bairros pobres dos Estados Unidos. De Los Angeles para Chelas, em Lisboa, já ajudou a tirar jovens do crime. Ligue o som bem alto e entre com o Expresso no bairro. E faça o teste: veja se consegue ficar quieto.

O Cabo da Roca depois da tragédia que matou casal polaco

Os turistas portugueses e estrangeiros que visitam o Cabo da Roca, em Sintra, continuam a desafiar a vida nas falésias, mesmo depois da tragédia que resultou na morte de um casal polaco, cujos filhos menores estavam também no local. Durante a visita do Expresso, um segurança tentou alertar os turistas para o perigo e refere a morte do casal polaco. O apelo não teve grande efeito. Veja as imagens.

Ó Capitão! meu Capitão! ergue-te e ouve os sinos

Ele foi a nossa ama... desajeitada. Ele foi o professor que nos inspirou no liceu. Ele trouxe alegria, mesmo nas alturas mais difíceis. Ele indicou-nos o caminho na faculdade. Ele ensinou-nos a manter a postura, mas também a quebrar preconceitos. Ele ensinou-nos que a vida é para ser aproveitada a cada instante. Ó capitão, meu capitão, crescemos contigo e vamos ter de envelhecer sem ti. 

Crumble. A sobremesa mais fácil do mundo

Tiger escolheu a gastronomia como forma de estar na vida, especialista em pratos de confeção acessível, com ingredientes ao alcance de qualquer pessoa. Veja, confecione, desfrute e impressione.

Voámos num F-16

Um piloto da Força Aérea voou com uma câmara GoPro do Expresso e temos imagens inéditas e exclusivas para lhe mostrar num trabalho multimédia.

Salada de salmão com sorvete de manga

Especialista em pratos de confeção acessível, com ingredientes ao alcance de qualquer pessoa, Tiger escolheu a gastronomia como forma de estar na vida. Veja, confecione, desfrute e impressione.

Por faróis nunca dantes navegados

São a salvaguarda dos navegantes, a luz que tranquiliza o mar. Há 48 faróis em Portugal continental e nas ilhas. Este é um acontecimento único: todos os faróis e 1830 km de costa disponíveis num mesmo trabalho. Para entendê-los e vê-los, basta navegar neste artigo.

Parecem casulos onde gente hiberna à espera de ver terra

No Porto de Manaus não há barcos, mas autocarros bíblicos que caminham sobre água. Têm vários andares e estão cheios de camas de rede que parecem casulos onde homens, mulheres e crianças aguardam o destino. E há gente a vender o que houver e tiver de ser junto ao Porto. "Como há Copa, tem por aí muito gringo que vem ter com 'nóis'. E então fica mais fácil vender"

O adeus de Lobo Antunes às aulas de medicina

O neurocirurgião deu terça-feira a sua "Última Lição" no auditório do Instituto de Medicina Molecular da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, na véspera de deixar o seu trabalho no serviço nacional de saúde.

Jaguar volta a fabricar desportivo dos anos 60

Até ao verão será fabricado um número limitado de desportivos Jaguar E-Type Lightweight, seguindo todas as especificações originais, incluindo a continuação do número de série das unidades produzidas em 1963.

"Naquela altura estavam continuamente a acontecer primeiras coisas"

Mais do que uma manifestação, o 'primeiro' 1º de Maio é recordado como a grande festa da Revolução dos Cravos, quando o povo saiu às ruas em massa e a união das esquerdas era um sonho possível. "O 1º de Maio seria mais uma primeira coisa, porque naquela altura estavam continuamente a acontecer primeiras coisas." Foi há 40 anos.

Este trabalho não foi visado por qualquer comissão de censura

Aquilo que hoje é uma expressão anacrónica estava em relevo na primeira página do "República", a 25 de Abril de 1974: "Este jornal não foi visado por qualquer comissão de censura". Quarenta anos depois da Revolução, veja os jornais, ouça os sons e compreenda como decorreu o "dia inicial inteiro e limpo", como lhe chamou Sophia. O Expresso falou ainda com cinco gerações de 40 anos e percorreu a "geografia" das Ruas 25 de Abril de todo o país, falando com quem lá mora. Veja a reportagem multimédia.


Comentários 19 Comentar
ordenar por:
mais votados
'Maria João Rodrigues preterida na OCDE

Bom para a Maria Rodrigues. Quem é que quer ficar associado a uma organização de cariz altamente técnico, que até diz bem do sistema de ensino Português?
Re: 'Maria João Rodrigues preterida na OCDE
Re: 'Maria João Rodrigues preterida na OCDE
OCDE
É um organismo que funciona com estatísticas, baseadas em elementos fornecidos pelos países e que produzem resultados pouco fiáveis . A principal função é dar bons ordenados a funcionários e é um viveiro de boys and girls de alto standard. Todos os políticos necessitam desses organismos, para colocar um amigo ou correlegionário.

Esta senhora, cuja competência não contesto, foi vítima de uma arranjinho típico dessa fauna politiqueira........
Retardado.
Só um ignorante pode fazer este tipo de comentários sobre Maria João Rodrigues.
Nome dela
A Senhora chama-se Maria de Lurdes Rodrigues e não Maria João. É inacreditável onde chega o amadorismo. Ela bem quis pôr ordem na educação ... mas infelizmente não a deixaram.
Re: Nome dela
Re: Nome dela
Re: Nome dela
Mais valia ter estado quieto!
Inacreditável, de facto!
Re: Inacreditável, de facto!
Re: Inacreditável, de facto!
Re: Inacreditável, de facto!
Re: Inacreditável, de facto!
Tomaramos nós ter muitas incompetentes como a MJR
Re: Tomaramos nós ter muitas incompetentes como a
Re: Tomaramos nós ter muitas incompetentes como a
Se eu fosse Psicólogo
Se eu fosse Psicólogo ou Psiquiatra abria uma linha de consultas para os cidadão que sofrem se Socratite aguda.
O homem foi mau governante, não restam quaisquer dúvidas, mas daí até chegarmos ao ponto de que tudo o que mexe ou corre mal ser culpa dele é mesmo um caso de grave doença do foro psiquiátrico.
Basta ler o que escrevem por esses jornais fora, a começar no expresso.
É doentio.
Qualquer dia, como ele tem ações do Benfica, ainda vão dizer que a culpa dos inêxitos do "glorioso" também é dele.
Haja um mínimo de decência!
Comentários 19 Comentar

Últimas


Edição Diária 17.Abr.2014

Leia no seu telemóvel, tablet e computador
PUBLICIDADE

Pub