24 de abril de 2014 às 8:49
Página Inicial  ⁄  Atualidade / Arquivo   ⁄  Marcha LGBT hoje em Lisboa

Marcha LGBT hoje em Lisboa

11.ª Marcha do Orgulho LGBT, que se realiza hoje em Lisboa, às 17h, vai celebrar conquistas recentes e "recordar as muitas que ainda há por fazer", afirmou Salomé Coelho, da UMAR.
Lusa
Orgulho LGBT hoje em Lisboa Baz Ratner/Reuters Orgulho LGBT hoje em Lisboa

A 11.ª Marcha do Orgulho LGBT vai celebrar conquistas recentes e "recordar as muitas que ainda há por fazer", afirmou Salomé Coelho, da União de Mulheres Alternativa e Resposta (UMAR), uma das 18 estruturas que organizam a iniciativa.  
 
A marcha "vai ser um momento para celebrar as recentes conquistas - como o casamento entre pessoas do mesmo sexo - e para recordar que ainda há muitas outras por fazer, nomeadamente no que diz respeito à parentalidade e co-parentalidade e à adoção", declarou Salomé Coelho à agência Lusa.  
 
Entre as reivindicações figura "a urgência de uma lei de identidade de género que permita responder célere às pessoas transgénero e transexuais" e "o acesso de lésbicas à procriação medicamente assistida".  
No que respeita a esta questão, o Conselho Nacional de Procriação Medicamente Assistida informou hoje que o acesso àquelas técnicas continua "legalmente vedado às pessoas do mesmo sexo casadas entre si", proibição que se manterá se não houver uma alteração legislativa.  

Orgulho LGBT contra a homofobia 


Salomé Coelho não quis, todavia, avançar qualquer comentário, assinalando que a marcha - ao ser organizada por entidades "com uma grande diversidade" de opiniões - "não tem posição em relação ao parecer".  
 
Ainda de acordo com a representante da UMAR, a marcha "pretende ocupar o espaço público com o orgulho LGBT [lésbicas, gays, bissexuais e transgéneros] por oposição à vergonha imposta pela homofobia, pela bifobia e pela transfobia", não sendo "esperadas nem desejadas" reações negativas dos transeuntes.  
 
"Nos anos anteriores as reações foram muito diversas, mas a maioria de apoio à marcha, porque é um momento de ocupação pela diversidade e aquilo que se está a reivindicar são direitos humanos. Acho que essa mensagem passa, apesar de ser clara a homofobia e a transfobia no quotidiano", declarou à Lusa.  

Visibilidade promove aceitação 


A responsável disse também acreditar que "a crescente visibilidade das questões das pessoas LGBT também promove uma maior aceitação e uma maior consciência" de que a diversidade sexual é "um direito humano".  
 
"Denunciar o facto de, pelo mundo fora, existirem sete países em que a homossexualidade é punida com pena capital e que em 93 outros qualquer pessoa pode ser julgada e punida com multa ou prisão por ser lésbica, gay, bissexual ou transgénero" é outro dos objetivos da marcha, que tem início sábado, pelas 17:00, no Príncipe Real, em Lisboa.   
 
Entre as 18 entidades que organizam o evento contam-se, além da UMAR, SOS Racismo, Associação para o Planeamento da Família, Panteras Rosa, ILGA Portugal e Médicos pela Escolha.  
 
Participam na organização pela primeira vez estruturas como o Núcleo LGBT da Amnistia Internacional Portugal ou o Grupo de Trabalho Identidade X/Y que integra o Sindicato Unificado da Polícia de Segurança Pública.  
 
*** Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico ***

Comentários 16 Comentar
ordenar por:
mais votados ▼
Cada um
Tem o direito de se rebaixar da maneira que quer.
exibicionismo?
A propósito de exibicionismo, as manifestações de fé como as que vemos em Fátima, na Semana Santa, etc.
O Atento da Bairrada acha que também deveriam ser proibidas, afinal não são assim tão diferentes destas das pessoas homossexuais.
Não são mais do que grupos de pessoas que se associam num acto público no qual elas exercem um direito de mostrar as suas crenças e a sua fé.
O que é LGBT?
Lésbicas Gays - Brigada de Trânsito?

E porque é que o Expresso parte do princípio que toda a gente sabe o que é que significa a sigla?

V.M.E.P.O.C.C.A.V.N.D.M., é o que tenho a dizer. Não sabem o que é que significa? Desenrasquem-se.
Re: O que é LGBT? Ver comentário
Re: O que é LGBT? Ver comentário
Re: O que é LGBT? Ver comentário
Re: O que é LGBT? Ver comentário
Re: O que é LGBT? Ver comentário
Já não há causas fracturantes...
Acho que a próxima causa se vai dirigir contra a "lei da natureza": não permite que de uma relação sexual homossexual nasçam filhos, por muito que eles tentem. É discriminação.

Virem-se contra o Criador, a natureza ou com quem entenderem, pois estão a ser discriminados. Não sei é qual o tribunal para onde enviar o recurso.
Re: Já não há causas fracturantes... Ver comentário
Re: Já não há causas fracturantes... Ver comentário
Re: Já não há causas fracturantes... Ver comentário
Re: Já não há causas fracturantes... Ver comentário
Re: Já não há causas fracturantes... Ver comentário
Re: Já não há causas fracturantes... Ver comentário
LGBT: O que significa?
LGBT: Lindas Gajas, Bichas e Tarados...o que andam mulheres tendencialmente mais equilibradas, discretas e geralmente bem acolhidas a fazer de mãos dadas com individuos com graves problemas de afecto, identificação e de protagonismo??
PUBLICIDADE
Expresso nas Redes
Pub