195
Anterior
Croácia: "sim" à UE com 66% dos votos
Seguinte
Damasco rejeita apelo da Liga Árabe para transferência de poder
Página Inicial   >  Atualidade / Arquivo   >   Marcelo: "Cavaco não foi feliz"

Marcelo: "Cavaco não foi feliz"

Para Marcelo Rebelo de Sousa, quando Cavaco Silva falou sobre as suas pensões queria apenas dizer que até ele, um "privilegiado", tem de cortar. Só que o "privilegiado" ficou subentendido.
Marcelo: «Há dias em que uma pessoa realmente não é feliz»

O comentador da TVI e conselheiro de Estado, Marcelo Rebelo de Sousa, reconheceu ontem na TVI que o Presidente da República foi infeliz nas declarações sobre as pensões, da última sexta-feira, dia 20. (ver vídeo no final da notícia)

"[Cavaco] queria dizer implicitamente, vejam: 'Até eu - privilegiado, coisa que não disse e achou que esteva subentendido - tenho de cortar', explicou Rebelo de Sousa, acrescentando: "Só que como ficou subentendido e não ficou explícito acabou por levar pancada em várias redes sociais".

"Há dias em que uma pessoa realmente não é feliz. Já me aconteceu várias vezes", concluiu, no seu habitual comentário ao domingo na TVI .

De acordo com o jornal "I", para além das pensões, o atual Presidente da República - que prescindiu do vencimento de chefe de Estado - recebe ainda 2900 euros mensais para despesas de representação.

Apesar do montante inscrito no orçamento da presidência na rubrica "representação da República" ter vindo a diminuir desde 2009, este ano prevê uma verba de 4,5 milhões de euros. Este valor inclui ainda as remunerações com o gabinete de Cavaco Silva e as casas civil e militar, bem como as remunerações pagas ao pessoal dos gabinetes dos anteriores chefes de Estado Ramalho Eanes, Mário Soares e Jorge Sampaio.

Quando deixar a presidência, Cavaco também terá direito a um gabinete com secretária e assessor da sua confiança, uma viatura com motorista e combustível para serviço pessoal bem como ajudas de custo para deslocações oficiais fora da área de residência.


VEJA OU REVEJA AS DECLARAÇÕES DE CAVACO SILVA SOBRE AS PENSÕES QUE AUFERE

Opinião


Multimédia

Os assassínios, as execuções, as decapitações são as imagens mais chocantes de uma propaganda cada vez mais sofisticada. É a Jihad, que recruta guerrilheiros no ocidente para matar e morrer na Síria. O Expresso seguiu as pisadas de cinco jiadistas portugueses, mostrando quem são e como foram convertidos e radicalizados. E como lutam, como foram morrer - e como já haverá arrependidos com medo de fugir. Reportagem em Londres, no café onde viam jogos de futebol, na universidade onde estudavam e na mesquita onde rezavam. Autoridades e especialistas em terrorismo estão alerta sobre este pequeno mas perigoso grupo, onde corre sangue português - e de onde escorre sangue por Alá.

Desacelerámos a realidade para observar a euforia da liberdade

Ela, Jacarandá, é algarvia. Ele, Katmandu, é espanhol. São linces e agora experimentam a responsabilidade da liberdade: foram soltos esta terça-feira numa herdade alentejana, próxima de Mértola, eles que saíram de centros de reprodução em cativeiro. Foi inédito: nunca tinha acontecido algo assim em Portugal. Estivemos lá e ensaiámos o slow motion.

Geração Z

Mais rápidos, mais capazes, mais solitários, os Z vivem agarrados aos ecrãs, pensam com a ajuda da internet e estão permanentemente preocupados com a bateria do telemóvel. Que geração é esta que nasceu com a viragem do século?

Desaparecidos para sempre no Mar do Norte

O dia 15 de novembro já foi feriado, há 90 anos. A razão foi o desaparecimento de Sacadura Cabral algures no Mar do Norte. Depois de fazer mais de oito mil quilómetros de Lisboa ao Rio de Janeiro, o aviador pioneiro não conseguiu completar o voo entre a cidade holandesa de Amesterdão e a capital portuguesa. Ainda hoje, não se sabe o que aconteceu ao companheiro de Gago Coutinho e tio-avô de Paulo Portas, a quem o Expresso pediu um sms.

Os muros do mundo

Novembro relembrou-nos os muros que caem, mas também os que permanecem e os que se expandem. Berlim aproximou-se de si própria há 25 anos, mas há muros que continuam a desaproximar. Esta é a história de sete deles - diferentes, imprevisíveis, estranhos.

Tudo o que precisa de saber sobre o ébola. Em dois minutos

Porque é que este está a ser o pior surto da história? Como é que os primeiros sintomas se confundem com os de outras doenças? É possível viajar depois de ter contraído o vírus, sem transmitir a doença? E estamos ou não perto de ter uma vacina? O Expresso procurou as respostas a estas e outras dúvidas sobre o ébola.

A última viagem do navio indesejado

Construído nos Estaleiros de Viana e pensado para fazer a ligação entre ilhas nos Açores, o Atlântida foi recusado pelo Governo Regional por alegadamente não atingir a velocidade pretendida. Contando com os custos associados à dissolução do contrato, o prejuízo ascendeu a 70 milhões de euros. Foi agora comprado a "preço de saldo", para mudar de nome e ser reconvertido num cruzeiro na Amazónia. Fizemos a última viagem do Atlântida e vamos mostrar-lhe os segredos do navio.

O papa-medalhas que veio do espaço

O atleta português mais medalhado de sempre, Francisco Vicente, regressou dos campeonatos europeus de veteranos, na Turquia, com novas lembranças ao pescoço. Três de ouro e duas de prata para juntar à coleção. Tem 81 medalhas, uma por cada ano de vida.

Terror religioso está a aumentar

Relatório sobre a Liberdade Religiosa é divulgado esta terça-feira em todo o mundo. Dos 196 países analisados, só em 80 não há indícios de perseguições motivadas pela fé.

Vai pagar mais ou menos IRS? Veja as simulações

Reforma do imposto protege quem tem dependentes a cargo, mas pode penalizar os restantes contribuintes. Função pública e pensionistas vão ter mais dinheiro disponível. Veja simulações para vários casos.

Tem três minutinhos? Vamos explicar-lhe o que muda no orçamento de 350 mil portugueses (e no de muitas empresas)

O novo salário mínimo entrou em vigor. São mais €20 brutos para cerca de 350 mil portugueses (números do Ministério da Segurança Social, porque os sindicatos falam em 500 mil trabalhadores). Mudou o valor, mas também os descontos que as empresas fazem para a Segurança Social. Porque se trata de uma medida que afeta a vida de muitos portugueses, queremos explicar o que se perde e o que se ganha, o que se altera e o que se mantém.

Music fighter: temos Marco Paulo e Bruno Nogueira numa batalha épica

Está preparado para um dos encontros mais improváveis na história da música portuguesa? O humorista Bruno Nogueira e a cantora Manuela Azevedo, dos Clã, pegaram em várias músicas consideradas "pimba" - daquelas que ninguém admite ouvir mas que, no fundo, todos vão dançar assim que começam a tocar - e deram-lhe novos arranjos, num projeto que chegou aos coliseus de Lisboa e do Porto.  "Ninguém, ninguém", de Marco Paulo, tem possivelmente a introdução mais acelerada e frenética do panorama musical português. Mas, no frente-a-frente, quem é o mais rápido? Vai um tira-teimas à antiga?

Dez verdades assustadoras sobre filmes de terror

Este vídeo é como o monstro de "Frankenstein": ganhou vida graças à colagem de partes de alguns dos filmes mais aterrorizantes de sempre. Com uma ratazana mutante e os organizadores do festival de cinema de terror MotelX pelo meio. O Expresso foi à procura das razões que explicam o fascínio pelo terror, com muito sangue (feito de corante alimentar) à mistura. 

A paixão do vinil

Se para muitos o vinil é apenas uma moda que faz parte da cultura do revivalismo vintage, para outros ver o disco girar nunca deixou de ser algo habitual.

Portugal foi herdado, comprado ou conquistado?

Era agosto em Lisboa e, às portas de Alcântara, milhares de homens lutavam por dois reis, participando numa batalha decisiva para os espanhóis e ainda hoje maldita. Aconteceu em agosto de 1580. Mais de 400 anos depois, o Expresso deu-lhe vida, fazendo uma reconstituição do confronto através do recorte e animação digital de uma gravura anónima da época.

O Maradona dos bancos centrais

Dizer que Mario Draghi está a ser uma espécie de Maradona dos bancos centrais pode parecer estranho. Mas não é exagerado. Os jornalistas João Silvestre e Jorge Nascimento Rodrigues explicaram porquê num conjunto de artigos publicado no Expresso em Novembro de 2013 e que venceu em junho deste ano o prémio de jornalismo económico do Santander e da Universidade Nova. O trabalho observa ainda o desempenho de Ben Bernanke no combate à crise, revisita a situação em Portugal e arrisca um ranking dos 25 principais governadores de bancos centrais. Republicamos os artigos num formato especial desenvolvido para a web.


Comentários 195 Comentar
ordenar por:
mais votados
Cavaco também é de "carne e osso"
Como o Povo diz, Cavaco também é de carne e osso e disse uma coisa que lhe vai na alma.
O Presidente não anda sempre a ler oa discursos dos assessores nem se esconde nos armários ou foge para Paris.
O PCP,Louçã ,Alegre,Carvalho da Silva-sempre os mesmos-em vez de atacar quem tem culpas da bancarrota e do estado da nação,viram-se para a pessoa errada.
Cavaco Silva tem dado mais do que provas da sua honestidade e profunda ligação aos problemas do Povo Português.
Ou alçguém pensa que seria com Alegre,Sócrates,Soares,Louçã e Jerónimo que Portugal sairia da bancarrota?
Lá vem sempre o lacaio do poder sempre de novo
Re: Lá vem sempre o lacaio do poder sempre de nov
Re: Lá vem sempre o lacaio do poder sempre de nov
Re: Lá vem sempre o lacaio do poder sempre de nov
Re: Lá vem sempre o lacaio do poder sempre de nov
Re: Lá vem sempre o lacaio do poder sempre de nov
Re: Lá vem sempre o lacaio do poder sempre de nov
Exemplo claro de manipulação da opinião publica
Re: Cavaco também é de
5 pontos...pela asneira !!
Re: 5 pontos...pela asneira !!
Re: 5 pontos...pela asneira !!
Re: 5 pontos...pela asneira !!
Re: 5 pontos...pela asneira !!
Re: 5 pontos...pela asneira !!
Re: 5 pontos...pela asneira !!
Re: 5 pontos...pela asneira !!
Re: 5 pontos...pela asneira !!
Re: Cavaco também é de
O Saramago queria Portugal "espanhol"
Re: O Saramago queria Portugal
Re: Cavaco também é de
Os comunistas só são 13.500?
Re: Cavaco também é de
Cavaco não enriqueceu com a politica
Re: Cavaco não enriqueceu com a politica
Re: Cavaco não enriqueceu com a politica
Re: Cavaco não enriqueceu com a politica
Re: Cavaco não enriqueceu com a politica
Re: Cavaco não enriqueceu com a politica
Re: Cavaco não enriqueceu com a politica
Re: Cavaco não enriqueceu com a politica.ah
Re: Cavaco não enriqueceu com a politica.ah
Re: Cavaco não enriqueceu com a politica.ah
Re: Cavaco não enriqueceu com a politica
Re: Cavaco não enriqueceu com a politica
Re: Cavaco não enriqueceu com a politica
Re: Cavaco não enriqueceu com a politica
Re: Cavaco não enriqueceu com a politica
Re: Cavaco também é de
Re: Cavaco também é de
Re: Cavaco também é de
Re: Cavaco também é de
e o que faz Soares? ataca quem está no poder
Re: e o que faz Soares? ataca quem está no poder
Re: e o que faz Soares? ataca quem está no poder
Re: Os viagras do Cavaco
Sócrates,Soares,a troika e o FMI
A propaganda da Galinha está cada vez mais foleira
Sócrates é vendedor da troika
blablablabla
A razão do argumento é o que importa
HA! HA! HA!
Re: Cavaco é de chqahca
Soares e Sócrates,os vendedores do FMI
Re: Soares e Sócrates,os vendedores do FMI
Re: Soares e Sócrates,os vendedores do FMI
Re: Cavaco também é de
Cavaco não é Mário Soares ,muito menos Alegre
Re: Cavaco não é Mário Soares ,muito menos Alegre
Re: Cavaco não é Mário Soares ,muito menos Alegre
Re: Cavaco também é de
Barreto,exministrode Soares,liquidou a reforma agr
Re: Barreto,exministrode Soares,liquidou a reforma
Re: Cavaco também é de
Voar com os pés no chão
E os ex-Presidentes da República?
Re: E os ex-Presidentes da República?
Re: Nesse caso levanta-se a questão ...
Re: Cavaco também é de
Re: Cavaco também é de
Re: Cavaco também é de
Re: Cavaco também é de
Re: Cavaco também é de
Re: Cavaco também é de
Re: Cavaco também é de
Re: Cavaco também é de
Crise Cavaco nome da nossa crise nacional
Existe uma crise da divida , existe , principalmente privada e não tanto publica como querem fazer crer e que é europeia e internacional.

Mas ao mesmo tempo , existe uma crise nacional , que tem as suas origens nos anos 80 com Cavaco a 1º ministro e que devido às suas acções a actual crise internacional está a ser amplificada grandemente em termos internos.

- Entrega na UE da nossa agricultura e industria em troca dos fundos comunitarios.
- Eliminação da nossa industria pesada , Siderugia , Lisnave , Sorefame , etc ...
- Eliminação de centenas de kms de ferrovia , apostando ruinosamente só em auto-estradas.
- Privatização da banca para incentivar a economia , mas sem uma regulação à altura , que levou ao disparar do endividamento , excesso de poder e atos arbitrarios e de corrupção por parte dos banqueiros , culminando nos casos BPN e BPP que só são a ponta do iceberg.
- Disparar da contratação de funcionários publicos quando era 1º ministro , sendo ele o campeão nesta área , que levou o seu ex-ministro Miguel Cadilhe a classificá-lo com o título honorífico "O Pai do Monstro".
- 1ª obra pública a derrapar nos custos e que obra , CCB , que custou o dobro ou o triplo do previsto , e que deu o mote para todas as derrapagens futuras.
- 1ª PPP , a Lusoponte , que tanto ele como o seu ministro Ferreira do Amaral disseram que não ía custar nada aos cidadãos , invenção essa que ía ser uma das causas da nossa ruína.

Esta crise nacional tem um nome sim , Crise Cavaco.
Re: Crise Cavaco nome da nossa crise nacional
O Cavaco é idiota
Mas será que alguém ainda consegue ouvir este Martelo Rebelo de Sousa a bater sempre nas mesmas teclas? A minha paciência há muito que se acabou.
Aliás, comentadores de comentários, era correr com todos eles da televisão, começando pelo Marcelo, passando pelo Sousa Tavares e acabando nos do futebol.
Precisamos de comentadores que tenham trabalhado. Que já tenham sofrido e que sofram o que o português comum sofre.
Re: O Cavaco é idiota
Re: O Cavaco é idiota
Re: O Cavaco é idiota
Re: O Cavaco é idiota
Re: O Cavaco é idiota
'Marcelo: "Cavaco não foi feliz"
Vou usar o bom título de JJFF e perguntar, até quando Cavaco vai precisar de bengalas? Quantas bengalas vamos suportar?

A suprema ironia é que temos um governo que está a legislar no sentido de facilitar despedimentos por inadequação ao posto de trabalho, e eis que temos um Presidente que quando profere algo, tem que ser explicado por outros. É como se Marcelo fosse um Oráculo... os Deuses fazem o seu trabalho, chuva, tormentos, e os Oráculos interpretam-nos. Em rigor da verdade, Marcelo também já funcionou como Oráculo para Passos Coelho... lembram-se quando este sugeriu que todas as empresas públicas que dessem prejuízo deviam ser fechadas sumariamente? Logo Marcelo apareceu a dizer que não era bem isso que ele queria dizer, que com certeza que...

Só que o tempo em que era aceitável, o diretor arranjar um emprego para o sobrinho e depois passar o tempo todo a limpar-lhe as asneiras por ele ser um bom menino, já passou. Há um momento em que temos que deixar de dar o benefício de dúvida, e lembrarmos-nos que não estamos a pagar a Marcelo Rebelo de Sousa para ser o presidente da República, estamos a pagar a Cavaco e Silva para isso, e por sinal, é o salário mais alto da FP em concordância da maior importância do cargo. Não é o prémio por uma vida, é um trabalho exigente, com competências específicas que Cavaco tem que ter. A rapidez com que alguns tentam ajudar o presidente a levantar-se só o diminui... deixem-no fazê-lo sozinho!
Re: 'Marcelo:
Re: 'Marcelo:
Re: 'Marcelo:
Re: 'Marcelo:
MRS
Infeliz? Um verdadeiro irresponsável nem respeito para com quem o elegeu, e demonstra insensibilidade por quem a estas horas anda a passar fome.
Tenham Pena ! O gajo tem tanto dinheiro ...
Re: Tenham Pena ! O gajo tem tanto dinheiro ...
Re: Tenham Pena ! O gajo tem tanto dinheiro ...
Foi é burro!
1) Mesmo que fosse verdade, seria burrice ter feito tal afirmação
2) É mentira

Só pode estar senil por ter feito uma afirmação destas.
pior, não dá a mão à palmatória, recusando-se sequer a falar no assunto.
Noutro país onde a democracia tem mais "vergonha na cara", já se teria demitido!

Infelizmente, tenho de chegar à conclusão que os nossos presidentes e ex-presidentes não prestam. Talvez o único decente seja o ramalho Eanes...
O Soares, nem preciso comentar. Os pés dele devem parecver um queijo Gruyere..., o Sampaio achava que havia mais vida para além do défice e pactuou com os desmandos dos seus amigalhaços xuxalistas. Nota-se o efeito que causou no País. O Cavaco tem sido cada cavadela, cada minhoca. parece um zombie no meio disto tudo. Quando abre a boca é só para soltar uns grunhidos desligados do cérebro... De que serve a honestidade se depois o resto está aquém das necessidades da Nação?
Re: Foi é burro!
Re: Foi é burro!
Re: Foi é burro!
Re: Foi é burro!
Re: Foi é burro!
Re: Foi é burro!
Re: Foi é burro!
Re: Foi é burro!
A bengala de Cavaco.
Cavaco Silva não é propriamente um bom comunicador e mais uma vez precisou da "bengala" do amigo Marcelo para se manter de pé, depois do infeliz lamento que teve quanto à sua capacidade para suportar as despesas mensais apenas com as pensões que recebe. Se queria expressar à população que também enfrenta constrangimentos económicos teria que antes pensar na difícil tarefa, talvez mesmo impossível, de explicar aos portugueses com níveis de rendimentos muito inferiores aos seus, que quem tem rendimentos superiores, também tem padrões e despesa mais elevados e que estes não são fáceis de alterar.
Re: A bengala de Cavaco.
Re: A bengala de Cavaco.
Re: A bengala de Cavaco.
Re: A bengala de Cavaco.
Re: A bengala de Cavaco.
Re: A bengala de Cavaco.
Pré-candidatura a PR
Agora o Marcelo, além de todas as suas outras "competências", tornou-se também psicanalista? Balelas! Ele só esta a preparar o terreno para ser candidato a Presidente da República em 2016, garantindo que, contrariamente ao Cavaco, vai ser presidente de TODOS os Portugueses, até do próprio Cavaco.
Re: Pré-candidatura a PR
Re: Pré-candidatura a PR
Re: Pré-candidatura a PR
Petição
Re: Petição
Esperança
É uma vergonha...
A Presidência da República portuguesa custa cinco vezes do que a Casa Real espanhola, em valores absolutos e 18 vezes mais por habitante. O Presidente da República português, anualmente, "custa cerca de 2,9 euros por habitante" enquanto os encargos por habitante do Rei de Espanha representam "uns cêntimos por ano" aos cidadãos espanhóis. Em valores absolutos é cinco para um, por habitante é 18 vezes mais. O palácio de Belém sai muito mais caro do que o palácio real espanhol. E vai custar mais em breve. É só esperar para ver! Nota - vejam como, desde que a reportagem foi emitida, o custo do da Presidência da República de Portugal subiu, para cada português, de 1 e poucos euros para 2,9 euros

Não defenda o indefensável.
Uma coisa era uma frase ou uma palavra "infeliz".

Outra, bem diferente, foi o discurso miserabilista do "coitadinho" que já tinha de recorrer às poupanças "duramente" amealhadas para fazer face às despesas correntes.

Foi este o indivíduo que ganhou milhares com as acções do BPN, o dono da vivenda na Coelha, o sr. Prof. Universitário, o ex. Primeiro ministro?
Está a gozar?

Confiaram a este senil 1 milhão de euros por dia para o desenvolvimento do País (que ele derreteu em estradas)?

Trabalhou toda a vida e agora vive com contenção?
O cidadão comum faz o mesmo, só que é para pagar a casa e comer.
Re: Não defenda o indefensável.
Re: Não defenda o indefensável.
Re: Não defenda o indefensável.
Re: Não defenda o indefensável.
EXPLICAÇÃO À NAÇÃO:
Temos que ter alguma compreensão com sua Exa. O Sr. Presidente da República:
Por um lado, jornalistas famintos de declarações, todos ao molhe, com uma gritaria que mais pareciam os refugiados da Etiópia à procura de alimentos; por outro, o estado debilitado em que se encontra, só ste ano (com 22 dias) já mandou despistar o palácio de Belem 3 vezes.
Sua Exa. é também amigo do seu amigo e nesta altura os seus estão a passar por algumas vicissitudes que o deixam muito consternado.
O seu estado psicológico agrava-se de dia para dia, temos no entanto esperança que não atinja o estado de senilidade do último presidente do estado novo; O nosso Presidente merece-nos toda a compreensão.

Cumprimentos
Lima.
Re: EXPLICAÇÃO À NAÇÃO:
Re: EXPLICAÇÃO À NAÇÃO:
Re: EXPLICAÇÃO À NAÇÃO:
Re: EXPLICAÇÃO À NAÇÃO:
Re: EXPLICAÇÃO À NAÇÃO:
Portugal é assim, está cheio de porta-vozes!!

Portugal é assim: está cheio de porta-vozes!!

"[Cavaco] queria dizer implicitamente, vejam: 'Até eu - privilegiado, coisa que não disse e achou que estava subentendido - tenho de cortar..."

O Marcelo veio, agora, explicitar o pensamento de Sua Excelência o Presidente da República... No passado tivemos o Pacheco Pereira a dar uma ajudinha a Manuela Ferreira Leite e traduzia o que ela queria dizer...

Portugal ... Pobre Portugal... O que esses politicos fizeram de ti...
Re: Portugal é assim, está cheio de porta-vozes!!
Claro que não foi feliz!
Quem é que o pode ser com apenas 600 e tal mil euros em contas a prazo?! Eu só seria feliz com -no mínimo!- o dobro dessa quantia no banco!...
A reforma pode ser má ... Uma ninharia

A reforma pode ser má ... Uma ninharia!!! Mas a mama é muito boa... E que mama!!!

Numa visita de cinco dias aos Açores em Setembro de 2011, Cavaco e Silva levou uma comitiva de 30 pessoas, e para os dois dias da cimeira Ibero-Americana uma comitiva de 23 pessoas. Na comitiva contavam: o mordomo, médico pessoal, enfermeira, bagageiro, fotógrafo, agentes de segurança, consultores e assessores.

Ah!!! Eu queria ter uma mama assim... Para poder me queixar!!! Depois de muito passear!!!
Leitura da mente do Presidente...

Estes crânios conseguem ler as intenções nas palavras de outrem...

Como pai com dois filhos...

que tudo tolera ao anibalzinho, mas...

que tudo repreende ao José...

é caso para dizer...tem pai que é cego!
Comentários 195 Comentar

Últimas


Edição Diária 17.Abr.2014

Leia no seu telemóvel, tablet e computador

PUBLICIDADE

Pub