Anterior
Fogo em Arganil com difícil acesso
Seguinte
Sépsis mata rápido e cada vez mais pessoas
Página Inicial   >  Atualidade / Arquivo   >   Manifestantes invadem embaixada dos EUA no Iémen
com vídeo

Manifestantes invadem embaixada dos EUA no Iémen

Depois do ataque à embaixada norte-americana em Bengazi, no qual perdeu a vida o próprio embaixador, e dos protestos no Cairo, a contestação contra o filme "A Inocência de Maomé" chegou ao Iémen.
Lusa |
No Iémen, os disparos da polícia não conseguiram conter a ira dos manifestantes
No Iémen, os disparos da polícia não conseguiram conter a ira dos manifestantes  / EPA

Depois do ataque às embaixadas norte-americanas de Bengazi e no Cairo, manifestantes invadiram a embaixada dos EUA em Sanaa, no Iémen, para protestar contra o filme "A Inocência de Maomé".

Apesar de a polícia ter disparado para o ar para tentar dispersar os manifestantes, estes entraram na embaixada, tendo também ateado fogo a alguns veículos estacionados.

Também no Cairo a polícia recorreu a gases lacrimogéneos para fazer dispersar os manifestantes que protestavam contra o mesmo filme. As imagens dos confrontos foram transmitidas em direto pela televisão pública e, segundo o ministério da Saúde egípcio, pelo menos 13 pessoas ficaram feridas ao longo da noite, em atos esporádicos de violência. Veículos blindados foram destacados para o local.

Os confrontos foram desencadeados pelos manifestantes, que "atiraram pedras e garrafas com explosivos contra as forças da ordem encarregadas de assegurar a segurança da embaixada", segundo o Ministério do Interior.

Isto, apesar de o Governo egípcio ter apelado à população para dar provas de "contenção" nas reações de "ira" contra o filme sobre o Islão que está a provocar vivas reações no país e cuja realização, segundo a imprensa egípcia e os predicadores muçulmanos radicais, é atribuída aos cristãos coptas que vivem nos Estados.

Pessoal diplomático norte-americano abandonou a Líbia


O filme pretende descrever a vida do profeta Maomé e evoca nomeadamente os temas da homossexualidade e da pedofilia. Mas os cerca de 80 membros envolvidos no filme (entre equipas de produção e elenco) já se demarcaram do seu conteúdo, argumentando terem sido "enganados".

Entretanto, depois de os Estados Unidos retirarem a maior parte do pessoal diplomático da Líbia, no seguimento do ataque ao consulado de Bengasi, dois navios de guerra foram também enviados para a costa daquele país.

O Presidente norte-americano, Barack Obama, telefonou hoje aos homólogos da Líbia e Egito para lhes pedir que continuem a trabalhar para garantir a segurança dos seus diplomatas nesses países, informou a Casa Branca.

Barack Obama agradeceu ao Presidente líbio, Mohamed Magariaf, as condolências que expressou pela morte do embaixador norte-americano na Líbia e de outros três diplomatas dos EUA, na terça-feira, durante um ataque contra o consulado norte-americano em Bengasi.

A Casa Branca indicou que os Presidentes líbio e egípcio acordaram em cooperar com os EUA para que os responsáveis pelos incidentes ocorridos esta semana em Bengazi e no Cairo sejam levados à justiça.


Veja imagens do filme que originou os protestos:

Opinião


Multimédia

A paixão do vinil

Se para muitos o vinil é apenas uma moda que faz parte da cultura do revivalismo vintage, para outros ver o disco girar nunca deixou de ser algo habitual.

Com Deus na alma e o diabo no corpo

Quem os vê de fora pode pensar que estão possuídos. Eles preferem sublinhar o lado espiritual e terapêutico desta dança - chamam-lhe "krump" e nasceu nos bairros pobres dos Estados Unidos. De Los Angeles para Chelas, em Lisboa, já ajudou a tirar jovens do crime. Ligue o som bem alto e entre com o Expresso no bairro. E faça o teste: veja se consegue ficar quieto.

O Cabo da Roca depois da tragédia que matou casal polaco

Os turistas portugueses e estrangeiros que visitam o Cabo da Roca, em Sintra, continuam a desafiar a vida nas falésias, mesmo depois da tragédia que resultou na morte de um casal polaco, cujos filhos menores estavam também no local. Durante a visita do Expresso, um segurança tentou alertar os turistas para o perigo e refere a morte do casal polaco. O apelo não teve grande efeito. Veja as imagens.

Ó Capitão! meu Capitão! ergue-te e ouve os sinos

Ele foi a nossa ama... desajeitada. Ele foi o professor que nos inspirou no liceu. Ele trouxe alegria, mesmo nas alturas mais difíceis. Ele indicou-nos o caminho na faculdade. Ele ensinou-nos a manter a postura, mas também a quebrar preconceitos. Ele ensinou-nos que a vida é para ser aproveitada a cada instante. Ó capitão, meu capitão, crescemos contigo e vamos ter de envelhecer sem ti. 

Crumble. A sobremesa mais fácil do mundo

Tiger escolheu a gastronomia como forma de estar na vida, especialista em pratos de confeção acessível, com ingredientes ao alcance de qualquer pessoa. Veja, confecione, desfrute e impressione.

Voámos num F-16

Um piloto da Força Aérea voou com uma câmara GoPro do Expresso e temos imagens inéditas e exclusivas para lhe mostrar num trabalho multimédia.

Salada de salmão com sorvete de manga

Especialista em pratos de confeção acessível, com ingredientes ao alcance de qualquer pessoa, Tiger escolheu a gastronomia como forma de estar na vida. Veja, confecione, desfrute e impressione.

Por faróis nunca dantes navegados

São a salvaguarda dos navegantes, a luz que tranquiliza o mar. Há 48 faróis em Portugal continental e nas ilhas. Este é um acontecimento único: todos os faróis e 1830 km de costa disponíveis num mesmo trabalho. Para entendê-los e vê-los, basta navegar neste artigo.

Parecem casulos onde gente hiberna à espera de ver terra

No Porto de Manaus não há barcos, mas autocarros bíblicos que caminham sobre água. Têm vários andares e estão cheios de camas de rede que parecem casulos onde homens, mulheres e crianças aguardam o destino. E há gente a vender o que houver e tiver de ser junto ao Porto. "Como há Copa, tem por aí muito gringo que vem ter com 'nóis'. E então fica mais fácil vender"

O adeus de Lobo Antunes às aulas de medicina

O neurocirurgião deu terça-feira a sua "Última Lição" no auditório do Instituto de Medicina Molecular da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, na véspera de deixar o seu trabalho no serviço nacional de saúde.

Jaguar volta a fabricar desportivo dos anos 60

Até ao verão será fabricado um número limitado de desportivos Jaguar E-Type Lightweight, seguindo todas as especificações originais, incluindo a continuação do número de série das unidades produzidas em 1963.

"Naquela altura estavam continuamente a acontecer primeiras coisas"

Mais do que uma manifestação, o 'primeiro' 1º de Maio é recordado como a grande festa da Revolução dos Cravos, quando o povo saiu às ruas em massa e a união das esquerdas era um sonho possível. "O 1º de Maio seria mais uma primeira coisa, porque naquela altura estavam continuamente a acontecer primeiras coisas." Foi há 40 anos.

Este trabalho não foi visado por qualquer comissão de censura

Aquilo que hoje é uma expressão anacrónica estava em relevo na primeira página do "República", a 25 de Abril de 1974: "Este jornal não foi visado por qualquer comissão de censura". Quarenta anos depois da Revolução, veja os jornais, ouça os sons e compreenda como decorreu o "dia inicial inteiro e limpo", como lhe chamou Sophia. O Expresso falou ainda com cinco gerações de 40 anos e percorreu a "geografia" das Ruas 25 de Abril de todo o país, falando com quem lá mora. Veja a reportagem multimédia.


Comentários 18 Comentar
ordenar por:
mais votados
Obama em dificuldades!
Os democratas vão perder as eleições: os americanos estão fartos destas fragilidades de Obama e que põe a ridículo o chamado potencial americano dos USA!
Re: Obama em dificuldades!
Religiões II:que utilidade têm, para que servirão?
Uma religião que não impede os fieis de matar pessoas, antes os incentiva a isso mesmo, não merece ser considerada religião de Deus.

E assim, deveriam ser excluídos os seus membros de viverem em sociedade, junto de pessoas civilizadas.

Ou seja, os países civilizados deveriam tudo fazer para tornar essas pessoas, povos, ou estados, totalmente ostracizados para com a civilização livre e democrática.

Eles que se governem sozinhos, já que não querem respeitar os outros.

Re: Religiões II:que utilidade têm, para que servi
Re: Religiões II:que utilidade têm, para que servi
Re: Religiões II:que utilidade têm, para que servi
Re: Religiões II:que utilidade têm, para que servi
Re: Religiões II:que utilidade têm, para que servi
Re: Religiões II:que utilidade têm, para que servi
Re: Religiões II:que utilidade têm, para que servi
Re: Religiões II:que utilidade têm, para que servi
Re: Religiões II:que utilidade têm, para que servi
Re: Religiões II:que utilidade têm, para que servi
Provocação gratuita

Filme estúpido, caro, mal feito e sobretudo desnecessário.

Já várias vezes a luta pela eleição de um presidente americano ultrapassou todos os limites da decência e da dignidade humana.
Das conhecidas a eleição de Reagan terá sido talvez a pior, mas este truque é também bastante nojento.

Mas enfim, se os americanos não se importam e aparentemente vivem bem com isso quem sou eu para dar lições de moral e civilização?

 
"POIS É O FUNDAMENTALISMO PROTESTANTE "
Os pastores americanos fundamentalistas gostam de brincar com fogo e afastam cada vez mais os USA,de conseguirem a aceitação dos arábes.Os USA,perderam e cada vez vão perder mais influência na região graças à esperteza bacoca e saloia daqueles americanos que se julgam eleitos!São um desastre total,sem perceberem os povos nunca dialogarão com eles!
Re:
Errata!
Peço as minhas desculpas ao Rio Grande pela minha errada interpretação do seu texto;Confundi as verdades das religiões com as suas,pelo facto as minhas sinceras desculpas.
Cumpts.
Encomenda Sionista
Este filme é mais uma peça propagandística e provocatória do sionismo internacional utilizando o elemento religioso como forma de "dividir para reinar".Filme realizado por judeus sionistas acoitados nos EUA,servindo a causa miserável do sionismo no âmbito da guerra psicológica contra aquilo que consideram o inimigo.

Ao sionismo tudo serve para alcançar o estabelecimento do "Grande Israel" do Nilo ao Eufrates como muito bem,simbòlicamente,as duas faixas azuis da bandeira sionista pretende representar.

Para o propósito estratégico sionista pouco importa a falta de respeito às outras religiões e profetas desde que isso contribua para o fim último.

Neste caso foi o profeta Maomé(s.w.a) o visado,mas caso fosse oportuno seria Issa (Jesus)(s.a) ou outro qualquer.

Mas aos povos muçulmanos da região falta-lhes a unidade interna para se oporem com êxito aos projetos sionistas.
Não é com atitudes cretinas e emotivas que levarão de vencida o sionismo.
Nenhum estado da região se atreveu a boicotar econòmicamente Israel,precisamente onde mais seria necessário.Antes pelo contrário, estados como a Arábia Saudita e Koweit colaboram e partilham vastos interesses económicos com o sionismo.

Há um longo caminho a percorrer para que os povos da região se libertem da opressão do imperialismo que pretende impôr uma ordem à sua medida e que lhe sirva os interesses.

Cabe aos povos da região saber resistir às provocações destinadas a dividi-los.

Comentários 18 Comentar

Últimas


Edição Diária 17.Abr.2014

Leia no seu telemóvel, tablet e computador
PUBLICIDADE

Pub