Anterior
Nuno Gomes decisivo na vitória do Braga
Seguinte
Râguebi: campeã África do Sul arranca com vitória sofrida
Página Inicial   >  Desporto  >   Manchester United só falhou um apuramento em 15 anos... na Luz

Manchester United só falhou um apuramento em 15 anos... na Luz

Benfica recebe na quarta-feira os ingleses no arranque do Grupo C da Liga dos Campeões. "Não há muita diferença entre jogar com o Manchester United ou o Basileia", afirma Jorge Jesus.
Lusa |
"A motivação nos jogadores está sempre alta em ambos, porque estão a jogar na Champions League", diz o técnico encarnado
"A motivação nos jogadores está sempre alta em ambos, porque estão a jogar na Champions League", diz o técnico encarnado / José Sena Goulão/EPA

O Benfica recebe quarta-feira o Manchester United na Luz, no arranque do Grupo C da Liga dos Campeões 2011/12. 

O treinador do Benfica, Jorge Jesus, afirmou hoje que "não há muita diferença" em defrontar o Manchester United ou o Basileia, pois a motivação dos jogadores é alta por estarem na Liga dos Campeões em futebol.

"Quando sobe ao relvado e ouve o hino da Champions League, um jogador sente logo a adrenalina elevada porque sente que está a atuar com os melhores, por isso não há muita diferença entre jogar com o Manchester United ou, por exemplo, com o Basileia. A motivação nos jogadores está sempre alta em ambos, porque estão a jogar na Champions League, e a Champions League  é o máximo", disse o técnico em declarações ao sítio da UEFA. 

Jorge Jesus garante que os seus jogadores vão estar "super-concentrados e super-motivados" para o jogo frente aos ingleses do Manchester Unitde, da primeira jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões. 

Quanto ao apuramento, o técnico defende que todas as equipas têm hipóteses de passar à fase seguinte da prova. 

"Em teoria, o Benfica e o Manchester United são as equipas mais fortes, mas penso que as outras duas  1/8Basileia e FC Otelul Galati 3/8 têm ambições semelhantes, e acreditam que podem passar esta fase de grupos", referiu.

Benfica venceu em 2005


O Manchester United vai cumprir a sua 16.ª presença consecutiva na fase de grupos da Liga dos Campeões em futebol, depois de 15 em que só falhou um apuramento... quando perdeu com o Benfica, na Luz. 

A 7 de dezembro de 2005, Paul Scholes adiantou, logo aos seis minutos, o "onze" de Alex Ferguson, mas o conjunto então comandado por Ronald Koeman  conseguiu dar a volta ao resultado, ainda na primeira parte. 

Perante 62.174 espetadores, os brasileiros Giovanni, aos 16 minutos, e Beto, aos 34, selaram o triunfo dos "encarnados", que passaram como segundos classificados do Grupo D, conquistado pelo Villarreal. 

Os espanhóis totalizaram 10 pontos, contra oito do Benfica e seis dos franceses do Lille e do Manchester United, que, desta forma, interrompeu uma série de nove apuramentos consecutivos para a fase a eliminar. 

Nesse encontro, o Benfica partiu, ainda por cima, muito desfalcado, face às ausências de Simão, Miccoli, Manuel Fernandes e Karagounis, o que levou Koeman a optar por uma invulgar defesa com três centrais. 

Face a um ataque com Ryan Giggs, Ruud van Nistelrooy, Wayne Rooney e... Cristiano Ronaldo (sairia, por entre assobios, aos 67 minutos), o Benfica apresentou-se com Nelson, Alcides, Luisão (único sobrevivente), Anderson e Leo, à frente de Quim. Para o meio-campo, o holandês escolheu Petit, Beto e Nuno Assis, enquanto Giovanni e Nuno Gomes foram os escolhidos para a frente. 

Foi com estas armas, mais João Pereira, Mantorras e Ricardo Rocha, entrados na segunda metade, que o Benfica escreveu o que é ainda hoje a única eliminação do Manchester United na fase de grupos nos últimos 15 anos. 

Dois títulos na história dos "red devils"


Antes, os "red devils" só haviam falhado em 1994/95, no seu ano de estreia, quando ficaram em terceiro no Grupo A, atrás do surpreendente Gotemburgo e do FC Barcelona. 

Nas últimas 15 épocas, o United conquistou a prova em duas ocasiões (1998/99 e 2007/2008) e foi finalista vencido também duas vezes (2008/2009 e 2010/2011), sempre derrotado pelos atuais tricampeões espanhóis. 

A formação comandada pelo "eterno" Alex Ferguson soma ainda mais três presenças nas meias-finas (1996/97, 2001/2002 e 2006/2007), cinco nos "quartos" e duas nos "oitavos". 

 


Opinião


Multimédia

Voámos num F-16

Um piloto da Força Aérea voou com uma câmara GoPro do Expresso e temos imagens inéditas e exclusivas para lhe mostrar num trabalho multimédia.

Salada de salmão com sorvete de manga

Especialista em pratos de confeção acessível, com ingredientes ao alcance de qualquer pessoa, Tiger escolheu a gastronomia como forma de estar na vida. Veja, confecione, desfrute e impressione.

Por faróis nunca dantes navegados

São a salvaguarda dos navegantes, a luz que tranquiliza o mar. Há 48 faróis em Portugal continental e nas ilhas. Este é um acontecimento único: todos os faróis e 1830 km de costa disponíveis num mesmo trabalho. Para entendê-los e vê-los, basta navegar neste artigo.

Parecem casulos onde gente hiberna à espera de ver terra

No Porto de Manaus não há barcos, mas autocarros bíblicos que caminham sobre água. Têm vários andares e estão cheios de camas de rede que parecem casulos onde homens, mulheres e crianças aguardam o destino. E há gente a vender o que houver e tiver de ser junto ao Porto. "Como há Copa, tem por aí muito gringo que vem ter com 'nóis'. E então fica mais fácil vender"

O adeus de Lobo Antunes às aulas de medicina

O neurocirurgião deu terça-feira a sua "Última Lição" no auditório do Instituto de Medicina Molecular da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, na véspera de deixar o seu trabalho no serviço nacional de saúde.

Jaguar volta a fabricar desportivo dos anos 60

Até ao verão será fabricado um número limitado de desportivos Jaguar E-Type Lightweight, seguindo todas as especificações originais, incluindo a continuação do número de série das unidades produzidas em 1963.

"Naquela altura estavam continuamente a acontecer primeiras coisas"

Mais do que uma manifestação, o 'primeiro' 1º de Maio é recordado como a grande festa da Revolução dos Cravos, quando o povo saiu às ruas em massa e a união das esquerdas era um sonho possível. "O 1º de Maio seria mais uma primeira coisa, porque naquela altura estavam continuamente a acontecer primeiras coisas." Foi há 40 anos.

Este trabalho não foi visado por qualquer comissão de censura

Aquilo que hoje é uma expressão anacrónica estava em relevo na primeira página do "República", a 25 de Abril de 1974: "Este jornal não foi visado por qualquer comissão de censura". Quarenta anos depois da Revolução, veja os jornais, ouça os sons e compreenda como decorreu o "dia inicial inteiro e limpo", como lhe chamou Sophia. O Expresso falou ainda com cinco gerações de 40 anos e percorreu a "geografia" das Ruas 25 de Abril de todo o país, falando com quem lá mora. Veja a reportagem multimédia.


Comentários 6 Comentar
ordenar por:
mais votados
Duarte Gomes de fora na próxima jornada:
Duarte Gomes de fora na próxima jornada:
Pois é!...não marcou o 1.º hipotético penalti a favor do benfica, vai daí fica na prateleira na proxima jornada!...
Ou será que terá sido por marcar pelo menos 2 que não existiram?
O benfica pode vender o autocarro, dado que os árbitros levam-no ao colo!
Re: Duarte Gomes de fora na próxima jornada:
Re: Duarte Gomes de fora na próxima jornada:
Re: Duarte Gomes de fora na próxima jornada:
Aqui ja ñ mandam os corruptos da cedofeita!
Algumas considerações anti
Anti Sportinguistas: Alguns, maioritariamente benfiquistas. Motivo: Vá lá saber-se... Talvez queiram ter o monopólio da 2ª Circular...
Anti portistas: Em maior numero, maioritariamente benfiquistas. Motivo: Inveja pela perda acentuada de troféus! Palavras de ordem: fruta, café com leite, corrupto, youtube.
Francamente; tentem mudar a agulha, os 2 primeiros termos já saturam de tal forma que quando os leio mudo para o comentário seguinte podendo perder algo de pertinente. Corrupto; Vocês francamente acreditam que a gente recebe algo para ganhar troféus? Se sim digam lá de quem, para eu ir a esse peditório... Corruptor, provavelmente é o que pretendem dizer. Mas tb já chateia! Youtube, bocejo! É tão pertinente que, por quem de direito foi ignorado! Arranjem lá outras palavras senão ficam enredados num monologo interminável!
Anti benfiquistas: Grande numero. Muitos são portistas mas encontram-se transversalmente em quase todos os clubes!
Motivo: Será a soberba e arrogância sem recentes alicerces?
Antis do Benfica pensem nisso, provavelmente a culpa não está em todos os outros! Mas olharmos para o umbigo é sem duvida mais fácil!
Comentários 6 Comentar

Últimas


Edição Diária 17.Abr.2014

Leia no seu telemóvel, tablet e computador
PUBLICIDADE

Pub